Beleza

A beatice é a crendice hipócrita ou sincera, ou seja, a fé ou crença sem vivência pessoal direta da conscin manifestando-se pensenicamente ainda em baixo nível de autodiscernimento.

A doença da beatice já alcançou ou alcança direta ou indiretamente você, leitor ou leitora? Em quais injunções da existência?

      BEATICE
                                     (PSICOSSOMATOLOGIA)


                                               I. Conformática

          Definologia. A beatice é a crendice hipócrita ou sincera, ou seja, a fé ou crença sem vivência pessoal direta da conscin manifestando-se pensenicamente ainda em baixo nível de autodiscernimento.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra beato provém do idioma Latim, beatus, “beatificado; feliz; ditoso; rico; opulento; precioso; venturoso; que está acima das misérias mundanas”, e esta de beare, “ser útil; felicitar; beatificar; fazer feliz; enriquecer”. Surgiu no Século XVI. O termo beatice apareceu no Século XVII.
          Sinonimologia: 01. Beataria. 02. Beatério. 03. Beaticidade. 04. Beatismo. 05. Beaticismo. 06. Carolice; crendice; pieguice. 07. Carolismo. 08. Devoção fingida; farisaísmo; pietismo. 09. Devoção frígida. 10. Santimônia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 33 cognatos derivados do vocábulo beato: abeatada; abeatado; abeatar; beata; beatão; beataria; beateiro; beatério; beatice; beaticismo; beático; beatífica; beatificação; beatificada; beatificado; beatificador; beatificadora; beatificando; beatificante; beatificar; beatificatório; beatificidade; beatífico; beatilha; beatinha; beatismo; beatíssimo; beatitude; beatitudinal; beatorro; beatriz; desbeato.
          Neologia. As duas expressões compostas beatice sincera e beatice fingida são neologismos técnicos da Psicossomatologia.
          Antonimologia: 01. Raciocínio. 02. Racionalidade. 03. Razão. 04. Experimento pessoal. 05. Logicidade pessoal. 06. Princípio da descrença. 07. Descrenciologia. 08. Debatologia. 09. Omniquestionamento. 10. Priorologia Evolutiva.
          Estrangeirismologia: o Opus Dei.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à autenticidade das autovivências intra e extrafísicas.


                                                 II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do misticismo; os estultopensenes; a estultopensenidade; os escleropensenes; a escleropensenidade; os esquizopensenes; a esquizopensenidade; os inculcopensenes; a inculcopensenidade; os oniropensenes; a oniropensenidade; os credopensenes; a credopensenidade.
          Fatologia: a beatice; o achismo dogmático; as idiotices dos livros religiosos considerados sagrados; a teosebia; as tolices de todas as coisas e objetos tornados sacrossantos; a inculcação; a doutrinação; a catequese; a penitência; a contrição; a metanoia; a ciliciação; a flagelação; a hagiografia; a dulia; a hiperdulia; a pieguice; a melifluidade; a visão beatífica; o êxtase histérico; as muletas místicas; as cangas psicológicas; as coleiras sociais do ego; as iniciações rituais; o incenso cancerígeno; a genuflexão; as idolatrias; os flagícios; as superstições; a anticiência do canonismo; as artimanhas; a aprioropatia dogmática; o medievalismo; as mentiras religiosas; o teoterrorismo; a monovisão parcelada; a inconsciência autocrítica; as promessas ridículas; as romarias; as procissões; a legislação canônica fossilizante; os absurdos do Criacionismo; o pseudomoralismo; o falso-heroísmo; o pieguismo emocional; a santidade fingida; o santo do pau oco; a beatice de fachada; a estagnação própria da religiosidade acarretando a regressão automimética.
          Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a ausência da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a heterassedialidade obscurantista; os bagulhos energéticos pessoais; a influência nefasta dos guias amauróticos.


