Pista de Reflexão

A pista de reflexão é o rastro indicador ou a estrada orientadora da autopensenização produtiva da conscin lúcida, capaz de propiciar a ação diligente para encontrar neoideias ou neoverpons nas autorreflexões prioritárias do momento evolutivo.

Você, leitor ou leitora, vive sempre atento quanto ao rumo das próprias reflexões produtivas no momento evolutivo? Tais reflexões são tranquilas e objetivas?

      PISTA DE REFLEXÃO
                                  (AUTOCOGNICIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A pista de reflexão é o rastro indicador ou a estrada orientadora da autopensenização produtiva da conscin lúcida, capaz de propiciar a ação diligente para encontrar neoideias ou neoverpons nas autorreflexões prioritárias do momento evolutivo.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo pista vem do idioma Francês, piste, “traço de passagem deixado por ser vivo; conjunto de indicações orientadoras das investigações de pessoa perseguindo outra; superfície plana, situada no centro de circo e reservada aos artistas e animais; parte do terreno reservado para decolagem e aterrissagem de aparelhos aéreos”, procedente do idioma Italiano, pista, “pista; marca do pé; traço; pegada; rasto”, variação dialetal de pesta, e este derivado do idioma Latim Tardio, pistare, interativo de pisnere, “pilar; pisar”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo reflexão provém do idioma Latim, reflexio, “ação de voltar para trás”, de reflexum, e este de reflectere, “recurvar; encurvar; vergar; dobrar; voltar; prestar atenção; refletir”. Apareceu também no Século XVII.
          Sinonimologia: 01. Pista de autorreflexão. 02. Pista de meditação; pista de ponderação. 03. Pista de concentração mental. 04. Trilha de reflexão. 05. Vertente de reflexão. 06. Viés de reflexão. 07. Pista de rolamento intelectivo. 08. Pista de autocognição. 09. Rastro de cognição. 10. Vertente de meditação.
          Neologia. As 4 expressões compostas pista de reflexão, pista de reflexão egocármica, pista de reflexão grupocármica e pista de reflexão policármica são neologismos técnicos da Autocogniciologia.
          Antonimologia: 01. Irreflexão. 02. Irreflexonismo. 03. Reflexão vazia. 04. Desvio da pista de reflexão. 05. Perda da pista de reflexão. 06. Autoimperspicácia. 07. Insensatez pessoal. 08. Autovitimização ao porão consciencial. 09. Robéxis. 10. Vítima do ansiosismo.
          Estrangeirismologia: o pit stop autopensênico; o track down da neoverpon.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocognicibilidade.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da reflexão consciencial; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os autopensenes magnos; a linearidade autopensênica; a pista grafopensênica humana; o fato inafastável de os autopensenes somente se aperfeiçoarem por meio das autorreflexões; a fase da repensenização; a pista de reflexão circular na batopensenização; o zigueguear pensênico na confusão mental; as derrapagens pensênicas nos devaneios; as raias pensênicas autodeterminadas; o nível da aderência pensênica à trilha do pensamento na autopensenização retilínea.
          Fatologia: a pista de reflexão; a pista-rastro de reflexão; a pista-estrada de reflexão; a concentração da consciência sobre si própria; a excogitação no rumo certo; a inteligência de buscar sempre novas pistas de reflexão a fim de evitar as distorções na perspectiva autevolutiva; as neoproposições pesquisísticas; as pegadas das neoverpons conscienciológicas; a trilha aberta pelos neoconstructos conscienciológicos; a troca da matéria pela consciência; a troca da celebridade pela paraprocedência pessoal; a troca do efêmero pela realidade permanente; a pista das autorrealizações; a pista principal das autovivências; a pista principal da autoproéxis; a linha estratégica da pesquisa; o rastreamento de neoconceitos; a busca pelo veio da neoideia; o autodiscernimento na definição das pistas de reflexão a serem seguidas; as fontes cognitivas suscitando pistas de reflexão; as publicações; a diversidade das informações na Internet; os depoimentos biográficos; os exemplos silenciosos observados na cotidianidade; os dados pesquisísticos; o balanço das aquisições autexperienciais; as variáveis autodeterminadas para avaliação dos dados observados; o autesforço de manutenção na pista central comum da evolução da vida; as pistas de reflexão coletivas nos debates públicos; as interrogações até então impensadas; o redimensionamento do campo de análise; o surgimento das pistas alternativas; a construção conjunta do neoconhecimento; os instrumentos conscienciológicos fornecedores de pistas de autorreflexão; a elaboração do cosmograma pessoal; a autavaliação do conscienciograma; o autexame perante a Seção Questionologia dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as neopistas de reflexão por meio da autoparaperceptibilidade e do extrapolacionismo parapsíquico; os bloqueios energéticos cranioencefálicos funcionando como barreiras na pista autopensênica; o arco voltaico craniochacral liberando a estrada ideativa; os paraindicadores corretores do rumo da autorreflexão; os banhos energéticos; as inspirações extrafísicas.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo da autopensenização sadia continuada.
         Principiologia: a megapista de reflexão na condição de princípio da descrença empregando o paradigma consciencial; o princípio da retilinearidade da pensenização; o princípio de pensenizar antes de falar; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da descrença; o princípio pesquisístico da procura ininterrupta por neopistas de reflexão.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado aos autoquestionamentos.
         Teoriologia: a teoria e prática da Paracerebrologia.
