Esteio Tenepessístico

  • Tertúlia 4694
  • Data:
  • Especialidade: Proexologia
  • Tema central: Homeostático

O esteio tenepessístico é o suporte, apoio, arrimo, base, alicerce, respaldo, proteção ou aporte recebido pela conscin, homem ou mulher, ao dedicar-se à tarefa energética pessoal e ao praticar a interassistencialidade multidimensional lúcida, cosmoética e universalista diuturnamente, levando em conta o paradigma consciencial, otimizando a consecução da proéxis pessoal.

Você, leitor ou leitora, reconhece o esteio tenepessístico? Usufrui dos aportes recebidos em decorrência da prática da tenepes?

      ESTEIO TENEPESSÍSTICO
                                         (PROEXOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O esteio tenepessístico é o suporte, apoio, arrimo, base, alicerce, respaldo, proteção ou aporte recebido pela conscin, homem ou mulher, ao dedicar-se à tarefa energética pessoal e ao praticar a interassistencialidade multidimensional lúcida, cosmoética e universalista diuturnamente, levando em conta o paradigma consciencial, otimizando a consecução da proéxis pessoal.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo esteio vem do Francês étayer, de étai que significa “escora” e esta do Latim statuo, ere, que quer dizer “erigir; levantar; peça de madeira, metal ou pedra, com a qual se firma ou escora algo”. Surgiu no Século XIII. O termo tarefa vem do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho imposto a alguém”, derivado de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Apareceu no Século XVI. A palavra energético deriva do idioma Grego, energêtikós, “ativo; eficaz”. Surgiu no Século XX. O vocábulo pessoal procede do idioma Latim, personalis, “pessoal”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Sustentáculo tenepessístico. 2. Fundamentação tenepessística. 3. Pilar tenepessístico. 4. Auxílio da tenepes.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 3 cognatos derivados do vocábulo esteio: esteada; esteado; estear.
          Neologia. As 3 expressões compostas esteio tenepessístico, esteio tenepessístico básico e esteio tenepessístico avançado são neologismos técnicos da Proexologia.
          Antonimologia: 1. Esteio eletronótico. 2. Arrimo antiproéxico.
          Estrangeirismologia: o Conviviarium; o Tenepessarium; o upgrade interassistencial; o know how do tenepessista; o staeg tenepessístico incrementando a interassistencialidade lúcida; a tenepes ditando o step by step da autoproéxis; o feedback da assistência prestada; a interassistencialidade to be continued.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência interassistencial proexológica.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Tenepes: esteio interassistencial. Tenepes: autonomia interdependente. Megafraternidade: materpensene ideal.
          Ortopensatologia. Eis, em ordem alfabética, 3 ortopensatas referentes ao tema, classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Tenepes. Um único experimento da tenepes pode mudar para melhor, ou seja, reciclar evolutivamente, gerando a cirurgia de destino da vida da conscin tenepessista”. “Quanto maior a comunicabilidade entre o tenepessista e o amparador da tenepes, mais assistência competente é realizada”.
          2. “Tenepessismo. A autovivência do tenepessismo é a vara de equilíbrio do protagonismo diário da conscin entre as dimensões existenciais”.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Tenepessologia; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene da sustentação da autoproéxis por meio da tenepes; o holopensene pessoal embasado na autovivência do tenepessismo; a priorização da interassistencialidade lúcida e cosmoética; a manutenção do holopensene interassistencial nas práticas energéticas diárias intra e extrafísicas; as autorreflexões pensênicas diante das escolhas evolutivas; a holopensenidade sadia; os retropensenes pessoais do Curso Intermissivo (CI); a retropensenidade; a retilinearidade pensênica promovida pelas reciclagens intraconscienciais; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade tenepessística; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes advindos da prática diária da tenepes; a neopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a identificação do materpensene assistencial pessoal; a transformação para melhor do bolsão holopensênico local após práticas energéticas com intenção reurbanológica; a sustentação do tenepessismo pela convergência do holopensene intra e extrafísico na assistencialidade.
