Ideia Original

A ideia original é o ato ou efeito da aquisição de informação nova, na hora presente, através da representação mental de algo concreto ou abstrato, inédito, empregando algum ou alguns dos múltiplos recursos mentaissomáticos.

Qual a ideia original da Conscienciologia teaticamente mais desafiadora para você? Você já pesquisou se dispõe de macrossoma? E ofiex pessoal?

      IDEIA ORIGINAL
                                (MENTALSOMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A ideia original é o ato ou efeito da aquisição de informação nova, na hora presente, através da representação mental de algo concreto ou abstrato, inédito, empregando algum ou alguns dos múltiplos recursos mentaissomáticos.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. A palavra ideia vem do idioma Latim, idea, “forma original; imagem; noção: ideia”, e esta do idioma Grego, idéa, “aspecto exterior; aparência; forma; maneira de ser; princípio geral servindo de base para alguma classificação”. Apareceu em 1543. O termo original procede do idioma Latim, originalis, “existente desde a origem; primitivo; original; originário; indígena”. Surgiu no Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Neoideia. 2. Neoconcepção. 3. Verpon. 4. Constructo de ponta. 5. Concepção de neossinapses.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética 11 cognatos derivados do vocábulo ideia: ideabilidade; ideação; ideacional; ideário; ideativo; ideável; maxideia; minideia; neoideia; paleoideia; retroideia.
         Neologia. As duas expressões compostas minideia original e maxideia original são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
         Antonimologia: 1. Retroideia. 2. Paleoideia. 3. Ideia ultrapassada. 4. Antiverpon.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento.
         Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Há ideias decomponíveis.
         Filosofia. Como esclarece a Projeciologia, a projeção consciente ajuda decisivamente na consecução deste processo de existência evolutiva quando fornece à consciência intrafísica os meios para conseguir vislumbrar novos padrões, ainda não detectados, ou ideias originais, no aparente caos turbilhonante a volta de si, e esta transmite aos outros as introvisões, opiniões, exemplos novos e renovadores daí advindos. Neste aspecto, a Projeciologia (Holofilosofia) representa atuante plataforma existencial no campo da Filosofia Humana.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: os neopensenes; a neopensenidade; a coesão íntima da maxipensenização.
         Fatologia: a ideia original; a neoideia; o neoconceito; o neoconstructo; a neoteoria; a neotécnica; a neoteática; a neoverpon; a lógica; a racionalidade; as diretrizes novas; as reciclagens; as inovações; as sínteses evolutivas; a família de neoideias.
         Parafatologia: a projeção consciente; o autoparapsiquismo; o amparo extrafísico de função; o tenepessismo; a Central Extrafísica da Verdade (CEV); a intuição; a inspiração.


                                         III. Detalhismo

         Enumerologia: o conceito; a concepção; o constructo; o cognição; a noção; o pensenização; a verpon.
         Binomiologia: o binômio autor-plagiador; o binômio Pesquisa-Especialidade.
         Trinomiologia: o trinômio autoconhecimento-projetabilidade-assistencialidade; o trinômio autopesquisas-heteropesquisas-multipesquisas; o trinômio ideia original–experimentação–síntese.
          Antagonismologia: o antagonismo retroideia / neoideia.
          Politicologia: a democracia.
          Filiologia: a neofilia.
          Mitologia: o combate aos mitos milenares.
          Holotecologia: a cognoteca; a experimentoteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Pensenologia; a Intencionologia; a Holomaturologia; a Parafisiologia; a Heuristicologia; a Neologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Projeciologia; a Interassistenciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a pessoa teática; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autologicus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens eruditus; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens scientificus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minideia original = a autovivência teática, generalizada, do princípio da descrença (Descrenciologia); maxideia original = o emprego técnico do paradigma consciencial, a teoria-líder da Conscienciologia (Autopesquisologia).
