Preferenciologia

A Preferenciologia é a Ciência aplicada aos estudos, conhecimentos específicos, sistemáticos, técnicos, teáticos, experimentos ou pesquisas da qualidade, condição ou caráter das preferências fundamentais da consciência, conscin, consciex ou grupo evolutivo.

Você, leitor ou leitora, já dedicou alguma atenção à Preferenciologia?

      PREFERENCIOLOGIA
                             (AUTODISCERNIMENTOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A Preferenciologia é a Ciência aplicada aos estudos, conhecimentos específicos, sistemáticos, técnicos, teáticos, experimentos ou pesquisas da qualidade, condição ou caráter das preferências fundamentais da consciência, conscin, consciex ou grupo evolutivo.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo preferência vem do idioma Latim, praeferentia, deduzido do verbo praeferre, “levar adiante; trazer; fornecer; dar; mostrar; declarar; indicar; por em primeiro lugar; preferir; adiantar”. Surgiu no Século XVIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 01. Ciência das preferências. 02. Ciência das primazias. 03. Primaziologia. 04. Ciência das precedências. 05. Precedenciologia. 06. Ciências das opções. 07. Opciologia. 08. Priorologia. 09. Decidologia. 10. Experienciologia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 10 cognatos derivados do vocábulo preferência: Antipreferenciologia; megapreferência; minipreferência; preferencial; Preferenciologia; preferente; preferida; preferido; preferir; preferível.
          Neologia. O vocábulo Preferenciologia e as duas expressões compostas Preferenciologia Elementar e Preferenciologia Superior são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia.
          Antonimologia: 01. Antipreferenciologia. 02. Posteriologia; 03. Ulteriorologia. 04. Anteriorologia. 05. Indecidologia. 06. Desopciologia. 07. Despriorologia. 08. Ignorantismo. 09. Imaturologia. 10. Inexperienciologia.
          Estrangeirismologia: o know-how evolutivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às preferências nas manifestações autopensênicas de cada momento.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Estilística pessoal demonstrando as preferências da conscin; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: as pesquisas das manifestações de agrado ante pessoas e coisas; as opções evolutivas; o direito de preferência; a ação preferencial; a preferência pela dextralidade; o ato de se viver com o gerenciamento de preferências; o senso da escolha pessoal; o problema da acepção de pessoas; a preferência eletiva da cédula única; as escolhas inteligentes; as ações de precedência; as inclinações pessoais favoráveis; as prioridades racionais; as distinções lógicas; o ato de atirar o lenço para alguém; o primado do autodiscernimento; o aprimoramento dos valores pessoais; o burilamento cosmoético das preferências pessoais; a escolha pelo evolutivamente melhor; as preferências comerciais dos consumidores; a modelagem das preferências dos usuários nos vários setores da Socin; as preferências lúdicas; as preferências visuais; as preferências culinárias; as preferências de aprendizagem; as preferências dos hábitos de lazer; as razões das preferências quanto às marcas industriais; os testes de preferência; a reciclagem dos hábitos, apetites e inclinações; a autossatisfação pela dinamização da autevolução independente do pagamento de pedágios; a busca de melhores oportunidades evolutivas; as preferências pessoais; a tomada de posição; a escolha feliz; a opção criteriosa; a alternativa do abertismo consciencial; os juízos pessoais de valor; os favoritismos cosmoéticos; as pesquisas do aperfeiçoamento das preferências pessoais.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                           III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da prioridade compulsória; o princípio da descrença.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a técnica da evitação da cultura inútil; a técnica da evitação do subcérebro abdominal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Projetores Conscientes.
          Efeitologia: os efeitos dos hábitos sobre as preferências.
          Ciclologia: o ciclo intermissão-ressoma-dessoma.
          Enumerologia: o estudo das escolhas; o estudo dos favoritismos; o estudo das predileções; o estudo das primazias; o estudo das prioridades; o estudo das opções; o estudo das precedências.
          Binomiologia: o binômio preferências-demandas; o binômio preferências-automotivações; o binômio preferências comuns–afinidades interconscienciais.
          Interaciologia: a interação autopercepções-autoparapercepções.
          Crescendologia: o crescendo síntese prioritária–síntese preferencial; o crescendo evolutivo preferências instintivas–preferências evolutivas; o crescendo evolutivo determinismo–livre
-arbítrio.
          Trinomiologia: o trinômio interesse-meta-evolução.
          Antagonismologia: o antagonismo preferência / preterição; o antagonismo evolução /
regressão; o antagonismo motriz Aeronáutica / Ufologia; o antagonismo preferências / aversões; o antagonismo privilegiar / preterir.
          Politicologia: a democracia; a proexocracia (Cognópolis).
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; as leis racionais da Evoluciologia.
          Filiologia: a evoluciofilia; a cosmoeticofilia; a prioritariofilia; a assistenciofilia; a autodiscernimentofilia; a neofilia; a xenofilia.
          Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA).
          Holotecologia: a cognoteca; a ciencioteca; a parapsicoteca; a prioroteca; a evolucioteca; a proexoteca; a analiticoteca.
