A autopesquisometria é a mensuração da qualidade, nível ou percentual de aprofundamento das autanamneses realizadas pela consciência lúcida, visando aprimorar, otimizar e qualificar os autesforços exaustivos continuados no estudo integral, multidimensional, multiexistencial ou holocármico da personalidade humana, por si mesma, com toda autocrítica.
Você, leitor ou leitora, já mensurou a qualidade da própria autopesquisa? Com qual frequência submete-se aos testes e medidas evolutivas das diferentes especialidades da Conscienciologia?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1
AUTOPESQUISOMETRIA
(HOLOMATUROLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A autopesquisometria é a mensuração da qualidade, nível ou percentual de aprofundamento das autanamneses realizadas pela consciência lúcida, visando aprimorar, otimizar e qualificar os autesforços exaustivos continuados no estudo integral, multidimensional, multiexistencial ou holocármico da personalidade humana, por si mesma, com toda autocrítica.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo pesquisa procede do idioma Espanhol, pesquisa, derivada do idioma Latim, pesquisita, de pesquisitus, e este de perquirere, “buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar profundamente; aprofundar”. Surgiu no Século XIII. O segundo elemento de composição metria deriva também do idioma Latim, metrum, “medida de 1 verso”, e este do idioma Grego, métron, “unidade de medida; o que mede; instrumento para medir”.
Sinonimologia: 1. Autestudometria. 2. Autinvestigaciometria. 3. Autexumaciometria. 4. Autesquadrinhometria. 5. Autescrutiniometria. 6. Medição da qualidade da autanamnese. 7. Mensuração do nível da autopesquisa.
Neologia. O vocábulo autopesquisometria e as 3 expressões compostas autopesquisometria aquisitiva, autopesquisometria executiva e autopesquisometria distributiva são neologismos técnicos da Holomaturologia.
Antonimologia: 01. Heteropesquisometria. 02. Autocoerenciometria. 03. Autopensenometria. 04. Autoprodumetria. 05. Autocosmoeticometria. 06. Autintencionometria. 07. Autovoliciometria. 08. Autoproexometria. 09. Autodesassediometria. 10. Autodespertometria.
Estrangeirismologia: a expertise na Autopesquisologia; o fulltime autopesquisístico; o striptease consciencial superavitário; o underground da autopesquisa; a intentio recta autopesquisística; o Autopesquisarium; o Autoconfrontarium.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Holomaturologia.
Megapensenologia. Eis 8 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Autopesquisa: circularidade positiva. Parapsicoteca: autopesquisometria seriexológica. Autopesquisometria: megafoco evolutivo. Autopesquisometrias evitam acomodações. Autopesquisometria é vanguardismo. Autestudometria é indispensável. Exemplifiquemos nossas autopesquisas. Busquemos antecipar autanamneses.
Citaciologia: – Conhece-te a ti mesmo (Sócrates, 470–399 a.e.c.).
Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, pertinentes ao assunto, listadas em ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
1. “Autopesquisa. A maior inutilidade da consciência é a falta da autopesquisa”. “A autopesquisa não deve se restringir ao estudo da intraconsciencialidade, e sim unir a extraconsciencialidade com a multidimensionalidade”.
2. “Imagem. A conscin somente dinamiza a autevolução quando destrói, por meio da autocrítica realística, a imagem idealizada que conserva erroneamente de si mesma”.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da Autopesquisologia; os pesquisopensenes; a pesquisopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopense2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a nes; a evoluciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; a depuração autopensênica ininterrupta.
