Rotina Redonda

A rotina redonda é a manutenção de hábitos saudáveis de procedimentos úteis na vida dia a dia.

Você, leitor ou leitora, já montou a própria rotina redonda? Desde quando? Está satisfeito com o nível alcançado até o momento?

      ROTINA REDONDA
                                        (ROTINOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A rotina redonda é a manutenção de hábitos saudáveis de procedimentos úteis na vida dia a dia.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo rotina deriva do idioma Francês, routine, “rotina”, e este do route, “caminho muito frequentado”. Surgiu no Século XVIII. A palavra redonda vem do idioma Latim, rotundus e rutundus, “em forma de roda; redondo; rotundo; arredondado”; e em consequência, “bem afeiçoado; bem acabado (falando de discurso); estilo harmonioso”. O vocábulo redondo surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 01. Rotina criativa; rotina explícita. 02. Rotina vantajosa. 03. Lida ininterrupta. 04. Hábito sadio. 05. Costume adequado. 06. Pragmatismo eficaz. 07. Ramerrame redondo. 08. Procedimento produtivo. 09. Ação continuada. 10. Autorganização.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 14 cognatos derivados do vocábulo rotina: antirrotina; Antirrotinologia; autorrotina; megarrotina; minirrotina; neorrotina; pararrotina; retrorrotina; rotineira; rotineiro; rotinização; rotinizar; Rotinologia; sub-rotina.
          Neologia. As 3 expressões compostas rotina redonda, rotina redonda juvenil e rotina redonda madura são neologismos técnicos da Rotinologia.
          Antonimologia: 01. Rotina maçante; rotina ultrapassada. 02. Rotina doentia; rotina fossilizadora; rotina patológica. 03. Rotina antievolutiva. 04. Monotonia improdutiva; rotina improdutiva. 05. Rotina exasperante. 06. Rotina automimética; rotina inútil. 07. Atuação incoerente. 08. Ação descontínua; monorritmia ineficaz. 09. Autodesorganização; pasmaceira debiloide. 10. Escapismo; inatividade; sedentarismo.
          Estrangeirismologia: o replay útil como rotina redonda; o right time evolutivo; o Tenepessarium; o Tertuliarium; o Recexarium; o combate ao workaholism; o upgrade da rotina diuturna; a rotina redonda com superávit evolutivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às priorizações evolutivas.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Rotinologia: paciência científica. Evitemos rotinas passadas.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal cronológico; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade.
          Fatologia: a rotina redonda; a rotina diuturna; a rotina redonda dedicada aos estudos; a cotidianidade útil; a atividade diária contínua; a gerência pessoal do fator tempo; a dinâmica evolutiva; a época ou estação humana da sementeira evolutiva; a autodisciplina como rotina redonda; as rotinas redondas intelectuais; o autodidatismo evolutivo; a depuração das rotinas; a rotina redonda da agenda pessoal cheia; as rotinas conjuntas; o percentual de eficácia da rotina redonda pessoal.
          Parafatologia: as rotinas parapsíquicas; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as pararrotinas interassistenciais; a prática pessoal, diária, da interassistencialidade através da tenepes; a manutenção da ofiex pessoal; a participação nas tertúlias conscienciológicas diárias; o jubileu ofiexológico.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo córtex cerebral–cerebelo–psicomotricidade.
          Principiologia: o princípio da prioridade compulsória; o princípio da proficuidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) como vivência de rotina redonda.
          Tecnologia: a técnica da rotina criativa; a técnica paciente do detalhismo; a técnica das recorrências evolutivas.
          Voluntariologia: o vínculo consciencial no voluntaridado proexológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: os efeitos positivos da rotina redonda.
          Ciclologia: a ciclicidade evolutiva da rotina redonda.
          Enumerologia: a rotina redonda como hábito das desassins; a rotina redonda como autocentramento consciencial; a rotina redonda como ativismo consciencial; a rotina redonda como eficácia evolutiva; a rotina redonda como técnica proexológica; a rotina redonda como sincronia psicossoma-mentalsoma; a rotina redonda como rumo para o compléxis.
          Binomiologia: o binômio trabalho intelectual–trabalho braçal; o binômio rotina redonda–saldo evolutivo; o binômio hábitos saudáveis–rotinas úteis; o binômio progresso–rotina redonda; o binômio tempo-esforços; o binômio eficiência-eficácia; o binômio autorganização-heterorganização.
          Interaciologia: a interação estímulo-resposta; a interação perseverança–rotina redonda; a interação usabilidade–rotina redonda; a interação rotina intrafísica–rotina extrafísica; a interação atitude-resultado; a interação das rotinas no holossoma; a interação das rotinas redondas passadas-presentes-futuras.
          Crescendologia: o crescendo repetição-aprimoramento; o crescendo evolutivo cronológico.
          Trinomiologia: o trinômio tares-tenepes-ofiex; o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
          Polinomiologia: o polinômio manhã-tarde-noite-madrugada.
          Antagonismologia: o antagonismo rotina produtiva / rotina improdutiva; o antagonismo rotina criativa / rotina burocrática; o antagonismo rotina dinâmica / rotina estática; o antagonismo rotina evolutiva / rotina estagnante; o antagonismo rotina autolibertadora / rotina autescravizante; o antagonismo rotina prazerosa / rotina exasperante; o antagonismo rotina redonda / rotina viciada; o antagonismo hábito sadio / hábito compulsivo.
          Paradoxologia: o paradoxo da rotina dinâmica da tares expositiva; o paradoxo Homo sapiens dynamicus–Homo sapiens paciens.
          Politicologia: a discernimentocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço; a lei do retorno evolutivo na rotina redonda.
          Filiologia: a evoluciofilia.
          Holotecologia: a metodoteca; a experimentoteca; a pesquisoteca; a cronoteca; a recexoteca; a evolucioteca; a teaticoteca.
          Interdisciplinologia: a Rotinologia; a Habitologia; a Intrafisicologia; a Cronêmica; a Paracronologia; a Autexperimentologia; a Metodologia; a Holomaturologia; a Mentalsomatologia; a Proexologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens constructus; o Homo sapiens temporalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens organisatus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens proexologicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: rotina redonda juvenil = o procedimento diário, preparatório, do inversor ou inversora existencial; rotina redonda madura = o procedimento diário, executivo, do intermissivista, proexista, homem ou mulher, a partir dos 36 anos de idade.
          Culturologia: a cultura do maior esforço evolutivo; a cultura da Cronêmica Cosmoética.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a rotina redonda, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antimonotonia: Recexologia; Homeostático.
          02. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
          03. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Catalisador: Evoluciologia; Neutro.
          05. Continuísmo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          07. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Recorrência: Autevoluciologia; Neutro.
          09. Repetição paciente: Experimentologia; Homeostático.
          10. Retomador de tarefa: Recexologia; Homeostático.
          11. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
          12. Turno intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático. A ROTINA REDONDA É CONDICIONAMENTO EXISTENCIAL,
   EVOLUÍDO E INDISPENSÁVEL A TODA CONSCIN INTERMISSIVISTA, INVERSORA, TENEPESSISTA, OFIEXISTA,
         PROEXISTA, TERTULIANA E INTERASSISTENCIAL.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já montou a própria rotina redonda? Desde quando? Está satisfeito com o nível alcançado até o momento?