                                           III. Detalhismo

          Principiologia: a carência do princípio da descrença.
          Codigologia: os códigos grupais de vitimizações coletivas.
          Teoriologia: a teoria da interprisão grupocármica.
          Tecnologia: a técnica da evitação da cultura inútil.
          Voluntariologia: o voluntariado religioso já dispensável.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia.
          Efeitologia: os efeitos irreversíveis das mutilações.
          Ciclologia: o ciclo de desperdícios das autopotencialidades da conscin.
          Enumerologia: a beatice contemplativa; a beatice melancólica; a beatice crônica; a beatice simplória; a beatice romântica; a beatice furiosa; a beatice religiosa.
          Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio santidade-pecado.
          Interaciologia: a interação patológica crença-crédulo; a interação beatice-servilismo; a interação beatice-superstição; a interação beatice-preconceito; a interação beatice-ignorância.
          Crescendologia: o crescendo patológico melin-melex.
          Trinomiologia: o trinômio crendices-delírios-tradições; o trinômio regressivo beatice-fanatismo-irracionalidade.
          Antagonismologia: o antagonismo neofilia / teofilia; o antagonismo verpons / dogmatismos; o antagonismo raciocínio / fé; o antagonismo debate racional / fricção hermenêutica; o antagonismo beatice / laicismo.
          Politicologia: a genuflexocracia; a teocracia; a clerocracia; a idolocracia; a gurucracia; a asnocracia; a cleptocracia.
          Filiologia. Do ponto de vista da Intrafisicologia, a neofilia evidencia duas realidades intraconscienciais exigindo maturidade e autorreflexão cosmoética:
          1. Medo. A conscin não tem medo de perder as certezas absolutas pois não as possui, nem as alimenta.
          2. Convicções. A conscin não se agarra às autoconvicções pois as verdades para si mesma são sempre relativas, temporárias e substituíveis com lógica, autodiscernimento, maturidade e prioridade.
          Fobiologia: a neofobia; a evoluciofobia; a criticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome de Swedenborg.
          Maniologia: a religiomania; a teomania; a hagiomania; a soteriomania. A beatice, em muitas socins e períodos da História Humana, desbordou para excessos, extravagâncias e esquisitices vindo a gerar manias grupais ou coletivas, não raro diagnosticadas como sendo histerias, pitiatismos e alucinações.
          Mitologia: os mitos religiosos.
          Holotecologia: a dogmaticoteca; a oniroteca; a abstrusoteca; a absurdoteca; a mitoteca; a mesmexoteca; a psicopatoteca.
          Interdisciplinologia: a Psicossomatologia; a Teologia; a Teomitografia; a Teomitologia; a Soteriologia; a Onirologia; a Acriticologia; a Dogmatologia; a Enganologia; a Subcerebrologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o fiel; o guru; o idólatra; o bovinólatra; o hagiólatra; o astrofílico; o teomaníaco; o rezador; o credulopata; o dogmata; o encolhedor de cérebros; o doutrinador; o inculcador; o ph.Deus beato.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a fiel; a idólatra; a bovinólatra; a hagiólatra; a astrofílica; a teomaníaca; a rezadora; a credulopata; a dogmata; a encolhedora de cérebros; a doutrinadora; a inculcadora; a barata-de-igreja; a barata-de-sacristia; a beatinha; a carola; a fanática; a igrejeira; a papa-hóstia; a papa-missas; a papa-novenas; a papa-santos; a rata-de-sacristia; a rezadeira; a santarrona; a santeira; a santilona; a santona; a ph.Deusa beata.
          Hominologia: o Homo genuflexus; o Homo stultus; o Homo obtusus; o Homo sapiens beatificator; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens autopathicus; o Homo sapiens abulicus; o Homo sapiens fanaticus; o Homo sapiens idolatricus; o Homo sapiens masochista.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: beatice sincera = a condição da pessoa sofredora, masoquista, feliz com os rituais da beatice; beatice fingida = a condição da pessoa encenadora da beatice a fim de fazer média com o holopensene da convivialidade.
