Compensação Mentalsomática

A compensação mentalsomática é o ato ou efeito de a conscin lúcida compensar as perdas ou deficiências do soma, geradas pelo envelhecimento, por meio dos recursos acumulados do mentalsoma.

Você, leitor ou leitora, vem aplicando as técnicas de compensação das perdas geradas pelo envelhecimento através do mentalsoma? Desde quando?

      COMPENSAÇÃO MENTALSOMÁTICA
                                   (INTRAFISICOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A compensação mentalsomática é o ato ou efeito de a conscin lúcida compensar as perdas ou deficiências do soma, geradas pelo envelhecimento, por meio dos recursos acumulados do mentalsoma.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo compensação vem do idioma Latim, compensatio, “compensação; equivalente; balanço; troca; permuta; recompensa; remuneração”, de compensare, “compensar; contrapesar; por em paralelo, em comparação; avaliar”. Apareceu no Século XVI. O vocábulo mental procede do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e este de mens, mentis, “atividade do espírito; intenção; pensamento; inteligência”. Surgiu no Século XV. A palavra somática provém do idioma Francês, somatique, e este do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Compensação proexológica. 2. Contrapartida mentalsomática. 3. Contrabalanço mentalsomático. 4. Equilíbrio existencial.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 21 cognatos derivados do vocábulo compensação: compensabilidade; compensada; compensado; compensador; compensadora; compensar; compensativa; compensativo; compensatória; compensatório; compensável; descompensação; descompensada; descompensado; descompensar; incompensabilidade; incompensação; incompensada; incompensado; incompensável; supercompensação.
          Neologia. As 3 expressões compostas compensação mentalsomática, compensação mentalsomática inversora e compensação mentalsomática reciclante são neologismos técnicos da Intrafisicologia.
          Antonimologia: 1. Descompensação somática. 2. Desequilíbrio senil.
          Estrangeirismologia: a open mind; o upgrade intelectivo.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto às prospectivas parapsíquicas, evolutivas e autorrevezadoras na vida humana.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Gerontologia; os gerontopensenes; a gerontopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a manutenção da autopensenização produtiva ao longo de toda a vida intrafísica.
          Fatologia: a compensação mentalsomática; o envelhecimento bem-sucedido; as vantagens do envelhecimento; as vantagens dos cabelos brancos; o autogerenciamento das perdas e ganhos; a restrição somática pelas perdas do envelhecimento; o potencial adaptativo individual; a inteligência pragmática; a criatividade aplicada à vida prática; as estratégias compensatórias da vida intelectual; a compensação dos declínios irrecuperáveis com habilidades preservadas; a eficácia no uso de recursos auxiliares para manutenção da produtividade; o aspecto produtivo, racional, da longevidade humana; o otimismo para se viver produtivamente na dimensão humana; a defesa do soma; a autorganização; as perdas advindas do envelhecimento do soma a serem compensadas em cada pessoa; a terceira idade; a quarta idade; a hipomnésia; a autodisposição menor; as mazelas pessoais cronicificadas; as comorbidades.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a força do paracérebro contrabalançando as limitações somáticas.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo exercícios físicos–exercícios intelectuais; o sinergismo paracérebro-cérebro-soma.
          Principiologia: o princípio da função vitalizar o órgão; o princípio da descrença.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da evolução compulsória.
          Tecnologia: a técnica do mentalsoma ultrapassar o soma; as técnicas de viver evolutivamente em qualquer faixa etária; as técnicas autoconscienciométricas promotoras da visão realista e atualizada individualmente do binômio autocapacidades-autolimitações.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Paracronologia; o Colégio Invisível dos Gerontes.
          Efeitologia: o efeito positivo das priorizações; o efeito da mente sã na saúde corporal.
          Neossinapsologia: as neossinapses predominando sobre as retrossinapses.
          Ciclologia: o ciclo vital da experiência humana; o ciclo ressomático infância-adolescência-juventude-adultidade-maturidade.
          Binomiologia: o binômio hábitos sadios–rotinas úteis; o binômio maximizar ganhos–minimizar perdas.
          Interaciologia: a interação trabalho-repouso; a interação holossomática-homeostática favorecendo as compensações entre os veículos de manifestação da consciência.
