Conflituosidade

A conflituosidade é o estado ou característica da condição de contestação recíproca, encerrando conflito, enfrentamentos, discussões, debates, opiniões divergentes, relações tumultuosas, gerações humanas diferentes e fricções de cabeças com a profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes.

Você, leitor ou leitora, vive predisposto à condição do pró-conflito ou do anticonflito? Sempre?

      CONFLITUOSIDADE
                                      (CONFLITOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A conflituosidade é o estado ou característica da condição de contestação recíproca, encerrando conflito, enfrentamentos, discussões, debates, opiniões divergentes, relações tumultuosas, gerações humanas diferentes e fricções de cabeças com a profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O vocábulo conflito deriva do idioma Latim, conflitus, “choque; embate; encontro; combate; luta; peleja”, ligado ao verbo confligere, “combater; lutar; pelejar; confrontar; opor; comparar; bater com alguma coisa contra outra”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Conflitividade; conflito. 02. Debate conflituoso; desacordo; desinteligência; discordância; discussão. 03. Beligerância. 04. Contestação recíproca. 05. Colisão de direitos. 06. Confrontação; desentendimento; polarização. 07. Briga; choque; embate; encrenca; hostilidade; rebelião. 08. Demanda; litígio; pleito. 09. Estado intrapsíquico conflitivo. 10. Antagonismo; competição; Conflitologia; omniconflituosidade.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 18 cognatos derivados do vocábulo conflito: anticonflitante; anticonflitismo; anticonflito; autoconflitividade; conflitante; conflitar; conflitismo; conflitiva; conflitividade; conflitivo; Conflitologia; conflitopatia; conflitualidade; conflituosa; conflituosidade; conflituoso; heteroconflitividade; omniconflituosidade.
          Neologia. As duas expressões compostas conflituosidade atenuante e conflituosidade agravante são neologismos técnicos da Conflitologia.
          Antonimologia: 01. Anticonflituosidade. 02. Anticonflitividade. 03. Anticonflito. 04. Anticonflitismo. 05. Pacificação. 06. Acordança; concordância; harmonização; pacificação. 07. Afinidade; entendimento; pacto. 08. Conciliação; consenso. 09. Catálise grupal; catarse grupal; recéxis grupal; trabalho em equipe. 10. Estabelecer as pazes; Harmoniologia.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos sentimentos elevados da megafraternidade.
          Megapensenologia. Eis, por exemplo, 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema:
– Inexistem conflituosidades insanáveis.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal bélico; os esquizopensenes; a esquizopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os entropopensenes; a entropopensenidade; os intrusopensenes; a intrusopensenidade; os toxicopensenes; a toxicopensenidade; o holopensene assediado.
          Fatologia: a conflituosidade; a conflitualidade; o conflitismo; os conflitos íntimos; a conflitopatia; a autoconflitividade; o conflito intrapsíquico; o conflito aproximação-aproximação; o conflito evitação-evitação; o conflito aproximação-evitação; a heteroconflitividade; os conflitos interpessoais; os motivos conflitantes; os conflitos de interesses; os egos inflados; o papel da mediação de conflitos; os indicadores da conflituosidade; o diagnóstico da conflituosidade; o grau da conflituosidade; a forma da conflituosidade; a essência da conflituosidade; a Cronologia da conflituosidade; o desacordo; a discordância; a colisão de interesses; o choque interpessoal; o embate de consciências; o litígio; o pleito; a competição; a hostilidade; o enfrentamento social; as discussões; os debates; as altercações; as arrelias; as arruaças; a baderna; o bafafá; o balaio-de-gatos; o angu-de-caroço; a escaramuça; a refrega; as fricções de cabeças; o contencioso; a ação judicial; a demanda jurídica; os antagonismos intragrupais; a contraposição; a confrontação; a relação frustração-agressão; as idiossincrasias pessoais; a beligerância; o beligerantismo; as rixas; as rusgas; as querelas; as encrencas; os barracos; as brigalhadas; os bate-bocas; os duelos verbais; as desavenças; as farofas-no-ventilador; o entrevero do período; o bater-de-frente; o chutar-o-balde; a antifraternidade; o incesto; os estilos incompossíveis; o sem-sentido da própria vida desorientada; o ciclo interminável de problemas; a solução não-violenta dos conflitos; a resolução da conflituosidade; o livro Homo sapiens pacificus.
          Parafatologia: a Extrafisicologia; a falta da autovivência do estado vibracional (EV)