          Culturologia: a cultura religiosa; a cultura da beatice; os idiotismos teoculturais; a cultura patológica da autovitimização beatífica.
          Inautenticidade. Há recursos da beatice, por exemplo, o moinho de orações ou o terço (católico), capazes de acarretar constrangimento e autoculpa pessoais quando a pessoa torna-se mais madura consciencialmente, sensata e disposta a maiores autocríticas, descobrindo o nível anterior da própria inautenticidade infantil. A devoção frígida, muito comum dentro da sociabilidade na Socin, ainda patológica, é condição de inautenticidade evidente da beatice.
          Cinologia. Perante a Holomaturologia, a beatice é antípoda óbvia, ou a hipoacuidade, pois expressa crença cega, apaixonada ou fanática, reação, portanto, bem antiga e ultrapassada do ser humano na época na qual era elemento da Cinologia e apresentava as reações caninas da adoração irracional, próprias do cão.
          Taxologia. As categorias da beatice são expostas por intermédio dos tipos de beatos: a pessoa se confessando todo mês, ou cumprindo promessa subindo de joelhos a longa escadaria da igreja, evidencia o grau de beatice muito mais envolvente e fanático em comparação com quem apenas vai à missa domingueira para inglês ver e manter o próprio status social na comunidade bitolada, tradicional, conservantista.
          Etiologia. Sem dúvida, a Etiologia da beatice é sempre o antidiscernimento da conscin.
          Confor. Em relação à beatice, o relevante é a intencionalidade geradora do conteúdo da prática e não a forma espetaculosa das manifestações privativas ou públicas. A oração com oratória espetacular vale menos em relação à evocação silenciosa, intraconsciencial, sincera, confiante e discernidora, sem quaisquer rituais, cerimônias ou objetos-muletas conscienciais.
          Amaurose. Os piores guias amauróticos existentes na Megaescola-hospital deste planeta são as conscins e as consciexes vivendo, por exemplo, explorando os fiéis católicos, os crentes protestantes ou evangélicos, os confrades espíritas e os profitentes do Santo Daime, religiosos aparentemente nada pagando para serem reprimidos, lavados cerebralmente e conservados na fossilização consciencial, dentro do clima de inculcação, doutrinação e dogmatismo faccioso e hipócrita, em ambiente sem pesquisa racional, jamais admitindo heterocríticas nem questionamentos, acobertados à sombra das leis humanas da democracia e, em alguns países, explorando os cofres do país ou Nação.
          Autopesquisologia. Em determinado contexto ou linha de conhecimento, se não há heteropesquisa nem autopesquisa, é pura beatice, fanatismo, crença, fé, irracionalidade, eis porque a beatice sempre esteve entre os principais instrumentos dos guias amauróticos de todas as naturezas.
          Casuística. Exemplo claro de beatice contagiosa foi o ocorrido na Rússia, no início do Século XX, na corte dos Romanovs, com o sensitivo, assediado, assediador, Grigori Iefimovich Rasputin (1872–1916), culminando com a Revolução Comunista.
          Interdependenciologia. Consoante a Conscienciometrologia, a pessoa beata ainda não conseguiu ajustar o próprio ponteiro consciencial à autestima, subordinando-se prazerosamente à dependência interconsciencial, ainda muito distante da liderança a qual todas as consciências alcançam ou conquistam na evolução através do poder máximo pessoal: a vontade. Tal personalidade vive ainda vítima do espírito de manada, a condição mais subumana do princípio consciencial, submissa ao subcérebro abdominal sem o conhecimento da Interdependenciologia Evolutiva.
