Lição Aprendida

A lição aprendida é o conhecimento haurido, adquirido ou absorvido, capaz de ampliar e promover a revisão de atitudes comportamentais da consciência, intra ou extrafísica, objetivando o aperfeiçoamento do microuniverso intraconsciencial e a autolibertação.

Você, leitor ou leitora, vem se empenhando no aprendizado das lições apresentadas? Sabe tirar proveito e incorporá-las em definitivo nas neoconquistas evolutivas?

      LIÇÃO APRENDIDA
                                   (REEDUCACIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A lição aprendida é o conhecimento haurido, adquirido ou absorvido, capaz de ampliar e promover a revisão de atitudes comportamentais da consciência, intra ou extrafísica, objetivando o aperfeiçoamento do microuniverso intraconsciencial e a autolibertação.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra lição provém do idioma Latim, lectio, “ato de escolher; escolha; eleição; nomeação; apuração; ação de ler; leitura”. Apareceu no Século XIV. A palavra aprender deriva do idioma Latim, apprendere, “aprender”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Lição dominada. 2. Ensinamento absorvido. 3. Aula aprendida. 4. Lição adquirida. 5. Instrução assimilada. 6. Ensinamento anexado.
          Neologia. As duas expressões compostas lição aprendida psicossomática e lição aprendida mentalsomática são neologismos técnicos da Reeducaciologia.
          Antonimologia: 1. Lição não vivenciada. 2. Lição não experienciada. 3. Lição incompreendida. 4. Lição faltante.
          Estrangeirismologia: o know-how adquirido no aprendizado; a assistencial lifework; os aprendizados day by day; os exemplos from observing nature; a selfperformance evolutiva; o loc interno; o selfmade man; a selfmade woman.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à reeducabilidade evolutiva.
          Megapensene. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Somos eternos aprendizes.
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas relativas ao tema, listadas em ordem alfabética:
          1. “Aprendizado. Você já identificou qual a sua competência quanto ao ato de aprender?”.
          2. “Lições. Segundo a Pedagogia, certas lições precisam ser repetidas até à saturação (Ad ravim decantare), a fim de serem apreendidas”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Reeducaciologia; a equalização pensênica através do conteúdo das lições avançadas aprendidas; a flexibilidade pensênica embasando a predisposição à aprendizagem por ensaio e erro; o ato de instruir cedo a pensenizar sadiamente; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene da educação; a pesquisa da autopensenidade nas assimilações das lições; o equilíbrio pensênico.
          Fatologia: a lição aprendida; a renovação autocognitiva pela experiência da interassistencialidade; as lições de vida provenientes do convívio com os outros; os relatos pessoais; os depoimentos íntimos; a observação dos exemplos instrutivos silenciosos; as autossuperações visíveis; a identificação de onde se errava antes; a interassistencialidade aprendida; o aprendizado pelos pensamentos lógicos; os aprendizados da evolução oriundos de cada mesologia; as lições advindas dos erros e acertos; a evitação na sustentação do erro; as oportunidades libertárias a partir da compreensão dos equívocos; a pesquisa dos autenganos evolutivos; a guerra sendo o pior aprendizado; a ausência de posicionamentos cosmoéticos definidos; a repetição paciente das lições ainda não assimiladas; a sabedoria de transformar cada dia vivido em dia letivo; as autocorreções prioritárias; a experiência adquirida em cada acerto; o erro na manutenção da ignorância quanto à natureza extrafísica da consciência; o autesforço necessário na profilaxia dos erros; as pesquisas teáticas da troca lucrativa dos erros involuntários pelos acertos lúcidos; a hiperacuidade quanto ao escore na escala presumível de erros humanos; a reflexão sadia da autorganização de tempo na evitação de erros; a profilaxia da paixão pelo erro; a autocrítica quanto à profundidade e frequência dos erros; o perdão às imaturidades e erros cometidos pelos outros; o vigor da prioridade para os acertos em detrimento dos erros; a condição de autoimperdoador dos próprios erros, com autocrítica justa, sem masoquismos; a responsabilidade pessoal ante o derrame de erros enormes sobre milhares de conscins decorrentes de não aprendizagem das lições; o autodiscernimento em saber distinguir o erro passado e o acerto presente; o acerto gerando acertos; a lição da experiência através do erro para aprendermos a acertar; as amizades raríssimas recuperadas pelo assistente no aprendizado interassistencial; a força exemplificativa do Curso Intermissivo (CI) nas especialidades das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o curso Conscin-Cobaia Voluntária do Conscienciograma da Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS).