profilático; a incitação à hostilidade dos assediadores extrafísicos; as predisposições melexogênicas.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico conflituosidade latente–conflituosidade manifesta.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio de “se 1 não quer, 2 não brigam”.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Tecnologia: as técnicas paradiplomáticas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da paz.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: os efeitos intoxicantes dos holopensenes pessoal e grupal nas conflituosidades.
          Neossinapsologia: a ausência das neossinapses sobre o pacifismo.
          Ciclologia: o ciclo dessoma-ressoma amenizando conflitos pelo esquecimento das retrovidas.
          Enumerologia: a conflagração; a agonística; a anomia; a antinomia; a aporia; a alelomaquia; o armagedon. O barril de pólvora; o beco sem saída; a corda bamba; a beira do abismo; a sinuca de bico; a cara no chão; o leito de Procusto. O acerto da escrita; a consulta ao travesseiro; o corte do nó górdio; o ato de descascar o abacaxi; a descoberta do x do problema; o ato de matar a charada; a tomada de resolução.
          Binomiologia: o binômio disfuncionalidade-conflituosidade; o binômio subcerebralidade-conflituosidade.
          Interaciologia: a interação nosológica má intenção–conflituosidade.
          Crescendologia: o crescendo conflituosidade intraconsciencial–conflituosidade interconsciencial.
          Trinomiologia: o trinômio conflituosidade-competitividade-inassistência.
          Antagonismologia: o antagonismo conflituosidade / paz; o antagonismo relações conflituosas / relações harmoniosas; o antagonismo conflito / cooperação; o antagonismo interassedialidade / interassistencialidade; o antagonismo bem-estar / malestar.
          Politicologia: a democracia vivida.
          Legislogia: a lei da inseparabilidade grupocármica.
          Fobiologia: a xenofobia.
          Sindromologia: a síndrome da autovitimização; a síndrome da abstinência da Baratrosfera.
          Holotecologia: a cosmoeticoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Conflitologia; a Parapatologia; a Nosologia; a Anticosmoeticologia; a Conviviologia; a Intrafisicologia; a Grupocarmologia; a Consciencioterapia; a Cosmoeticologia; a Harmoniologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a pessoa conflituosa; a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a consréu; a consbel; a isca humana inconsciente; a dupla desafiador-desafiado; a conscin inconciliável.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o personagem Hamlet; o brasileiro Lampião; o indivíduo irascível; o rebelde sem causa; o pit-burro; o anticatalisador; o enrascado; o arranca-tocos; o encrenqueiro; o encrenquinha; o barraqueiro; o beligerante; o escaramuceiro; o cabra-macho; o famanaz; o ferrabrás; o espanta-patrulhas; o mata-sete; o hooligan; o bravateador; o bravatão; o bochincheiro; o díscolo; o briguento; o brigalhão; o brigão; o valentão; o rixento; o dilemático; o ressentido; o conflitopata.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a rebelde sem causa; a anticatalisadora; a enrascada; a encrenqueira; a barraqueira; a beligerante; a ferrabrás; a espanta-patrulhas; a bravateadora; a bravatona; a bochincheira; a briguenta; a brigona; a valentona; a rixenta; a dilemática; a ressentida; a conflitopata.
          Hominologia: o Homo sapiens conflictator; o Homo sapiens conflictuosus; o Homo sapiens bellicosus; o Homo sapiens consreu; o Homo sapiens coercitor; o Homo sapiens autocorruptus; o Homo sapiens interpraesidiarius; o Homo sapiens acriticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: conflituosidade atenuante = o enfrentamento inconsciente, indireto, elementar, simples, restrito, temporário da escaramuça localizada; conflituosidade agravante = o enfrentamento consciente, direto, crescente, complexo, explícito, público, abrangente, extremo da guerra cronicificada.
          Culturologia: a cultura da competição; a cultura patológica do belicismo.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conflituosidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adversário ideológico: Conviviologia; Neutro.
          02. Assedin: Parapatologia; Nosográfico.
          03. Autorregressismo: Parapatologia; Nosográfico.
          04. Brainwashington: Parassociologia; Nosográfico.
          05. Desafeição: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Desequilíbrio mental: Parapatologia; Nosográfico.
          07. Encolhimento consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Inspiração baratrosférica: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico.
          10. Retardamento mental coletivo: Parapatologia; Nosográfico.
   A CONFLITUOSIDADE ENTRE AS CONSCIÊNCIAS É GERADA PELAS DIVERSIFICAÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS
      EVOLUTIVAS PESSOAIS E GRUPAIS, EXIGINDO, POR
    ISSO, IMENSA SENSIBILIDADE E INTERCOMPREENSÃO.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, vive predisposto à condição do pró-conflito ou do anticonflito? Sempre?