Autossustentabilidade na Longevidade

  • Tertúlia 6087
  • Data:
  • Especialidade: Longevologia
  • Tema central: Homeostático

A autossustentabilidade na longevidade é a condição alcançada pela conscin, homem ou mulher, na terceira e quarta idades, evidenciando a manutenção do equilíbrio holossomático e da autonomia consciencial, decorrentes do planejamento e do autesforço contínuo implementados ao longo da vida.

Você, leitor ou leitora, aplica técnicas visando a autossustentabilidade na longevidade? Acrescenta na agenda diária, ações promotoras da longevidade lúcida, produtiva e saudável?

      AUTOSSUSTENTABILIDADE NA LONGEVIDADE
                                     (LONGEVOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A autossustentabilidade na longevidade é a condição alcançada pela conscin, homem ou mulher, na terceira e quarta idades, evidenciando a manutenção do equilíbrio holossomático e da autonomia consciencial, decorrentes do planejamento e do autesforço contínuo implementados ao longo da vida.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo sustentar deriva do idioma Latim, sustentare, “sustentar; suportar; suster; defender; proteger; favorecer; apoiar; consolar; manter; conservar; cuidar; auxiliar; vir em socorro; alimentar; manter; sofrer; suportar; resistir a; diferir; adiar”. Surgiu no Século XIV. O termo sustentabilidade apareceu no Século XX. A palavra longevidade procede igualmente do idioma Latim, longaevitas, “longevidade”, e esta de longaevus, “que vive muito tempo”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Autossustentabilidade do longevo. 2. Autossuficiência lúcida na terceira e quarta idades. 3. Independência pessoal na velhice. 4. Autonomia na longevidade.
          Antonimologia: 1. Dependência na longevidade. 2. Incapacidade produtiva do longevo. 3. Subjugação na longevidade. 4. Subordinação na velhice.
          Estrangeirismologia: o tour de force evolutivo planejando a longevidade lúcida; as self performances evolutivas fortalecendo a condição de autossustentabilidade na longevidade; o mindset para se envolver apenas em rotinas úteis e coerentes com o momento evolutivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autorresponsabilidade perante a perspectiva de futuro intrafisico longevo.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Antevidência: economia avançada.
          Coloquiologia: a evitação de ficar deitado eternamente em berço esplêndido; o ato de ficar com 1 olho no peixe e outro no gato; o ato de não apenas almejar o final feliz mas também promover o durante feliz.
          Proverbiologia. Eis 3 provérbios referentes ao tema: – “Envelhecimento: troféu de vencedor”. “Não há de ser forte, há de ser flexível” (provérbio chinês). “Viver para trabalhar e morrer trabalhando” (provérbio português).
          Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas em ordem alfabética, classificadas em 3 subtítulos:
          1. “Autossustentabilidade. A melhor coisa que a pessoa pode receber é o 13 de Maio da Libertação por si própria”.
          2. “Invexibilidade. A conscin inversora existencial começa a cuidar da saúde desde jovem. A consequência de tal providência é a longevidade com qualidade de vida lúcida, aumento da produtividade intelectual e maior rendimento mentalsomático na fase etária da maturidade somática”.
          3. “Longevidade. A longevidade, seja na vida humana ou na autovivência em período extrafísico, somente é relevante se dedicada à aplicação interassistencial através da lucidez e do discernimento do mentalsoma”. “Longevidade é megarresponsabilidade”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal permanente da autossustentabilidade; o holopensene pessoal da autossuficiência; o holopensene de independência pessoal; o holopensene pessoal da liberdade individual; o holopensene pessoal da autorresponsabilidade; o holopensene pessoal da racionalidade; o cultivo da pensenidade de autonomia pessoal; a autorreeducação pensênica 2                                                           Enciclopédia da Co nscienciologia exemplarista; o holopensene da longevidade holossomática produtiva; o holopensene da antivitimização; o holopensene da intermissibilidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade.
