Atributo Consciencial

O atributo consciencial é a capacidade, faculdade, qualidade, propriedade ou potencialidade da consciência componente do conjunto pessoal da consciencialidade, da lucidez, da acuidade ou percuciência.

Você já identificou o maior e o menor atributo consciencial pessoal?

      ATRIBUTO CONSCIENCIAL
                                 (MENTALSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O atributo consciencial é a capacidade, faculdade, qualidade, propriedade ou potencialidade da consciência componente do conjunto pessoal da consciencialidade, da lucidez, da acuidade ou percuciência.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo atributo vem do idioma Latim, attributus, “dado; atribuído”, de atribuere, “assinar; dar; atribuir”. Surgiu no Século XV. O vocábulo consciência deriva também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Atributo cerebral; atributo cortical. 2. Atributo mentalsomático. 3. Faculdade da consciência. 4. Propriedade consciencial.
          Neologia. As duas expressões compostas miniatributo consciencial e maxiatributo consciencial são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
          Antonimologia: 1. Atributo extracerebral. 2. Amência consciencial. 3. Inconsciencialidade.
          Estrangeirismologia: o aparato sensorium; o Atributarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autoconsciencialidade.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o assunto: – Harmonizemos os atributos.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autoconsciencialidade; a amplitude autopensênica; a megapensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: o atributo consciencial; a faculdade da consciência; a propriedade consciencial; a autolucidez consciencial; a intelecção; a oligofrenia; a hipomnésia; a subcerebralidade; os atributos cerebelares; os atributos conscienciais adormecidos pelo desuso; a superdotação consciencial; a homeostase mentalsomática; o aquecimento neuronal; os módulos do sistema cognitivo; a compensação intraconsciencial; o quociente de inteligência; o ponteiro da bússola consciencial; o taquipsiquismo; o espectro da competência cognitiva pessoal; os cons magnos; os adcons; a inteligência evolutiva (IE); o abertismo consciencial; o dicionário cerebral analógico poliglótico; a reciclagem mentalsomática; a maturidade mentalsomática; o mentalismo.
          Parafatologia: as percepções extrassensoriais.


                                          III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico radical da Heurística (Serenarium).
          Trinomiologia. Segundo a Experimentologia, há 3 trinômios intelectivos dignos de nota quanto às categorias dos atributos da consciência, aqui dispostos na ordem lógica:
          1. Sensações: o trinômio sentidos–atributos conscienciais–parapercepções.
          2. Percuciência: o trinômio concentração mental–atenção fixada–hiperacuidade.
          3. Máximos: o trinômio megaatributo-megatrafor-materpensene.
          Antagonismologia: o antagonismo atributos cerebrais / atributos paracerebrais.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Holotecologia: a intelectoteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Pensenologia; a Intraconscienciologia; a Encefalologia; a Holomaturologia; a Autoconscienciometrologia; a Lucidologia; a Criteriologia; a Definologia; a Cosmovisiologia; a Ortopensenologia; a Macrossomatologia; a Intencionologia; a Voliciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a consréu ressomada; a consciênçula; a isca humana inconsciente; a isca humana consciente.
          Masculinologia: o débil mental; o oligofrênico; o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o amplificador da consciencialidade; o superdotado intelectual; o mentalsômata.
          Femininologia: a débil mental; a oligofrênica; a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a amplificadora da consciencialidade; a superdotada intelectual; a mentalsômata.
          Hominologia: o Homo sapiens intellegens; a Conscientia libera (CL).


