Atendimento Holotecário

O atendimento holotecário é o ato ou efeito de a conscin apresentar, expor, mostrar, conduzir, encaminhar, acolher e esclarecer os visitantes e pesquisadores interessados, homens e mulheres, quanto aos artefatos do saber componentes das coleções especializadas (tecas)

Você, leitor ou leitora, já teve oportunidade de praticar o acolhimento cosmoético no dia a dia do atendimento holotecário? Em caso afirmativo, percebeu o campo favorável à aplicação da tares? Em qual nível?

      ATENDIMENTO HOLOTECÁRIO
                                     (HOLOTECOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O atendimento holotecário é o ato ou efeito de a conscin apresentar, expor, mostrar, conduzir, encaminhar, acolher e esclarecer os visitantes e pesquisadores interessados, homens e mulheres, quanto aos artefatos do saber componentes das coleções especializadas (tecas)
do megamostruário do conhecimento universal, a Holoteca, na Cognópolis Foz do Iguaçu, PR.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo atender deriva do idioma Latim, attendere, “puxar com força; esticar; apontar; dirigir”. Apareceu no Século XIII. O prefixo holo provém do idioma Grego, hólos, “total; completo; inteiro”. O elemento de composição teca vem do idioma Latim, theca, “estojo; coleção, local de guarda de coleções”, e este do idioma Grego, theke, “caixa; estojo; escrínio; depósito; prédio de guarda”. O sufixo ário provém do idioma Latim Clássico, arium, formador de adjetivos latinos e cultismos no idioma Português.
          Sinonimologia: 1. Apresentação dos artefatos do saber da Holoteca. 2. Acolhimento holotecário. 3. Assistência holotecária. 4. Recepção holotecária. 5. Assessoria holotecária. 6. Explanação da Holoteca. 7. Tares holotecológica.
          Neologia. As 3 expressões compostas atendimento holotecário, atendimento holotecário básico e atendimento holotecário avançado são neologismos técnicos da Holotecologia.
          Antonimologia: 1. Desatendimento holotecário. 2. Desassistência holotecária. 3. Administração holotecária. 4. Organização da Holoteca. 5. Atendimento consciencioterápico.
          Estrangeirismologia: o acolhimento meeting the needs do pesquisador; o concierge conscienciológico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à amparabilidade tarística holotecária.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Sejamos universalmente receptivos.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da receptividade assistencial; o holopensene pessoal empático; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a atenção às alterações da pensenidade na interação holotecário-visitante.
          Fatologia: o atendimento holotecário; a empatia receptiva; o bom senso; o bom-tom; a comunicação flexível; o sorriso agradável expressando receptividade e acolhimento; o bom humor cativante criando empatia; a apresentação pessoal; a predisposição a escutar o outro; a troca de experiências; o respeito às diferenças; a otimização do conhecimento no momento de estudo; a felicidade da conscin em descobrir o universo da Holoteca; as coleções atratoras; as exposições permanentes; as 300 tecas (Ano-base: 2013); as visitas técnicas; as visitas escolares; o ato de aprender a lidar com a imperturbabilidade; o ato de contornar perguntas agressivas; o ato de compartilhar as vantagens e benefícios da Holoteca; o atendimento em dupla; o estímulo dos sentidos; o ato de ser professor e aluno ao mesmo tempo; a autorganização; o cronograma; a pontualidade; o atendimento usando o nós (grupo) evitando o eu (ego); o ato de manter o foco no objetivo do atendimento na Holoteca; a intenção cosmoética; os acúmulos de atendimentos aumentando a maturidade consciencial do atendente; a experiência no atendimento holotecário proporcionando melhor acolhimento.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o paratendimento profilático; a parassistência a partir da visita à Holoteca; a assim antes, durante e após o atendimento holotecário; a desassim; as companhias extrafísicas da conscin visitante; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a atuação pontual do amparo extrafísico de função; a Paradiplomacia aplicada aos paravisitantes.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autoqualificação cosmoética–amparo de função; o sinergismo pesquisa-conhecimento otimizado pelos usuários da Holoteca; o sinergismo das energias cordiais dos holotecários; o sinergismo simpatia–acolhimento assistencial; o sinergismo empatia-assistencialidade.
