Ricochete Intelectivo

O ricochete intelectivo é o rebote de alguma ideia, de maneira imediata, com repercussão na cognição da consciência pesquisadora, homem ou mulher, seja na holomemória, na associação de ideias ou na cosmovisão, gerando inesperado neoconstructo.

Você, leitor ou leitora, já protagonizou a vivência de ricochetes intelectivos? De qual natureza? Como interpretou a ocorrência?

      RICOCHETE INTELECTIVO
                                 (MENTALSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O ricochete intelectivo é o rebote de alguma ideia, de maneira imediata, com repercussão na cognição da consciência pesquisadora, homem ou mulher, seja na holomemória, na associação de ideias ou na cosmovisão, gerando inesperado neoconstructo.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo ricochete deriva do idioma Francês, ricochet, “jogo que consiste em atirar pedra achatada na água, para fazê-la saltar na superfície”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo intelectivo procede do idioma Latim, intellectivus, “fundado na inteligência”. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 01. Ricochete cognitivo. 02. Rechaço intelectivo. 03. Ricochete mental; ricochete mnemônico. 04. Rechaço cognitivo. 05. Bumerangue intelectivo. 06. Bumerangue cognitivo. 07. Rebote intelectivo. 08. Rebote cognitivo. 09. Reverberação mnemônica. 10. Reverberação cosmovisiológica.
          Neologia. As 3 expressões compostas ricochete intelectivo, ricochete intelectivo lexical e ricochete intelectivo cosmovisiológico são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
          Antonimologia: 1. Intelecção. 2. Cosmovisão.
          Estrangeirismologia: a open mind; o Pesquisarium; o Serenarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade da criação intelectual pessoal.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da mentalsomaticidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; a flexibilidade autopensênica; a autopensenização cosmovisiológica.
          Fatologia: o ricochete intelectivo; os múltiplos fatores desencadeantes dos ricochetes intelectivos; o ricochete intelectivo desencadeado pela afinização pessoal com a área de pesquisa; o ricochete intelectivo gerado pela memória aguda; os dicionários cerebrais pessoais; o ricochete intelectivo desperdiçado, não identificado e passado batido; o ricochete intelectivo percebido, identificado e aproveitado; as ocorrências cognitivas espontâneas indiretas; o abertismo consciencial; a intensificação da cosmovisão da conscin pesquisística; as causas dos ricochetes intelectivos; os ricochetes dos enfoques das hipóteses; os ricochetes das neoverpons; a recepção da informação; a codificação autocognitiva; a associação mnemônica; o surgimento da neoideia; a avaliação do neoconceito; a autorreflexão; o autodiscernimento intelectual; o descarte ou aplicação da neoideia.
          Parafatologia: a influência da pensenosfera na elaboração mentalsomática; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o campo energético pró-criatividade intelectual; o escritório pessoal turbinado; o ricochete intelectivo inspirado por amparador extrafísico de função; os extrapolacionismos parapsíquicos; o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo paracérebro-cérebro; o sinergismo intelectualidade-paraperceptibilidade-autocosmoeticidade; o sinergismo das associações de ideias.
           Principiologia: o princípio da descrença; o megaprincípio da conjunção cognitiva; o princípio da afinidade intelectual; o princípio dual da polaridade; o princípio do “nada substitui o esforço pessoal”; o princípio do “quem procura, acha” aplicado à Neoverponologia.
           Codigologia: o nível do código pessoal de Cosmoética (CPC) quantificando o rapport ideativo com os amparadores extrafísicos.
           Teoriologia: a teoria da aquisição de neoideias; a teoria da coerência.
           Tecnologia: a técnica do detalhismo trazendo proveito às observações agudas nas abordagens pesquisísticas; a técnica da megassociação de temas; a técnica de confrontar conceitos opostos.
           Voluntariologia: os voluntários-escritores da Conscienciologia.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
           Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia.
           Efeitologia: o efeito halo ou em ricochete das manifestações mentaissomáticas; o efeito dominó intelectivo.
           Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses.
           Ciclologia: o ciclo autorreflexão-contraponteamento; o ciclo das neoideias; o ciclo cronêmico neoideia-retroideia.