          Fatologia: o esteio tenepessístico; a justificação tenepessológica; a segurança tenepessística; o desafio da consecução da proéxis; a tenepes organizando a vida do tenepessista; as autorrecins otimizadas pela tarefa energética pessoal (tenepes); a assunção do epicentrismo consciencial e tenepessístico; a intencionalidade de desejar o melhor para todos; a visão de conjunto permitida pela interassistência; o diário da tenepes guardando as rememorações assistenciais; a base intrafísica otimizada para a tenepes; a autorreeducação consciencial frente ao subnível evolutivo; a resiliência diante das dificuldades intra e extrafísicas; a decisão de fazer mais e melhor pelo outro; o megafoco no modelo evolutivo consciencial; a autopesquisa sincera pautada nos trafores, substituindo trafares e preenchendo trafais; as neoideias advindas da prática da tenepes; a mudança de patamar evolutivo; a tridotação consciencial; a assistência a conscins e consciexes permitindo a reconciliação grupocármica; o posicionamento científico interassistencial impulsionando reciclagens de posturas religiosas; a qualificação teática da assistência em decorrência de grupos de estudo da Associação Internacional de Tenepessologia (IC TENEPES); o anonimato intrafísico do assistente; a isonomia mediante a assistência; o questionamento crítico recorrente “há algo para aprender com essa situação?”; a tarefa do esclarecimento (tares) desdramatizando a assistência; a Descrenciologia enquanto pedra angular da interassistência universalista.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a prática diária da tenepes; o destemor frente ao desconhecido impulsionado pela interrelação e confiança no amparo extrafísico; a sintonia fina com amparo extrafísico de função; o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV); a assimilação simpática das energias; a desassimilação simpática das energias; o domínio das energias conscienciais (ECs); a qualificação da assistência interdimensional pautada nos traços fortes da consciência; a ampliação cosmovisiológica da multidimensionalidade por meio do sobrepairamento em situações críticas cotidianas; o encaminhamento dos assistidos na tenepes para o Curso Intermissivo reforçando a condição pessoal de minipeça no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; as parapercepções diuturnas evidenciando a assistência de amparadores extrafísicos; a mudança de amparador extrafísico da tenepes; as reverberações do acoplamento energético; o autocomprometimento parapsíquico interassistencial lúcido; as retrocognições promovidas pelos amparadores extrafísicos; os paradiálogos com evoluciólogo efetuados durante projeções lúcidas; a retroprojeção lúcida vexaminosa alavancando a reciclagem de traços inflexíveis do temperamento; o desbloqueio mentalsomático ocorrido durante a Dinâmica Parapsíquica da Tenepes; o acesso a neoverpons da Tenepessologia e da Pararreurbanologia.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intercooperação tenepessista–amparador extrafísico de função; o sinergismo amparo-interassistência; o sinergismo tenepes–epicentrismo interassistencial; o sinergismo interassistência lúcida-proéxis.
          Principiologia: o princípio “ninguém evolui sozinho”; o princípio da afinidade consciencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); os princípios interassistenciais; o princípio da descrença (PD); o princípio de pensar no erro sem pensar mal da pessoa.
          Codigologia: a qualificação do código pessoal de Cosmoética (CPC); a construção do código grupal de Cosmoética (CGC); o código de ética profissional; o código da megafraternidade.
          Teoriologia: a teoria da teática interassistencial; a teoria da evolução consciencial em grupo; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da cosmovisão consciencial; a teoria da recin como recurso evolutivo; a teoria da responsabilidade autevolutiva; a teoria dos esquemas permitindo a identificação da causa dos padrões rígidos e inflexíveis de pensamento; a teoria da proéxis.
          Tecnologia: a técnica de conexão com o amparador de função através do trabalho assistencial; a técnica interassistencial diária da tenepes assegurando a aquisição e manutenção da autoinconflitividade; as técnicas projetivas; a técnica diária da desassimilação simpática das energias; a técnica da mudança de bloco pensênico; a técnica do detalhismo nos registros fatuísticos; a técnica do sobrepairamento.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico na Associação Internacional de Tenepessologia alavancando a tenepes; os heterexemplos de voluntários da Conscienciologia desbancando as autointrusões pensênicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia.
          Efeitologia: o efeito do suporte tenepessístico na potencialização da assistência; o efeito da inteligência evolutiva (IE) na tenepes pessoal; o efeito da gratidão na qualificação da tenepes; o efeito das reconciliações grupocármicas; o efeito do exemplarismo pessoal cosmoético; o efeito do reconhecimento do esteio tenepessístico na expansão da interassistencialidade; o efeito da meritocracia no completismo proexológico.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelo suporte recebido dos amparadores extrafísicos da tenepes; as paraneossinapses advindas da prática diária da tenepes; as neossinapses obtidas por meio da interassistencialidade; as neossinapses paraperceptivas; as neossinapses advindas da sinalética parapsíquica; as paraneossinapses da autodeterminação pacificadora; a criação de neossinapses a partir da assistência a diferentes conscins e consciexes; o desenvolvimento de paraneossinapses por meio da mudança de amparador extrafísico de função.