          Autopesquisologia. Segundo a Experimentologia, a ideia original pode ser alcançada, por meio de 5 etapas, nesta ordem funcional:
          1. Administração: patamar passivo; a iniciativa; o material existente para a pesquisa.
          2. Preparação: patamar ativo; o campo, a instrumentalidade disponível.
          3. Criação: patamar ativo; a produção; a elucubração; a busca.
          4. Originais: patamar ativo; a associação de ideias; o arquivo pessoal; a holoteca.
          5. Acabamento: patamar ativo; os retoques finais; a acabativa.
         Aquisiciologia. Do ponto de vista da Parapercepciologia, o conhecimento extrafísico direto é adquirido pelo processo mais avançado através da projeção lúcida da consciência, seja conscin ou consciex, pelo mentalsoma, na dimensão mentalsomática, livre da prisão às formas, espaços e ao tempo de todos os tipos e concepções restringidores das manifestações da personalidade do homem e da mulher. Há antiga expressão popular afirmando: – “Dormi e sonhei com a solução”. Este autor-coordenador, através das projeções conscientes, tem feito verificações, captado ideias fecundantes, alcançado concepções extrafísicas atuais, lógicas e, de certa forma, inéditas, confirmadas pelos fatos, como certos conceitos, aparentemente exemplos comuns, de algum modo representando contribuição criativa para a evolução das consciências.
         Fenomenologia. Tais ideias servem ao menos para caracterizar aspectos mínimos, ainda desconhecidos, ou não identificados plenamente, nem aplicados de maneira coerente nas pesquisas da Fenomenologia, por exemplo, das projeções conscientes, apurando a habilidade de resolver problemas. Tais conceitos, termos e expressões compostas são usados aqui devido à inexistência de outros mais apropriados, corretos e esclarecedores, servindo como auxiliares para delinear as descrições de experiências reais, não constituindo doutrina dogmática para ser seguida. Se alguém tem experiências desse tipo e as analisa, os conceitos podem ser aplicados para criar novas experiências e neoverpons.
         Linguagem. A linguagem, ou a forma esboçada aqui, torna-se ordenadora, disciplinadora e guia para as pesquisas da consciência sobre si mesma.
         Glossariologia. Dentro do universo da Conformática, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 300 expressões supostamente novas e neologismos, afora muitos outros, cujos significados podem ser consultados pelo pesquisador ou pesquisadora no aprofundamento da análise conscienciológica, nos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia:
         01. Abduzido extrafísico.
         02. Abertura mnemônica.
         03. Aceleração da digestão.
         04. Acoplamento energético.
         05. Adenoprojeção.
         06. Agenda extrafísica (Agendex).
         07. Agente retrocognitor.
         08. Agentes inibidores relativos.
         09. Análise ressomática.
         10. Anamnese extrafísica (Parassemiologia).
         11. Ancestralidade assistencial.
         12. Âncora do psicossoma.