          Fatologia: a autossustentabilidade na longevidade; os autesforços para a conquista e manutenção do equilíbrio holossomático; a autorganização auxiliando na vivência lúcida do determinismo etário; os cuidados com o soma; a evitação de riscos de acidentes domésticos; a constituição do pé-de-meia; a carreira profissional vivida com a responsabilidade no preparo da autonomia financeira; a previdência econômica dando suporte intrafisico à longevidade planejada; o planejamento sendo instrumento de completismos e acabativas; o emprego responsável dos aportes; a priorização das autovivências cosmoéticas ao longo da vida; a inteligência evolutiva (IE) no aproveitamento do tempo; o senso de autorresponsabilidade nas escolhas e decisões refletindo na qualidade do envelhecimento; o investimento na mentalsomaticidade; as gescons construídas na longevidade; a autodeterminação aliada à capacidade de aprender e de se reinventar; a força de vontade para a autoinclusão digital na terceira e quarta idades; a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI); a autoconduta consciente antes e durante a longevidade; a longevidade oportunizando reciclagens existenciais profundas e facultando o completismo existencial; o direito ou faculdade relativa de se reger por leis próprias; a perda relativa de algumas funções somáticas; a necessidade de autequilíbrio para lidar com o preconceito quanto à velhice; a liberdade ou independência moral e intelectual; as evitações dos ganhos secundários decorrentes de convívios anticosmoéticos; a prevenção quanto à subordinação ou sujeição restringidoras à vivência do duplismo na terceira e quarta idades; o convívio familiar benéfico facilitando as recomposições grupocármicas; a autaceitação do estágio da vida humana facilitando autestima sadia; a maturidade consciencial favorecida pelo envelhecimento; o medo de planejar o envelhecimento; a autorresponsabilidade com o ckeckup médico; os cuidados preventivos contra a dessoma antecipada descontinuando a proéxis; a força presencial favorecendo as conquistas evolutivas; a assunção da condição de minipeça no maximecanismo assistencial; o megafoco evolutivo assentado na intermissão lúcida e produtiva; o senso amadurecido de proéxis; a maximoréxis.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal decodificada; o proveito da recuperação de cons magnos no percurso intrafísico; o acesso a neocons proporcionado pelo abertismo consciencial; a amparabilidade extrafísica conquistada pela interassistencialidade vivida; o autodesassédio favorecido pela acalmia adquirida ao longo da vida humana; o parapsiquismo valorizado; a multidimensionalidade autolucida priorizada; a paracerebralidade funcional almejada; a aproximação com a neoparaprocedência do geronte cosmoético e assistencial; a interassistência madura na prática da tenepes; a meta de conquista da autofiex.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autorresponsabilidade–amparabilidade.
          Principiologia: o megaprincípio de nada substituir o esforço pessoal; o princípio “com a vontade inquebrantável tudo é possível”; o princípio da autorresponsabilidade evolutiva; o princípio de não existirem atalhos para a evolução; o princípio da autodisponibilidade assistencial; o princípio do paradever evolutivo aplicado à manutenção da saúde holossomática.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de prioridades pessoais (CPP); o Código Civil Brasileiro.
          Teoriologia: a teoria da autossustentabilidade financeira.
          Tecnologia: a técnica do planejamento financeiro de investimentos e custeios; a técnica de se manter em movimento; a técnica de realizar tarefas diferentes possibilitando aquisição de novos conhecimentos; a técnica de manter a convivialidade sadia e evolutiva; a técnica de aceitar desafios ocasionando novos aprendizados; o estudo da técnica da inversão existencial (invéxis); a técnica de manutenção da homeostase holossomática sendo fator preponderante de longevidade produtiva.
          Voluntariologia: o trabalho voluntário do longevo lúcido mantendo-o ativo e produtivo.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Longevologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia.
          Efeitologia: o efeito da autodeterminação nos resultados de longo prazo; o efeito do bom humor na convivialidade e holossomaticidade sadias; o efeito do exemplarismo da longevidade produtiva para os jovens; o efeito das recins na maturidade longeva; os efeitos da longevidade autolúcida sobre o compléxis e a maximoréxis.
