Drama de Consciência

O drama de consciência é a autovivência intensa pela conscin de condição intraconsciencial fixada em autoculpa, remorso ou problema intrapsíquico, por alguma ação ou longa série de atos anticosmoéticos praticados.

Você, leitor ou leitora, alimenta algum drama de consciência? Por qual razão? Já buscou encarar a reciclagem intraconsciencial?

      DRAMA DE CONSCIÊNCIA
                                     (PARAPATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O drama de consciência é a autovivência intensa pela conscin de condição intraconsciencial fixada em autoculpa, remorso ou problema intrapsíquico, por alguma ação ou longa série de atos anticosmoéticos praticados.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo drama vem do idioma Grego, dráma, “ação; tragédia (peça de teatro); fato”, através do idioma Latim, drama. Surgiu no Século XVIII. O vocábulo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 01. Má consciência. 02. Consciência pesada. 03. Consciência vendida. 04. Autobcecação; autobsessão; autoculpa. 05. Dramatologia Pessoal. 06. Caso de consciência; problema de consciência. 07. Aprioropatia; raciocínio apriorístico. 08. Acriticismo. 09. Autopensenidade doentia. 10. Autassediologia; autassediopatia.
          Neologia. As duas expressões compostas drama de consciência parcial e drama de consciência integral são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 01. Boa consciência. 02. Consciência tranquila. 03. Consciência limpa. 04. Consciência interassistencial. 05. Antiapriorismose. 06. Raciocínio factualístico. 07. Desconstrucionismo ideativo. 08. Autodiscernimento cosmoético; convivialidade sadia. 09. Autopensenidade sadia. 10. Autodesassediologia.
          Estrangeirismologia: a mea culpa; a dramatis personae; o taedium vitae; o existentiale vacuum; a tristitia rerum.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Cosmoética Pessoal.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Autoconfissões queimam etapas.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autoconsciencialidade; a autopensenidade irracional; os patopensenes; a patopensenidade; os contrapensenes; a contrapensenidade; os antipensenes; a antipensenidade; os monopensenes; a monopensenidade.
          Fatologia: o drama de consciência; o problema de consciência indescritível; o fato pessoal inconfessado; a dificuldade ínsita; a experiência inesquecível, penosa e desgastante; o exagero nas expressões dos sentimentos; a apreensão permanente; a autoincriminação; as autointerrogações mortificantes; o peso na consciência; a Baratrosfera na vida humana; o supergrilo; o megassujismundismo intraconsciencial; a vigília prolongada; as perturbações de humor; as expectativas aflitivas; as angústias desnecessárias; a ausência da Higiene Consciencial; a incertitude; a autoinsegurança; a autovulnerabilidade; a megacarência cronicificada; as dificuldades autoimpostas; a falta da interassistencialidade intencional; os travões intraconscienciais; a autoculpa inesgotável; o remorso persistente; as automortificações; o autassédio; a autassedialidade; a dúvida sobre determinado ato pessoal; o ato de guardar segredo a respeito de experiência sofrida; o orgulho pessoal enraizado; os apriorismos cronicificados; a autodesorganização; o sentimentalismo monopolizador; a aprioropatia; a frustração; o acriticismo pessoal; a autodepreciação; a distimia; as ideias fixas; a evocação dos heterassediadores do passado; o abatimento moral; o alquebramento; a autodesmotivação; a prostração física; a depressão; a melin; o arrependimento; as estratégias de manejo da culpa; a autossuperação da vergonha; o fim do drama pessoal; a catarse moral; a viragem da mesa; a recéxis; a recin; a busca do resgate das ações; a interassistencialidade terapêutica; a desdramatização teática da vida intrapsíquica; a mudança radical do megafoco mais íntimo.
          Parafatologia: a ausência do hábito de exercitar o estado vibracional (EV) profilático; os autobloqueios parapercepciológicos.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: a Ciência do sinergismo etológico.
          Principiologia: o princípio da autocrítica aplicado ao prioritário.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: a técnica da reciclagem existencial; a técnica da reciclagem intraconsciencial.
