Cognopoliologia

A Cognopoliologia é a Ciência aplicada ao estudo da Cognópolis, ou do Bairro da Cognição, do conhecimento ou da cultura, em todos os detalhes da estrutura urbana, social, política e intelectiva em relação à evolução das conscins ou cidadãos e cidadãs.

Você, leitor ou leitora, admite a exequibilidade da democracia pura?

      COGNOPOLIOLOGIA
                                       (CONVIVIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A Cognopoliologia é a Ciência aplicada ao estudo da Cognópolis, ou do Bairro da Cognição, do conhecimento ou da cultura, em todos os detalhes da estrutura urbana, social, política e intelectiva em relação à evolução das conscins ou cidadãos e cidadãs.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição cogn deriva do idioma Indo-europeo, gno, “conhecer”. O segundo elemento de composição poli vem do idioma Grego, pólis, “cidade”. Surgiu, no idioma Português, a partir do Século XIX. O terceiro elemento de composição logia provém do mesmo idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado, exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Ciência da Cognópolis. 2. Ciência da Cidade da Cognição. 3. Ciência do Bairro do Saber.
          Neologia. O vocábulo Cognopoliologia e as duas expressões compostas Cognopoliologia Teórica e Cognopoliologia Vivida são neologismos da Conviviologia.
          Antonimologia: 1. Favelologia. 2. Ciência dos Bairros Degradados.
          Estrangeirismologia: o Conviviarium; o Experimentarium; a otimização e o upgrade da autoproéxis pela participação na maxiproéxis; a coniunctio; o rapport multimilenar entre as conscins; a aura popularis; a awareness afetiva; a amicability; o attachment; a friendship; a amitié amoureuse; a implantação e aprimoramento do Megaevolutionarium; as implicações evolutivas da convivência diuturna em campus universitário existencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da Convivialidade Humana Cosmoética.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da convivialidade sadia; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a sintonia holopensênica máxima; a convergência dos materpensenes das pessoas; os percentuais de reprodução intrafísica do holopensene intermissivo; a autopensenização da Cosmovisiologia Multidimensional.
          Fatologia: a vida intrafísica; a convivialidade; o protótipo da Intermissiologia Aplicada; o balão de ensaio da Descrenciologia Teática; a construção intrafísica do oásis interlúdico; a geração de oportunidades para amadurecimento consciencial; o favorecimento da passagem da teoria à vivência dos princípios conscienciológicos; a composição do acervo público de artefatos cognitivos de relevo evolutivo; a constituição da rede integrada de especialistas em temáticas conscienciológicas; a instalação da comunin conscienciofílica; a Conscienciometrologia inaugurada no Planeta Terra.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a maxiproéxis ou programação existencial grupal; a Parafenomenologia Cognopolita.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo dos acertos entre as pessoas afins; o sinergismo autevolutivo intermissivismo-cognopolitismo; o sinergismo da otimização autevolutiva em plena Era da Aceleração da História Humana; o sinergismo da autoproéxis compondo o êxito na maxiproéxis grupal; o sinergismo mentalsomático Holociclo-Holoteca-Tertuliarium.
          Principiologia: o princípio da empatia evolutiva; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio de ninguém evoluir sozinho; a associação de princípios; o princípio da convivialidade sadia; o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio da atração entre os afins; o princípio da megafraternidade; o princípio da evolutividade grupal; o princípio da evolução conjunta interassistencial; o princípio popular “a união faz a força”; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC); os critérios de composição e implementação do código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial em grupo; as recomposições coletivas da teoria da interprisão grupocármica.
          Tecnologia: a conjugação das técnicas do detalhismo e da exaustividade aplicadas à convivialidade sadia; a técnica etológica do salto baixo; as aplicações intrafísicas de técnicas paradiplomáticas; as Neotecnologias comunicativas para conexão global da Cognópolis; as Neoparatecnologias parapsíquicas para conexão interdimensional da Cognópolis.
          Voluntariologia: a escola de vínculo consciencial no voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas.
          Efeitologia: os efeitos potencializadores do entendimento evolutivo entre as pessoas; os efeitos homeostáticos do ajuntamento espacial de bases intrafísicas da tenepes; o efeito vinculatório do corpus de valores e interesses evolutivos compartilhados; os efeitos potencializadores da convergência de recursos conscienciais, energéticos e financeiros nas realizações pessoais e grupais.
          Neossinapsologia: a criação coletiva de atmosfera pró-formação de neossinapses e paraneossinapses evolutivas.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade; o estudo do ciclo agrupamento-diáspora-reagrupamento; o ciclo sementeira grupal–colheita grupal.
