Atenção Dividida

A atenção dividida é a centralização ou focalização da atenção, com apreensão cognitiva sadia, em 2 ou mais objetivos, sentidos ou objetos, ao mesmo tempo, nos quais a conscin esteja vendo, escutando ou mantendo acompanhamento atento, nas manifestações pensênicas compostas mais sofisticadas.

Qual nível de atenção você focaliza nas autopesquisas? Você já introduziu a atenção dividida na diuturnidade? Já consegue seguir 2 noticiários diferentes, em 2 canais de TV, ao mesmo tempo, sem perder os detalhes, nomes e cifras das notícias veiculadas?

      ATENÇÃO DIVIDIDA
                                    (MENTALSOMATOLOGIA)


                                             I. Conformática

          Definologia. A atenção dividida é a centralização ou focalização da atenção, com apreensão cognitiva sadia, em 2 ou mais objetivos, sentidos ou objetos, ao mesmo tempo, nos quais a conscin esteja vendo, escutando ou mantendo acompanhamento atento, nas manifestações pensênicas compostas mais sofisticadas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo atenção deriva do idioma Latim, attentio, “atenção, aplicação do espírito”. Surgiu no Século XV. O vocábulo dividir vem igualmente do idioma Latim, dividere, “dividir, partir; repartir, distribuir; apartar, estremar, separar de; matizar, variar; quebrar, romper”. Apareceu também no Século XV.
          Sinonimologia. Eis 10 áreas com diferenças evidentes, contudo convergentes nos significados do amplo universo da progressão sinonímica da atenção dividida, dispostas na ordem alfabética:
          01. Abrangência: atenção periférica; cosmovisão; visão de conjunto.
          02. Acuidade: acuidade multidirecional; estado de alerta lateral; vigilância composta.
          03. Divisão: atenção multipartida; plurissegmentação da atenção.
          04. Evoluciologia: atributo evolutivo; atributo mentalsomático.
          05. Fixação: multifixação da mente.
          06. Foco: atenção multifocal; concentração omnifocal; foco diferencial.
          07. Modalidades: atenção multifacetada; atenção multímoda.
          08. Pensenologia: lateropensenidade; simulpensenidade pessoal.
          09. Realística: antialienação; multicasuística; multifatuística.
          10. Sentido: multiorientação seletiva das autopercepções.
          Neologia. Os 2 vocábulos miniatenção dividida e maxiatenção dividida são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
          Antonimologia. Eis 10 áreas com diferenças evidentes, contudo convergentes nos significados do amplo universo da progressão antonímica da atenção dividida, dispostas na ordem alfabética:
          01. Abrangência: estado de alerta restrito; restringimento perceptual; monoideísmo.
          02. Acuidade: antiatenção; desatenção; dispersão consciencial; displicência; distração; falta de atenção; inatenção; incapacidade de concentração; invigilância; obnubilação.
          03. Divisão: atenção pontual.
          04. Evoluciologia: atributo antievolutivo; atributo subcerebral.
          05. Fixação: aprosexia; atenção saltuária; DATH (deficit de atenção com hiperatividade); desinteresse; desorganização perceptiva; devaneio.
          06. Foco: atenção monofocal; desfocalização do interesse; divergência de foco.
          07. Modalidades: atenção monofacetada.
          08. Pensenologia: circumpensidade; monopensenidade.
          09. Realística: alienação; quimera.
          10. Sentido: apraxia ideativa; desorientação perceptiva.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à técnica do detalhismo.


