Ampulheta Consciencial

A ampulheta consciencial é a expressão metafórica designando o instrumento hipotético de medida utilizado na apuração e conferência cronoevolutiva das aquisições e / ou aportes recebidos, reciclagens intra e extraconscienciais, conquistas e realizações efetivadas pela conscin, homem ou mulher, relativas à consecução da programação existencial (proéxis)

Você, leitor ou leitora, utiliza algum instrumento de medida para avaliação das reciclagens intraconscienciais realizadas? Faz periodicamente o balanço proexológico das metas pessoais? Na escala de 1 a 5, qual o percentual alcançado?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                                  AMPULHETA CONSCIENCIAL
                                      (CRONOEVOLUCIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A ampulheta consciencial é a expressão metafórica designando o instrumento hipotético de medida utilizado na apuração e conferência cronoevolutiva das aquisições e / ou aportes recebidos, reciclagens intra e extraconscienciais, conquistas e realizações efetivadas pela conscin, homem ou mulher, relativas à consecução da programação existencial (proéxis)
pessoal.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo ampola vem do idioma Latim, apola, “pequeno tubo, hermeticamente fechado, destinado a conter líquido”. Surgiu no Século XIV. O termo ampulheta apareceu no Século XVII. A palavra consciência deriva também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Relógio proéxico consciencial. 2. Cronômetro consciencial. 3. Calendário consciencial.
             Neologia. As 3 expressões compostas ampulheta consciencial, ampulheta consciencial deficitária e ampulheta consciencial superavitária são neologismos técnicos da Cronoevoluciologia.
             Antonimologia: 1. Estagnação consciencial. 2. Momento cronológico. 3. Marcador do tempo intrafísico. 4. Relógio de pulso. 5. Cronômetro.
             Estrangeirismologia: o continuum cronológico relativo à vida; o delay produtivo.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao conhecimento especializado e aplicado do tempo evolutivo.
             Megapensenologia. Eis 7 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ampulheta: tempo, vida. O tempo voa. Os dias passam. Proéxis: currículo existencial. Reciclagem: recin, recéxis. Relógio atrasado atrasa. Metáforas ampliam ideias.
             Coloquiologia. Eis duas expressões coloquiais referentes à temática: o fato de o tempo poder curar quase tudo; o ato de não deixar para amanhã o dever de hoje.
             Citaciologia: – O tempo corre, passam-se os dias, e o ano vai rapidamente chegando a seu termo; mais algumas semanas e ele cairá na eternidade como 1 grão de areia na ampulheta das horas (José de Alencar, 1829–1877). Estude o passado se quiser decifrar o futuro (Confúcio, 551–479 a.e.c.).
             Proverbiologia: – Águas passadas não movem moinhos.
             Ortopensatologia: – “Tempo. O passado é o pai do presente. O presente é o filho do futuro”. “O futuro, o amanhã e o depois são os pensenes no Cosmos”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da mensuração do tempo; os prioropensenes; a prioropensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; os assistenciopensenes; a assistenciopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os evoluciopesenes; a evoluciopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade.
             Fatologia: a ampulheta consciencial; a cronêmica pessoal; o gargalo mor da ampulheta consciencial a ser superado; a transitoriedade da vida; o calendário vivencial; o ritmo do relógio biológico; a cronometria consciencial; o desconhecimento do tempo existencial; a passagem do tempo; o mapeamento das recéxis e recins; o autoconscienciograma; os aportes; o autolegado assistencial; o passado sempre presente no temperamento; o temperamento delineando o estilo pessoal; a pegada consciencial; o porão consciencial; a oportunidade de efetuar acertos grupocármi2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a cos; a maturidade em aceitar as marcas e sequelas somáticas da passagem do tempo intrafísico; as gestações conscienciais cosmoéticas; o acesso às próprias vivências e experiências conscienciais; a impossibilidade de saber completamente do futuro; a eliminação dos conflitos intraconscienciais; a autodeterminação na superação dos travões evolutivos; a sensação de incompletude da proéxis; o conhecimento dos erros e acertos ao longo da vida; a necessária tarefa da autoperscrutação periódica; os meandros internos desdobrados em labirintos; os acertos e desacertos garimpados na memória atravessada pela auto-holobiografia passada a limpo; o ato de dar tempo ao tempo sem ansiosismos; o calendário; os meses a fio indefinidos; os dias da semana orientando as tarefas; as horas; os minutos; a bússola consciencial; o foco no ponteiro intraconsciencial indicador das autodecisões; a atenção aos detalhes; a rotina útil; a base física otimizada; o fato a ser pesquisado; o estudo de mapas; a pesquisa da árvore genealógica; o Receituário de Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia auxiliando nos temas de pesquisa; a cápsula do tempo; o aqui-agora multidimensional; o ônus decisório; os reencontros de destino; a mudança do cenário existencial; as autossuperações evolutivas; a inexistência de aposentadoria por tempo evolutivo; a inseparabilidade grupocármica; as conquistas evolutivas pessoais; a colheita intrafísica da interassistencialidade; o compléxis; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o ajuste da ampulheta consciencial com a proéxis individual e grupal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as parapercepções; os encontros extrafísicos para solução dos gargalos proexistas; as sincronicidades vivenciadas; a noção extrafísica quanto ao tempo interminável; as retrocognições esclarecedoras; o desapego à autoimagem do passado reciclando energias mal paradas; a parceria com o amparo extrafísico de função nas interassistências; os parabanhos energéticos confirmando as parapercepções; a consciência enquanto regente da própria orquestra das múltiplas existências; a autoconstatação dos amigos extrafísicos na prática da tenepes; as interpretações das vivências parapsíquicas na tenepes.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo forma-conteúdo; o sinergismo autodeterminação-continuísmo; o sinergismo consciência do tempo–tempo da consciência; o sinergismo previsto-realizado.