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as desassimilações energéticas (desassins); as pesquisas holobiográficas na parapsicoteca; as lições aprendidas pelas concins proexistas sendo parexemplos às consciexes intermissivistas; a retirada dos bloqueios energéticos corticais; as lições aprendidas oriundas da mistura das paraprocedências; o alinhamento pessoal ao fluxo reeducativo da reurbanização planetária da Terra; os aprendizados obtidos pelas rotinas úteis assentadas nas pararrotinas detalhistas; a minipeça ajustada ao Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo persistência fortalecedora–paciência realizadora; o sinergismo competência-aprimoramento; o sinergismo pesquisa-superação; o sinergismo linha de abertura–raiz do temperamento; o sinergismo autodisciplina pensênica–anticonflitividade; o sinergismo amparador intrafísico–amparador extrafísico; o sinergismo reeducador-reeducando; o sinergismo senso pesquisístico–paciência.
         Principiologia: o princípio evoluído de “quem aprende deve ensinar”; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio do não retorno cronêmico; o princípio da reciprocidade; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio básico da Inventariologia das lições aprendidas; o princípio de toda consciência ter muito a aprender com as lições existenciais.
         Codigologia: o aferimento dos códigos de conduta pessoal; o rompimento dos códigos-fontes das inépcias quanto à cognição; a reeducação pensênica na condição de item relevante da postura de semperaprendente.
         Teoriologia: a imprescindibilidade da teoria (1% do conhecimento fundamentado) unida à prática (99% da vivência aprendida); a teoria da coerência aplicada à Pensenologia; as teorias da educação humana; as investigações técnicas e paratécnicas da raiz temperamental embasadoras da teoria da personalidade consecutiva.
         Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica do detalhismo conjugada à técnica da exaustividade; a técnica da tentativa e erro; a técnica do cosmograma; a técnica do equivocograma auxiliadora no aumento da taxa pessoal de acertos; a técnica de viver evolutivamente por meio da interassistencialidade.
         Voluntariologia: o voluntariado pesquisístico, multidimensional, independente e gesconológico da tares (senso omnipesquisístico); o aprendizado interpares no voluntariado das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntariado na docência conscienciológica facilitador da recuperação do conteúdo aprendido no Curso Intermissivo; o voluntariado teático da tares; o voluntariado reeducativo; a abnegação do voluntariado da conscin aprendiz de consciex amparadora; a habilitação para atuar no paravoluntariado; o voluntariado psicopedagógico nas comunidades carentes.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da imobilidade fisica vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o autolabcon da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico do Cosmograma.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Sociologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia.
          Efeitologia: os efeitos cognitivos da solidariedade interassistencial; a imperturbabilidade enquanto efeito sadio do autotemperamento benigno; os efeitos das lições transcendentes do Curso Intermissivo pré-ressomático; os efeitos do aprendizado na assistência; os efeitos dos bons exemplos evolutivos; o efeito abridor de caminhos quanto aos desafios das novas lições a serem vivenciadas; os efeitos da autoconsciência dos erros na evitação de novos desvios; o efeito do desejo de compartilhar o aprendido; o efeito da taquirritmia no tempo de resposta entre o erro cometido e o acerto posterior; o efeito da superação do gargalo evolutivo após repetições da mesma lição a ser assimilada.
          Neossinapsologia: o reforço das neossinapses autevolutivas; o refugo das sinapses antievolutivas; a desativação das retrossinapses ultrapassadas; a reformulação de sinapses nas mudanças de postura; as recins firmadoras de neossinapses; as neossinapses prioritárias desencadeadas pelas pesquisas da autorretrossenha; a fixação de neossinapses através da repetição paciente das lições ainda não aprendidas; as neossinapses assistenciais adquiridas pelo aprendizado com o erro; as neossinapses geradas a partir do convívio com conscins de diferentes paraprocedências.
          Ciclologia: o ciclo intermissão-intrafisicalidade; o ciclo erro-retratação-reciclagem; o ciclo erro-retificação-acerto; o ciclo esforço-conquista-sustentação-domínio; o ciclo vontade-intenção-definição-decisão-determinação.
          Enumerologia: a lição edificante; a lição benfeitora; a lição assimilada; a lição dura da experiência; a lição dos acontecimentos; a lição inovadora; a lição libertária.