                                               II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da cosmovisão; o abertismo autopensênico; a extrapolação pensênica; a lateropensenidade.
          Fatologia: a atenção dividida; a atenção dividida automática; a atenção ordinária; a atenção pontual; a primeira atenção; a segunda atenção; a atenção lateral; a atenção dicotômica; a atenção múltipla; a atenção concentrada; o abertismo consciencial; o abertismo consciencial omnilateral; o poliglotismo; o generalismo; o Universalismo; a abertura mnemônica; a focagem consciencial; a focagem multicentralizada; o reparo multifacetado; as abordagens polimórficas; os alvos compartilhados; o multiescrutínio simultâneo; a condição complexa de sobreaviso; a inspeção por vários flancos; as nuanças da hiperlucidez; a consciência como lupa multifocal; a intelecção calidoscópica; o objetivo poliédrico; o multiespectro de ideogramas; o raciocínio polifásico; a autanálise consciencial; a autorganização; o contraponto; o cosmograma; a globalização; a inteligência multifocal; a Macroeconomia; a multidisciplinaridade.
          Parafatologia: o paracérebro prismático.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: a expansão do sinergismo.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Binomiologia: o binômio concentração mental–atenção dividida; o binômio concentração cognitiva–dispersão visual.
          Trinomiologia: o trinômio corpo-mente-consciência.
          Antagonismologia: o antagonismo atenção monodimensional / atenção multidimensional; o antagonismo atenção / desatenção.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Filiologia: a atenciofilia; a neofilia.
          Sindromologia: o combate à síndrome da dispersão.
          Holotecologia: a atencioteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Cerebrologia; a Experimentologia; a Somatologia; a Mnemossomatologia; a Parafenomenologia; a Despertologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a pessoa ambiatenta.
          Masculinologia: o superatento; o atilado; o taquipsíquico; o cerebrão; o antenado; o hiperlúcido.
          Femininologia: a superatenta; a atilada; a taquipsíquica; a cerebrona; a antenada; a hiperlúcida.
          Hominologia: o Homo sapiens tachypsychicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens intrarticulator; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens intraconscientiologus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: miniatenção dividida = o controle de voo das aeronaves do controlador no aeroporto; maxiatenção dividida = a condição da semiconsciexialidade da conscin lúcida.
          Culturologia: a cultura da Mentalsomatologia.
          Dificuldades. Nas análises e avaliações da Conscienciometrologia, toda personalidade egoísta, segregacionista, ultrortodoxa, discriminadora, racista, classista, corporativista, nacionalista extremada, chovinista, machista, monarquista radical ou geocêntrica tem imensa dificuldade para vivenciar o atributo evolutivo da divisão da atenção.
          Vivências. Dentro do universo da Parafenomenologia, a conscin, sem algum grau de atenção dividida, não consegue experimentar nem os fenômenos da autobilocação extrafísica e do autoabraço e muito menos o fenômeno projetivo da bilocação física.
          Comparação. Segundo a Mentalsomatologia, a operação racional da comparação, bissociação ou associação de ideias dinamiza, qualifica e melhora o nível da atenção dividida.
          Analogia. A atenção dividida apresenta alguma analogia com o moinho de vento (veleta)
em função do caráter de versatilidade dinâmica, evidenciando a complexidade do microuniverso da consciência.
          Hipóteses. Há duas hipóteses para a pesquisa da atenção dividida ou o ato de responder às seguintes questões:
          1. Somas. Quem tem melhor atenção dividida, o homem ou a mulher? Onde? Como?
Quando? Por qual razão?
          2. Zoossomas. Os animais subumanos de grande porte já apresentam rudimentos da atenção dividida? Onde? Como? Quando?
          Projeto. Bom projeto de pesquisas para os conscienciólogos(as) é montar o curso teático de aperfeiçoamento da atenção dividida sadia.
          Conformática. Pela Comunicologia, o escritor, quando escrevendo bem, emprega a atenção dividida rudimentar em relação ao confor, aos sentidos dos vocábulos, à subjetividade e à objetividade.
          Polivalência. A partir da Cerebrologia, a atenção dividida simples define a conscin monovalente e monoglota. A atenção dividida é própria da conscin polivalente, multifacetada, poliglota, versátil.
          Paliativo. Conforme os princípios da Consciencioterapia, a atenção dividida pode ser o recurso terapêutico ou, pelo menos, o paliativo eficaz, quando, por exemplo, a pessoa está com resfriado, coriza, malestar e não encontra nenhuma posição física mais confortável (estigma somático efêmero).
          Técnica. Neste caso, basta dividir a atenção entre o lenço de papel, o ato de assoar o nariz, lacrimejar e espirrar, com a concentração da atenção na redação do artigo técnico. A condição do resfriado tornar-se-á menos desagradável e o resultado do procedimento será produtivo.
          Consciência. Obviamente, o poder da vontade da consciência humana é mais poderoso se comparado à resistência do vírus do estado gripal.
          Atacadismo. De acordo com a Cosmanálise, a inteligência evolutiva (IE), o Universalismo e a conduta atacadista da conscin exigem a vivência da atenção dividida.