           Binomiologia: o binômio horas de trabalho–minutos de inspiração; o binômio ideia-intenção; o binômio dedução-indução; o binômio diferença na semelhança–semelhança na diferença.
           Interaciologia: a interação universal entre os elementos do Cosmos; a interação efeito primário–efeito secundário.
           Crescendologia: o crescendo heurístico retrocognições-neocognições; o crescendo hipótese-teoria.
           Trinomiologia: o trinômio conexionismo-interacionismo-sincronismo; o trinômio memória–associação de ideias–atenção dividida.
           Polinomiologia: o polinômio dos dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-analógico-poliglótico; o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade.
           Antagonismologia: o antagonismo estímulo informacional / resposta cognitiva; o antagonismo convergência / divergência; o antagonismo cosmovisão / monoideísmo.
           Paradoxologia: o paradoxo do efeito gerador tornado causa.
           Politicologia: a cienciocracia; a tecnocracia; a meritocracia; a lucidocracia.
           Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço heurístico; a lei de ação e reação aplicada às faculdades mentais.
           Filiologia: a raciocinofilia; a neofilia intelectual; a xenofilia; a pesquisofilia; a leiturofilia; a cognofilia; a verponofilia.
           Mitologia: a eliminação do mito da inspiração sem transpiração pela consciência lúcida.
           Holotecologia: a mentalsomatoteca; a discernimentoteca; a cognoteca; a intelectoteca; a sincronoteca; a metodoteca; a analiticoteca.
           Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Experimentologia; a Cosmovisiologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Contrapontologia; a Holoculturologia; a Interaciologia; a Holomemoriologia; a Confluenciologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin generalista; a conscin atacadista consciencial; a conscin universalista; a conscin polivalente; a consciência criativa; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens catalyticus; o Homo sapiens retilineatus; o Homo sapiens antimonotonus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens maxilucidus; o Homo sapiens intellector.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: ricochete intelectivo lexical = a neoideia gerada a partir do dicionário cerebral analógico da conscin pesquisadora versátil; ricochete intelectivo cosmovisiológico
= a neoideia gerada a partir do generalismo e da cosmovisão da conscin pesquisadora versátil.
          Culturologia: a Multiculturologia da Autopesquisologia; a cultura da Heuristicologia.
          Caracterologia. Sob a ótica da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 predisposições pessoais, em geral, à vivência do ricochete intelectivo, desencadeadas pela estrutura dos atributos mentaissomáticos da conscin lúcida, homem ou mulher, quando pesquisadora:
          1. Associação de ideias: o atributo mentalsomático.
          2. Atenção dividida: a hiperacuidade além da percuciência medíocre.
          3. Cosmovisão: além da monovisão rotineira, vulgar.
          4. Dicionário cerebral analógico: além do sinonímico e do antonímico.
          5. Extrapolacionismo parapsíquico: no âmbito da meritocracia.
          6. Inspiração extrafísica: o amparo extrafísico de função.
          7. Retrocognição parapsíquica: a autoparaperceptibilidade.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o ricochete intelectivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Afinidade cognitiva: Autocogniciologia; Homeostático.
          03. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          05. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro.
          06. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
        07.  Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático.
        08.  Coniunctio: Conviviologia; Neutro.
        09.  Conjunção autocognitiva: Autocogniciologia; Homeostático.
        10.  Contrapontologia: Verponologia; Neutro.
        11.  Contraponto técnico: Mentalsomatologia; Neutro.
        12.  Interrelações interdisciplinares: Mentalsomatologia; Homeostático.
        13.  Intrarticulação heurística: Holomaturologia; Homeostático.
        14.  Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
        15.  Megaconhecimento organizado: Autocogniciologia; Homeostático.
    O RICOCHETE INTELECTIVO PODE SER VALIOSO INSTRUMENTO PARA A CONSCIN PESQUISÍSTICA POLIVALENTE INTENSIFICAR A COSMOVISÃO E A INTERPRETAÇÃO CONTEUDÍSTICA DAS ABORDAGENS TÉCNICAS.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já protagonizou a vivência de ricochetes intelectivos? De qual natureza? Como interpretou a ocorrência?