          Binomiologia: o binômio imprecisão-erro; o binômio autorreflexão-acerto; o binômio acerto-moréxis; o binômio pensenizar antes–expor depois; o binômio erro-acerto; o binômio ação-reação; o binômio ensinar-aprender; o binômio admiração-discordância atuante na melhoria da sociabilidade; o binômio observação-registro.
          Interaciologia: a interação errar-aprender; a interação megatrafor-megatrafar; a interação compreensão-paciência; a interação permanente da autoqualificação crescente; a interação (dupla) ensinante-aprendente; a interação reflexão-ação; a interação temperamento-procedimento; a interação reflexão-amparo; a interação aprender-reaprender; a interação assimilar-libertar.
          Crescendologia: o crescendo homeostático erro-correção; o crescendo ausência de prevenção–necessidade de reparação; o crescendo pequeno êxito–êxito maior; o crescendo miniconquistas-maxiconquistas.
          Trinomiologia: o trinômio erros-correções-acertos; o trinômio inexperiência-irracionalidade-erro; o trinômio dissabor-desafio-destrave; o trinômio memória-atenção-raciocínio; o trinômio autodiscernimento-fato-interpretação.
          Polinomiologia: o polinômio revisão-correção-acréscimo-aprofundamento; o polinômio coesão-coerência-concisão-compreensibilidade; o exercício pesquisístico pelo polinômio captar-refletir-concluir-aplicar-escrever.
          Antagonismologia: o antagonismo pesquisa profilática do erro / pesquisa reparadora do erro; o antagonismo direção certa / contramão; o antagonismo libertação / prisão; o antagonismo receber a lição / entender a lição; o antagonismo efeito colateral positivo / efeito colateral negativo; o antagonismo sucesso / fracasso; o antagonismo erro pontual / erro sistêmico.
          Paradoxologia: o paradoxo de os pais poderem aprender com os filhos; o paradoxo de a abstração levar tanto ao erro evolutivo crasso quanto ao achado científico genial; o paradoxo de o ato de assumir o equívoco ser o primeiro passo do acerto.
          Politicologia: a meritocracia evolutiva; a conscienciocracia; a educaciocracia; a interassistenciocracia; a parapercepciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço na interassistencialidade megafraterna e na fixação dos aprendizados; a lei do retorno na espiral evolutiva das consciências; a lei da reeducação evolutiva obrigatória; a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a criticofilia aguçada; a decidofilia; a autexperimentofilia administrada; a consciencioterapeuticofilia; a interassistenciofilia; a proexofilia; a recexofilia.
          Fobiologia: a erradicação do medo de errar; a suplantação da disciplinofobia; a superação da comunicofobia; a remissão da recinofobia.
          Sindromologia: a síndrome da perfeição; a síndrome da autovitimização oferecendo lições patológicas evitáveis; a síndrome do ansiosismo; a síndrome do medo; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da insegurança dificultando as decisões; a síndrome do pânico paralisando as ações.
          Maniologia: a neutralização da fracassomania; o fim da egomania.
          Mitologia: o mito egoísta de não haver nada a ensinar ou a aprender; o mito da perfeição; o mito da impossibilidade do governo das próprias emoções; o mito do fim do ciclo de estudos; o mito da certeza absoluta.
          Holotecologia: a consciencioterapeuticoteca; a recinoteca; a parapedagogoteca; a cosmoeticoteca; a recexoteca; a assistencioteca; a prioroteca; a pensenoteca; a sociologicoteca; a conflitoteca; a metodoteca; a nosoteca.
          Interdisciplinologia: a Reeducaciologia; a Consciencioterapiologia; a Intercompreensiologia; a Autodiscernimentologia; a Pararreurbanologia; a Interassistenciologia; a Parapercepciologia; a Conviviologia; a Cosmovisiologia; a Acidentologia; a Criteriologia; a Deficienciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciência em evolução; a consciência docente; a consciência discente; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; a consciência especialista; a consciência enciclopedista.
          Masculinologia: o intermissivista; o conviviólogo; o pedagogo; o reeducador; o conscienciólogo; o exemplarista; o agente retrocognitor; o maxidissidente ideológico; o exemplarista; o escritor; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o sistemata; o pesquisador; o proexista; o antenado interassistencial; o autodecisor; o evoluciente; o voluntário; o intelectual; o tertuliano; o verbetólogo; o projetor consciente; o homem autocorretor; o pré-analista.