Fatologia: a autopesquisometria; a autorreflexão quanto à qualidade da autoconscienciometria; a qualimetria da autoconsciencialidade; a aferição dos autodiagnósticos pró-recins; a complexidade da consciência demandando métodos avaliativos avançados; o uso de expressões de medida nos instrumentos autavaliativos; as escalas de aferição dos desempenhos evolutivos; a intraconsciencialidade revisitada e analisada sob múltiplas fácies; o abertismo máximo da autexposição exemplarista; o autexame sob o ângulo de diferentes especialidades da Conscienciologia; a autocobaiagem multifacetada; a personalidade consecutiva autoinvestigada profundamente; a busca ativa das crises de crescimento produtivas; os autenfrentamentos prioritários; a desdramatização da própria realidade consciencial; a autopesquisa superficial gerando acomodação; a profilaxia dos fracassos proexológicos; a Descrenciologia aplicada nas autanamneses; o restringimento intraconsciencial dificultando a autesquadrinhometria; a superação das reatividades a partir da autopesquisometria; o ato de jogar a toalha na defesa da autoimagem; o nivelamento por cima da consciência a partir dos esforços autopesquisísticos; a autenticidade máxima na autestudometria; a Cosmoética Destrutiva e a Impactoterapia aplicadas às autopesquisas; a necessidade de ampliação do conscienciograma para 50 mil itens; a autopesquisa seriexológica; a vontade da consciência na autescrutiniometria, objetivando catalisar a autevolução; a autoperformance evolutiva exumada na autoinvestigaciometria; a autopesquisometria sustentando a Pré-Intermissiologia; a autestudometria das autorretrocognições; a autexumaciometria da automanifestação multidimensional e multiexistencial; a autorreflexão quanto à amparometria; os testes do epicentrismo consciencial lúcido nas aferições da epicentrismometria.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os esbregues intermissivos paraterapêuticos; o autodesassédio otimizado a partir da aferição dos autodiagnósticos pró-recins; a análise do saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); os autesforços na mensuração parafenomenológica pessoal; a qualimetria da autoparaprocedência; as conscins-cobaias intermissivistas, analisadas constantemente pelas testemunhas extrafísicas; as companhias extrafísicas no momento da auto e heterocrítica; a glasnost e a autenticidade exemplaristas da consciex lúcida; o megacurriculum multivitae evidenciado na autopesquisometria; o Serenão enquanto megacobaia evolutiva.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo autoconscienciometria-autoconsciencioterapia; o sinergismo autopesquisometria-autevoluciometria; o sinergismo autopesquisometria-autorreflexão; o sinergismo autopesquisometria–identidade intermissiva; o sinergismo retidão autopesquisística–imperturbabilidade.
Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) aplicado nos esforços exaustivos e multifacetados da autopesquisometria.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) calibrado progressivamente pela autopesquisometria.
Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial; a teoria da avaliação da consciência; a teoria do conscienciograma; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria das cláusulas pétreas na Proexologia; a teoria da holomaturidade consciencial; a teática da recin.
Tecnologia: a técnica da conscin-cobaia; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do detalhismo predispondo à cosmovisão na autopesquisa; a técnica da exaustividade aplicada às múltiplas variáveis da autopesquisometria; a Paratecnologia da Parapsicoteca.
Voluntariologia: o voluntariado interassistencial nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs), sustentando o holopensene autopesquisístico e possibilitando autanamneses frequentes.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI); o laboratório conscienciológico da Autexperimentologia; o laboratório conscienciológico de InvexoloEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 gia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; os registros sobre o próprio laboratório consciencial (labcon).
Efeitologia: o efeito da autopesquisometria no autoconhecimento profundo; os efeitos profiláticos do autescrutínio constante; os efeitos da qualimetria da autoconsciencialidade na holomaturidade; os efeitos da heterocrítica nas autanamneses.
Neossinapsologia: as neossinapses crescentes nas múltiplas camadas da autopesquisometria.
Ciclologia: o ciclo autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o ciclo autobservação-autocrítica-autanamnese-autenfrentamento-recin; a teática da autopesquisometria entrosada ao ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade.
Enumerologia: o percentual de autopesquisofilia; a amplitude da autorreflexão; o grau da autocriticidade; o gabarito da automedição consciencial; o índice da autoconsciência holossomática; a qualidade da holanálise; o patamar da holomaturidade.