          Neossinapsologia: as neossinapses da longevidade lúcida, produtiva e saudável; as neossinapses promotoras da Pré-Intermissiologia discernida; as neossinapses facultadoras de neoabordagem dessomatológica.
          Ciclologia: o ciclo biológico infância–juventude–maturidade–terceira idade; o ciclo preparação proexológica–consecução proexológica–completismo existencial.
          Binomiologia: o binômio autossustentabilidade-autonomia; o binômio liberdade–autorresponsabilidade evolutiva; o binômio planejamento-acabativa; o binômio responsabilidade proexológica–completismo existencial.
          Interaciologia: a interação disponibilidade intrafísica–investimento extrafísico; a interação autodeterminação-automotivação-continuísmo-autorrevezamento.
          Crescendologia: o crescendo juventude autorresponsável–velhice autossustentável; o crescendo autoplanejamento–conquistas evolutivas; o crescendo autesforços pessoais–completismo existencial.
          Trinomiologia: o trinômio autorresponsabilidade-autoplanejamento-autossustentabilidade; o trinômio autodeterminação-automotivação-autoconfiança; o trinômio motivação-trabalho-lazer.
          Polinomiologia: o polinômio senso intermissivista–senso de proéxis–senso de grupalidade–senso de interdependência–senso de multiexistencialidade–senso de retribuição; o polinômio recuperação de cons–assertividade parapsíquica–autossegurança assistencial–proatividade recinológica–resolutividade cosmoética.
          Antagonismologia: o antagonismo responsabilidade / irresponsabilidade; o antagonismo autonomia / dependência; o antagonismo liberdade / sujeição; o antagonismo completismo existencial / incompletismo existencial; o antagonismo longevidade ativa / longevidade inerte; o antagonismo longevidade interdependente / longevidade heterodependente.
          Paradoxologia: o paradoxo do idoso explorado por jovens financeiramente; o paradoxo de o velho poder ser mais produtivo em relação ao jovem; o paradoxo do geronte com atitudes imaturas, típicas da juventude.
          Politicologia: a Política Nacional do Idoso promulgada na Lei N. 8.842, de 4 de janeiro de 1994.
          Legislogia: a lei da causa e efeito atuante no progresso pessoal nas recomposições grupocármicas; a aplicação da lei do maior esforço evidenciada pela resolutividade evolutiva; o Estatuto da Pessoa Idosa, originalmente Estatuto do Idoso, promulgado pela Lei N. 10.741, de 1 de outubro de 2003.
          Filiologia: a gerontofilia; a decidofilia; a proexofilia; a conviviofilia.
          Fobiologia: a superação da monofobia; a suplantação da nosofobia; a eliminação da tanatofobia; o domínio da gerontofobia.
          Sindromologia: a síndrome da fragilidade no idoso; a sindrome do ostracismo.
          Maniologia: a profilaxia das manias da terceira e quarta idades; a renúncia à mania de autorreferenciar-se “velho”; a eliminação da mania de reclamar.
          Mitologia: o mito de o longevo ser incapaz. 4                                                          Enciclopédia da Co nscienciologia
          Holotecologia: a mnemoteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a evolucioteca; a maturoteca; a teaticoteca; a organizacioteca; a somatoteca; a tenepessoteca.
          Interdisciplinologia: a Longevologia; a Autodeterminologia; a Medicina Preventiva; a Gerontologia; a Conviviologia; a Cosmoeticologia; a Autevoluciologia; a Autodiscernimentologia; a Autopriorologia; a Holomaturologia; a Mentalsomatologia; a Dessomatologia; a Intermissiologia; a Interassistenciologia; a Geriatria; a Autorrevezamentologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin autossustentável; a conscin autorresponsável; a conscin autônoma; a conscin na terceira idade; a conscin na quarta idade; a conscin lúcida; a conscin mentalsomática; a conscin produtiva; a conscin ativa; a conscin assistencial; a conscin saudável; a conscin bem humorada.