          Principiologia: o princípio evolutivo de ser sempre tempo de mudar; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da autenticidade autopesquisística; o princípio da descrença (PD); o princípio do respeito ao nível evolutivo de todas as consciências; o princípio da otimização do tempo.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) norteando as tomadas de decisões; o código de exemplarismo pessoal (CEP) delineando a maturidade.
          Teoriologia: a teoria da seriéxis; a teoria da recéxis; a teoria da bússola consciencial intensificando as autopesquisas; a teoria evolutiva do egocarma-grupocarma-policarma; a teoria dos tempos evolutivos.
          Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da cronometragem do tempo; a técnica da higidez pensênica; a técnica da recin; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade.
          Voluntariologia: a disponibilização de tempo para o voluntariado consciencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Cosmoconscienciologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Decidologia; o CoEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 3 légio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Recinologia.
             Efeitologia: o efeito do tempo desperdiçado no incompléxis; o efeito túnel do tempo no cumprimento da proéxis; o efeito otimizador das recins realizadas no tempo correto; o efeito homeostático na organização do tempo; o efeito facilitador da maturidade na reconciliação grupocármica.
             Neossinapsologia: as neossinapses das neodescobertas conscienciológicas; as neossinapses autopesquisísticas.
             Ciclologia: o ciclo passado-presente-futuro; o ciclo dos ponteiros do relógio indicando a passagem do tempo intrafísico; o ciclo decisão-ação; o ciclo da espiral evolutiva; o ciclo interassistencial aprender-ensinar; o ciclo biológico infância–adolescência–meia-idade–maturidade.
             Enumerologia: a ampulheta seriexológica; a ampulheta evoluciológica; a ampulheta biológica; a ampulheta genealógica; a ampulheta proexológica; a ampulheta mesológica; a ampulheta recinológica.
             Binomiologia: o binômio autocrítica-autossinceridade; o binômio recebimento-retribuição; o binômio ampulheta consciencial–solidão; o binômio retrospectiva-prospectiva; o binômio tempo-ressoma; o binômio ampulheta consciencial–ponteiro cosmoético; o binômio primener-euforin.
             Interaciologia: a interação tempo-evolução; a interação traforismo-abertismo; a interação análises-sínteses; a interação ensino-aprendizagem; a interação autopesquisa-autorreciclagens.
             Crescendologia: o crescendo intrafísico dia-mês-ano-década-século; o crescendo assistência grupocármica–assistência policármica; o crescendo tempo de semear–tempo de colher.
             Trinomiologia: o trinômio perdão-gratidão-doação; o trinômio egocarma-grupocarma-policarma; o trinômio autocorência-intencionalidade-lucidez; o trinômio tempo-produção-autevolução; o trinômio autorrevezamento multiexistencial–fôrma holopensênica–cápsula do tempo; o trinômio amadurecimento-crescimento-produtividade; o trinômio passado-presente-futuro; o trinômio autexperiência-recin-proéxis.
             Polinomiologia: o polinômio primeiro tempo–segundo tempo–terceiro tempo–quarto tempo do Curso Intermissivo (CI); o polinômio espaço-tempo-proxêmica-cronêmica; o polinômio horas-dias-anos-décadas.
             Antagonismologia: o antagonismo tempo cronológico / tempo consciencial; o antagonismo esbanjamento do tempo / aproveitamento do tempo; o antagonismo tempo imagístico / tempo real; o antagonismo fechadismo / abertismo; o antagonismo antecipar / postergar.
             Paradoxologia: o paradoxo do passado sempre presente; o paradoxo de a evolução cobrar atrasos, apesar da eternidade do tempo; o paradoxo de a realização de múltiplas tarefas não garantir o compléxis; o paradoxo de a metáfora poder ampliar a compreensão dos aportes conscienciais; o paradoxo de o avanço dos ponteiros do relógio não acelerar a hora.