          Binomiologia: o binômio vontade-motivação; o binômio motivação pessoal–motivação grupal; o binômio dinamismo-manutenção; o binômio sinceridade-candura; o binômio traforismo-autoconfiança; o binômio (dupla) orientador evolutivo–orientando proexista; o binômio heteromotivação-automotivação; o binômio Cronêmica-Proxêmica; o binômio priorização-otimização; as testemunhas do dia a dia e o binômio coerência consciencial–autoridade cosmoética.
          Interaciologia: a interação pais-filhos; a interação mestres-alunos; a interação entre os parceiros da dupla evolutiva; a interação entre os integrantes do grupo evolutivo; a interação entre os elementos da Humanidade e Para-Humanidade; a interação convergência-divergência; a interação autodesassédio-heterodesassédio; a interação comunin Cognópolis–comunex Interlúdio; a interação Cognópolis–Centrais Extrafísicas; a interação Cognópolis–Cursos Intermissivos; a interação CCCI-CCCE.
          Crescendologia: o crescendo gerado pelo alargamento da cosmovisão pessoal; o crescendo fatos-parafatos; o crescendo detalhe isolado–detalhes conjuntos; o crescendo amoralidade-imoralidade-moralidade; o crescendo visionarismo-Paraprospectiva; o crescendo pesquisístico; o crescendo Patologia Pessoal-Sociopatologia; o crescendo evolutivo reproduzir-aprimorar; o crescendo interassistencial dupla evolutiva–grupo evolutivo; o crescendo centrípeto recéxis-recin.
          Trinomiologia: o trinômio trafores-trafares-trafais; o trinômio deficitário malinformação-seminformação-subinformação; o trinômio fato-autodiscernimento-interpretação; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio pesquisa-leitura-consulta; o trinômio mundinho-interiorose-apriorismose; o trinômio interesse-meta-evolução.
          Polinomiologia: o polinômio volição-decisão-repetição-exatidão; o patrimônio compartilhado do polinômio fatuística-parafatuística-casuística-paracasuística.
          Antagonismologia: o antagonismo aceitação / rejeição; o antagonismo amizade frutífera / amizade regressiva; o antagonismo amizade ociosa / família consciencial; o antagonismo amizade doadora / amizade credora; o antagonismo amigo / inimigo; o antagonismo amizade / namoro; o antagonismo amizade / paixão.
          Politicologia: a democracia pura; a proexocracia; a parapsicocracia; a Politicologia Conscienciológica; o ensaio grupal para o Estado Mundial.
          Legislogia: a lei da empatia; a lei do maior esforço; a lei da interdependência consciencial; a lei da grupalidade; as leis básicas da evolução; as leis da Proexologia; a lei da interassistencialidade; a lei da inseparabilidade grupocármica.
          Filiologia: a sociofilia; a comunicofilia; a gregariofilia; a xenofilia; a neofilia; a evoluciofilia; a assistenciofilia.
          Holotecologia: a socioteca; a analiticoteca; a ideoteca; a heuristicoteca; a experimentoteca; a cognoteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Cognopoliologia; a Conviviologia; a Sociologia; a Intrafisicologia; a Ressomatologia; a Politicologia; a Paradireitologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia; a Maxiproexologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens pletor; o Homo sapiens convivor; o Homo sapiens convivator; o Homo sapiens conviventialis; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens plenus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens amicator; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens confidens; o Homo sapiens confidentior; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens geopoliticus; o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens amicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: Cognopoliologia Teórica = a Ciência aplicada ao estudo teórico da Cognópolis, ou do Bairro da Cognição, do conhecimento ou da cultura, em todos os detalhes da estrutura urbana, social, política e intelectiva em relação à evolução das conscins ou cidadãos; Cognopoliologia Vivida = a Ciência aplicada a vivência da Cognópolis, ou do Bairro da Cognição, do conhecimento ou da cultura, em todos os detalhes da estrutura urbana, social, política e intelectiva em relação à evolução das conscins ou cidadãos.
          Culturologia: a cultura da Conviviologia Evolutiva.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Cognopoliologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Autovinculação cognopolitana: Sociologia; Homeostático.
          03. Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro.
          04. Cognopolita: Intrafisicologia; Homeostático.
          05. Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional: Conviviologia; Homeostático.
          06. Condomínio cognopolitano: Intrafisicologia; Homeostático.
          07. Geopolítica desassediadora: Consciencioterapia; Neutro.
          08. Gratificação cognopolita: Intrafisicologia; Homeostático.
          09. Heteropromoção evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Iniciativa planetária pioneira: Experimentologia; Homeostático.
          11. Inventário proexológico: Autoproexologia; Homeostático.
          12. Movimentação migratória: Sociologia; Neutro.
          13. Neomesologia: Intrafisicologia; Neutro.
          14. Plenitude convivencial: Conviviologia; Neutro.
          15. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático.
   A COGNOPOLIOLOGIA PRÁTICA APLICADA NO BAIRRO
   COGNÓPOLIS, EM FOZ DO IGUAÇU, É MEGAESFORÇO
    DE EXEMPLIFICAÇÃO GRUPAL, EM UNIVERSO PROTOTÍPICO, DA FACTIBILIDADE DA DEMOCRACIA PURA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite a exequibilidade da democracia pura?
Você participa da vivência grupal da Cognópolis em Foz do Iguaçu?