Designação

A designação é o ato ou efeito de designar, indicar, distinguir, discernir, nomear, qualificar ou determinar alguma realidade.

Como encara você, leitor ou leitora, o ato da designação na própria vida? As designações influem na consecução da autoproéxis para você?

      DESIGNAÇÃO
                                (MENTALSOMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A designação é o ato ou efeito de designar, indicar, distinguir, discernir, nomear, qualificar ou determinar alguma realidade.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo designação provém do idioma Latim, designatio, particípio passado do verbo designare, “marcar; notar; traçar; desenhar”. Surgiu no Século XVII.
         Sinonimologia: 1. Indicação. 2. Distinção. 3. Determinação.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 14 cognatos derivados do vocábulo designação: designada; designado; designador; designadora; designante; designar; designatária; designatário; designativa; designativo; designatório; designatum; megadesignação; minidesignação.
         Neologia. As duas expressões compostas designação menor e designação maior são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
         Antonimologia: 1. Indistinção. 2. Indeterminação. 3. Desqualificação.
         Estrangeirismologia: o breakthrough pesquisístico; o curriculum vitae; o background multicultural.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência das prioridades evolutivas.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal com predomínio do mentalsoma; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os definopensenes; a definopensenidade.
         Fatologia: a designação; os critérios designatórios; a classificação seletiva; a atribuição de responsabilidade; a indicação dos desígnios ou atos evolutivos; as grandezas das manifestações pesquisísticas avaliadas pela qualificação das designações; a designação da cláusula pétrea da autoproéxis; a designação do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial em relação à minipeça autoconsciente; a designação do autodiscernimento da conscin lúcida; a intencionalidade expressa na designação da vontade da pessoa.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o amparo extrafísico de função segundo a Meritocracia; as designações de trabalho dos amparadores extrafísicos.


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo atributivo pessoa certa–momento exato–tarefa adequada; o sinergismo executivo conscin sensitiva especializada–consciex amparadora cosmovisiológica.
         Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); a designação exposta no princípio da descrença.
         Codigologia: a designação do código pessoal de Cosmoética (CPC) convocando a consciência a honrar a própria posição evolutiva.
         Teoriologia: a designação da autovivência indicada pela teoria; as designações proexológicas da teoria das cláusulas pétreas; as designações determinísticas da teoria das interprisões grupocármicas.
         Tecnologia: o emprego adequado dos termos técnicos da Orismologia.
         Voluntariologia: a designação da função proposta ao voluntário conscienciológico.
           Laboratoriologia: a designação do laboratório conscienciológico mais adequado ao experimentador no momento evolutivo; o laboratório conscienciológico da Cosmoética.
           Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores; o Colégio Invisível da Paradireitologia.
           Efeitologia: o efeito tarístico da locução representando clara e sinteticamente o conceito; os efeitos das designações do líder.
           Ciclologia: o ciclo designação inicial–designação final; o ciclo retrodesignações-neodesignações.
           Enumerologia: a designação genérica / específica; a designação particular / pública; a designação elogiosa / pejorativa; a designação adequada / imprópria; a designação temporária /
definitiva; a designação rígida / flexível; a designação científica / popular.
           Binomiologia: o binômio (dupla) designador-designado; o binômio papel social–expectativa social; o binômio direitos-deveres.
           Interaciologia: a interação designação-referência; a interação designação-realização.
           Crescendologia: o crescendo minidesignação-megadesignação; o crescendo palavra-chave–conceito-chave.
           Trinomiologia: o trinômio neoconceitos-neodesignações-neologismos; o trinômio cargo-função-responsabilidade.
           Polinomiologia: o polinômio nomeação-descrição-atribuição-identificação.
           Antagonismologia: o antagonismo megadesignação / minidesignação; o antagonismo cosmovisão / monovisão; o antagonismo macrocosmo / microcosmo; o antagonismo designação autoimposta / designação heteroimposta.
           Paradoxologia: o paradoxo da designação podendo ser, ao mesmo tempo, simples e complexa.
           Politicologia: a designação política meritória; a designação por aclamação na democracia pura.
           Legislogia: a lei do maior esforço intelectual.
           Filiologia: a pesquisofilia; a conscienciofilia; a raciocinofilia; a cienciofilia; a cogniciofilia; a ciberneticofilia; a fatofilia.
           Holotecologia: a ciencioteca; a pesquisoteca; a experimentoteca; a fatoteca; a conscienciometroteca; a pensenoteca; a lexicoteca.
           Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Holomaturologia; a Pesquisologia; a Autodiscernimentologia; a Egocarmologia; a Intrafisicologia; a Conscienciometrologia; a Pensenologia; a Recexologia; a Orismologia; a Mnemossomatologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens designator; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens didacticus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens expositor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens associator; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: designação menor = a minidesignação inicial do megafoco da pesquisa; o discernimento; a distinção; a triagem; a seletividade; a sistematização; a definição; o juízo de valor; o contexto objetivo; a análise; a interpretação; a Hermenêutica; as palavras-chave empregadas; designação maior = a megadesignação final da teoria gerada pelo megafoco da pesquisa; os acrescentamentos; a neoconcepção; as idealizações; a neoverpon; a síntese; a orientação cognitiva; o conteúdo das realidades; os conceitos-chave empregados; as possíveis generalizações; as prospectivas.
          Culturologia: a cultura da Pesquisologia; a organização cultural.
          Taxologia. Sob a ótica da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 condições relevantes na abordagem dos temas envolvendo a designação, em geral:
          1. Autoproéxis e maxiproéxis.
          2. Cláusula pétrea evolutiva.
          3. Cosmovisão cosmoética.
          4. Interprisão grupocármica.
          5. Liderança grupocármica.
          6. Minipeça autoconsciente.
          7. Prospectiva autorrevezamentológica.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a designação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antagonismo pesquisa / leitura: Antipesquisologia; Neutro.
          02. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          03. Autautoridade vivencial: Autopesquisologia; Homeostático.
          04. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          05. Barreira teórica: Autopesquisologia; Neutro.
          06. Impasse na pesquisa: Autopesquisologia; Neutro.
          07. Linguagem denotativa: Comunicologia; Neutro.
          08. Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro.
          09. Referência: Autevoluciologia; Neutro.
          10. Reparo técnico: Autopesquisologia; Neutro.
     O ATO DA DESIGNAÇÃO INTELIGENTE, DE ALGUMA
   NATUREZA, SE IMPÕE EM TODA ÁREA DE ATIVIDADE
     DA CONSCIN LÚCIDA, INTERMISSIVISTA, DEDICADA
     ÀS EXPERIMENTAÇÕES COSMOÉTICAS EVOLUTIVAS.
        Questionologia. Como encara você, leitor ou leitora, o ato da designação na própria vida? As designações influem na consecução da autoproéxis para você?