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: miniatributo consciencial = a elaboração da fala; maxiatributo consciencial = a autovivência da cosmoconsciência.
          Culturologia: a cultura da Mentalsomatologia.
          Intraconsciencialidade. Do ponto de vista da Intraconscienciologia, o mundo está dentro da consciência, antes de tudo. Não estamos em mundo único, o mesmo, igual para todos quanto aos atributos conscienciais. As acuidades dos sentidos físicos (visão, audição e outros) e das percepções parapsíquicas (projeção consciente, clarividência e outras) variam de homem para homem, de mulher para mulher, de criança para criança e de sensitivo para sensitivo.
          Diferenciação. Os atributos conscienciais apresentam-se diferenciados entre si, ao modo de seletividade ou especialização, cuja parafisiologia ainda permanece obscura às pesquisas da atualidade em relação à natureza, gênese, desenvolvimento, função e múltiplas implicações evolutivas. A sofisticação dos atributos conscienciais está entre as maiores complexidades do Cosmos, tanto em relação às conscins quanto às consciexes.
          Geração. Contudo, os fatos físicos e os parafatos (extrafísicos) evidenciam os atributos conscienciais apresentando hierarquia interativa e culminando na capacidade de gerar outros atributos, mais complexos e evoluídos, passando a integrar naturalmente o desenvolvimento do microuniverso da consciência e respectivas manifestações.
          Megaescola. A Megaescola da Terra, o planeta, funciona ininterruptamente, dia e noite, em tempo integral, nesta dimensão intrafísica e nas dimensões extrafísicas, para as consciências, exigindo o emprego dos atributos conscienciais de 2 modos:
          1. Cérebro. Os atributos do mentalsoma através dos 2 hemisférios cerebrais (soma).
          2. Paracérebro. Os atributos do mentalsoma através do paracérebro (psicossoma).
          Taxologia. Pela ótica da Holomaturologia, na melhoria do entendimento em geral da consciência intrafísica entram, pelo menos, 10 condições intraconscienciais ou atributos sofisticados, aqui dispostos na ordem lógica:
          01. Intelecção (Mentalsomatologia): a inteligência em si; a faculdade mental de pensar; o apanágio da consciência; a atribuição da personalidade; a aptidão psíquica; a raciocinação; a racionalidade; a cognoscência; a cognição; os esquemas de percepção; as faculdades mentais conectadas; o ato de entender; o entendimento em si; a neuróglia; a conceituação das coisas; a capacidade intelectual; a compreensão propriamente dita; a autoconsciência; a retilinearidade autopensênica; o reto exercício da razão.
          02. Autopensenidade (Pensenologia): a razão; o raciocínio; a racionalização simples, complexa e abrangente; o produto do sensorium; a cerebração; a elaboração dos pensamentos ou dos autopensenes; a argúcia penetrativa; a faculdade de raciocinar, induzir e deduzir; a apreensão; a concepção ideativa; a lucidez consciencial ou hiperacuidade.
          03. Imaginação (Imagisticologia): o instrumento das fantasias e ilusões, responsável pelos devaneios e originalidades; a inventiva; a engenhosidade; as faculdades cogitativas capazes de criar e fecundar as ideias; a conceptibilidade; a abstração; o talento; a genialidade. Através do mentalsoma, a consciência organiza e até matematiza a imaginação.
          04. Autoconcentração mental (Megafocologia): a perscrutação em si; a atenção fixa, não saltuária; a atenção dividida multifocal; a megafocagem; a acuidade sensorial máxima; o reconhecimento; a possibilidade da lógica, análise, síntese e antítese; a assimilação do conhecimento; o entendimento. A concentração vem a ser, não raro, o oposto da fantasia, ilusão, devaneio, mera contemplação ou simples curiosidade. A autoconcentração mental permite reflexão, meditação, introversão maior, solilóquio e o escrutínio profundo sobre as realidades características do Homo sapiens sapiens.
          05. Autojuízo crítico (Coerenciologia): o tino prático; a sabedoria; a vivência lógica; o autodomínio consciencial; a autocrítica; a heterocrítica; a omnicrítica; o ultracriticismo; a congruência; os nexos magnos; a autocoerência; as coesões evolutivas.
          06. Associação de ideias (Cosmovisiologia): a bissociação; a comparação; a cadeia silogística de raciocínios; as argumentações lógicas; o estabelecimento de relações e enumerações (Enumerologia); a dialética; o entrecruzamento de informações, elucubrações mentais e parapsíquicas; os exercícios práticos da inteligência; o trabalho da cerebralidade e da cogitação paracerebral. A associação de ideias faculta identificações máximas, controvérsias úteis e refutações corretas permitindo, por fim, a sincronicidade entre fatos e parafatos.
          07. Paraimaginação (Paracerebrologia): a intuição; o feeling; a cognoscência espontânea e instantânea; a alta reflexão; o trabalho paracerebral; as ideias e experiências inatas em ação; a Heurística e a serendipitia.
          08. Parapsiquismo (Parapercepciologia): as parapercepções energéticas (EIs e ECs), anímicas e parapsíquicas, além do normopsiquismo, bradipsiquismo ou taquipsiquismo, ou o raciocínio ordinário da consciência, no estado da vigília física e na multidimensionalidade; a omnipercepção.