         13. Androide parapsíquico.
         14. Androprojeção.
         15. Animicidade.
         16. Antropologia Projetiva.
         17. Aparência paradoxal.
         18. Aparição compartilhada.
         19. Aparição laboratorial.
         20. Arapuca energética.
         21. Arqueoprojeção.
         22. Assombramento projetivo.
         23. Astronomia Projetiva.
         24. Ataques duplos.
         25. Aura projetiva.
         26. Autoabraço.
         27. Autoalvo.
         28. Autobilocação consciencial.
         29. Autocinesia.
  30. Autocombustão voluntária.
  31. Autodessoma holochacral.
  32. Autodiagnóstico projetivo.
  33. Autoevocação extrafísica.
  34. Autoinvisibilidade.
  35. Autolocalização extrafísica.
  36. Automaterialização.
  37. Automicroscopia.
  38. Autonomia de voo consciencial.
  39. Autopersuasão projetiva.
  40. Autopsicofonia simultânea.
  41. Autorrelutividade do psicossoma.
  42. Autorrevelação.
  43. Autotelecinesia.
  44. Autotoque extrafísico-intrafísico.
  45. Banho energético pós-projetivo.
  46. Bariprojeção.
  47. Base idiomática mental.
  48. Base intrafísica portátil.
  49. Bibilocação.
  50. Bilocação mista.
  51. Binômio lucidez-rememoração.
  52. Biprojeção.
  53. Biprojetor (Biprojetora).
  54. Bloqueio mnemônico.
  55. Bonde extrafísico.
  56. Câmara extrafísica de descompressão.
  57. Câmara projetiva.
  58. Carona extrafísica.
  59. Cefaloprojeção.
  60. Cefalossoma.
  61. Cérebro vazio.
  62. Chuveirada hidromagnética.
  63. Cicatrizes retroparapsíquicas.
  64. Ciclo projetivo.
  65. Cidade-dormitório extrafísica.
  66. Código pessoal de Cosmoética (CPC).
  67. Cognópolis.
  68. Coma extrafísico (Paracomatose).
  69. Condição passivativa.
  70. Conscienciograma.
  71. Conscienciolândia.
  72. Conscins trancadas.
  73. Continuum consciencial.
  74. Contrabordagem extrafísica.
  75. Contrabando energético.
  76. Contrespionagem extrafísica.
  77. Controle remoto extrafísico.
  78. Coprojetor (Coprojetora).
  79. Coronatron.
  80. Corpo orbitante.
  81. Corrente projeciógena.
  82. Correntes de forças extrafísicas.
       83. Corridas extrafísicas.
       84. Cosmificação da consciência.
       85. Cosmocracia.
       86. Cosmoprojeção.
       87. Crescendos fenomênicos.
       88. Decolagem anímico-parapsíquica.
       89. Deficienciolândia (Imperfecciolândia).
       90. Dejaísmo projetivo (Déjà-vu).
       91. Desaparecimento extrafísico.
       92. Descoincidência vígil.
       93. Desconforto admonitório.
       94. Desconsciência pós-dessomática.
       95. Dessomado impuro.
       96. Dessomantes.
       97. Devaneio autoprogramado.
       98. Dimener (Dimensão energética).
       99. Duplo restringimento.
      100. Duplódromo.
      101. Ecocéfalos.
      102. Ecologia extrafísica (Paraecologia).
      103. Edafoprojeção.
      104. Efeito da contiguidade.
      105. Egologia.
      106. Energia consciencial (EC).
      107. Energia imanente.
      108. Energossomatologia.
      109. Epiprojeção.
      110. Era consciencial.
      111. Escala da lucidez da conscin projetada.
      112. Escala de observação extrafísica.
      113. Escala dos contatos extrafísicos.
      114. Escape do psicossoma.
      115. Escondimentos ignorados.
      116. Espectador-projetor (Espectadora-projetora).
      117. Estado paraprojetivo.
      118. Estados vibracionais uníssonos.
      119. Estáticas psíquicas.
      120. Exteriorização de energias.
      121. Estroboprojeção.
      122. Evocação antecipada.
      123. Exoprojeção.
      124. Exorcista extrafísico.
      125. Exovidência.
      126. Experiência intracorpórea.
      127. Fase de transição projecional.
      128. Fenômeno-surpresa (Extrapolacionismo).
      129. Fincador de cunhas mentais (Xenopensenes).
      130. Fitoprojeção.
      131. Fixador psicofisiológico.