          Ciclologia: o ciclo das assistências dos amparadores; o ciclo renovação–ampliação do suporte tenepessístico ante o mérito do assistente; o ciclo das assistências da conscin lúcida; o ciclo autorrecinológico promovendo autevolução consciencial; o ciclo das vidas consecutivas demonstrando a vivência dos efeitos dos retroatos praticados; o ciclo das megadecisões tomadas a partir do autoposicionamento frente à consecução da proéxis; o ciclo autenfrentamento-autossuperação de posturas anacrônicas.
          Binomiologia: o binômio evolução-assistencialidade; o binômio arrimo tenepessístico–interassistência multidimensional lúcida; o binômio recebimento-gratidão; o binômio maturescência tenepessística–autorresponsabilidade assistencial; o binômio suporte tenepessístico–holomaturidade interassistencial; o binômio empatia-tares; o binômio cientificidade-interassistencialidade; o binômio autorganização-audesempenho; o binômio amparabilidade–qualificação tenepessística.
          Interaciologia: a interação amparador extrafísico–tenepessista; a interação teoria-prática; a interação intencionalidade-interassistencialidade-amparabilidade; a interação autocosmoética–suporte tenepessístico; a interação equipin-equipex; a interação volição-intencionalidade-autorganização-tenepes; a interação parapsiquismo-comunicabilidade-intelectualidade.
          Crescendologia: o crescendo egocentrismo-interassistencialidade; o crescendo da assistência holocármica; o crescendo das reverberações interassistenciais sincronicidades-parassincronicidades; o crescendo subnível evolutivo–autorreeducação consciencial–mudança de patamar evolutivo.
          Trinomiologia: o trinômio talento-trabalho-tenacidade atraindo e fixando os amparadores extrafísicos; o trinômio olhos–paraolhos–visão de conjunto; o trinômio vontade-competência-assistência; o trinômio aproveitamento dos recebimentos–aproveitamento das oportunidades–aproveitamento da amparabilidade; o trinômio domínio energético–autoconsciencialidade–produtividade interassistencial; o trinômio tenepes-ofiex-reurbex; o trinômio autopesquisa-autexperimentação-autoconscientização; o trinômio vontade-intenção-resolução; o trinômio tenepes-interassistência-desperticidade.
          Polinomiologia: o polinômio amparo extrafísico de função–suporte tenepessístico–sustentabilidade da tenepes–interassistenciadade holocármica–base evolutiva consciencial; o polinômio acolhimento-esclarecimento-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio gratidão-retribuição-distribuição-evolução; o polinômio percepção–parapercepção–sintonia com amparo–autoconfiança; o polinômio flexibilidade mental–autenfrentamento do incômodo–identificação do erro–reeducação consciencial–recin.
          Antagonismologia: o antagonismo assedialidade / amparabilidade; o antagonismo atitude anticosmoética / assistência do ampararador extrafísico; o antagonismo desempenho medíocre / assistência de excelência; o antagonismo tacon / tares; o antagonismo autodesorganização / autorganização; o antagonismo estagnação / reciclagem; o antagonismo autocorrupção / autorreeducação.
          Paradoxologia: o paradoxo das conscins distraídas ante o amparo evidente; o paradoxo da serenidade na turbulência; o paradoxo de a maneira positiva de prestar assistência ser a de se permitir receber assistência; o paradoxo de o tenepessista ser a peça mais fraca na engrenagem da tenepes, porém a mais indispensável; o paradoxo anonimato na assistência–transparência extrafísica; o paradoxo autossuficiência–interdependência entre amparador e assistente da tenepes.
          Politicologia: a assistenciocracia; a cosmoeticocracia; a meritocracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a exemplocracia; a conviviocracia; a evoluciocracia; a democracia.
          Legislogia: a lei da interassistencialidade; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei do maior esforço evolutivo; a lei de atração dos afins; a lei de ação e reação; a lei da interdependência consciencial; a lei da megafraternidade evolutiva; as leis da proéxis.
          Filiologia: a amparofilia; a assistenciofilia; a neofilia; a xenofilia; a autocriticofilia; a decidofilia; a autopesquisofilia; a autexperimentofilia; a reeducaciofilia; a reciclofilia; a sociofilia; a descrenciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a xenofobia; a heterocriticofobia; a autopesquisofobia; a autexperimentofobia; a reeducaciofobia; a reciclofobia; a conviviofobia.
          Sindromologia: a síndrome do justiceiro afastando a conexão com o amparo extrafísico sadio; a síndrome da dispersão consciencial impedindo o contato com a multidimensionalidade; a síndrome da apriorismose atrapalhando a percepção das sinaléticas energéticas parapsíquicas do arrimo tenepessístico; a síndrome da pressa dificultando a observação dos detalhes envolvendo a assistência; a síndrome da autovitimização bloqueando o rapport com o assistido; a síndrome do autodesperdício da oportunidade de assistir; o esforço para superação da síndrome da dispersão consciencial.
