Ciclologia

A Ciclologia é a Ciência estruturada nas pesquisas ou estudos sistemáticos, técnicos ou paratécnicos aplicados às múltiplas condições do conjunto de reações pessoais, sequenciais, cadenciadas em cadeia de reciprocidade do princípio consciencial, no tempo e no espaço evolutivos, entre as aquisições de origem centrípetas e as retribuições de origem centrífugas, necessárias ao microuniverso da consciência para tornar-se, gradativamente, por meio de autesforços, o Homo sapiens serenissimus.

Você, leitor ou leitora, atende racionalmente aos ciclos impostos pela evolução consciencial? Tem o hábito de refletir sobre tais realidades?

      CICLOLOGIA
                                     (HOLOCICLOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A Ciclologia é a Ciência estruturada nas pesquisas ou estudos sistemáticos, técnicos ou paratécnicos aplicados às múltiplas condições do conjunto de reações pessoais, sequenciais, cadenciadas em cadeia de reciprocidade do princípio consciencial, no tempo e no espaço evolutivos, entre as aquisições de origem centrípetas e as retribuições de origem centrífugas, necessárias ao microuniverso da consciência para tornar-se, gradativamente, por meio de autesforços, o Homo sapiens serenissimus.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo ciclo vem do idioma Francês, cycle, derivado do idioma Latim, cyclus, e este do idioma Grego, kyklos, “círculo; roda”. Surgiu no Século XVIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Ciência da Progressão Cíclica. 2. Retornologia. 3. Autosseriexologia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 27 cognatos derivados do vocábulo ciclo: cíclica; ciclicidade; cíclico; ciclidade; cicloadição; cicloidal; cicloide; Ciclologia; ciclometria; ciclométrica; ciclométrico; ciclômetro; ciclomotor; ciclonal; ciclone; ciclônica; ciclônico; ciclotimia; ciclotímica; ciclotímico; cosmociclo; holociclo; Holociclologia; macrociclo; miniciclo; neociclo; omniciclo (afora dezenas de outras expressões técnicas derivadas).
          Neologia. O vocábulo Ciclologia e as duas expressões compostas Ciclologia Inconsciente e Ciclologia Autoconsciente são neologismos técnicos da Holociclologia.
          Antonimologia: 1. Inércia consciencial. 2. Estagnação evolutiva.
          Estrangeirismologia: o life cycle; os rounds evolutivos; o Evolutionarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à evolução consciencial.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da evolução; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os batopensenes; a batopensenidade; os circumpensenes; a circumpensenidade.
          Fatologia: a Seção Ciclologia do verbete da Enciclopédia da Conscienciologia; o Holociclo, departamento da Holoteca do CEAEC; os estágios do desenvolvimento humano; as séries escolares; os turnos da autoprodutividade; os períodos da consecução da autoproéxis.
          Parafatologia: o circuito das manobras energéticas; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os ciclos da tenepes; a mudança da equipex conforme o teor assistencial; o rodízio dos amparadores extrafísicos de função conforme as injunções evolutivas.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo retificação cosmoética–recomposição da interprisão grupocármica.
          Principiologia: o princípio da espiral evolutiva; o princípio da descrença.
          Codigologia: a depuração continuada do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria evolutiva do egocarma-grupocarma-policarma; a teoria dos estágios das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: a técnica da repetição paciente; a técnica da circularidade; a técnica evolutiva da evitação das automimeses dispensáveis.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: os efeitos do biorritmo na produtividade pessoal; os efeitos paradidáticos da evolução cíclica; os efeitos das marchas e contramarchas na evolução consciencial.
          Neossinapsologia: as neossinapses a cada neociclo.
          Ciclologia: a Ciclologia; o ciclo centrípeto-centrífugo; o ciclo ritmado da evolução consciencial; o ciclo de produtividade da vida humana.
          Enumerologia: o ciclo ignorar-saber; o ciclo aprender-ensinar; o ciclo receber-retribuir; o ciclo errar-recompor; o ciclo apegar-desapegar; o ciclo gerar-doar; o ciclo semear-colher.
          Binomiologia: o binômio intrafisicalidade-extrafisicalidade; o binômio vital vigília-sono.
          Interaciologia: a interação ciclos da Natureza–ciclos do Cosmos; a interação realidade-pararrealidade.
          Crescendologia: o crescendo da evolução consciencial ciclo vegetal–ciclo subumano–ciclo humano–ciclo mentalsomático; o crescendo diáspora-reagrupamento.