          Caracterologia. Dentro da Conviviologia, é possível encontrar várias categorias de beatice – amor ao barro, amor à vaca – conforme as linhas de interesses humanos, por exemplo, estas 5, listadas em ordem alfabética:
          1. Artes: idolatrias pelos cantores, astros (fanatismo, fãs; tietagem, tietes).
          2. Curandeirismo: superstições, simpatias, lavagens subcerebrais.
          3. Esportes: idolatrias por desportistas, sacralizações de craques; hooligans.
          4. Lazer: fãs-clubes (ícones), astros.
          5. Religiões: imagens, relíquias, ordens, rituais, seitas, deificações, divinizações.
          Catolicismologia. No campo da Experimentologia, eis 12 práticas, no caso, católicas, expondo claramente o ranking da beatice, listadas na ordem crescente da frequência do emprego:
          01. Promessa.
          02. Novena.
          03. Reza de terço.
          04. Missa.
          05. Grupo de oração.
          06. Corrente de oração.
          07. Oração pessoal.
          08. Conversa com padre.
          09. Benzedura.
          10. Bênção.
          11. Confissão.
          12. Jejum.
          Teoeletrônica. O terço eletrônico vem sendo usado em São Paulo desde o ano 2000. O terço digital é a engenhoca capaz de facilitar a vida dos religiosos. O terço tem o formato do pager. O devoto vai rezando e acompanha na tela a oração. Ao final de cada ave-maria, aperta-se o botão e o marcador indica quantas já foram rezadas.
          Cruzinha. Como não poderia deixar de ser, cada ave-maria é representada por cruzinha.
          Romaria. Ainda dentro da Teoeletrônica, existe a possibilidade da romaria virtual por todo o planeta mediante o site, por exemplo: Nossasenhora.com.
          Descrenciologia. Do ponto de vista da Holomaturologia, o melhor para combater as perdas evolutivas com a beatice é o princípio da descrença empregado pela Conscienciologia:
– “Não acredite em nada exposto aqui, ou lido nesta Enciclopédia, experimente, tenha a própria vivência quanto às ideias, fatos, parafatos, fenômenos e parafenômenos”.
          Razão. Racionalmente, a beatice não tem razão de ser, constitui ato indefensável.
          Criminologia. No universo da Parapatologia, a beatice – através de líderes megassediadores intrafísicos com carisma possessor – tem levado centenas de pessoas da massa humana impensante à loucura do suicídio coletivo das seitas apocalípticas, cultos milenaristas dos pregadores da morte, na Socin patológica, nos Séculos XX e XXI, por exemplo, estas 7, listadas em ordem cronológica:
          1. Cianureto. Suicídio de 912 pessoas, ano 1978. Local: Jonestown; Guiana, América do Sul. Seita Assassina: “Templo do Povo”. Guru Messiânico: Reverendo Jim Jones (1931–1978).
         2. Veneno. Suicídio de 60 integrantes de tribo, ano 1985. Local: Ilha de Mindanao, Filipinas. Seita Assassina: Tribo dos Ata. Guru Messiânico: Datu Mangayanon.
         3. Incêndio. Matança de 86 pessoas, ano 1993. Local: Waco, Texas, EUA. Seita Assassina: “Ramo Davidiano”. Guru Messiânico: David Koresh (1959–1993. O nome Koresh significa Cristo em língua do Oriente Médio).
         4. Armas de Fogo. Suicídio de 53 moradores, dentre os quais 19 crianças, ano 1993. Local: Ta He, 300 km a Noroeste de Hanói, Vietnã. Seita Assassina: Ordem do Templo. Líder Messiânico: Ca Van Liem.
         5. Asfixia. Matança de 48 pessoas, ano 1994. Locais: Suíça e Quebec, Canadá. Seita Assassina: “Ordem do Templo Solar”. Gurus Messiânicos: Joseph di Mambro (1924–1994) & Luc Jouret (1947–1994).