          Interdisciplinologia: a Preferenciologia; a Autodiscernimentologia; a Estilologia; a Criativologia; a Priorologia; a Evoluciologia; a Recexologia; a Interassistenciologia; a Parapercepciologia; a Autocriteriologia; a Autocoerenciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens praeferentiologus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens autologicus; o Homo sapiens autopriorologus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens decidophilicus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: Preferenciologia Elementar = a Ciência aplicada às pesquisas das preferências parciais mais temporárias em bases intrafísicas da consciência; Preferenciologia Superior
= a Ciência aplicada às pesquisas das preferências abrangentes mais permanentes com bases multidimensionais da consciência.
          Culturologia: a cultura da Recexologia Evolutiva.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autodiscernimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 reações preferenciais, racionais e lógicas da conscin lúcida, discernidora, intermissivista, interassistencial, cognopolita, evolutiva e policármica:
          01. Autoconscienciologia. Ouvir sempre a consciência (autorreflexão) e não apenas às requisições do Zeitgeist (modismos; o grito da moda).
          02. Autodidaticologia. Dedicar-se predominantemente ao autodidatismo a vida toda (Parapedagogiologia) e não apenas à escolaridade convencional, clássica (Pedagogia).
          03. Criativologia. Redigir por si mesmo, sob o próprio nome (autoria; Autorrevezamentologia), e não apenas trabalhos apenas de intérprete (organização de antologia, psicografia).
          04. Ecologia. Enfatizar o holopensene multidimensional (fôrma holopensênica; Parageopoliticologia; Paraprocedenciologia; Parassociologia) e não apenas o ambiente intrafísico (Geopoliticologia; Sociologia).
          05. Economiologia. Optar pela formação do pé-de-meia ou a autossuficiência econômica e financeira (Interdependenciologia) e não pelo voto de pobreza da demagogia religiosa (Dependenciologia).
          06. Evoluciologia. Atender mais à família consciencial, proexológica (Evoluciologia)
e não apenas à família genética consanguínea (Zoologia).
          07. Geneticologia. Investigar as auto-heranças paragenéticas (Seriexologia; Holobiografologia) e não apenas as heranças genéticas (Intrafisicologia; Biografologia).
          08. Gravitaciologia. Empregar a força gravitacional (hipótese ufológica) e não apenas o combustível químico (gasolina, querosene).
          09. Heuristicologia. Priorizar os recursos parapsíquicos holossomáticos (Paratecnologia) e não apenas os processos psíquicos ou psicomotrizes (Tecnologia; Artesanatologia).
          10. Historiografologia. Atentar-se para os parafatos e parafenômenos (Parafenomenologia; Paracronologia; Para-Historiografia) e não apenas para os fatos e fenômenos (Fenomenologia; Cronologia; Historiografia).
          11. Opiniologia. Ouvir primeiro os amparadores extrafísicos (Parapercepciologia) e não apenas o magister dixit ou a opinião pública.
          12. Paracerebrologia. Desenvolver as pesquisas abrangentes do paracérebro (Paraneurologia) e não apenas as investigações do cérebro (Neurocienciologia).
          13. Prevenciologia. Aplicar antes de tudo a Higiene (Profilaxia; Paraprofilaxia; Paraterapêutica) e não apenas a Terapêutica depois da enfermidade instalada.
          14. Priorologia. Seguir o prioritário evolutivo (Serenologia) e não a moda em vigor (Pré-Serenologia).
          15. Recexologia. Ser maxidissidente (Verponologia Conscienciológica) e não pessoa submissa, genuflexa, às automimeses ultrapassadas (Eletronótica; Dogmática Religiosa).
          16. Regeneraciologia. Desencadear a regeneração celular (Parapatologia; Parabiologia; Paraclinicologia; Serenão; hipótese dos longevos de Vilcabamba, no Equador) e não a degeneração celular (Patologia; Oncologia; câncer).
          17. Semiologia. Desenvolver o paradiagnóstico em bases multidimensionais, holossomáticas (Parassemiologia), e não apenas o diagnóstico em bases somáticas (Anamnese).
          18. Somatologia. Estudar profundamente a Parafisiologia (Holossomatologia) e não apenas a Fisiologia Humana.
          19. Taristicologia. Escrever e publicar obras técnicas libertárias (desencadeamento de neoideias; Ciência; Fatologia) e não livros artísticos, psicossomáticos, automiméticos (desencadeamento de emoções; Literatice; Ficcionismo).
          20. Verbaciologia. Optar primeiro pela construção da obra (ação; fazimento; exemplologia) para depois falar sobre a mesma (verbação; comunicação; promoção).


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Preferenciologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          04. Autopriorologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
          05. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          07. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
          09. Escolha qualimétrica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          10. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
          11. Prevalência: Autevoluciologia; Neutro.
          12. Verdade prioritária: Verponologia; Homeostático.
      A CONSCIN QUANDO MAIS LÚCIDA E INTERESSADA
     NA POTENCIALIZAÇÃO DOS AUTOPOSICIONAMENTOS
        E NA PRÓPRIA EFICÁCIA ALCANÇA, INEVITAVELMENTE, AS PESQUISAS DA PREFERENCIOLOGIA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já dedicou alguma atenção à Preferenciologia?
Está satisfeito com as próprias preferências evolutivas?