          Crescendologia: o crescendo quantidade de vida–qualidade de vida.
          Trinomiologia: o trinômio gerontológico fartura de experiências (Erudiciologia)–fartura econômico-financeira–fartura de doenças (comorbidades); o trinômio seleção-otimização-compensação; o trinômio profilaxia-preservação-longevidade.
          Polinomiologia: o polinômio dieta nutritiva–sono repousante–ginástica regular–agilidade cerebral.
          Antagonismologia: o antagonismo automaturidade consciencial / epopeia do envelhecimento.
          Paradoxologia: o paradoxo declínio somático–aperfeiçoamento intelectual.
          Politicologia: a democracia direta; a gerontocracia.
          Legislogia: as leis da Tanatologia; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a cognofilia; a intelectofilia; a preservação da neofilia desde a infância.
          Mitologia: a anulação do mito sobre o declínio da capacidade de aprendizagem no envelhecimento.
          Holotecologia: a gerontoteca; a cronoteca; a somatoteca; a intelectoteca; a cerebroteca; a mentalsomatoteca; a neuroteca.
          Interdisciplinologia: a Intrafisicologia; a Holossomatologia; a Mentalsomatologia; a Autopriorologia; a Autoproexologia; a Autorrevezamentologia; a Evoluciologia; a Autodiscernimentologia; a Parapercepciologia; a Interassistenciologia; a Gerontologia; a Erudiciologia; a Consciencioterapia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; o ser cético-otimista-cosmoético (COC); a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o geronte lúcido.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a geronte lúcida.
          Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens compensator; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens provectus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens cerebralis; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens orthopensenicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: compensação mentalsomática inversora = a da conscin lúcida interessada e dedicada ao planejamento da longevidade pessoal útil desde a adolescência; compensação mentalsomática reciclante = a da conscin lúcida dedicada ao resguardo da longevidade pessoal útil na idade madura.
          Culturologia: a cultura da longevidade humana; a Multiculturologia da Gerontologia.
          Caracterologia. Sob a ótica da Holossomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 ganhos pessoais, racionais, compensatórios e teáticos advindos do envelhecimento somático, ou da longevidade humana, quando lúcida e resguardada pela própria conscin:
          01. Acervo intelectual: a Inventariologia pessoal do essencial; os originais intelectuais.
          02. Autexperiência: o encaminhamento da autoproéxis.
          03. Automotivação: consolidada através das décadas de experiência.
          04. Autorganização: subjetiva e objetiva; intrafísica e parapsíquica.
          05. Autoridade moral: o código pessoal de Cosmoética (CPC) consolidado.
          06. Economia pessoal estabelecida: o pé-de-meia economizado e disponível.
          07. Hiperlucidez: quanto às prioridades evolutivas.
          08. Infraestrutura existencial: estabelecida em todos os níveis.
          09. Sinalética energética e parapsíquica: em nível maduro.
          10. Verbação pessoal: exemplificada com o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a compensação mentalsomática, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem bioenergética: Energossomatologia; Neutro.
          02. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
          03. Antissomática: Somatologia; Nosográfico.
          04. Aquecimento neuronal: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          06. Confrontação urbanística: Intrafisicologia; Homeostático.
        07.  Conscin tricerebral: Cerebrologia; Neutro.
        08.  Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro.
        09.  Desafio da Conscienciologia: Autopesquisologia; Homeostático.
        10.  Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático.
        11.  Direção megafocal: Proexologia; Neutro.
        12.  Envelhecimento: Somatologia; Neutro.
        13.  Exercitação neuronal: Mentalsomatologia; Homeostático.
        14. Meta existencial final: Proexologia; Homeostático.
        15.  Vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
  A TÉCNICA DA COMPENSAÇÃO DAS PERDAS GERADAS
    PELO ENVELHECIMENTO, POR MEIO DOS RECURSOS DO MENTALSOMA, CONSTITUI PROVIDÊNCIA INTELIGENTE
      PARA TODOS OS INTERMISSIVISTAS PROEXISTAS.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, vem aplicando as técnicas de compensação das perdas geradas pelo envelhecimento através do mentalsoma? Desde quando?