Antiacaso

O antiacaso é a ocorrência, em geral imprevista e, por isso, malinterpretada, podendo ser ou não mal recebida pela conscin por gerar transtorno e exigir alguma reciclagem existencial forçada.

Você, leitor ou leitora, já encarou a realidade do antiacaso? Quais conclusões práticas obteve?

      ANTIACASO
                                   (INTRAFISICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O antiacaso é a ocorrência, em geral imprevista e, por isso, malinterpretada, podendo ser ou não mal recebida pela conscin por gerar transtorno e exigir alguma reciclagem existencial forçada.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O prefixo anti vem do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. A palavra acaso procede do idioma Latim, a casu, “por acidente; por acaso”. Surgiu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Ocorrência imprevista. 2. Acontecimento malinterpretado. 3. Fato mal recebido.
          Neologia. As duas expressões compostas antiacaso identificado e antiacaso ignorado são neologismos técnicos da Intrafisicologia.
          Antonimologia: 1. Acaso. 2. Ilusão. 3. Sorte. 4. Ignorância.
          Estrangeirismologia: a ocorrência do feedback.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade pessoal a partir da vivência da inteligência evolutiva (IE).
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Acaso: sincronicidade ignorada.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da holomaturidade evolutiva; o primopensene; os fluxopensenes; a fluxopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os parapensenes; a parapensenidade.
          Fatologia: o antiacaso; os componentes da estrutura do antiacaso no Cosmos; o mecanismo antiacaso; o senso de causação de tudo; a Etiologia; a lógica dos fatos; a previsibilidade possível; a prospectividade inteligente; a racionalidade aplicada em todas as atividades pessoais; os fatores estocásticos e determinísticos da evolução dos seres vivos; os pontos cegos cognitivos; os elos perdidos interconceituais; a autorganização progressiva; a ampliação do foco de observação; a admissão de múltiplas versões da realidade; a associação de ideias; as múltiplas conexões ecossistêmicas; a contextualização dos fenômenos; a capacidade possível de resposta dos processos aleatórios; a causalidade funcional ou probabilística; a Cibernética consagrada aos problemas do antiacaso; a coexistência de estabilidade e mudança; a intersubjetividade e os fatores centrípetos na existência humana; as lógicas heterodoxas ou próprias da complexidade multiforme; a complexificação progressiva da vida; a composição de organismo vivo, complexa, totalmente impossível de ser explicada pelo acaso; a constatação de a evolução não se processar ao acaso, mas, ao contrário, mover-se em direção específica; a contínua realimentação corrigindo os desvios de rota; a desordem aparente enquanto o aspecto previsível das realidades não for desvelado; a impossibilidade da eliminação completa, por parte da conscin vulgar, da imprecisão, da ambiguidade e da contradição; a integração parte-todo nos pensamentos sistêmicos; a singularidade nos fenômenos pessoais; a matemática da complexidade; o antiacaso e a Epistemologia; o antiacaso e a Ontologia; o antiacaso e a Sociologia; as operações lógicas da distinção e conjunção; a transdisciplinaridade; a visão sistêmica envolvendo a complexidade, a instabilidade e a intersubjetividade; o pensamento complexo; o pensamento dialógico com entrecruzamento de perspectivas; o processo estocástico; o raciocínio algorítmico conceitual; o pensamento da causalidade recursiva e da causalidade circular recursiva; o fato de não existirem, a rigor, fenômenos de causa única; o fato fundamental de nada existir sem específica razão, ou causa, para tal fato ser assim e não de qualquer outro modo; a seleção natural obedecendo ao processo antiacaso através do aumento gradativo da complexidade; a tendenciosidade sistemática; as conexões não triviais; as invariâncias organizacionais; as realidades inconcebíveis pelo acaso; o calculador de probabilidades, o real inquisidor científico antiacaso; o caos determinista; o conceito da causalidade complexa; o fato de nenhum acaso dinamizar a evolução da consciência com base, sempre, nos autesforços ou na qualidade dos autodesempenhos; a crise de crescimento evolutivo não raro tomada, erroneamente, à conta de prejuízo, na condição de antiacaso comum; a necessidade da coerência da cosmovisão; o antiacaso manifestando-se adredemente; o antiacaso como conhecimento posterior; a perda da crença da simplicidade do microcosmo; a perda da crença da causalidade linear; a perda da crença na possibilidade da objetividade sem a multidimensionalidade; a previsão antiacaso; o planejamento estratégico fundamentando-se no antiacaso e contradizendo a postura passiva de esperar; o reconhecimento das regularidades na aparente aleatoriedade; os espaços consensuais para validação das experiências.
