Saúde Intelectual

A saúde intelectual é a condição natural, estado de equilíbrio dinâmico ou a qualidade entre o organismo humano e o holopensene da pessoa com boa disposição e completo bem-estar da intelecção, racionalidade e lógica ou com ausência de doença de origem ideológica cultural.

Você, leitor ou leitora, vive satisfeito com o nível da própria intelectualidade? Quais os frutos do conhecimento produtivo obtido e distribuído por você nesta existência?

      SAÚDE INTELECTUAL
                          (AUTOCONSCIENCIOMETROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A saúde intelectual é a condição natural, estado de equilíbrio dinâmico ou a qualidade entre o organismo humano e o holopensene da pessoa com boa disposição e completo bem-estar da intelecção, racionalidade e lógica ou com ausência de doença de origem ideológica cultural.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo saúde vem do idioma Latim, salus, “salvação; conservação (da vida); afastamento do perigo; vida”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo intelectual procede igualmente do idioma Latim, intellectualis, “relativo à inteligência”. Surgiu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Saúde mentalsomática. 2. Saúde intelectiva. 3. Saúde ideológica. 4. Ausência de doença intelectual. 5. Estado de saúde intelectual.
          Neologia. As duas expressões compostas saúde intelectual básica e saúde intelectual avançada são neologismos técnicos da Autoconscienciometrologia.
          Antonimologia: 01. Doença intelectual. 02. Doença mentalsomática. 03. Enfermidade intelectual. 04. Distúrbio intelectual. 05. Distúrbio mentalsomático. 06. Debilidade intelectual. 07. Saúde emocional. 08. Saúde física. 09. Saúde mental. 10. Saúde parapsíquica.
          Estrangeirismologia: o checkup ou exame de saúde periódico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à intelectualidade e à racionalidade.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Saúde: vigor polimático.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da saúde; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
          Fatologia: a saúde intelectual; a saúde intelectiva; a saúde ideológica; a saúde mentalsomática; a manutenção da saúde intelectual; a saúde intelectual na adolescência; a saúde intelectual após a aposentadoria; a saúde intelectual na terceira idade; a educação formal da intelectualidade; o equilíbrio da saúde intelectual; a defesa da saúde; a Higiene Consciencial; a Higiene Mentalsomática; a leitura útil como mantenedora da boa saúde intelectiva; o processo de dissolução da conjugabilidade solapando a saúde ideológica; a falta de exercícios físicos minando a saúde intelectual; a língua nativa como mantenedora da saúde intelectual; a inteligência teática da conscin; a robustez cultural da pessoa; o bom humor natural perante as ideias; o atestado de saúde; o atestado de sanidade; o seguro de saúde; os planos de saúde; os serviços de saúde; as unidades de saúde; o centro de saúde; a casa de saúde; a saúde pública; a Secretaria Municipal de Saúde; o Ministério da Saúde; a Organização Mundial da Saúde (OMS).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o parapsiquismo intelectual pessoal.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo leituras–anotações–cultura pessoal.
          Principiologia: o princípio da racionalidade autopensênica.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da apreensibilidade cognitiva.
          Tecnologia: a técnica de autocompreensão das realidades.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Polímatas.
          Efeitologia: o efeito acumulativo da bagagem intelectual pessoal.
          Ciclologia: o ciclo vida intrafísica–vida extrafísica.
          Binomiologia: o binômio memória-autocompreensibilidade; o binômio autodiscernimento-alegria.
          Interaciologia: a interação consciência-soma.
          Crescendologia: o crescendo maturidade-autolucidez.
          Trinomiologia: o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento.
          Polinomiologia: o polinômio lucidez-racionalidade-lógica-coerência.
          Antagonismologia: o antagonismo saúde / doença.
          Paradoxologia: o paradoxo da intelectualidade imberbe.
          Politicologia: a política da saúde; a democracia.
          Legislogia: a lei da sobrevivência humana.
          Filiologia: a intelectofilia; a conscienciofilia.
          Fobiologia: a leiturofobia.
          Holotecologia: a cognoteca; a mentalsomatoteca; a conscienciometroteca.
          Interdisciplinologia: a Autoconscienciometrologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Autocriteriologia; a Autodesassediologia; a Autodeterminologia; a Autopriorologia; a Mentalsomatologia; a Erudiciologia; a Autocoerenciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens intellector; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens polymatha.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: saúde intelectual básica = a da pessoa com expressiva cultura pessoal em linha de conhecimentos positivos; saúde intelectual avançada = a da pessoa com expressiva cultura pessoal, em linha de conhecimentos positivos, autora de obra escrita, publicada e ampliadora do patrimônio cognitivo da Humanidade.
          Culturologia: a cultura da saúde consciencial intelectiva.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a saúde intelectual, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
          02. Aquecimento neuronal: Mentalsomatologia; Homeostático.
          03. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
          04. Continuísmo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          05. Hermenêutica da Evoluciologia: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Meta existencial final: Proexologia; Homeostático.
          07. Proexograma: Proexologia; Homeostático.
          08. Saúde emocional: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          09. Saúde física: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          10. Saúde mental: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          11. Saúde parapsíquica: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          12. Soma: Somatologia; Neutro.
    A SAÚDE INTELECTUAL FUNDAMENTA AS DIRETRIZES
   DE TODAS AS REALIZAÇÕES E TRABALHOS EVOLUTIVOS, COSMOÉTICOS, DA CONSCIN, HOMEM OU MULHER, EM QUALQUER ÁREA OU LINHA DE ATIVIDADE HUMANA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, vive satisfeito com o nível da própria intelectualidade? Quais os frutos do conhecimento produtivo obtido e distribuído por você nesta existência?