         6. Veneno. Matança de 39 seguidores, ano 1997. Local: San Diego, Califórnia, EUA. Seita Assassina: “Porta do Paraíso” (Rabo do Cometa de Hale-Bopp). Gurus Messiânicos: Marshall Applewhite (1931–1997) & Bonnie Nettles (1928–1985).
         7. Bala. Matança de 924 pessoas, ano 2000. Local: Kanungu, Uganda, África. Seita Assassina: “Restauração dos 10 Mandamentos de Deus”. Guru Messiânico: Profeta Joseph Kibwetere (1932–2000).
         Correlacionologia. Além dos assuntos aqui abordados, eis 28 outros temas, listados em ordem alfabética, que podem indicar novas direções para o aprofundamento das pesquisas do(a)
conscienciólogo(a) interessado(a) no entendimento maior da condição humana da beatice:
         01. Abertura mnemônica.
         02. Absurdo cosmoético.
         03. Acriticologia.
         04. Acuidade mentalsomática.
         05. Anticiência.
         06. Arrebatamento.
         07. Autocastração.
         08. Autocomplacência.
         09. Autoflagelação.
         10. Automimeses dispensáveis.
         11. Badalada.
         12. Beatitude.
         13. Binômio verdade-credibilidade.
         14. Bolsão conservantista.
         15. Coleiras do ego.
         16. Cosmoeticologia.
         17. Dogmatologia.
         18. Engodologia.
         19. Fanatismologia.
         20. Fascínio grupal.
         21. Idiotismos culturais.
         22. Idolatria.
         23. Lavagem subcerebral.
         24. Omissões deficitárias.
         25. Oração.
         26. Recexologia.
         27. Síndrome da ectopia afetiva.
         28. Universalismo.
         Creches. Os santuários religiosos são as creches das crianças grandes. As hóstias são as mamadeiras. Contudo, dentro da Puericultura e do infantilismo, toda creche é importante e tem lugar em certa época da vida humana, na infância, a pior fase da consciência intrafísica.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a beatice, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Anacronismo: Paracronologia; Nosográfico.
            02. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
            03. Antidogmática: Comunicologia; Homeostático.
            04. Autestigmatização: Experimentologia; Nosográfico.
            05. Consciência podálica: Evoluciologia; Nosográfico.
            06. Credulidade: Psicossomatologia; Nosográfico.
            07. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático.
            08. Encolhimento consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
            09. Fechadismo consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
            10. Mesméxis: Intrafisicologia; Nosográfico.
            11. Retardamento mental coletivo: Parapatologia; Nosográfico.
            12. Santificação: Parassociologia; Neutro.
   A HISTORIOGRAFIA DA BEATICE É A TRISTE HISTÓRIA
     DA IMATURIDADE CONSCIENCIAL, DA INEXPERIÊNCIA
   E DA IGNORÂNCIA HUMANA, CRASSA, DESDE TEMPOS
  IMEMORIAIS, EM TODAS AS SOCIEDADES INTRAFÍSICAS.
            Questionologia. A doença da beatice já alcançou ou alcança direta ou indiretamente você, leitor ou leitora? Em quais injunções da existência?
            Bibliografia Específica:
            01. Almeida, Marcos de; Nossa Senhora.com (Romaria Virtual & Terço Digital); O Dia; Jornal; Ano 49; N. 17.483; Seção: Religião & Fé; 2 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 28.04.2000; página 18.
            02. Amaral, Luis Henrique; Frei Galvão é o 1o Beato nascido no País; Folha do Paraná; Jornal; Diário; Ano 49; N. 14.235; Seção: Geral; 1 ilus.; Londrina, PR; 25.10.98; primeira página (chamada) e 11.
            03. Cardoso, Maurício; O Mito e a Ciência na Bíblia (Santo Sudário); Veja; Revista; Semanário; Seção: Religião; 10 ilus.; São Paulo, SP; 11.08.99; páginas 82 a 89.