          09. Memória (Holomnemônica): a retrospecção; a retenção da compreensão; a visão no tempo; a precognição; o repositório das informações; os reflexos intrafísicos, cerebrais e submemórias celulares (organísmicas) da memória composta, integral, causal ou holomemória; a memória algarísmica; a memória nominativa; a evocação.
          10. Autodiscernimento (Autodiscernimentologia): a autoconsciência apurada; o ajuizamento; o atilamento; a discriminação cogitativa; a capacidade de decidir e identificar o verdadeiro do falso, o consensual do caótico, o melhor do pior, o joio do trigo, o ideal do medíocre, além da boa intenção e da boa vontade; o suprassumo das discriminações do autojuízo crítico. O autodiscernimento permite à consciência alcançar a holomaturidade e a autoconscientização multidimensional (AM), através das priorizações inteligentes cosmoéticas.
          Progressões. A seguir, dispostas na ordem funcional, eis 3 categorias de progressões pertinentes no universo da intraconsciencialidade, expostas para reflexões atentas:
          1. Atributos. Exemplo de progressão de 11 atributos conscienciais ou faculdades mentais conectadas (Paracerebrologia):
           Vontade (Voliciologia)  intencionalidade (Intencionologia)  concentração mental
 atenção fixada  elaboração do pensamento  apreensão (intelecção)  juízo crítico (raciocínio, razão, Criteriologia)  imaginação (Imagisticologia)  memória (Mnemossomatologia) 
associação de ideias (bissociação, paralelismos, Coerenciologia)  convicção (conclusão temporária, Refutaciologia).
          2. Estados. Exemplo de progressão de 11 condições conscienciais ou estados conectados da conscin (Intrafisicologia):
           Vigília física ordinária  hipnagogia  sono REM (Rapid Eyes Movement)  sonho (Onirologia)  pesadelo  sono profundo  saída do soma  projeção consciente (PC, Projeciologia)  interiorização no soma  hipnopompia  despertamento físico.
          3. Parafenômenos. Exemplo de progressão de 11 parafenômenos pessoais ou vivências parapsíquicas conectadas (Parapercepciologia):
           Estado vibracional (EV, Energossomatologia)  mobilização básica de energias (MBE)  acoplamento energético (Acoplamentarium)  assim (assimilação energética simpática)  telepatia  psicometria  clarividência facial  clarividência viajora  isca assistencial lúcida  tarefa energética pessoal (Tenepessismo)  epicentrismo consciencial (epicon).
          Ponteiro. No contexto da Holomaturologia, o ponteiro da bússola consciencial é o regente da orquestra dos múltiplos e complexos atributos da consciência.
          Número. Com base na Dessomatologia, a dessoma é a substituição da pequena morte pela vida imensa, a troca de 20 atributos conscienciais básicos, mais empregados, por exemplo, por 200 atributos paraconscienciais. O número exato desses atributos depende do nível da lucidez evolutiva de cada consciência, do pré-serenão ao Serenão. O número máximo deve ser alcançado no Curso Mentalsomático pela Consciex Livre.
          Androssoma. Pela Sexossomatologia, é impraticável ao homem manter concentração mental, elaboração de pensenes elevados ou empregar a conjugação satisfatória dos próprios atributos conscienciais se estiver com ereção peniana plena, máxima. A questão não é a diminuição do oxigênio no cérebro e sim a capacidade de concentração mental fora do processo sexochacral agudo em andamento e não resolvido.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com os atributos conscienciais, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Abstração: Mentalsomatologia; Neutro.
          2. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          3. Consciência poliédrica: Conscienciometrologia; Neutro.
          4. Consciênçula: Conscienciometrologia; Nosográfico.
          5. Consciex Livre: Evoluciologia; Homeostático.
          6. Conscin eletronótica: Intrafisicologia; Nosográfico.
          7. Intelecção: Mentalsomatologia; Homeostático.
  OS ATRIBUTOS CONSCIENCIAIS DEFINEM A EVOLUÇÃO, O VALOR E OS POTENCIAIS DO PAPEL DA CONSCIÊNCIA
 EM RELAÇÃO A TODOS OS PRINCÍPIOS CONSCIENCIAIS,
 MEGARREALIDADES E PARARREALIDADES DO COSMOS.
           Questionologia. Você já identificou o maior e o menor atributo consciencial pessoal?
Quais providências, medidas ou técnicas já empregou para entender melhor e aperfeiçoar os próprios atributos conscienciais?
           Bibliografia Específica:
           1. Bosco. Francisco; Banalogias (Concentração Mental de Andre Agassi, 1970–); revs. Ana Grillo; Isa Laxe; & Lilia Zanetti Freire; 206 p.; 26 caps.; 1 biografia; 2 enus.; 2 filmogrfias; 1 foto; 11 notas; 9 refs.; 18,5 x 12 cm; br.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 2007; páginas 121 e 122.
           2. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 183, 184, 220, 822, 1.099 e 1.116.
           3. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed. revisada e ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 14, 535, 580 e 929.
           3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 374, 377, 380, 382, 384, 385, 405, 445, 492 e 654.