          Maniologia: a mania de subestimar o assédio; a mania de reclamar a falta de aportes para a assistência; a mania de procrastinar a autorreeducação; a mania de resistir às recins; a mania de falar sem pensenizar; a mania de pensar mal dos outros; a mania de distorcer os fatos.
          Mitologia: o mito de todos terem amparador; o mito do anjo da guarda; o mito da autevolução consciencial sem autesforço; o mito da autorreeducação pela manutenção dos mesmos pensenes; o mito da autevolução sem sair da zona de conforto; a desconstrução dos mitos religiosos; o mito da vida humana única.
          Holotecologia: a tenepessoteca; a interassistencioteca; a convivioteca; a parapsicoteca; a sinaleticoteca; a energossomatoteca; a recicloteca; a consciencioteca; a lexicoteca.
          Interdisciplinologia: a Proexologia; a Amparologia; a Tenepessologia; a Interassistenciologia; a Autocosmoeticologia; a Conviviologia; a Parapercepciologia; a Autopesquisologia; a Autorreciclologia; a Autodesassediologia; a Proexologia; a Grupocarmalogia; a Serenologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida interassistencial; a isca humana lúcida; o ser desperto; a conscin enciclopedista; a conscin large.
          Masculinologia: o amparador extrafísico de função; o líder cosmoético; o liderado; o acoplamentista; o amparador intrafísico; o assistente; o assistido; o epicon; o atacadista consciencial; o profissional assistencial; o primeiro amparador extrafísico de função da tenepes; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o reciclante existencial; o pesquisador; o projetor consciente; o intermissivista; o tenepessista; o ofiexista; o tertuliano; o verbetólogo; o neoverbetógrafo; o voluntário; o homem de ação.
          Femininologia: a amparadora extrafísica de função; a líder cosmoética; a liderada; a acoplamentista; a amparadora intrafísica; a assistente; a assistida; a epicon; a atacadista consciencial; a profissional assistencial; a primeira amparadora extrafísica de função da tenepes; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a reciclante existencial; a pesquisadora; a projetora consciente; a intermissivista; a tenepessista; a ofiexista; a tertuliana; a verbetóloga; a neoverbetógrafa; a voluntária; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens serenissimus; o Homo sapiens reurbanisatus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: esteio tenepessístico básico = os recursos assistenciais multidimensionais promovendo a melhoria do ambiente grupocármico; esteio tenepessístico avançado = os recursos assistenciais multidimensionais potencializando a interassistência no âmbito policármico.
          Culturologia: a cultura do paradigma consciencial; a cultura da tenepes; a cultura da gratidão tenepessística; a cultura da autopesquisa; a cultura da autorresponsabilidade evolutiva; a cultura da Autodisciplinologia; a cultura da postura cosmoética.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o esteio tenepessístico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amparabilidade: Amparologia; Homeostático.
          02. Amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático.
          03. Atitude pró-amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático.
          04. Autopacificação tenepessista: Experimentologia; Homeostático.
          05. Benemerência: Assistenciologia; Neutro.
          06. Binômio autorganização-tenepes: Tenepessologia; Homeostático.
          07. Binômio tenepes-autopesquisa: Autevoluciologia; Homeostático.
          08. Evolução tenepessista: Tenepessologia; Homeostático.
          09. Fortalecimento de vínculo com amparo extrafísico: Amparologia; Homeostático.
          10. Função amparadora: Amparologia; Homeostático.
          11. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
             12.   Paratarefa do amparador: Amparologia; Homeostático.
             13.   Recin autoimposta: Recexologia; Homeostático.
             14.   Recinofilia tenepessológica: Recinologia; Homeostático.
             15.   Tenepes inspiradora: Tenepessologia; Homeostático.
  O ESTEIO TENEPESSÍSTICO GERADO A PARTIR DA AFINIDADE INTERATUANTE ENTRE AMPARADOR EXTRAFÍSICO DE FUNÇÃO E TENEPESSISTA AMPLIA E QUALIFICA
   A INTERASSISTENCIALIDADE EM PROL À AUTOPROÉXIS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece o esteio tenepessístico? Usufrui dos aportes recebidos em decorrência da prática da tenepes?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 232 e 325.
             2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 113 e 471.
             3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 119 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 82, 83, 84 e 1.613 a 1.617.
             4. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisores Erotides Louly; Helena Araújo; & Julieta Mendonça; 154 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 18 E-mails; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; 19 websites; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011, páginas 34 e 76.
             5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 242.
             6. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 577, 578, 678, 686 a 690, 720, 725, 726, 765 e 816.
             7. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 277 e 749.
                                                                                                                    R. M. B.