          Voluntariologia: a laborterapia do voluntariado assistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Reciclantes.
          Efeitologia: o efeito renovador da exposição dos sentimentos.
          Neossinapsologia: as neossinapses sadias.
          Ciclologia: o ciclo erro-retratação-reciclagem.
          Enumerologia: o drama de consciência do cientista; o drama de consciência do servidor público; o drama de consciência do político; o drama de consciência do editor; o drama de consciência do promotor; o drama de consciência do juiz; o drama de consciência da mulher casada.
          Binomiologia: o binômio má consciência–heteroimagem má.
          Interaciologia: a interação Recexologia-Priorologia.
          Crescendologia: o crescendo da formiga tornada elefante.
          Trinomiologia: o trinômio definição-determinação-deliberação.
          Polinomiologia: o polinômio neopensenes-neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
          Antagonismologia: o antagonismo megatrafar / materpensene.
          Politicologia: a democracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a neofilia.
          Sindromologia: a síndrome da insegurança; a síndrome da mediocrização; a síndrome do pânico.
          Maniologia: a fracassomania.
          Holotecologia: a recexoteca; a evolucioteca; a conscienciometroteca; a patopensenoteca; a prioroteca; a conflitoteca; a nosoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Autopatologia; a Consciencioterapia; a Psiquiatria; a Psicologia; a Autoconscienciometrologia; a Autorrecexologia; a Autodiscernimentologia; a Autopriorologia; a Autovoliciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente; a consciência criminosa; a consciência culpada.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o encafifado; o cismarento; o incucadão; o trancadão; o autoculpado; o autoperturbado; o verdugo de si mesmo; o autassediado; o autassediopata.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a encafifada; a cismarenta; a incucadona; a trancadona; a autoculpada; a autoperturbada; a carrasca de si própria; a autassediada; a autassediopata.
          Hominologia: o Homo sapiens pathologicus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens anhedonicus; o Homo sapiens anxius; o Homo sapiens aprioristicus; o Homo sapiens obsidiatus; o Homo sapiens inordinatus; o Homo sapiens autovictimatus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: drama de consciência parcial = quando gerado pela conscin participante de interprisão grupal; drama de consciência integral = quando gerado pela conscin individualmente, de modo isolado.
          Culturologia: a cultura do acobertamento anticosmoético.
          Autoilusão. Segundo a Autenganologia, importa esclarecer existirem pessoas estacionárias se sentindo e se julgando muito competentes e traquejadas na área de assistência à saúde, na Psiquiatria, na Psicologia e na Consciencioterapia. No entanto, não apresentam competência, pois se apresentassem já teriam feito o autodiagnóstico psiquiátrico do próprio distúrbio, óbvio para os outros. Tais personalidades profissionais desatualizadas não sofrem drama de consciência e ainda nem empregam o autodesconfiômetro.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o drama de consciência, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Ânimo extra: Autorrecexologia; Homeostático.
          03. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
          04. Autocura: Consciencioterapia; Homeostático.
          05. Autovitimização: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Conscin mal resolvida: Parapatologia; Nosográfico.
          07. Distorção cognitiva: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Encolhimento consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Força do atraso: Parapatologia; Nosográfico.
          10. Megapatologia intraconsciencial: Parapatologia; Nosográfico.
    A EXPOSIÇÃO DA AUTOCULPA É O PRIMEIRO PASSO
      PARA A ELIMINAÇÃO DO DRAMA DE CONSCIÊNCIA.
   AS AÇÕES INTERASSISTENCIAIS RECICLADORAS COMPÕEM OS PASSOS SEGUINTES DA RENOVAÇÃO ÍNTIMA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, alimenta algum drama de consciência? Por qual razão? Já buscou encarar a reciclagem intraconsciencial?