             Politicologia: a evoluciocracia; a conscienciocracia; a proexocracia; a tenepessocracia; a voluntariocracia; a lucidocracia; a meritocracia.
             Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei de ação e reação nas manifestações diárias.
             Filiologia: a autodecidofilia; a autodeterminofilia; a autodisciplinofilia; a leiturofilia; a autocosmoeticofilia; a recinofilia; a proexofilia.
             Fobiologia: a futurofobia; a descrenciofobia; a criticofobia; a cronofobia; a sociofobia; a tanatofobia; a claustrofobia.
             Sindromologia: a autossuperação da síndrome da falta de tempo; a remissão da síndrome do estrangeiro (SEST); a evitação da síndrome da pressa; a eliminação da síndrome do ansiosismo com a prática diária do EV.
             Maniologia: a mania da procrastinação; a dromomania; a mania de realizar várias tarefas descuidadamente ao mesmo tempo.
             Mitologia: o mito da perfeição; o mito de não haver tempo para mudar; o mito de pensar saber tudo. 4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Holotecologia: a coerencioteca; a decidoteca; a determinoteca; a cronoteca; a evolucioteca; a autoprioroteca; a proexoteca; a parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Cronoevoluciologia; a Proexologia; a Priorologia; a Antidesperdiciologia; a Perdologia; a Tenepessologia; a Recinologia; a Fraternismologia; a Assistenciologia; a Acolhimentologia; a Interprisiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin pontual; a conscin-multitarefa; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin ansiosa; a conscin enciclopedista; a consciência amigável; a personalidade fraterna; a conscin confiável.
          Masculinologia: o reciclante existencial; o inversor existencial; o hiperativo; o curioso; o detalhista; o revisor; o comunicólogo; o autor; o escritor; o inventor; o professor; o proexista; o proexólogo; o benfeitor; o intermissivista; o cognopolita; o escriba; o pesquisador; o voluntário; o autodidata; o amparador intrafísico; o jovem; o adulto; o idoso; o exemplarista cosmoético.
          Femininologia: a reciclante existencial; a inversora existencial; a hiperativa; a curiosa; a detalhista; a revisora; a comunicóloga; a autora; a escritora; a inventora; a professora; a proexista; a proexóloga; a benfeitora; a intermissivista; a cognopolita; a escriba; a pesquisadora; a voluntária; a autodidata; a amparadora intrafísica; a jovem; a adulta; a idosa; a exemplarista cosmoética.
          Hominologia: o Homo sapiens chronoevolutiologus; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens fraternus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: ampulheta consciencial deficitária = a indicação do cumprimento a menor das reciclagens intraconscienciais e das metas assumidas no Curso Intermissivo; ampulheta consciencial superavitária = a indicação do cumprimento satisfatório das reciclagens intraconscienciais e das metas assumidas no Curso Intermissivo.
          Culturologia: a cultura da maturidade interconsciencial; a cultura da autodesperticidade; a cultura do exemplarismo esclarecedor; a cultura da priorização assistencial; a cultura da reciclagem intraconsciencial; a cultura da megafraternidade; a cultura da amparabilidade.
          Proexologia. Considerando a Interassistenciologia, a ampulheta consciencial sinaliza o tempo dos ajustes a serem efetuados para o cumprimento das tarefas proexológicas assumidas no Curso Intermissivo quanto à assistencialidade ao grupocarma, promovendo a euforin e a libertação das interprisões.
          Taxologia. Pelos critérios da Analiticologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 indicadores perceptivos dos aportes auferidos e recins prioritárias no tempo consciencial:
          1. Autoconfiança: a conquista da autossegurança nos trafores reconhecendo os talentos inatos, valores intelectuais e as ideias originais. Confiança é essencial.
          2. Autorganização do tempo: a priorização das atividades intelectuais, físicas e de lazer. Organização é reeducação.
          3. Convivialidade sadia: a percepção do controle das emoções no trato com o outro. Gentileza gera gentileza. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               5
             4. Flexibilidade: o reconhecimento de heterocríticas com sinceridade cosmoética. Sempre é tempo.
             5. Gescon: a escrita de verbetes; a coautoria gesconográfica. Escrita: autolegado evolutivo.
             6. Grupocarma: a ampliação da assistência e valorização das necessidades de cada qual, sabendo ouvir sem pré-julgamentos. Querer é poder.
             7. Livro de Credores Grupocármicos (LCG): a atualização constante enquanto forma de gratidão. Registar é rememorar.
             8. Prioridades: a assistência a todas as consciências. Nenhum a menos.
             Curiosologia. Segundo a Historiologia, os relógios não eram dotados de precisão quanto atualmente (Ano-base: 2021), sendo a ampulheta útil marcador dos intervalos de pequenos tempos. Eis, por exemplo, duas curiosidades sobre o objeto constituído por dupla de âmbulas transparentes, intercomunicadas por pequeno orifício por onde passa determinada quantidade de areia:
             1. Século VIII: conhecida também como relógio de areia, segue princípio idêntico ao do relógio de água ou clepsidra, sendo a criação atribuída ao monge francês Luitprand, de Chartres.
