A Tangenciologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, técnicos ou pesquisas da tangência, toque ou aproximação simples, sem aprofundamento, entre as ocorrências, acontecimentos, episódios, conjunturas, incidentes, fatos e parafatos, fenômenos e parafenômenos, realidades e pararrealidades.
Você emprega a Tangenciologia nas pesquisas da consciência? Quais os proveitos obtidos daí?
TANGENCIOLOGIA
(INTERDISCIPLINOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A Tangenciologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, técnicos ou pesquisas da tangência, toque ou aproximação simples, sem aprofundamento, entre as ocorrências, acontecimentos, episódios, conjunturas, incidentes, fatos e parafatos, fenômenos e parafenômenos, realidades e pararrealidades.
Tematologia. Tema central neutro.
Etimologia. O termo tanger vem do idioma Latim, tangere, “tocar (sentido físico e moral); estar contíguo”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
Sinonimologia: 1. Ciência da tangência. 2. Pesquisa do tangenciamento. 3. Pesquisa do toque sensível. 4. Estudo da contiguidade.
Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 13 cognatos derivados do vocábulo tangência: subtangente; tangenciação; tangenciada; tangenciado; tangencial; tangencialidade; tangenciamento; tangenciante; tangenciar; Tangenciologia; tangente; tangentoide; tanger.
Neologia. O vocábulo Tangenciologia e as duas expressões compostas Tangenciologia Elementar e Tangenciologia Superior são neologismos técnicos da Interdisciplinologia.
Antonimologia: 1. Interfusiologia. 2. Ciência da interfusão. 3. Estudo do paralelismo.
Estrangeirismologia: o rapport.
Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, principalmente do tato.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da lateropensenidade.
Fatologia: o tangenciamento dos temas; o tangenciamento dos saberes disciplinares; as aproximações simples dos fatos; as abordagens tangenciais; o avizinhamento das realidades; a interatividade; a afinidade; a empatia; a tangencialidade de determinada Ciência; a diluição das fronteiras cognitivas; as proximidades dos atributos conscienciais; o núcleo multidisciplinar de pesquisa; os pontos de interseção das Ciências; a acabativa do paralelismo; a iniciativa da tangência; os entrecruzamentos de pesquisas; a transversalização; o generalismo; a cosmovisão; o atacadismo consciencial; a sincronicidade; os métodos de ampliação das investigações técnicas.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo no Cosmos.
Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do cosmograma.
Colegiologia: os Colégios Invisíveis de Pesquisas.
Enumerologia: as proximidades tecnológicas; a contiguidade dos fatos; o enriquecimento das investigações; as interrelações ambíguas; as similitudes máximas; os conceitos conjugados; as pesquisas alternativas.
Binomiologia: o binômio teoria-prática; o binômio intrafisicalidade-extrafisicalidade; o binômio cultura popular–cultura erudita; o binômio Holoteca-Holociclo; o binômio conscienciograma-cosmograma.
Interaciologia: a interação holopensene pessoal–holopensene grupal; a interação reurbanização extrafísica–reciclagem intrafísica.
Trinomiologia: o trinômio conexionismo-interacionismo-sincronismo; o trinômio atosfatos-parafatos; o trinômio parapesquisas-paratécnicas-parachados.
Polinomiologia: o polinômio tudo–ao mesmo tempo–aqui–agora; o polinômio Ciência-Arte-Filosofia-Politicologia.
Antagonismologia: o antagonismo racionalidade / obtusidade; o antagonismo especialismo / generalismo.
Filiologia: a transdisciplinofilia; a neofilia; a xenofilia; a gnosiofilia; a evoluciofilia; a cosmofilia.
Holotecologia: a experimentoteca; a evolucioteca; a gregarioteca; a correlacionoteca; a sincronoteca; a criativoteca; a cosmoteca.
Interdisciplinologia: a Tangenciologia; a Multidisciplinologia; a Transdisciplinologia; a Experimentologia; a Teaticologia; a Conexologia; a Holofilosofia; a Cosmovisiologia; a Sincronologia; a Hermenêutica Geral.
IV. Perfilologia
Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a pessoa polivalente; a conscin versátil; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
Hominologia: o Homo sapiens tangens; o Homo sapiens tactus.
V. Argumentologia
Exemplologia: Tangenciologia Elementar = a aproximação entre duas Ciências, por exemplo, a Conscienciologia e a Parapsicologia; Tangenciologia Superior = a aproximação entre várias Ciências simultaneamente, por exemplo, a Consciencioterapia, a Psicologia e a Psiquiatria.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Tangenciologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
1. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
2. Contraponto técnico: Mentalsomatologia; Neutro.
3. Experiência compartilhada: Experimentologia; Neutro.
4. Gargalo operacional: Experimentologia; Homeostático.
5. Holopensene criativo: Heuristicologia; Homeostático.
6. Limite da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
7. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
A APLICAÇÃO DA TANGENCIOLOGIA NAS ABORDAGENS
CIENTÍFICAS AMPLIA A TEÁTICA DO GENERALISMO
DO PESQUISADOR E EXPANDE AS TÉCNICAS DA COSMOVISIOLOGIA EM TODAS AS FRENTES DE PESQUISAS.
Questionologia. Você emprega a Tangenciologia nas pesquisas da consciência? Quais os proveitos obtidos daí?