          Parafatologia: a interferência das energias conscienciais (ECs) do observador por onde vai; o estudo dos fenômenos ainda sem causas discerníveis; o desconhecimento da estrutura das sincronicidades no Cosmos; as concausas extrafísicas geralmente ignoradas; o acidente de percurso parapsíquico; a macro-PK destrutiva; a Consciex Livre como sendo quem entende mais, obviamente, do antiacaso e de tudo.


                                             III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo interfenômenos; o sinergismo interparafenômenos; o sinergismo fenômenos-parafenômenos.
          Principiologia: o princípio do antiacaso; o princípio da atração dos afins; o princípio de causa e efeito; o princípio espúrio do autocomodismo; o princípio da causalidade recursiva; o princípio da sincronicidade onipresente no Cosmos; o princípio do Cosmos estar sob controle inteligente e cosmoético; o princípio de nada acontecer por acaso; o princípio da complexidade organizada; o princípio da incerteza; o princípio da razão suficiente; o princípio da organização; o princípio da espiral evolutiva.
          Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC) vivenciado qualificando as ocorrências convergentes na existência coletiva; o código pessoal de Cosmoética (CPC) vivenciado qualificando as ocorrências convergentes da autexistência; o código fundamental da vida consciencial; o código universal da Moral Cósmica.
          Teoriologia: a teoria científica do observador; a teoria da autopoiese; a teoria da causação restrita do mecanismo; a teoria da preexistência; a teoria do antiacaso; a teoria geral dos sistemas; o fato de o conceito de causa não poder ser confundido com determinismo e nem com a capacidade de fazer previsões, confirmado pela teoria do caos; o determinismo vivencial da teoria das interprisões grupocármicas; a teoria do descarte do imprestável; a teoria do “isto também passa”.
          Tecnologia: a técnica da assepsia energética; a técnica da desassimilação simpática; a técnica da mudança de bloco; a técnica do detalhismo na avaliação do antiacaso; as técnicas analíticas da parapsicoteca.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoconscienciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Holocarmologia; o Colégio Invisível das CLs.
          Efeitologia: os efeitos dos retrossomas no neossoma; os efeitos dos precedentes históricos nas vivências atuais e nas prospectivas existenciais; os efeitos do saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) na própria holobiografia; o papel do tempo na relação causa-efeito; a causa estatística e o efeito estatístico; o efeito borboleta.
          Ciclologia: o ciclo sementeira-colheita; o ciclo encontros–desencontros–reencontros multiexistenciais; o ciclo de acidentes pessoais; o ciclo de recolta das vitimizações semeadas.
          Enumerologia: a lógica, a racionalidade, a prospectiva, a previsão, o planejamento, a causação e a cosmovisão desfazendo a vicissitude, o percalço, o revés, o desgosto, a desdita, o infortúnio e o atropelo.
          Binomiologia: o binômio holobiografia-holocarma.
          Interaciologia: a interação ou a mistura inextricável do sujeito e objeto; a interação gota d’água–acidente de percurso; a interação afinidades-sincronicidades.
          Crescendologia: o crescendo paradigmático clássico-sistêmico-consciencial; o crescendo simplificação-complexificação; o crescendo acaso-antiacaso; o crescendo negligência-catástrofe; o crescendo fracasso-melin; o crescendo evolutivo da compreensão do fluxo cósmico.