Binomiologia: o binômio autopesquisa-autenticidade; o binômio autopesquisa-parapsicoteca; o binômio autopesquisa-heteropesquisa; o binômio unidades de medida–autopesquisometria.
Interaciologia: a interação autopesquisometria-criticometria; a interação autopesquisometria-intencionometria; a interação autopesquisometria-anticonflitometria; a interação autopesquisometria-recexometria; a interação autopesquisometria-recinometria; a interação autopesquisometria-megagesconometria; a interação autopesquisometria-seriexometria; a interação Autopesquisologia-Ponderaciologia.
Crescendologia: o crescendo autopesquisometria-realismometria-revezamentometria.
Trinomiologia: o trinômio autopesquisa–autodiagnósticos profundos–autocorreção permanente.
Antagonismologia: o antagonismo pesquisa convencional / autopesquisa conscienciológica; o antagonismo autossinceridade / autengano; o antagonismo distorção / realismo.
Paradoxologia: o paradoxo de, quanto mais o autopesquisador se conhece, melhor pode compreender o outro.
Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à autopesquisometria.
Filiologia: a autopesquisofilia; a autocriticofilia; a proexofilia; a priorofilia; a coerenciofilia; a consciencioterapeuticofilia; a maturofilia.
Mitologia: a mitoclastia.
Holotecologia: a autopesquisoteca; a recexoteca; a recinoteca; a criticoteca; a analiticoteca; a parapsicoteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca.
Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Autopesquisologia; a Autodecidologia; a Intraconscienciologia; a Recexologia; a Recinologia; a Autexemplologia; a Autodiscernimentologia; a Autopriorologia; a Cosmoeticologia; a Mentalsomatologia; a Evoluciologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o acoplamentista; o homem reflexivo; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
Femininologia: a acoplamentista; a mulher reflexiva; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
Hominologia: o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens autoeducatus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus.
V. Argumentologia
Exemplologia: autopesquisometria aquisitiva = as autanamneses realizadas da pré-adolescência (10 aos 15 anos de idade) ao início da adultidade (15 aos 26 anos de idade), acelerando a precocidade do intermissivista; autopesquisometria executiva = as autanamneses crescentes em áreas específicas da Conscienciologia realizadas da adultidade (26 aos 40 anos de idade) à meia-idade (40 aos 65 anos de idade), qualificando a holomaturidade do intermissivista; autopesquisometria distributiva = as autanamneses multifacetadas realizadas com traquejo na terceira idade (dos 65 aos 80 anos de idade), objetivando a publicação da megagescon.
Culturologia: a cultura da Omnipesquisologia.
Pilar. A autopesquisa é pilar sustentador do paradigma consciencial, no qual o pesquisador é, ao mesmo tempo, o objeto e o experimentador, visando compreender a si próprio sem autocorrupções.
Ilusão. Durante séculos, muitos atuais intermissivistas não se interessaram pela pesquisa de si mesmos, permanecendo acomodados, dispersos e infantilizados quanto à autoconsciencialidade, sem estofo holossomático para maiores rendimentos evolutivos.
Proéxis. Perante as cláusulas personalíssimas da atual proéxis (ego, grupo e policármicas), urge efetuar autanameneses profundas, permanentes e ininterruptas, avaliando o grau crescente ou não da autoconsciencialidade. Autopesquisa é holanálise.
Alavanca. A autexumação profunda, constante e diversificada evita a ilusão dos resultados obtidos na análise das camadas autoinvestigativas meramente epidérmicas e expõe cosmoeticamente o cerne, os nós górdios, os nós paragenéticos, os criptotrafares e os gargalos antiproéxis não enfrentados.
Fórmula. O incômodo é elemento instigador do autescrutínio. Entretanto, quando a consciência é impulsionada pela evoluciofilia, faz a antecipação madura dos autodiagnósticos fomentadores das autorreciclagens a partir da autesquadrinhometria.