      132. Fôrma holopensênica.
      133. Gafes extrafísicas.
      134. Giroprojeção.
      135. Hemiprojeção.
  136. Hereditariedade profissional.
  137. Heterodespertamento extrafísico.
  138. Hidroprojeção.
  139. Holobiografologia.
  140. Holocarmologia.
  141. Holomnemônica.
  142. Holossomática.
  143. Homo sapiens projectius.
  144. Homocromia extrafísica.
  145. Homoprojeção.
  146. Ideoduto.
  147. Idioma omniglota.
  148. Inaudibilidade extrafísica.
  149. Incerta extrafísica.
  150. Interiorização inversa.
  151. Laboratório Conscienciológico.
  152. Lei do maior esforço.
  153. Libidoprojeção.
  154. Macrotraumas extrafísicos.
  155. Mapa extrafísico.
  156. Megaprojeção consciente.
  157. Meia-materialização.
  158. Microtraumas extrafísicos.
  159. Miniférias extrafísicas.
  160. Miniprojetor.
  161. Minissonho projetivo.
  162. Momento físico-extrafísico.
  163. Monoideísmo refratário.
  164. Monólogo psicofônico.
  165. Movimento psicófugo da consciência.
  166. Movimento psicópeto da consciência.
  167. Muletas psicofísicas.
  168. Multimemória (Polimemória).
  169. Musicoprojeção.
  170. Mutantes extrafísicos.
  171. Narcoprojeção.
  172. Obnubilação consciencial extrafísica.
  173. Olhos energéticos.
  174. Oligofrenia extrafísica.
  175. Omninteração energética.
  176. Omnividência.
  177. Oniroprojeção.
  178. Orgasmo compartilhado.
  179. Orgasmo projeciogênico.
  180. Paciente desconhecido.
  181. Paraassepsia.
  182. Paracerebrologia.
  183. Paracirurgia.
  184. Paradireitologia.
  185. Parafauna.
  186. Paraflora.
  187. Parageografologia.
  188. Para-hipocrisia.
      189. Parandroide.
      190. Paranestesiologia.
      191. Paraolhos.
      192. Parapolítica.
      193. Paraprojeção.
      194. Parapsicose pós-dessomática.
      195. Parapsicosfera.
      196. Parassociologia.
      197. Parassonia.
      198. Paravisão.
      199. Peregrinações extrafísicas.
      200. Personalidade consecutiva.
      201. Pivô da morte.
      202. Planejamentos multiveiculares.
      203. Planeta-dormitório.
      204. Pneumoprojeção.
      205. Polimemória.
      206. Polivalência parapsíquica.
      207. Predisposição esterilizante.
      208. Primeira base física.
      209. Primeira projeção semifísica.
      210. Primoprojeção.
      211. Princípio da descrença.
      212. Projeção antefinal.
      213. Projeção assistida.
      214. Projeção-aula.
      215. Projeção bicontrolada.
      216. Projeção cega.
      217. Projeção do adeus indireta.
      218. Projeção dupla.
      219. Projeção homóloga.
      220. Projeção ideogênica.
      221. Projeção-materialização.
      222. Projeção onírica.
      223. Projeção possessiva.
      224. Projeção ressuscitadora.
      225. Projeção semiconsciente histórica.
      226. Projeção semifísica.
      227. Projeção sentada.
      228. Projeção sonora.
      229. Projeciocracia.
      230. Projeciocrítica.
      231. Projeciofobia.
      232. Projeciogenia.
      233. Projeciografia.
      234. Projeciolatria.
      235. Projeciônica.
      236. Projecionística.
      237. Projeciorreia.
      238. Projeciotóxico.
      239. Projectarium.
      240. Projetabilidade lúcida (PL).
      241. Projetor esclarecedor.
  242. Projetor telecineta.
  243. Projetor-aluno.
  244. Projetor-amparador.
  245. Projetor-catalisador.
  246. Projetor-despertador.
  247. Projetor-penetra.
  248. Projetor-protagonista.
  249. Pseudassédio.
  250. Psicofraturas.
  251. Psicossoma sólido.
  252. Quasedespertar.
  253. Quatro-mãos.
  254. Recesso projetivo.
  255. Refrigerada aeromagnética.
  256. Regressão extrafísica pós-natal.
  257. Relutância trifásica.
  258. Repercussão dos casais.
  259. Repercussão onírica.
  260. Reprojeção.
  261. Ressoma alternante.
  262. Ressoma fixa (Existência trancada).
  263. Ressomas subintrantes.