          Principiologia: o princípio “na dúvida, abstenha-se” na condição de profilaxia no atendimento; o princípio da descrença (PD); o princípio da empatia evolutiva; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do universalismo; os princípios da boa educação; o princípio da interassistencialidade consciencial; o princípio da responsabilidade interconsciencial; o princípio de trabalhar a partir da demanda do visitante-pesquisador; o princípio das perguntas orientarem a apresentação da Holoteca.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à solicitação de esclarecimento no atendimento holotecário; o código de valores pessoais; o código de identificação dos artefatos do saber na Holoteca.
          Teoriologia: a teoria do bom atendimento; a teoria dos limites interassistenciais; a teoria do amparo de função.
          Tecnologia: a técnica do EV; a técnica do aprimoramento da autexpressão; a técnica da desassimilação simpática (desassim) das energias conscienciais; a técnica da autorganização.
          Voluntariologia: o voluntariado na Holoteca.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da sinalética energética; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico Holociclo; o laboratório conscienciológico Holoteca.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Holotecologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia.
          Efeitologia: o efeito do sorriso acolhedor; o efeito harmônico gerado pelo ambiente afetuoso; o efeito retorno da primeira visita à Holoteca; o efeito esclarecedor das respostas aos questionamentos ocorridos na Holoteca; o efeito da apresentação pessoal.
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses a partir dos artefatos do saber; as neossinapes adquiridas por meio da frequência à Holoteca; a consolidação de neossinapses advindas de novas formas de pesquisas; o abertismo consciencial no atendimento holotecário propiciando a aquisição de neossinapes.
          Ciclologia: o ciclo pré-atendimento–atendimento–pós-atendimento; o ciclo atendimento-entendimento-solução; o ciclo interesse-pesquisa-aprofundamento; o ciclo esclarecer–ser esclarecido; o ciclo sementeira-colheita; o ciclo teoria-prática.
          Enumerologia: o atendimento esclarecedor; o atendimento acolhedor; o atendimento receptivo; o atendimento expositor; o atendimento condutor; o atendimento tarístico; o atendimento assistencial.
          Binomiologia: o binômio abertismo-assistencialidade; o binômio liberdade-limite; o binômio pensar antes–falar depois; o binômio vontade-intenção; o binômio informação-esclarecimento; o binômio assim-desassim; o binômio curiosidade-pesquisa; o binômio audição-resposta.
          Interaciologia: a interação abordador-abordado; a interação consciencial permeada de acolhimento; a interação holotecário–artefato do saber; a interação visitante-tecas; a interação atendimento esclarecedor–inteligência evolutiva (IE); a interação autorreflexão pré-atendimento–autorreflexão durante o atendimento–autorreflexão pós-atendimento.
          Crescendologia: o crescendo livro-tratado; o crescendo biblioteca pessoal–biblioteca pública; o crescendo biblioteca-Holoteca.
          Trinomiologia: o trinômio energia-simpatia-alegria; o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio empatia receptiva–empatia parapsíquica–empatia traforista; o trinômio palavra certa–contexto adequado–esclarecimento eficaz; o trinômio autassistência-comunicação-heterassistência; o trinômio interesse-pesquisa-compreensão.
          Polinomiologia: o polinômio postura-olhar-voz-gesto; o polinômio audição-olfato-paladar-tato-visão; o polinômio objeto-acervo-coleção-Holoteca; o polinômio sorriso acolhedor–apresentação pessoal–profissionalismo–boa impressão inicial.
          Antagonismologia: o antagonismo atendimento / desatendimento; o antagonismo intenção de informar / intenção de convencer; o antagonismo bom humor / mau humor; o antagonismo querer assistir / ser indelicado; o antagonismo artefato do saber / bagulho energético; o antagonismo crítica construtiva / crítica assediadora.
          Paradoxologia: o paradoxo de a Holoteca demandar atendimento amplo e precisar se adequar à disponibilidade limitada de tempo do visitante.
          Politicologia: a democracia; a assistenciocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a autodiscernimentocracia; a bibliocracia; a cognocracia.
          Legislogia: a lei da sincronicidade; a lei do maior esforço na resolução de solicitações da conscin atendida; a lei da interassistencialidade evolutiva; a lei da empatia.
          Filiologia: a bibliofilia; a intelectofilia.
          Fobiologia: a eliminação da fobia da autexposição.
          Sindromologia: a superação da síndrome da insegurança; a síndrome do perfeccionismo dificultando o acolhimento à demanda do pesquisador.