            04. Charlson, Freddy; Gurus Urbanos (Promessas de Curas pela Fé); Correio Braziliense; Jornal; Diário; Caderno: Cidades; 9 ilus.; Brasília, DF; 18.07.99; Capa do caderno, páginas 2 e 3.
            05. Clarín; Redação; El Papa proclama Hoy al Primer Santo nacido en la Argentina; Tabloide; Diário; Ano LV; N. 19.333; Caderno: Información General; 1 foto; Buenos Aires; Argentina; 21.11.99; primeira página (chamada)
e 54.
            06. Correio Braziliense; Redação; Seita Macabra (Restauração dos Dez Mandamentos, Kampala, Uganda); Jornal; Diário; N. 13.466; Caderno: Mundo; 1 cronologia; 1 ilus.; Brasília, DF; 01.04.2000; capa do caderno.
            07. Daix, Georges; Dicionário dos Santos: Do Calendário Romano e dos Beatos Portugueses (Dictionnaire des Saints); trad. Augusto Joaquim; 342 p.; 2 caps.; 57 tabs.; glos. 480 termos; 7 apênds.; ono.; 23,5 x 16 cm; br.; Terramar; Lisboa; Portugal; 2000; páginas 43 a 49.
            08. El Nuevo Herald; Redação; La Iglesia Ortodoxa Rusa Declara Santo al Último Zar; Jornal; Diário; Seção: El Mundo; 1 ilus.; Miami, FL; EUA; 15.08.2000; página 11 A.
            09. Extra; Redação; Os Primeiros Beatos de Fátima (Beatificação); Jornal; Diário; Ano III; N. 764; Seção: Geral; 3 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 07.05.2000; página 10.
            10. Ferreira, Andréia; À Procura de Um Santo (Dessoma: Frei Damião, Recife, PE); IstoÉ; Revista; Semanário; N. 1.445; 5 ilus.; São Paulo, SP; 11.06.97; páginas 110 a 112.
            11. Gazeta do Povo; Redação; Frei Brasileiro será beatificado pelo Vaticano; Jornal; Diário; Curitiba, PR; 23.10.98; página 9.
            12. Gazeta do Povo; Redação; Imagem da Virgem é vista chorando por Fiéis Uruguaios; Jornal; Diário; Ano 83; N. 26.056; Curitiba, PR; 22.02.2000; primeira página.
            13. Gazeta do Povo; Redação; Imagem de Santa cresce de 15 para 52 Centímetros (Comunidade Campestre, Rio Colombo & Fiéis); Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.982; Curitiba, PR; 08.12.2000; primeira página.
              14. Gazeta do Povo; Redação; Seita de Uganda bate Recorde de Suicídios (924 Mortos: Maior Extermínio da História Recente); Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.731; Seção: Religião; Curitiba, PR; 01.04.2000; página 28.
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              32. Porro, Alessandro; Frei Galvão é beatificado pelo Papa no Vaticano (O Beatificado terá Um Dia do Ano para Ser festejado); O Globo; Jornal; Diário; Seção: O País; 2 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 26.10.98; página 20.
              33. Reinecken, Marcio; Devotos celebram os Milagres de Nossa Senhora da Luz (Padroeira da Cidade: Missa & Procissão); Gazeta do Povo; Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.891; Seção: Religião; 1 foto; Curitiba, PR; 08.09.2000; página 3.
              34. Simões, Pedro Olavo; Culto dos Pastorinhos começa a Criar Raizes (Igreja Católica); Reportagem; Jornal de Notícias; Tabloide; Diário; Ano 113; N. 346; Seção: Tema da Semana; 1 fichário; 1 foto; Lisboa; Portugal; 13.05.01; página 6.
              35. Varsano, Fábio; Muita Devoção a São Judas Tadeu (Superlotação da Paróquia: Segurar Vela de 1,60 Metros); O Dia; Jornal; Seção: Geral; 1 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 29.10.98; página 3.