O amor puro é o sentimento mentalsomático, incondicional, doador, universalista, pacificador, interassistencial, curador, genuinamente fraterno, de profundo acolhimento e compreensão do outro, sem contaminações do querer para si, sem expectativas nem cobranças, tendo como princípio o respeito à liberdade de manifestação das consciências.
Você, leitor ou leitora, já experimentou o sentimento do amor puro?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 AMOR PURO (EVOLUCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O amor puro é o sentimento mentalsomático, incondicional, doador, universalista, pacificador, interassistencial, curador, genuinamente fraterno, de profundo acolhimento e compreensão do outro, sem contaminações do querer para si, sem expectativas nem cobranças, tendo como princípio o respeito à liberdade de manifestação das consciências. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo amor vem do idioma Latim, amor, “amizade; dedicação; afeição; ternura; desejo grande; paixão; objeto amado”. Surgiu no Século XIII. O termo puro deriva também do idioma Latim, purus, “sem mistura nem alteração”. Apareceu no mesmo Século XIII. Sinonimologia: 1. Amor altruísta. 2. Amor fraterno. 3. Amor evolutivo. 4. Amor genuíno. 5. Afetividade madura. 6. Verdadeiro amor. 7. Superamor. 8. Amor autêntico. Antonimologia: 1. Amor egoísta. 2. Amor possessivo. 3. Amor doentio. 4. Amor credor. 5. Amor intrusivo. 6. Amor errado. 7. Fascínio escravizante. 8. Afeição cega. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade afetiva. Proverbiologia. Eis 4 provérbios relacionados ao tema: – “Fazer o bem sem saber a quem”. “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso”. “Quem ama deixa partir”. “O amor é passarinho que não aceita gaiola”. Filosofia: a Holofilosofia; o Universalismo; a Filosofia das Filosofias; a Filosofia da paz. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do amor puro; o holopensene coletivo das interrelações sadias humanas e para-humanas; o holopensene do autodiscernimento afetivo; os ortopensenes; a ortopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a racionalidade como materpensene pessoal. Fatologia: o amor puro; o amor assentado na autevolução consciencial; a Higiene Consciencial permanente; a holomaturidade psicossomática pessoal; a harmonia íntima; a ancoragem interna; a vivência dos verdadeiros sentimentos elevados; a opção pela evolução; a compreensão das prioridades cósmicas; a inteligência evolutiva (IE); o abertismo consciencial; a cosmovisão; a cosmossíntese; a Lógica do Cosmos; a consciência da contradição evolutiva; a tarefa do esclarecimento (tares); a interassistencialidade máxima; a intercompreensão; a megafraternidade; o universalismo vivenciado; o exemplarismo vivenciado; a priorização da evolução; o primado da Cosmoeticologia. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o predomínio do paracorpo do discernimento; o emprego maduro das energias do cardiochacra; o cipriene; a doação de energias; a autoconscientização multidimensional (AM) evolutiva; as reconciliações multisseculares; o Maximecanismo Multimensional Interassistencial; o exercício do amor puro favorecendo o acesso à Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); o megafenômeno da cosmoconsciência; a autoconscientização máxima do Paradireito; o tenepessismo; a ofiex pessoal. 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo das sincronicidades diárias; o sinergismo elo interconsciencial–elo cosmológico; o sinergismo pacificação íntima–pacificação interconsciencial. Principiologia: o princípio de objetivar o melhor para todos; a priorização dos princípios avançados da evolução; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da neoverpon; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da descrença (PD); o princípio da evolução permanente; o princípio do maxifraternismo universal; o princípio da megafraternidade. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código do exemplarismo pessoal (CEP). Teoriologia: a teoria da atração universal; as teorias da evolução consciencial; a teoria do Homo sapiens serenissimus; a teoria da interassistencialidade; a teoria da fraternidade universal evolutiva; as neoteorias conscienciológicas; a teoria da libertação da interprisão grupocármica; a teoria da relatividade interdimensional; a teoria das verdades relativas de ponta (verpons) da Conscienciologia; a teoria da Conviviologia Evolutiva. Voluntariologia: o voluntariado cosmoético; o voluntariado das organizações humanitárias internacionais; o voluntariado das Instituições Conscienciocêntricas (ICs). Tecnologia: as técnicas do Universalismo; a técnica da vivência do binômio coexistencial admiração-discordância; a técnica da criticidade cosmoética; a técnica expansiva da Cosmovisiologia; a técnica da jurisprudência universal. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência. Colegiologia: o Colégio Invisível do Universalismo; o Colégio Invisível dos Cosmoeticólogos; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Holocarmologia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões (CIS); o Colégio Invisível das Consciexes Livres (CLs). Efeitologia: os efeitos harmonizadores da afetividade extrafísica avançada livre das pressões emocionais derivadas do sexo; os efeitos evolutivos do uso inteligente do livre arbítrio pessoal; o efeito halo da teática interassistencial; o efeito das acumulações harmonizadas; o efeito bumerangue das autopensenizações altruístas; os efeitos evolutivos do exemplarismo cosmoético. Neossinapsologia: as neossinapses cosmoéticas, altruístas e maxifraternas; as neossinapses da omninteratividade cosmoética; a substituição das retrossinapses de pedir para si pelas neossinapses do desapego cosmoético. Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade; o ciclo varejismo consciencial–atacadismo consciencial. Enumerologia: a coerência afetiva; a autodisponibilidade permanente; a vanguarda evolutiva; a saída do amor romântico; a transafetividade; a saída da emoção restringidora; o sentimento libertário. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio afetividade-assistencialidade; o binômio afeto-acolhimento; o binômio assertividade cosmoética–interassistencialidade; o binômio racionalidade–eficácia evolutiva; o binômio megarreflexão-maxipercepção; o binômio tenepes-ofiex. Interaciologia: a interação conscin-conscin; a interação conscin-consciex; a interação senso de fraternidade–senso cosmoético; a interação entre os elementos do Cosmos; a interação evolutiva; a interação assistente-assistido; a interação Ética-Cosmoética; a interação verpon–liberdade consciencial; a interação mão na mão. Crescendologia: o crescendo capitalismo–socialismo cosmoético; o crescendo eu-nós. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio primener-eudemonia-eutimia; a desvalorização do trinômio poder-prestígio-posição; o trinômio antiemocionalismo-anticonflitividade-autoincorruptibilidade; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistencialidade; o trinômio Universalismo-altruísmo-fraternismo. Polinomiologia: o polinômio parapsiquismo-megacompreensão-megafraternidade-universalismo; o polinômio pacificação-união-congraçamento-universalismo. Antagonismologia: o antagonismo amor puro / paixão; o antagonismo concessões / exigências; o antagonismo racionalidade / emocionalidade; o antagonismo emoções exacerbadas / sentimentos elevados. Paradoxologia: o paradoxo do livre arbítrio engajado do teleguiamento cosmoético. Politicologia: a evoluciocracia; a lucidocracia; a cognocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a discernimentocracia. Legislogia: a lei do maior esforço; a lei das afinidades interconscienciais; as leis da sincronicidade universal; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei de responsabilidade do mais lúcido; as leis cósmicas regendo o Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; as paraleis da megafraternidade. Filiologia: a amparofilia; a conviviofilia; a fraternofilia; a conscienciofilia; a interassistenciofilia; a pacienciofilia; a terapeuticofilia; a tenepessofilia; a sociofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a cosmoeticofilia; a parassociofilia; a intraconscienciofilia; a mentalsomatofilia. Fobiologia: a anulação do medo de amar abertamente. Sindromologia: a anulação da a síndrome da ectopia afetiva (SEA). Maniologia: o fim da egomania. Mitologia: a derrocada das mitografias afetivas subumanas; a superação do mito do amor romântico. Holotecologia: a convivioteca; a consciencioteca; a energeticoteca; a interassistencioteca; a traforoteca; a conscienciometroteca; a cognoteca; a experimentoteca; a intelectoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Autocogniciologia; a Interassistenciologia; a Intercomunicologia; a Intercompreensiologia; a Grupocarmologia; a Autocriticologia; a Autopesquisologia; a Autodiscernimentologia; a Mentalsomatologia; a Homeostaticologia; a Holomaturologia; a Policarmologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a semiconsciex; o ser interassistencial; a consciência amiga raríssima; a conscin minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o ser interassistencial; a consciex mega-homeostática; a Consciex Livre. Masculinologia: o amparador intrafísico; o conscienciólogo; o conviviólogo; o holofilósofo; o cosmoeticólogo; o conscienciocrata; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o ofiexista; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo; o Serenão. Femininologia: a amparadora intrafísica; a consciencióloga; a convivióloga; a holofilósofa; a cosmoeticóloga; a conscienciocrata; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcido; a ofiexista; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga; a Serenona. Hominologia: o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens conscientiocrata; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens exemplar; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens holophilosophus. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a V. Argumentologia Exemplologia: amor puro esboçante = a dupla evolutiva (DE) tenepessista; amor puro avançado = a transafetividade vivenciada tendo como resultado a instalação e manutenção da ofiex. Culturologia: a cultura da Filosofia do Universalismo; a cultura da Holoconviviologia; a cultura da Mentalsomatologia; a cultura da fraternidade interassistencial policármica; a cultura de paz. Taxologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 7 condições necessárias para quem deseja vivenciar o sentimento elevado do amor puro: 1. Autossatisfação. A conscin deixa de pedir para si, pois o próprio bem-estar e plena satisfação são promovidos por ela mesma e não mais pelo outro. Acontece quando percebe ser promotora do próprio campo holossomático homeostático, capaz de sustentá-lo e mantê-lo. 2. Cosmoética. A base anticosmoética do amor romântico é a carência afetiva, essa condição é anuladora do amor puro, pois a conscin ainda se apresenta carregada de cobranças. É necessário superar qualquer tipo de carência, seja sexual, afetiva, financeira, emocional ou intelectual. Vale atentar à necessidade da autossustentabilidade cosmoética. 3. Convivialidade. O autocomprometimento com o holopensene da Cosmoética, do pacifismo e do universalismo visando a autoconvivialidade fraterna, e expansão para o Cosmos, permite a amplificação do fraternismo. 4. Holovisão. A visão de conjunto permite aflorar o sentimento genuíno de compreensão e fraternismo pelo outro. Quanto mais se conhece os diversos pontos de vistas construídos historicamente pela Humanidade, mais há capacidade cognitiva para compreender o outro. 5. Mentalsomaticidade. A compreensão do fluxo evolutivo do Cosmos se dá a partir do uso das capacidades cognitivas do corpo mental, ampliando a visão de conjunto e dando mais clareza aos encaminhamentos evolutivos necessários. 6. Respeito interconsciencial. Reconhecimento e consideração ao nível evolutivo das outras consciências é fator preponderante e irremediável no contexto do amor puro. 7. Sexualidade madura. O amor puro está para além do desejo e da satisfação sexual, ocorre quando o sexo deixa de ser o leitmotiv condutor da vida. Envolve outro tipo de satisfação, a evolutiva. Dentro do nível evolutivo médio da Humanidade portadora do veículo somático, essa condição acontece quando a consciência está plenamente satisfeita ou por vida sexual homeostática ou quando os hormônios da sexualidade já não dominam o soma da. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o amor puro, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Amor doador: Autodiscernimentologia; Homeostático. 03. Amor incondicional: Evoluciologia; Homeostático. 04. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 05. Autossustentabilidade holossomática: Autovoliciologia; Homeostático. 06. Conscin universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. 07. Crescendo afetividade-transafetividade: Transverponologia; Homeostático. 08. Cultura de paz: Pacifismologia; Homeostático. 09. Holofilosofia: Holomaturologia; Homeostático. 10. Maxiproéxis: Maxiproexologia; Homeostático. 11. Mito do amor romântico: Psicossomatologia; Neutro. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 12. Poder da fraternidade: Harmoniologia; Homeostático. 13. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático. 14. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. 15. Sentimento elevado: Mentalsomatologia; Homeostático. A CONSCIN, AO VIVENCIAR O SENTIMENTO ELEVADO DO AMOR PURO, AMPLIFICA A COMPREENSÃO ACERCA DO FLUXO EVOLUTIVO DO COSMOS E VISLUMBRA O MAXIFRATERNISMO RUMO À SERENOLOGIA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já experimentou o sentimento do amor puro? O quanto ainda precisa abrir mão do querer para si para vivenciar tal sentimento? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 228 e 450. 2. Idem; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 35, 36 e 72. 3. Idem; Manual da Dupla Evolutiva; revisores Erotides Louly; & Helena Araújo; 208 p.; 40 caps.; 20 E-mails; 88 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 teste; 17 websites; 16 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 17, 43, 44, 96, 99, 100, 105, 134, 135, 138 e 144. 4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 130, 261, 332, 346, 363, 365, 368, 370, 404, 359, 439, 525, 528, 559, 567, 580, 635, 636, 646, 650, 697, 717, 719, 726, 728, 729, 731, 733 e 757. V. F.