  264. Retardamento consciencial.
  265. Reurbanização extrafísica (Reurbex).
  266. Revezamento ressomático.
  267. Rotação do psicossoma.
  268. Rotação projetiva.
  269. Satélites extrafísicos.
  270. Saudade parapsíquica.
  271. Segundo universo.
  272. Semente mnemônica.
  273. Semidecolagem.
  274. Semirressomado.
  275. Serenologia (Serenarium).
  276. Sessão do eu sozinho.
  277. Sinal projetivo.
  278. Sociologia Projetiva.
  279. Soltura holochacral.
  280. Soltura mentalsomática.
  281. Sonho projeciogênico.
  282. Superdotado projetivo.
  283. Teática (1% teoria, 99% prática).
  284. Tenepessologia.
  285. Tensão superficial extrafísica.
  286. Trafarologia.
  287. Traforologia.
  288. Transconsciência.
  289. Transe projetivo.
  290. Transexuais extrafísicos.
  291. Transitolândia.
  292. Traumas extrafísicos.
  293. Trendelenburg extrafísico.
  294. Três dessomas.
         295. Última base física.
         296. Ultravidência (Cosmovisiologia).
         297. Unipresença.
         298. Útero extrafísico.
         299. Volitação assistencial.
         300. Zooprojeção.
          Privilegiologia. Sob a ótica da Holomaturologia, a ideia original deve ser sempre privilegiada e vir à frente de todos os outros instrumentos e preocupações de pesquisa.
          Aviso. O leitor (ou leitora) ultrexigente, quando desejoso de circunscrever-se apenas aos fatos e fenômenos mais comuns e evidentes, de tranquila aceitação pela maioria dos pesquisadores e pesquisadoras, por julgar determinados assuntos avançados ainda excessivamente obscuros, nebulosos ou surrealistas, deve evitar os temas mais avançados.
          Inortodoxia. Este autor-coordenador não alimenta qualquer ilusão quanto à aceitação integral das neoideias não ortodoxas (inortodoxas ou heterodoxas) expostas aqui. As ideias novas ou verdades relativas de ponta, de qualquer natureza, são menos bem recebidas hoje (neofobia), e muito mais difíceis de serem adotadas, nesta Era Tecnológica, se comparadas à assim-chamada Idade do Obscurantismo. Isso parece ser muito positivo e demonstra progresso, ou seja, evidencia maior grau de maturidade e racionalidade consciencial na média mental da população terrestre.
          Conscin. A consciência intrafísica (conscin) vive no físico, ou animal, da luta pela vida, recheado de crueldade, mágoa e ira, mas também juntamente com radiantes promessas da implantação humana do perdão, da megafraternidade pura e do amor espontâneo.
          Autodiscernimentologia. Sob o enfoque da Interassistenciologia, o modo mais maduro de existir ou viver evoluindo, enquanto se passa por esta dimensão, é manter racionalidade, boa intenção, boa vontade, autodiscernimento e elevado senso de otimismo, ou bom humor, buscando servir assistencialmente aos outros.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a ideia original, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Conceito: Mentalsomatologia; Homeostático.
          2. Corredor heurístico: Experimentologia; Homeostático.
          3. Fruto experimental: Experimentologia; Homeostático.
          4. Grupo de neoideias: Mentalsomatologia; Neutro.
          5. Verdade prioritária: Verponologia; Homeostático.
          6. Verpon: Experimentologia; Homeostático.
          7. Verponarium: Verponologia; Homeostático.
  EM QUALQUER CIÊNCIA, O MAIS RELEVANTE É A VERPON, O ACHADO MAIOR OU A IDEIA ORIGINAL CAPAZ
  DE PATROCINAR A EXPANSÃO TEÁTICA DA QUALIDADE
    DE VIDA DOS PRINCÍPIOS CONSCIENCIAIS NA TERRA.
          Questionologia. Qual a ideia original da Conscienciologia teaticamente mais desafiadora para você? Você já pesquisou se dispõe de macrossoma? E ofiex pessoal?
10                                                                    Enciclopédia da Conscienciologia
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 8.