             2. Séculos XIII e XIV: bastante utilizada em viagens de navegação, pois o balançar das ondas não interferiam na precisão do passar do tempo.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a ampulheta consciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
             02. Aqui-agora multidimensional: Paracronologia; Neutro.
             03. Assinatura pensênica: Pensenologia; Neutro.
             04. Autorrecuperação dos megacons: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
             05. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático.
             06. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
             07. Cidadania multidimensional: Parassociologia; Homeostático.
             08. Cronêmica pessoal: Cronologia; Neutro.
             09. Intrepidez sadia: Temperamentologia; Homeostático.
             10. Lucidez paracronológica: Seriexologia; Homeostático.
             11. Minuto: Cronologia; Neutro.
             12. Passagem do tempo: Paracronologia; Neutro.
             12. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
             14. Prioridade pessoal: Megapriorologia; Homeostático.
             15. Reencontro de destino: Reencontrologia; Homeostático.
  A AMPULHETA CONSCIENCIAL, METÁFORA AUFERIDORA
  AUTO-HOLOBIOGRÁFICA, É SINALIZADORA DAS RECINS
    REALIZADAS SOMADAS AO BALANÇO INDISPENSÁVEL
    DOS APORTES E CLÁUSULAS DA PROÉXIS PESSOAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, utiliza algum instrumento de medida para avaliação das reciclagens intraconscienciais realizadas? Faz periodicamente o balanço proexológico das metas pessoais? Na escala de 1 a 5, qual o percentual alcançado?
6                                                                       En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            Filmografia Específica:
            1. O Feitiço do Tempo. Título Original: Groundhog Day. País: EUA. Data: 1993. Duração: 103 min. Gênero: Comédia. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção: Harold Ramis. Elenco: Bill Murray; Andie MacDowell; Chris Elliot; Stephen Tobolowsky; Brian Doyle-Murray; Marita Geraghty; Angela Paton; Ricku Ducommun; Rick Overton; Robin Duke; & Harold Ramis. Produção: Tervor Albert; & Harold Ramis. Desenho de Produção: John Beard. Roteiro: Danny Rubin; & Harold Ramis, embasado em história de Danny Rubin. Fotografia: John Bailey. Música: George Fenton. Estúdio: Columbia Pictures Corporation. Sinopse: Frustrado com o emprego de repórter do tempo, Phil Connors (Bill Murray) vai a pequena cidade estadunidense para cobrir o especial sobre o “Dia da Marmota”. Phil já não consegue disfarcar o desapontamento, por ser o quarto ano consecutivo cobrindo a matéria. E para complicar a vida, Phil fica preso no tempo, acordando sempre no mesmo dia.
            2. Uma Breve História do Tempo. Título Original: A Brief History of Time. País: Inglaterra, EUA e Japão. Data: 1991. Duração: 80 minutos. Gênero: Documentário. Idade (Censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Errol Morris. Produção: David Hickman. Direção de Arte: David Lee. Roteiro: Stephen Hawkings, baseado no livro Uma Breve História do Tempo. Música: Phillip Glass. Companhia. National Broadcasting Company (NBC); Tokyo Broadcasting System (TBS); Anglia Television; Channel Four Films; & Cineplex Odeon Films. Sinopse: O filme é documentário sobre a vida e obra do cosmólogo Stephen Hawkings, o qual, mesmo sofrendo de grave doença neurodegenerativa (Esclerose Lateral Amiotrófica) fez grandes contribuições para a Ciência em geral e para a Física em específico ao estudar a história do tempo.
            Bibliografia Específica:
            1. Bittencourt, Aline; et al.; Receituário de Verbetes: Coletânea de Prescrições da Enciclopédia da Conscienciologia; pref. Marilene Ragagnin; & Keiko Asaoka; revisores Equipe de Voluntários(as)-Receituaristas; 268 p.; 226 definições; 220 enus.; 1 E-mail; 3 exemplos; 11 fotos; 11 microbiografias; 1 quadro sinótico; glos. 215 Receitas de Verbete; 3.959 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, 9a Ed.; 33 refs.; 3 videografias; 2 websites; alf.; 28 x 21 cm; br.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Epígrafe; Foz do Iguaçu; PR; 2019; páginas 178, 179 e 217 a 219.
            2. Vieira,Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.610.
            3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari;& Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia;2 pontuações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos;12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.;1 anexo; 27,5 x 21 com;enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 290, 297 e 329.
                                                                                                                       S. F.