          Mitologia: o mito do improviso no atendimento holotecário.
          Holotecologia: a comunicoteca; a argumentoteca; a coerencioteca; a cognoteca; a Fozteca; a Holoteca; a interassistencioteca; a mensuroteca; a sincronoteca.
          Interdisciplinologia: a Holotecologia; a Abertismologia; a Argumentologia; a Assistenciologia; a Atenciologia; a Autexemplologia; a Comunicologia; a Cronologia; a Curiosologia; a Estilologia; a Ideologia; a Imagística; a Organizaciologia; a Teaticologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin atendente; a conscin-solução; a conscin educadora; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o holotecário; o visitante paraquedas; o comunicólogo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a holotecária; a visitante paraquedas; a comunicóloga; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens expositor; o Homo sapiens communicativus; o Homo sapiens explicator; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens flexibilis; o Homo sapiens teaticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: atendimento holotecário básico = a apresentação da Holoteca a consciências sem foco de pesquisa; atendimento holotecário avançado = a apresentação da Holoteca a consciências com foco de pesquisa.
          Culturologia: a bagagem cultural; a cultura da Aparenciologia; a cultura da autorganização pensênica; a cultura da comunicabilidade interconsciencial tarística; a cultura da conservação de acervos; a cultura da empatia pessoal; a cultura da intercompreensão; a cultura da prudência; a cultura do acolhimento; a cultura do esclarecimento; a paracultura; a cultura holotecológica.
          Procedimentologia. Segundo a Taristicologia, eis, em ordem alfabética, 6 ações ou princípios para o bom atendimento ao visitante e / ou pesquisador:
          1. Acolhimento: a autossatisfação em acolher; a boa orientação ao pesquisador.
          2. Acompanhamento: o auxílio ao pesquisador.
          3. Comunicação: a clareza; a objetividade; a transparência; a segurança.
          4. Empatia: o uso do bom humor; o entrosamento sincero.
          5. Entendimento: a demanda; a necessidade do visitante.
          6. Linguagem: a adequação à conscin atendida.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o atendimento holotecário, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Bibliofilia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          02. Bibliologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          03. Biblioteca: Mentalsomatologia; Neutro.
          04. Capacitação tarística: Taristicologia; Homeostático.
          05. Comunicação interassistencial: Comunicologia; Homeostático.
          06. Definição do básico: Definologia; Homeostático.
          07. Empatia receptiva: Interassistenciologia; Homeostático.
          08. Escuta atenta: Comunicologia; Neutro.
          09. Fato orientador: Pesquisologia; Neutro.
          10. Gentileza: Conviviologia; Neutro.
          11. Holotecologia: Comunicologia; Homeostático.
          12. Humor homeostático: Holomaturologia; Homeostático.
          13. Leitura: Leiturologia; Neutro.
          14. Nicho da neoideia: Verponologia; Neutro.
          15. Taxologia holotecária: Holotecologia; Neutro.
   O ATENDIMENTO HOLOTECÁRIO PREDISPÕE AS CONSCINS USUÁRIAS DA HOLOTECA À ASSOCIAÇÃO COSMOVISIOLÓGICA DE NEOIDEIAS E EXPANSÃO CONSCIENCIAL
   POR MEIO DO ACOLHIMENTO COSMOÉTICO TARÍSTICO.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já teve oportunidade de praticar o acolhimento cosmoético no dia a dia do atendimento holotecário? Em caso afirmativo, percebeu o campo favorável à aplicação da tares? Em qual nível?
             Bibliografia Específica:
             1. Polito, Reinaldo; Como Falar Corretamente e sem Inibição; pref. Blota Júnior; 238 p.; 8 caps.; 10 enus.; 8 ilus.; 21 x 14 cm; br.; 94ª Ed.; Saraiva; São Paulo, SP; 2001; páginas 67 a 71, 85 e 117 a 119.
             2. Ribeiro, Lair; Comunicação Global: A Mágica da Influência; pref. Ozires Silva; 128 p.; 21 caps.; 2 enus; 17 ilus.; 1 tab.; 21 x 14 cm; br.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 1993; páginas 54, 55, 91, 105 e 118.
             3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 158, 179 e 180.
             4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 105 a 110, 235, 318 a 321, 335 e 336.
             5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 297.
             6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 411 e 423.
                                                                                                                        R. H.