          Trinomiologia: o trinômio sequencialidade-regularidade-periodicidade; o trinômio ciclos consecutivos–ciclos paralelos–ciclos alternantes; o trinômio interesse-meta-evolução.
          Polinomiologia: o polinômio vital planetário ciclo hidrológico–ciclo geológico–ciclo biológico–ciclo meteorológico; o polinômio vital humano ciclo respiratório–ciclo cardíaco–ciclo digestório–ciclo renal; o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade.
          Antagonismologia: o antagonismo monocíclico / policíclico; o antagonismo ciclo efêmero / ciclo permanente; o antagonismo monovisão / cosmovisão.
          Politicologia: a conscienciocracia; a meritocracia na escalada evolutiva.
          Legislogia: a lei do retorno; a lei da inseparabilidade grupocármica.
          Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia.
          Holotecologia: a recicloteca; a evolucioteca; a cognoteca; a pensenoteca; a pesquisoteca; a sincronoteca; a cosmoteca.
          Interdisciplinologia: a Holociclologia; a Autevoluciologia; a Recexologia; a Sistematologia; a Parapedagogiologia; a Experimentologia; a Mentalsomatologia; a Cosmovisiologia; a Paratecnologia; a Transmigraciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; o ciclo alternante sadio assistente-assistido; o ciclo alternante doentio algoz-vítima; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens cyclologus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens conscientiometra; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens cohaerens.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: Ciclologia Inconsciente = a Ciência dos Ciclos Evolutivos atuante sobre a conscin vulgar; Ciclologia Autoconsciente = a Ciência dos Ciclos Evolutivos atuante sobre a conscin lúcida portadora da inteligência evolutiva (IE).
          Culturologia: os ciclos histórico-culturais; a Multiculturologia da Holociclologia Evolutiva.
          Caracterologia. Sob a ótica da Holociclologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 75 categorias de ciclos centrípetos-centrífugos envolvendo a evolução do princípio consciencial:
          01. Amparologia: amparador intrafísico–amparador extrafísico.
          02. Anonimatologia: ciclo vida anônima–vida pública.
          03. Atributologia: sensações somáticas–atributos mentaissomáticos–parapercepções avançadas.
          04. Autodeterminologia:        vontade-intenção-definição-decisão-determinação-neoconquista.
          05. Autoproexologia: ciclo fase preparatória–fase executiva.
          06. Cardiologia: ciclo dos batimentos cardíacos do soma.
          07. Ciprienologia: ciclo de primaveras energéticas (cipriene).
          08. Conexologia: ciclo encontros-desencontros-reencontros.
          09. Cosmovisiologia: ciclo monovisões varejistas–cosmovisões atacadistas.
          10. Debatologia: ciclo hipótese-pesquisa-discussão.
          11. Desassediologia: ciclo autassédio-heterassédio-desassédio.
          12. Despertologia: ciclo tenepes-ofiex-desperticidade.
          13. Dimensionologia: intrafisicalidade-interdimensionalidade.
          14. Duplologia: união (reencontro)–produção (gescons)–separação (dessoma).
          15. Energossomatologia: ciclo EI-EC.
          16. Erudiciologia: talento-competência-genialidade-sabedoria.
          17. Estruturologia: estruturação-desestruturação-reestruturação.
          18. Etiologia: ciclo causas-efeitos.
          19. Evoluciologia: ciclo intermissão (preparação)–ressoma (realização)–dessoma (avaliação, intermissão).
          20. Experimentologia: ciclo sondagem-experimentação-diagnóstico-solução.
          21. Extrafisicologia: ciclo Curso Intermissivo (CI)–Instituição Conscienciocêntrica (IC).
          22. Gestaciologia: ciclo gestações humanas–gestações conscienciais.
          23. Ginossomatologia: ciclo menstrual.
          24. Grafopensenologia: o polinômio conjectura-redação-revisão-editoração-impressão-publicação-distribuição.
          25. Grupocarmologia: interprisões-recomposições-libertações.
          26. Holocarmologia: grupocarmalidade-policarmalidade.
          27. Holociclogia: ciclos viciosos–ciclos virtuosos.
         28. Holocomunicologia: ciclo coleta da informação–checagem da informação–divulgação da informação.
         29. Holocriticologia: ciclo heterocrítica-réplica-tréplica.
         30. Holodiscernimentologia: ciclo psicossomático–ciclo mentalsomático (princípio-meio-fim).
         31. Holodromologia: ciclo expansivo viagens locais–viagens nacionais–viagens internacionais–viagens extrafísicas.
         32. Holofenomenologia: fenômenos intrafísicos–fenômenos extrafísicos.
         33. Hololucidologia: ciclo vital sono–lucidez extrafísica–vigília física ordinária.
         34. Holomaturologia: imaturidade consciencial–maturidade consciencial.
         35. Interassistenciologia: assistido-assistente.
         36. Interfusiologia: Cursos da CCCE–Cursos da CCCI.
         37. Intrafisicologia: Instituição Conscienciocêntrica–Empresa Conscienciológica.
         38. Laborologia: ciclo sementeira-colheita.
         39. Materiologia: ciclo vital (obsolescência do material) dos aparelhos.
         40. Materpensenologia: megatrafor-materpensene.
         41. Memoriologia: retrocognições-simulcognições-precognições.
         42. Mentalsomatologia: ciclo análises-sínteses-neoanálises-neossínteses.
         43. Mercadologia: ciclo produção-oferta-demanda-distribuição.
         44. Multiconviviologia: ciclo assimilações energéticas (assins)–desassimilações energéticas (desassins).
         45. Multiculturologia: retrocultura-neocultura-paracultura.
         46. Multinstrumentologia: Tecnologia-Paratecnologia.
         47. Ofiexologia: base intrafísica–base extrafísica.
         48. Pacifismologia: belicosidade subumana–pacificação humana.
         49. Paracronologia: passado–presente–presente já futuro.
         50. Parapercepciologia: inspiração extrafísica–extrapolacionismo parapsíquico–assimilação paraperceptiva.
         51. Pedagogologia: ciclo permanente aprendizagem-docência.
         52. Pensenologia: fitopensenização-zoopensenização-cosmopensenização.
         53. Pesquisologia: ciclo curiosidade-abordagem-pesquisa-achado.
         54. Planejamentologia: curto prazo–médio prazo–longo prazo–longuíssimo prazo.
         55. Pneumologia: inspiração de oxigênio–expiração de anidrido carbônico.
         56. Politicologia: Cosmoeticologia–Democracia Pura–Universalismo.
         57. Profilaxiologia: checkups periódicos.
         58. Raciocinologia: raciocínio partido–raciocínio inteiro.
         59. Recexologia: erro-reparação-acerto.
         60. Redaciologia: ciclo primeira redação–revisão–avaliação–expansão.
         61. Reeducaciologia: educação doméstica–educação formal–educação parapsíquica.
         62. Refutaciologia: autoconstatação-heteroconstatação.
         63. Retornologia: ciclo fluxo-refluxo.
         64. Revezamentologia: autorrevezamentos multiexistenciais–gruporrevezamentos multiexistenciais.
         65. Serenologia: malestar–bem-estar.
         66. Seriexologia: ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
         67. Somatologia: ciclo circadiano pessoal (nascer-crescer-fenecer).
         68. Taconologia: tacon antiga–tares moderna.
         69. Teaticologia: 1% de teoria–99% de vivência.
         70. Tenepessologia: ciclo pré-tenepes–tenepes–pós-tenepes.
         71. Terapeuticologia: Profilaxia-Terapêutica.
         72. Veiculologia: vida tetraveicular–vida biveicular–vida monoveicular.
         73. Verponologia: retroideias-neoverpons.
         74. Vinculologia: vínculo subumano–vínculo humano–vínculo cósmico.
          75. Vivenciologia: vivências-paravivências.
          Ciclicidade. Os processos evolutivos são sempre cíclicos pois a consciência, quando lúcida, retorna ao nível anterior para assistir os outros e reparar os desvios da retaguarda.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Ciclologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autocentramento consciencial: Conscienciometrologia; Homeostático.
          02. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          03. Ciclo enumerativo: Enumerologia; Neutro.
          04. Ciclo evolutivo pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          05. Ciclo mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          06. Ciclo multiexistencial pessoal: Seriexologia; Neutro.
          07. Cinco ciclos: Autoproexologia; Homeostático.
          08. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          09. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
          10. Consciência poliédrica: Conscienciometrologia; Neutro.
          11. Conscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          12. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          13. Interconscienciologia: Experimentologia; Neutro.
          14. Técnica da circularidade: Experimentologia; Neutro.
          15. Verbaciologia: Conscienciometrologia; Homeostático.
    A CICLOLOGIA EVIDENCIA, EM DEFINITIVO, A IMPOSSIBILIDADE DA EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL SOLITÁRIA,
     ISOLADA, SEJA RELATIVAMENTE ÀS OUTRAS CONSCIÊNCIAS OU ÀS MÚLTIPLAS REALIDADES DO COSMOS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, atende racionalmente aos ciclos impostos pela evolução consciencial? Tem o hábito de refletir sobre tais realidades?