Métricas. No universo da Autopesquisologia, eis, dispostas em ordem alfabética, 60 métricas relacionadas aos estudos da Conscienciometrologia, possibilitando autanamneses multifacetadas e avançadas:
01. Amparometria.
02. Anticonflitometria.
03. Assistenciometria.
04. Autorganizaciometria.
05. Coerenciometria.
06. Completismometria.
07. Comunicometria.
08. Conscienciometria. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5
09. Consciencioterapeuticometria.
10. Conviviometria.
11. Cosmoconscienciometria.
12. Cosmoeticometria.
13. Criticometria.
14. Decidometria.
15. Desassediometria.
16. Despertometria.
17. Duplocarmometria.
18. Egocarmometria.
19. Energossomatometria.
20. Epicentrismometria.
21. Evoluciometria.
22. Gesconometria.
23. Grupocarmometria.
24. Heuristicometria.
25. Holomaturometria.
26. Infiltraciometria.
27. Intencionometria.
28. Intermissiometria.
29. Invexometria.
30. Lucidometria.
31. Macrossomatometria.
32. Materpensenometria.
33. Megaeuforizaciometria.
34. Megatrafarometria.
35. Megatraforometria.
36. Ofiexometria.
37. Paraconscienciometria.
38. Parafenomenometria.
39. Para-Historiometria.
40. Parapedagogiometria.
41. Parapercepciometria.
42. Pensenometria.
43. Percucienciometria.
44. Policarmometria.
45. Proexometria.
46. Projeciometria.
47. Realismometria.
48. Recexometria.
49. Recinometria.
50. Retrocogniciometria.
51. Revezamentometria.
52. Seriexometria.
53. Sinaleticometria.
54. Somatometria.
55. Temperamentometria.
56. Tenepessometria.
57. Universalismometria.
58. Verponometria.
59. Voliciometria.
60. Voluntariometria. 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autopesquisometria, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Autavaliação evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
02. Auto-historiometria: Evoluciologia; Neutro.
03. Autopesquisa holocármica: Holocarmologia; Neutro.
04. Autopesquisa inarredável: Autopesquisologia; Neutro.
05. Autopesquisa proexológica: Autoproexologia; Homeostático.
06. Autopesquisofilia: Autopesquisologia; Homeostático.
07. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
08. Binômio Autoconscienciometrologia-Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
09. Binômio tenepes-autopesquisa: Autevoluciologia; Homeostático.
10. Ciclo da autopesquisa: Autocogniciologia; Neutro.
11. Desassombro pesquisístico: Autopesquisologia; Homeostático.
12. Fluxo pesquisístico multidimensional: Pesquisologia; Neutro.
13. Interação Acoplamentarium-Autopesquisologia: Autopesquisologia; Homeostático.
14. Retidão autopesquisística: Autocosmoeticologia; Homeostático.
15. Roteiro de autopesquisa: Autopesquisologia; Neutro.
A AUTOPESQUISOMETRIA PRIORIZADA DURANTE A VIDA
HUMANA OPORTUNIZA REVIVENCIAR O HOLOPENSENE
DA EXPLICITAÇÃO SINCERA DAS AUTORREALIDADES
INTRACONSCIENCIAIS DAS COMUNEXES AVANÇADAS.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, já mensurou a qualidade da própria autopesquisa? Com qual frequência submete-se aos testes e medidas evolutivas das diferentes especialidades da Conscienciologia?
Bibliografia Específica:
1. Costa, João Paulo; & Rossa, Dayane; Manual da Conscin-Cobaia; pref. João Aurélio Bonassi; revisores Roberto Otuzi; Helena Alves Araújo; & Erotides Louly; 200 p.; 5 seções; 26 caps.; 1 cronologia; 22 E-mails; 69 enus.; 2 fotos; 2 gráfs.; 3 ilus.; 2 minicurrículos; 4 tabs.; 20 websites; glos. 183 termos; 45 refs.; 1 apênd.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 79 a 82 e 95 a 98.
2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 266 e 1.011.
D. R.