          Femininologia: a intermissivista; a convivióloga; a pedagoga; a reeducadora; a consciencióloga; a exemplarista; a agente retrocognitora; a maxidissidente ideológica; a exemplarista; a escritora; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a sistemata; a pesquisadora; a proexista; a antenada interassistencial; a autodecisora; a evoluciente; a voluntária; a intelectual; a tertuliana; a verbetóloga; a projetora consciente; a mulher autocorretora; a pré-analista.
          Hominologia: o Homo sapiens autorreeducator; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens paciens; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens attentus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: lição aprendida psicossomática = aquela assimilada por procedimento irrefletido através da vivência exemplar de alguém no universo emocional da tacon ou da interassistencialidade vulgar, menos difícil, aquém das possibilidades pessoais; lição aprendida mentalsomática = aquela assimilada por procedimento refletido, lúcida e meticulosa através da vivência exemplar de alguém no universo discernidor da tares ou da interassistencialidade avançada, mais difícil, com mudanças intraconscienciais.
          Culturologia: a cultura da Pesquisologia Multidimensional; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da reflexão; a cultura da Evoluciologia; a cultura da intercompreensão; a cultura da Cosmoética; a cultura da Reeducaciologia; a cultura da aprendizagem.
          Taxologia. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 11 categorias de trabalhos, no campo conscienciológico, onde podem ocorrer constantes aprendizados pela consciência atenta:
          01. Assim e desassim.
          02. Autopesquisa.
          03. Consciencioterapia.
          04. Conscin-cobaia.
          05. Docência.
          06. Escrita: artigo, livro ou verbete.
          07. Mobilização básica de energias (MBE).
          08. Ofiex.
          09. Retrocognição.
          10. Tenepes.
          11. Voluntariado.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a lição aprendida, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aula terapêutica: Taristicologia; Homeostático.
          02. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          03. Dificuldade de aprendizagem: Experimentologia; Neutro.
          04. Educação infinita: Reeducaciologia; Homeostático.
          05. Exemplarista evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Inspiração paradidática: Comunicologia; Homeostático.
          07. Lição de vida: Conviviologia; Neutro.
          08. Lição recicladora: Seriexologia; Neutro.
          09. Pesquisa do erro: Autopesquisologia; Homeostático.
          10. Pré-análise: Pesquisologia; Neutro.
          11. Prejuízo sorrateiro: Parapatologia; Nosográfico.
          12. Raiz do temperamento: Autotemperamentologia; Neutro.
          13. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático.
          14. Repetição paciente: Experimentologia; Homeostático.
          15. Senso omnipesquisístico: Descrenciologia; Neutro.
  A LIÇÃO APRENDIDA, ASSIMILADA NO MICROUNIVERSO
  CONSCIENCIAL, CATALISA O AUTENFRENTAMENTO DOS
   PRÓPRIOS LIMITES E O APRIMORAMENTO DA TEÁTICA
   INTERASSISTENCIAL RUMO À AUTOLIBERTAÇÃO SADIA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, vem se empenhando no aprendizado das lições apresentadas? Sabe tirar proveito e incorporá-las em definitivo nas neoconquistas evolutivas?
             Bibliografia Específica:
             01. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Cristina Arakaki; pref. 1a edição Marina Thomaz; pref. da 2a edição Daniel Muniz; revisores Alexander Steiner et al.; 354 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 15 websites; glos. 86 termos; 25 infografias; 20 cenografias; 72 filmes; 324 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm.; br.; 3a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 63, 72, 74, 82, 114, 122, 126, 129, 141 e 187.
             02. Bergonzini, Everaldo; Técnicas de Elaboração do Código Pessoal de Cosmoética a partir da Conscienciometrologia e da Errologia Pessoal; Anais da VI Jornada de Saúde da Consciência e do IV Simpósio de Autoconsciencioterapia; Journal of Conscientiology; Vol. 13, N. 50-S; International Academy of Consciousness (IAC); Evaromonte, Portugal; Outubro, 2010; páginas 157 a 176.
             03. Ceotto, Bárbara; Diário de Autocura: Da Doença à Saúde Consciencial; apres. Leonardo Rodrigues; pref. Felix Wong; & Mário Oliveira; revisores Equipe de Revisores da Editares; 224 p.; 16 caps.; 1 apênd.; 45 abrevs.; 4 diagramas; 23 E-mails; 25 enus.; 22 estrangeirismos; 1 fluxograma; 2 técnicas; 20 websites; 1 apênd.; glos. 22 termos; 102 notas; 31 filmes; 73 refs.; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 64 e 174.
