Avanço da Razão

O avanço da razão é a reação individual e coletiva gradativa do nível de irracionalidade subumana para a racionalidade humana e extrafísica, evolutiva, por meio da vivência com predominância do paracorpo do discernimento, o mentalsoma, no microuniverso das consciências.

Você, leitor ou leitora, já promove o avanço da razão pessoal? Desde quando?

      AVANÇO DA RAZÃO
                             (AUTODISCERNIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O avanço da razão é a reação individual e coletiva gradativa do nível de irracionalidade subumana para a racionalidade humana e extrafísica, evolutiva, por meio da vivência com predominância do paracorpo do discernimento, o mentalsoma, no microuniverso das consciências.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo avançar vem do idioma Catalão, avansar, “ir adiante”, provavelmente sob influência do idioma Espanhol, avanzar, e este do idioma Latim, abantiare, de abante, “avante; adiante”. A palavra avanço surgiu no Século XIV. O vocábulo razão procede do idioma Latim, ratio, “cálculo; conta; registro, medida; proporção; interesse; empenho; causa; disposição; projeto; método; modo de fazer; sistema; doutrina; inteligência; siso”. Apareceu no Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Avanço do raciocínio. 2. Avanço do discernimento. 3. Avanço do megaconhecimento.
         Neologia. As 3 expressões compostas avanço da razão, avanço da razão ordinário e avanço da razão extraordinário são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia.
         Antonimologia: 1. Avanço da irracionalidade. 2. Avanço do indiscernimento. 3. Paralização da razão. 4. Retrocesso da racionalidade. 5. Retardo mental.
         Estrangeirismologia: o breakthrough da razão.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade intelectiva do mentalsoma.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal do mentalsoma; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o avanço evolutivo da autopensenidade.
         Fatologia: o avanço da razão; o avanço mentalsomático; o avanço cosmoético da proéxis pessoal; o avanço no contrafluxo das fossilizações milenares; o preço da verdade relativa de ponta como sendo o desconforto temporário; o fato de o avanço da razão, da lógica e da autorreflexão anularem os instintos e caprichos gerados pelo psicossoma, as tolices da imaginação exacerbada, as fantasias subcerebrais e as superstições multimilenares.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o avanço evolutivo inesperado do extrapolacionismo parapsíquico.


                                          III. Detalhismo

         Principiologia: o princípio da descrença.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
         Binomiologia: o binômio autodidatismo-erudição; o binômio cérebro-paracérebro; o binômio Subcerebrologia-Paracerebrologia.
         Trinomiologia: o trinômio Cogniciologia-Autocogniciologia-Paracogniciologia; o trinômio corpo-mente-consciência; o trinômio flexibilidade-racionalidade-calculabilidade.
         Polinomiologia: o polinômio subléxico-uniléxico-biléxico-poliléxico.
         Antagonismologia: o antagonismo consciência amplificada / consciência reprimida; o antagonismo priorização / despriorização; o antagonismo taquipsiquismo / bradipsiquismo; o antagonismo acrasia / avanço da razão; o antagonismo avanço da razão / retrocesso do raciocínio.
          Politicologia: a democracia pura; a cognocracia.
          Filiologia: a autocogniciofilia; a cosmopensenofilia; a intelectofilia; a neofilia; a raciocinofilia; a bibliofilia; a laborfilia.
          Holotecologia: a evolucioteca; a intelectoteca; a volicioteca; a teaticoteca; a despertoteca; a experimentoteca; a maturoteca.
          Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Mentalsomatologia; a Evoluciologia; a Raciocinologia; a Holomaturologia; a Reeducaciologia; a Recexologia; a Politicologia; a Criteriologia; a Priorologia; a Desassediologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens rationalis; o Homo sapiens intellectivus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens intrassomaticus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens saturator; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens maxilucidus; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens intellegens.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: avanço da razão ordinário = a expansão do discernimento quanto à vida intrafísica; avanço da razão extraordinário = a expansão do discernimento quanto à vida multidimensional, paraperceptiva.
          Culturologia: a cultura da Mentalsomatologia.
          Taxologia. Sob a ótica da Discernimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 fatores evidenciadores do avanço da razão, seja quanto à vida pessoal ou coletiva:
          01. Autoconscienciologia.
          02. Cosmoeticologia.
          03. Cosmovisiologia.
          04. Democracia pura.
          05. Despertologia.
          06. Estado Mundial.
          07. Harmoniologia.
          08. Holopesquisologia.
          09. Incorruptibilidade.
          10. Interassistenciologia.
          11. Intercompreensiologia.
          12. Mentalsomatologia.
          13. Mundividenciologia.
          14. Paradiplomaticologia.
          15. Paradireitologia.
          16. Parapercepciologia.
          17. Paraprocedenciologia.
          18. Politicologia.
          19. Priorologia.
          20. Raciocinologia.
          Polêmicas. À vista dos fatos, no âmbito da atual Socin, ainda patológica, do Terceiro Milênio, se não vivermos em polêmicas úteis permanentemente estaremos errados ou acomodados. A evolução pacífica se alcança por autesforços contínuos sem acumpliciamentos regressivos. O fato de se dar rumo ao avanço da razão é inteiramente interassistencial.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o avanço da razão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
          02. Autossaturação intraconsciencial: Autoconscienciometrologia; Neutro.
          03. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Intelecção: Mentalsomatologia; Homeostático.
          07. Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
          08. Megaconhecimento organizado: Autocogniciologia; Homeostático.
          09. Nível desenvolvimental: Autevoluciologia; Homeostático.
          10. Potencialização evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          11. Ritmo mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          12. Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
          13. Somatório assertivo: Cosmoeticologia; Homeostático.
          14. Técnica da circularidade: Experimentologia; Neutro.
          15. Turno intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
    O AVANÇO DA RAZÃO NA TERRA DEPENDE DA VONTADE DE RECICLAGEM INTRACONSCIENCIAL DE CADA
  CONSCIN, E DA VONTADE COLETIVA, INTRAFÍSICA, POR
      MEIO DA EXEMPLIFICAÇÃO DA REEDUCACIOLOGIA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já promove o avanço da razão pessoal? Desde quando?