Complemento da Descrenciologia

O complemento da Descrenciologia é a autopensenização cognitiva ideal, capaz de ampliar e aprofundar a experiência pessoal (autexperimentação, Autopesquisologia, traquejo, veteranismo), gerada pelo princípio da descrença, empregando a racionalidade (razão, racionalização), a coerência (congruência, nexo, compatibilidade), a lógica (logicidade, sensatez), a inteligência (em si, inteligência evolutiva, IE), o autodiscernimento (equilíbrio) e a criticidade (autocrítica, heterocrítica, autojuízo crítico) quanto à Priorologia.

Como encara você, leitor ou leitora, o princípio da descrença? E quanto ao complemento da Descrenciologia, você o aplica com alguma convicção lógica teática?

      COMPLEMENTO DA DESCRENCIOLOGIA
                                   (AUTOCOGNICIOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O complemento da Descrenciologia é a autopensenização cognitiva ideal, capaz de ampliar e aprofundar a experiência pessoal (autexperimentação, Autopesquisologia, traquejo, veteranismo), gerada pelo princípio da descrença, empregando a racionalidade (razão, racionalização), a coerência (congruência, nexo, compatibilidade), a lógica (logicidade, sensatez), a inteligência (em si, inteligência evolutiva, IE), o autodiscernimento (equilíbrio) e a criticidade (autocrítica, heterocrítica, autojuízo crítico) quanto à Priorologia.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo complemento vem do idioma Latim, complementum, “aquilo que completa”, de complere, “completar; preencher”. Surgiu no Século XVI. O prefixo des deriva também do idioma Latim, dis ou de ex, “negação; oposição; falta; separação; divisão; afastamento; supressão”. A palavra crença procede do mesmo idioma Latim, credentia, “ação de acreditar; fé”. Apareceu no Século XIV. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Complemento da Descrenciometria. 2. Embasamento da Autexperimentologia.
          Neologia. As 3 expressões compostas complemento da Descrenciologia, complemento da Descrenciologia básico e complemento da Descrenciologia avançado são neologismos técnicos da Autocogniciologia.
          Antonimologia: 1. Credulidade. 2. Teologia.
          Estrangeirismologia: o Autopesquisarium; o principium incredulitatis.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autodiscernimentologia.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da cognição; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: o complemento da Descrenciologia; a convicção teática a partir da Descrenciologia; o princípio da descrença como base da Autopesquisologia; a proposição fundamental e insubstituível das abordagens da Conscienciologia; a razão pessoal; o raciocínio reflexivo; a racionalização sobre tudo; a logicidade; a autocoerência; a reeducação consciencial; a Autopesquisologia em primeiro lugar; a Refutaciologia prioritária; a descrencialidade; os nexos magnos; a supercoerência dos nexos; a catálise evolutiva; as realidades cósmicas organizadas segundo leis, recorrências e subdivisões equivalentes e semelhantes à organização do pensamento cognitivo; a autobservação crítica racional determinando os próprios limites e, consequentemente, elevando a importância da experiência cognitiva; a autopesquisa se firmando e ultrapassando a Ciência Convencional, a Filosofia e a Religião para a própria conscin lúcida; as autossuficiências evolutivas; a autopacificidade íntima.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a conexidade entre fenômenos e parafenômenos.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: a vivência do princípio da descrença; o princípio do posicionamento pessoal (PPP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a técnica da reciclagem intraconsciencial (recin); a técnica da quantificação da qualidade; a técnica dos questionamentos; a técnica do exaurimento investigativo; a técnica da confrontação; a técnica da atomização cognitiva; a técnica da associação de ideias.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganização.
          Efeitologia: o efeito da verdade relativa de ponta (Verpon).
          Neossinapsologia: as neossinapses magnas.
          Ciclologia: o ciclo da investigação independente.
          Enumerologia: a dedução; a indução; a inferência; a hipótese; a verpon; a teoria; o corolário.
          Binomiologia: o binômio paradireito-paradever; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação pesquisador-cobaia.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo; o crescendo Ciência-Paraciência.
          Trinomiologia: o trinômio crendices-delírios-tradições; o trinômio pesquisa-achado-debate; o trinômio comparação-cotejo-contraste; o trinômio cético-otimista-cosmoético (COC); o trinômio autocrítica-heterocrítica-omnicrítica; o trinômio Criteriologia-Coerenciologia-Priorologia; o trinômio tese-antítese-síntese.
          Polinomiologia: o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade.
          Antagonismologia: o antagonismo descrença / crendice; o antagonismo evolução / regressão; o antagonismo código consagrado / princípio pessoal.
          Politicologia: a lucidocracia; a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço.
          Filiologia: a neofilia; a priorofilia; a intelectofilia.
          Fobiologia: a anticriticofobia; a raciocinofobia; a logicofobia; a neofobia; a filosofofobia.
          Mitologia: a Antimitologia.
          Holotecologia: a experimentoteca; a pesquisoteca; a definoteca; a ciencioteca; a controversioteca; a criticoteca; a logicoteca.
          Interdisciplinologia: a Autocogniciologia; a Descrenciologia; a Holomaturologia; a Raciocinologia; a Conexologia; a Autopesquisologia; a Refutaciologia; a Experimentologia; a Evoluciologia; a Autopriorologia; a Cosmoeticologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o cético otimista cosmoético (COC).
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a cética otimista cosmoética (COC).
          Hominologia: o Homo sapiens incredulus; o Homo sapiens scepticus; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens investigator; o Homo sapiens cohaerens.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: complemento da Descrenciologia básico = o aplicado por meio do trinômio racionalidade-autocoerência-lógica; complemento da Descrenciologia avançado = o aplicado por meio da inteligência evolutiva teática.
          Culturologia: a cultura da racionalidade; o multiculturalismo; o pluralismo cultural.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o complemento da Descrenciologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro.
          02. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          03. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
          05. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático.
          06. Omissuper: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          08. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
          09. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
          10. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
       O COMPLEMENTO DA DESCRENCIOLOGIA É INDISPENSÁVEL PARA A COMPLETUDE DA RACIONALIZAÇÃO
   DA CONSCIN LÚCIDA QUANTO ÀS EXPERIÊNCIAS EVOLUTIVAS, COSMOÉTICAS, NESTA DIMENSÃO INTRAFÍSICA.
          Questionologia. Como encara você, leitor ou leitora, o princípio da descrença? E quanto ao complemento da Descrenciologia, você o aplica com alguma convicção lógica teática?