Corte da Realidade

O corte da realidade é o ato ou efeito da abordagem técnica de nesga ou pormenor específico do Cosmos, a fim de determinar a macrovisão do todo, por meio do segmento unitário, escolhido ou aleatório, e aprofundar o detalhamento exaustivo da pesquisa.

Você, leitor ou leitora, está acostumado a fazer recortes da realidade analisando a própria vida? As autorreciclagens são feitas por você corte a corte, parte por parte?

      CORTE DA REALIDADE
                                  (AUTOPESQUISOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O corte da realidade é o ato ou efeito da abordagem técnica de nesga ou pormenor específico do Cosmos, a fim de determinar a macrovisão do todo, por meio do segmento unitário, escolhido ou aleatório, e aprofundar o detalhamento exaustivo da pesquisa.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo corte vem do idioma Latim, curtare, “encurtar; reduzir; cortar”, de curtus, “curto; encolhido; cortado”. Surgiu no Século XVI com a acepção de “descontinuidade de algum processo”, derivando, no Século XVIII, para o sentido de “talho; incisão”. O vocábulo realidade deriva também do idioma Latim, realitas, “realidade”. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 01. Minirrecorte da realidade. 02. Trecho da realidade. 03. Fragmento da realidade. 04. Recorte existencial; retalho técnico. 05. Corte multidimensional. 06. Abordagem varejista. 07. Minirrecorte da Tudologia; prisma conceitual. 08. Monovisão pontual. 09. Enfoque parcial. 10. Abordagem mínima; minianálise do Cosmos.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 17 cognatos derivados do vocábulo corte: corta; cortada; cortadeira; cortadela; cortadéria; cortado; cortador; cortadura; cortagem; cortamento; cortante; cortar; paracorte; recortada; recortado; recortar; recorte (afora múltiplas expressões compostas, com hífens).
          Neologia. As duas expressões compostas corte mínimo da realidade e corte máximo da realidade são neologismos técnicos da Autopesquisologia.
          Antonimologia: 01. Enfoque global. 02. Abordagem atacadista. 03. Investigação cosmorâmica. 04. Sondagem plurívoca. 05. Cosmoconsciência. 06. Cosmovisão exaustiva; perspectiva cosmogramática; prospecção cosmovisiológica. 07. Meganálise da Tudologia. 08. Totalidade. 09. Visão globalista. 10. Omnivisão.
          Estrangeirismologia: o zoom; o flash.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao detalhismo pesquisístico.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do detalhismo; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: o corte da realidade; a cortadura da realidade; o cortamento do Cosmos; a cortagem do corpus ideológico; o corte do microuniverso consciencial; a vida intrafísica começando, de fato, pelo primeiro corte literal do cordão umbilical; a visão maior a partir da visão menor; a pesquisa do olho na fechadura; a abordagem pontual; o enfoque especializado; a classificação dentro da área; a complexidade do Cosmos; o corte da realidade no megatelescópio da Astronomia; o olho do furacão; o minichacra da Terra; o orifício na represa; o ato de pentear a realidade com pente fino; a varredura exaustiva do rastreamento; o corte na análise simplificada do artigo; o verbete-síntese; a monovisão pontual; o corte na análise cosmovisiológica do tratado; a autorreflexão sobre a atomização; a Nanotecnologia da consciência; a escala de observação.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o corte da pararrealidade na visão do clarividente; o paracorte específico da paravivência; o vislumbre da extrafisicalidade; o parângulo; o levantar da cortina multidimensional; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                           III. Detalhismo

          Tecnologia: a técnica do detalhismo.
          Efeitologia: o efeito Gestalt.
          Enumerologia: o átomo da molécula; o recorte da lamínula; o fragmento do micrótomo; a faceta da peça; o megafogo no segmento geopolítico; o fio da meada fenomenológica; a nuança do ângulo esquecido.
          Binomiologia: o binômio parte-todo; o binômio temático recorte do cosmograma–recorte do Cosmos.
          Trinomiologia: o trinômio intenção-objetivo-perspectiva; o trinômio avaliar-informar-esclarecer.
          Antagonismologia: o antagonismo ponto zero / infinito; o antagonismo varejismo consciencial / atacadismo consciencial.
          Politicologia: a tecnocracia; a cognocracia.
          Filiologia: a pesquisofilia; a neofilia; a intelectofilia.
          Holotecologia: a experimentoteca; a cognoteca; a ciencioteca; a efemeroteca.
          Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Experimentologia; a Metodologia; a Tudologia; a Cosmologia; a Astronomia; a Nanotecnologia; a Mentalsomatologia; a Definologia; a Heuristicologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o varejista consciencial.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a varejista consciencial.
          Hominologia: o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens electronoticus; o Homo sapiens experimentatus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: corte mínimo da realidade = a abordagem racional, conscienciométrica, aos fatos correspondentes ao trafar pessoal, específico; corte máximo da realidade = a abordagem racional, paratecnológica, ao fenômeno da cosmoconsciência recém-vivenciado pela conscin lúcida, projetada.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o corte da realidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro.
          2. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
          3. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático.
          4. Nuança: Experimentologia; Neutro.
          5. Reparo técnico: Autopesquisologia; Neutro.
          6. Sistemata: Experimentologia; Neutro.
          7. Verbete: Comunicologia; Neutro.
   EM BASES PESSOAIS, CÓSMICAS, INTRA OU EXTRAFÍSICAS, O CORTE DA REALIDADE EXIGE RACIONALIDADE E AUTODISCERNIMENTO CAPAZES DE EXPOR A UNIDADE
     REVELANDO A TOTALIDADE DA ÁREA INVESTIGADA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, está acostumado a fazer recortes da realidade analisando a própria vida? As autorreciclagens são feitas por você corte a corte, parte por parte?