             04. Costa, João P.; & Rossa, Dayane; Manual da Conscin-Cobaia; pref. João Aurélio; revisores Roberto Otuzi; et al.; 200 p.; 5 partes; 26 caps.; 1 cronologia; 61 enus.; 2 gráfs.; 3 ilus.; 1 questionário; 11 siglas; 4 tabs.; 11 técnicas; 1 website; glos. 183 termos; 45 refs.; 3 apênds.; alf.; 20,5 x 13,5 cm; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 23, 24 e 112.
             05. Luz, Marcelo da; Onde A Religião Termina?; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Laily; Helena Araújo; & Valana Ferreira; 486 p.; 5 seções; 17 caps.; 2 apênds.; 22 filmes; 12 documentários. e minisséries; 571 refs.; 79 webgrafias; geo; alf.; 23 x 16 x 3 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011, páginas 41, 49, 88, 230, 296 e 316.
             06. Niemeyer, Aline; Megapensenes Trivocabulares da Interassistencialidade; pref. Cristiane Ferraro; revisores Laurentino Afonso; et al.; 120 p.; 19 refs.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 32 e 58.
             07. Pinheiro, Lourdes; Valores Evolutivos Universais: Acervo Transdisciplinar; pref. Ryon Braga; revisores; Felipe Pinheiro; et al.; 440 p.; 213 refs.; 23 x 16 x 2 cm; br; Epígrafe Editorial e Gráfica; & Associação Internacional União das Américas; Foz do Iguaçu, PR; 2015, páginas 71 e 72.
             08. Teles, Mabel; Zéfiro: A Paraidentidade Intermissiva de Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; et al; 240 p.; 45 refs.; glos. 210 termos; alf.; 36 ilus.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014, páginas 167 e168.
             09. Thomaz, Marina; & Pitaguari, Antônio; Orgs.; Tenepes: Assistência Interdimensional Lúcida; revisores; Erotides Louly; Eucárdio de Rosso; & Roseli Oliveira; 664 p.; 5 partes; glos. 210 termos; 3 refs.; alf.; 23 x 14 x 4 cm.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 90 e 589.
             10. Tornieri, Sandra; Mapeamento da Sinalética Energética Parapsíquica; pref. Hernande Leite; revisores; Mabel Teles; et al.; 296 p.; 55 caps.; 51 refs.; 6 filmes; 24 verbetes; glos. 210 termos; 1 anexo.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; página 97.
             11. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos da folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas dee avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21x14 cm; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996, páginas 71, 128, 139, 141, 192, 198, 201, 215, 238 e 254.
             12. Idem; Dicionário de Argumentos da Concienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 63, 79 a 81, 131, 189, 245, 372, 406, 442, 541, 630 a 631, 1.002, 1.010, 1.041, 1.204 e 1.231.
             13. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 58, 153, 183, 228, 229, 423, 424, 565, 607, 840, 982 e 993.
             14. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 5 índices; 3 infografias; 24 secoes; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 48, 115, 116, 219, 236, 341, 489, 534, 548, 558, 648 a 650, 672, 751, 824, 932, 1.062, 1.064 e 1.065.
             15. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog.; 652 conceitos neoverponológicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema de evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6476 termos; 1811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficos; 19 websites; 28,5 x 22 x 10cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 109, 110, 606 a 610 e 975 a 1.069.
            16. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 110, 111 e 231.
            17. Yuahasi, Katia Kioko; Laboratório Consciencial do Erro: Oportunidade Evolutiva; Artigo; Duas Décadas do CEAEC; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 19; N. 3; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2015; páginas 373 a 382.
            Webgrafia Específica:
            1. Pizarro, Marco Antonio; Manual das Lições Aprendidas e das Consolidações: Manual do Usuário; Versão 2; revisores Bernard Soihet; Flávio Camargo; & Gláucia Balvedi; 6 p.;1 E-mail; 1 endereço; 3 enus.; 1 formulário; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Novembro, 2013; disponível em: <http: //intranet.iipc. org/user_menu/>; acesso em 31.07.16.
            2. Xavier, Ana Clara Rodrigues; et al.; Lições a Aprender: Uma Nova Abordagem para as Lições Aprendidas; Dissertação; IX+147 p.; 9 caps.; 6 apênd.; 16 ilus.; 3 manuais; 2 gráfs.; 7 siglas; 15 tabs.; 63 refs.; Rio de Janeiro, RJ; 2007; Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ; disponível em:<http://g2b.com.br/downloads-/08_licoes_a_apren der_2007.pdf>; acesso em: 21.03.15.
                                                                                                                     M. A. P.