          Trinomiologia: o trinômio presente-passado-futuro; o trinômio causas-concausas-consequências; o trinômio acasos-coincidências-sincronicidades; o trinômio observação-análise-constatação; o trinômio sistêmico suborgânico–orgânico–supraorgânico.
          Antagonismologia: o antagonismo acaso / antiacaso; o antagonismo articulação (conjunção) / análise (disjunção); o antagonismo casualidade / causalidade; o antagonismo causalidade / determinismo; o antagonismo determinismo / livre arbítrio; o antagonismo determinismo / previsibilidade; o antagonismo imprevisibilidade / previsibilidade; o antagonismo pensamento complexo / pensamento analítico; o antagonismo cosmovisão / monovisão; o antagonismo antiacaso negativo / primener; o antagonismo antiacaso (fato humano; Casuística) / paracaso (fato multidimensional; Paracasuística); o antagonismo antiacasos óbvios / antiacasos sutis.
          Paradoxologia: o paradoxo da coexistência das características criatividade e diretividade na seleção natural darwiniana; o paradoxo da coexistência de zonas deterministas e pontos de comportamento probabilista; o paradoxo da coexistência dos aspectos da mutação (acaso)
e seleção natural (antiacaso) no processo evolutivo; o paradoxo geral do tempo; o fato paradoxal de tanto o acaso quanto o antiacaso serem frutos da ignorância humana ou da ausência da vivência da inteligência evolutiva; o pensamento lógico sem eliminação dos paradoxos, ambiguidades e incertezas; o paradoxo do livre arbítrio engajado do teleguiamento cosmoético.
          Politicologia: a democracia direta; a meritocracia evolutiva.
          Legislogia: as leis das probabilidades; a lei do menor esforço; as leis cósmicas; as leis da sincronicidade universal; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei de atração dos afins; a lei de causa e efeito.
          Fobiologia: a hedonofobia.
          Mitologia: o mito da sorte e do azar; a necessidade obtusa da criação de mitos e deuses para explicar as irregularidades do Cosmos.
          Holotecologia: a abstratoteca; a infortunioteca; a nosoteca; a oniroteca; a pensenoteca.
          Interdisciplinologia: a Intrafisicologia; a Raciocinologia; a Holomaturologia; a Parapercucienciologia; a Imagisticologia; a Onirologia; a Fatuística; a Holocarmologia; a Acidentologia; a Infortunística; a Intencionologia; a Assediologia; a Desviologia; a Sociopatologia; a Interprisiologia; a Psicossomatologia; a Recexologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; as consciências em evolução; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens antiacasus; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens synchronicus; o Homo sapiens megasynchronicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: antiacaso identificado = a ocorrência registrada até por meios multidimensionais; antiacaso ignorado = a ocorrência passada despercebida.
          Culturologia: a cultura da Holomaturologia; a Multiculturologia Planetária.
          Contrariedade. Na área da Parapatologia, manifestação significativa do antiacaso é a contrariedade transmutando, em momentos, a conscin autovitimizada pela bipolaridade, da condição da excitabilidade eufórica para o estado da autodepressão profunda.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o antiacaso, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adversidade: Holocarmologia; Nosográfico.
          02. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          03. Autocontingenciamento: Intrafisicologia; Neutro.
          04. Bamburriologia: Proexologia; Neutro.
          05. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          06. Conexão interdimensional: Conexologia; Neutro.
          07. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
          08. Dia da incompletude: Assincronologia; Nosográfico.
          09. Fluxo cósmico: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          10. Megassincronicidade: Megassincronologia; Neutro.
          11. Minissincronicidade: Minissincronologia; Neutro.
          12. Parassincronicidade: Parassincronologia; Neutro.
          13. Pseudoerro: Parapercepciologia; Neutro.
          14. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
          15. Sincronicidade: Cosmoconscienciologia; Neutro.
    O ANTIACASO É OBJETO COMPLEXO E DESAFIADOR
     DE PESQUISA PARA TODA CONSCIÊNCIA DISPOSTA
  A ENTENDER AS COMPLEXIDADES DAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL NO COSMOS.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, já encarou a realidade do antiacaso? Quais conclusões práticas obteve?