          Conscienciês. Do ponto de vista da Cosmoconscienciologia, a atenção dividida evidencia vislumbres do conscienciês com o emprego indispensável do paracorpo do autodiscernimento.
          Exercícios. Devido à Evoluciologia, a atenção dividida sadia da pessoa adulta, quando personalidade bem formada, pode ser aperfeiçoada e expandida através de exercícios, autorganização mentalsomática e motivação.
          Focos. No âmbito da Holomaturologia, a atenção dividida pode ser classificada em várias categorias de acordo com o número de focos da atenção mantidos simultaneamente, sejam 2, 3 ou mais.
          Autorretrocognições. No contexto da Intermissiologia, a atenção dividida é recurso usado para o acesso mais amplo às retrocognições relativas ao Curso Intermissivo da conscin lúcida.
          Inconsciência. Tendo em vista a Intrafisicologia, na Socin, ainda patológica, a atenção dividida ocorre mais frequentemente com as conscins de modo espontâneo, instintivo ou inconsciente, ainda não atingindo nível técnico sofisticado, com o emprego deliberado da vontade e intenção mais lúcidas.
          Níveis. No estudo da Holossomatologia, a qualidade da atenção dividida depende de 2 níveis de realidade:
          1. Focos. A heterogeneidade dos focos de atenção.
          2. Diferenças. As diferenças existentes entre os objetos observados.
          Memoriologia. Diante da Mnemossomatologia, dentro do universo dos atributos conscienciais, a atenção dividida é instrumento indicado para a expansão da associação de ideias, da qualidade de brainstorming e do acesso mais amplo à holomemória, à Paragenética e à hiperacuidade.
          PL. Apoiado na Parafisiologia, qualquer nível de lucidez se assenta, antes de tudo, na atenção, por isso, a atenção dividida pode ser útil nas vivências extrafísicas da conscin projetada, veterana com a projetabilidade lúcida.
          Pangrafia. Mediante a Parapercepciologia, a atenção dividida aparece como sendo, a essência das manifestações evoluídas da pangrafia, onde várias modalidades de fenômenos energéticos, anímicos e parapsíquicos são desenvolvidos com lucidez, conexões e simultaneidade.
          Música. Observando a Parassociologia, há exemplos enfáticos da atenção dividida nas performances dos músicos de orquestra sinfônica e naquele profissional executando melodias populares e empregando diversos instrumentos musicais ao mesmo tempo.
          Subjetivismo. Quanto à Pensenologia, os lateropensenes, ou os pensenes periféricos ao fluxo cogitativo, evidenciam o emprego subjetivo e, não raro, inconsciente, da atenção dividida.
          Circumpensenes. Já os circumpensenes, os circunlóquios ou os pensamentos dispersivos sem foco da atenção sadia, demonstram a atenção saltuária própria da criança, ou seja: do adulto ainda em formação.
          Ponteiro. Na área da Proexologia, a divisão da atenção da conscin aprimora a aplicação do ponteiro da consciência sendo alternativa para se levar as automanifestações pensênicas em conjunto, de eito, por atacado, sem deixar rastros de omissões deficitárias na consecução da proéxis.
          Emocionalismo. Perante a Projeciocriticologia, a atenção dividida ocorre de modo menos difícil nas projeções lúcidas com o mentalsoma isolado. As emoções advindas do psicossoma perturbam a vivência com atenção dividida até no estado projetivo.
          Paratroposfera. Em função da Projeciologia, as ações extrafísicas compostas exigem o emprego da atenção dividida por parte da conscin, quando projetada, notadamente em ambiente paratroposférico.
          Frustração. A falta da divisão da atenção é causa frequente do término prematuro ou da interiorização frustrante da maioria das projeções conscientes dos calouros humanos quanto à projetabilidade lúcida.
          Interesses. Em relação à Psicossomatologia, a atenção simples depende do nível do interesse ou da motivação. A atenção dividida exige múltiplos interesses e multimotivações.
          Digestão. Na Somatologia, a vivência da atenção dividida, em alto nível, exige a divisão da fixação ou concentração mental, e pode ser perturbada por ruídos, problemas respiratórios, fome, a digestão depois da lauta refeição e até a imaginação fértil capaz de constantes abstrações.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a atenção dividida, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Abstração: Mentalsomatologia; Neutro.
          2. Atenção: Mentalsomatologia; Neutro.
          3. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
          4. Grupo de neoideias: Mentalsomatologia; Neutro.
          5. Intelecção: Mentalsomatologia; Homeostático.
          6. Interação evolutiva: Autopesquisologia; Homeostático.
          7. Sinalética parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
      AO MODO DA HOLOMEMÓRIA, DA HIPERACUIDADE,
  DA COSMOVISÃO E DA PARAUDIÊNCIA, A CONSCIÊNCIA
 POLIMÁTICA PODE DISPOR E APLICAR A OMNIATENÇÃO
  MULTIFOCAL E PLURIFACETADA COM ULTRADEFINIÇÃO.
           Questionologia. Qual nível de atenção você focaliza nas autopesquisas? Você já introduziu a atenção dividida na diuturnidade? Já consegue seguir 2 noticiários diferentes, em 2 canais de TV, ao mesmo tempo, sem perder os detalhes, nomes e cifras das notícias veiculadas?
           Bibliografia Específica:
           1. Araújo Jr., Newton; Há Tempo pra Tudo! (Fazer Tudo ao Mesmo Tempo); Correio Braziliense; Jornal; Diário; Caderno: Cidades: 1 enu.; 2 ilus.; Brasília, DF; 27.06.99; capa do caderno e página 2.
           2. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 354.
           3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 637.