         Tecnologia: a pista de reflexão espiralada na técnica da circularidade; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica didática evoluída de fornecer pistas de reflexão em vez de respostas prontas.
         Voluntariologia: o balanço periódico do voluntariado pessoal.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometria; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica.
         Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciometrologia.
         Efeitologia: o efeito da diversificação das pistas de reflexão na abordagem cosmovisiológica; o efeito da conservação do megafoco reflexivo na captação de neoverpons; o efeito tarístico das pistas de reflexão conscienciológicas; os efeitos das autocríticas profundas; o efeito halo das neoideias.
         Neossinapsologia: a formulação de perguntas indutoras da construção de neossinapses; a postura pesquisadora pró-formação continuada de neossinapses; a lateropensenidade e as sinapses livres.
         Ciclologia: o ciclo investigação-reflexão; o ciclo análise-sintese; o ciclo conclusão-refutação; o ciclo rotina útil–reciclagem ininterrupta; o ciclo de neoideias.
         Enumerologia: as pistas de reflexão mateológicas; as pistas de reflexão úteis; as pistas de reflexão fecundas; as pistas de reflexão convergentes; as pistas de reflexão cosmoéticas; as pistas de reflexão autopesquisísticas; as pistas de reflexão cosmovisiológicas.
         Binomiologia: o binômio hábitos sadios–rotinas úteis; o binômio Opciologia-Decidologia; o binômio autopesquisa-heteropesquisa; o binômio autocrítica-heterocrítica.
         Interaciologia: a interação racionalidade-autexposição; a interação dinâmica operativa–câmara de autorreflexão; a interação atenção concentrada–imaginação domada; a interação reflexão profunda–pacificação íntima; a interação autorreflexão retilínea–autodesperticidade consciencial; a interação análises-sínteses.
          Crescendologia: o crescendo pista de reflexão–conservação do megafoco; o crescendo pista de reflexão–autorreciclagem intraconsciencial; o crescendo leitura pessoal–autorreflexão; o crescendo autorreflexão de minutos–autorreflexão de horas; o crescendo retroideias-neoideias.
          Trinomiologia: o trinômio contemplar-cogitar-ponderar; as novas pistas de reflexão através do trinômio recéxis-parapsiquismo-extrapolacionismo; o trinômio vontade-intencionalidade-autodisciplina.
          Polinomiologia: o polinômio fatuística-parafatuística-casuística-paracasuística; o polinômio hipótese-verificação-análise-conclusão-reverificação.
          Antagonismologia: o antagonismo cálculo / impulso; o antagonismo racionalidade / emocionalidade; o antagonismo autorreflexão / autoirreflexão.
          Politicologia: a democracia; a lucidocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à compreensão do Cosmos.
          Filiologia: a neofilia; a recexofilia; a pesquisofilia.
          Sindromologia: a parada precoce da cadeia ideativa na síndrome do ansiosismo; a parada no acostamento na síndrome da dispersão; a excessiva fixação da trilha mentalsomática na síndrome da apriorismose.
          Holotecologia: a recexoteca; a criticoteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a conscienciometroteca; a metodoteca.
          Interdisciplinologia: a Autocogniciologia; a Autodiscernimentologia; a Autoconscienciometrologia; a Autopensenologia; a Autocriticologia; a Autoprofilaxia; a Autorrecexologia; a Experimentologia; a Heuristicologia; a Autoproexologia; a Terapeuticologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a pessoa com autopensenização sem pistas para reflexão; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o agitador cultural.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a agitadora cultural.
          Hominologia: o Homo sapiens sapiens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autorreflexor; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens parapercutiens; o Homo sapiens reflector.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: pista de reflexão egocármica = a orientadora da autopensenização sobre assunto pessoal; pista de reflexão grupocármica = a orientadora da autopensenização sobre assunto do grupo evolutivo; pista de reflexão policármica = a orientadora da autopensenização sobre assunto da interassistencialidade.
          Culturologia: a cultura das autorreflexões; a cultura útil; as pistas de reflexão emergentes no momento cultural.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a pista de reflexão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Alerta consciencial: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          02. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          04. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
          05. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          06. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
          07. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          08. Autorreflexão de 5 horas: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          09. Calculismo cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          10. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          11. Equilíbrio mental: Homeostaticologia; Homeostático.
          12. Irreflexão pré-verbal: Parapatologia; Nosográfico.
          13. Paradoxo da autorreflexão: Paradoxologia; Neutro.
          14. Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
          15. Trilha energética: Intrafisicologia; Neutro.
    O CORPUS DE NEOCONSTRUCTOS DA CONSCIENCIOLOGIA ABRE INÚMERAS PISTAS DE AUTORREFLEXÃO
       NA FREEWAY DA EVOLUÇÃO DA CONSCIN LÚCIDA,
     INTERMISSIVISTA, PROEXISTA E INTERASSISTENCIAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, vive sempre atento quanto ao rumo das próprias reflexões produtivas no momento evolutivo? Tais reflexões são tranquilas e objetivas?