          Masculinologia: o octagenário; o nonagenário; o intermissivista; o ancião interdependente; o idoso autônomo; o longevo pré-intermissivista; o escritor; o completista existencial; o reciclante existencial; o longevo exemplarista; o geronte universitário; o idoso voluntário; o tenepessista maduro; o ofiexista; o geronte intermissivista.
          Femininologia: a octagenária; a nonagenária; a intermissivista; a anciã interdependente; a idosa autônoma; a longeva pré-intermissivista; a escritora; a completista existencial; a reciclante existencial; a longeva exemplarista; a geronte universitária; a idosa voluntária; a tenepessista madura; a ofiexista; a geronte intermissivista.
          Hominologia: o Homo sapiens longevitalis; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens intellegens.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: autossustentabilidade intrafísica na longevidade = a condição de a conscin manter a estabilidade material, a saúde somática, a atividade intelectual e as interrelações conviviológicas e socioculturais de maneira dinâmica e funcional; autossustentabilidade multidimensional na longevidade = a condição de a conscin manter, além da autorganização intrafísica, a autodisponibilidade assistencial, o bem-estar holossomático, a higidez mnemossomática, a mentalsomaticidade ativa e a vivência da multidimensionalidade de maneira autolúcida e discernida.
          Culturologia: a cultura da Gerontologia; a cultura da velhice funcional; a cultura da longevidade humana produtiva; a cultura da infantilização do idoso.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autossustentabilidade na longevidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autonomia: Autonomologia; Neutro.
          02. Autorganização na terceira idade: Proexologia; Homeostático.
          03. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Autossustentabilidade holossomática: Autovoliciologia; Homeostático.
          05. Desafio da longevidade ativa: Intrafisicologia; Homeostático.
          06. Geronte pré-intermissivista: Recexologia; Homeostático.
            07.  Inteligência longeva: Somatologia; Neutro.
            08.  Jovialidade sem idade: Temperamentologia; Homeostático.
            09.  Longevidade desaproveitada: Perdologia; Nosográfico.
            10.  Longevidade produtiva: Intrafisicologia; Homeostático.
            11.  Lucidez na maturidade: Holomaturologia; Homeostático.
            12.  Preparação proexológica: Proexologia; Homeostático.
            13.  Previdência multidimensional: Holomaturologia; Homeostático.
            14.  Propósito de vida do idoso: Proexologia; Homeostático.
            15.  Velhice assumida: Autodiscernimentologia; Homeostático.
   A AUTOSSUSTENTABILIDADE NA LONGEVIDADE ADVÉM
 DO SENSO DE PROÉXIS DA CONSCIN AO ADOTAR CONDUTAS PECULIARES AO INTERMISSIVISTA ASPIRANTE
        AO COMPLETISMO E À MORATÓRIA EXISTENCIAIS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, aplica técnicas visando a autossustentabilidade na longevidade? Acrescenta na agenda diária, ações promotoras da longevidade lúcida, produtiva e saudável?
            Bibliografia Específica:
            1. Arantes, Ana Claudia; Pra Vida Toda Valer a Pena Viver; 160 p.; 9 caps.; 21 x 14 cm; br.; GMT Editores Ltda; Rio de Janeiro, RJ; 2021; páginas 70 a 81.
            2. Lima, Taisa Maria Macena; & Sá, Maria De Fátima Freire; Ensaios Sobre a Velhice; 107 p.; 9 caps.; 23 x 16 cm; br.; Arraes Editores Ltda; Belo Horizonte, MG; 2018; páginas 19 a 23.
            3. Mazzaferro, Denise; & Bernhoeft, Renato. Longevidade: Os Desafios e as Oportunidades de se Reinventar; 208 p.; 25 caps.; 23 x 16 cm; br.; Editora Évora; São Paulo, SP; 2016; páginas 83 a 89.
            4. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2a Ed.; Associação Internacional do Centro dos Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; página 990.
            5. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 302, 991, 1.113 e 1.188.
                                                                                                               R. D. S.