O ciúme é condição ou estado de exacerbação emocional demonstrada pela conscin, homem ou mulher, ante a percepção de ameaça real ou imaginária à perda da exclusividade ou à qualidade do afeto atribuído ou recebido de alguém.
O ciúme, de algum modo, ainda afeta você, leitor ou leitora? Como lida com o ciúme alheio? Já mensurou a repercussão multidimensional de tal manifestação?
CIÚME (PSICOSSOMATOLOGIA) I. Conformática Definologia. O ciúme é condição ou estado de exacerbação emocional demonstrada pela conscin, homem ou mulher, ante a percepção de ameaça real ou imaginária à perda da exclusividade ou à qualidade do afeto atribuído ou recebido de alguém. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. A palavra ciúme deriva do idioma Latim, zelumen, “ciúme”, através de zelus, “ciúme amoroso; desejo”. Surgiu no Século XV. Sinonimologia: 1. Sensação de exclusão afetiva. 2. Receio de traição. 3. Zelo afetivo desmedido. 4 Rivalidade afetiva. 5. Apego afetivo excessivo. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 17 cognatos derivados do vocábulo ciúme: aciumada; aciumado; aciumar; ciumada; ciumado; ciumagem; ciumar; ciumaria; ciumata; ciumeira; ciumenta; ciumento; ciumosa; ciumoso; enciumada; enciumado; enciumar. Neologia. Os 2 vocábulos miniciúme e maxiciúme são neologismos técnicos da Psicossomatologia. Antonimologia: 1. Confiança afetiva. 2. Cuidado afetivo. 3. Indiferença afetiva. 4. Desprendimento afetivo. Estrangeirismologia: a hipótese do double-shot; a metáfora de Shakespeare (1564–1616) na peça de teatro Otelo, onde o ciúme é a green-eyed monster; a celotipia. Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do antidiscernimento quanto ao emocionalismo ancestral, animal, subcerebral. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Inexiste ciúme equilibrado. Ciúme: atraso cosmoético. Ciúme: maxiamor-próprio, miniamor. Coloquiologia. Eis 3 expressões populares relativas à temática: cego de ciúme; morrer de ciúme; ficar com a pulga atrás da orelha. Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – Ser ciumento é o cúmulo do egoísmo, é o amor próprio defeituoso, é a irritação de uma falsa vaidade (Honoré de Balzac, 1799–1850). O ciúme quando é furioso produz mais crimes do que o interesse e a ambição (Voltaire, pseudônimo de François Marie Arouet, 1694–1778). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da insegurança; os patopensenes; a patopensenidade; a pensenidade anticosmoética; a intrusão pensênica; os nosopensenes de abandono; os nosopensenes de traição; a premência da higiene pensênica. Fatologia: o ciúme; o receio da perda da posição afetiva; o ciúme na infância; o ciúme primário; o sistema cognitivo imaturo; a importância do afeto no desenvolvimento da autestima; o ciúme entre irmãos; o desejo de exclusividade no amor da mãe; a monopolização das demonstrações de afeto; o ciúme intensificado pelos pais; as comparações; a insegurança; o discurso de amor; as atitudes de desamor; o medo da perda do lugar único no “útero afetivo”; o ciúme dos filhos de pais separados; os exemplos anticosmoéticos; o ciúme no adulto; o ciúme dos colegas de trabalho; o ciúme no casal; o ciúme retroativo; a cobrança; a infidelidade; a perda da confiança; a dependência afetiva; o autabandono; o abandono dos interesses pessoais; o foco patológico no outro; a realimentação da baixa autestima; a autoimagem distorcida; a imagem distorcida relativa ao rival; o egocentrismo; a desorganização pessoal; a microvisão egocêntrica; o sofrimento emocional; a impulsividade; a reação exagerada; os escândalos públicos; os olhares “mortais”; a hostilidade dirigida ao rival; os escândalos intramuros; a hostilidade dirigida ao parceiro; a mutilação; a utilização dos recursos pessoais com fins anticosmoéticos; a lupa do ciumento tornando os indícios em provas; a inquisição doméstica; a confissão insuficiente; a intrusão; a perseguição; a espionagem; o ridículo; o afloramento da bagagem trafarística da conscin; a manipulação; a reivindicação agressiva dos direitos de propriedade afetiva; a fronteira entre o ciúme e a inveja; a vingança propalada; a vingança dissimulada; o interesse disfarçado; o rancor; o monoideísmo; os sintomas físicos; a taquicardia; a sudorese; a insônia; as alterações no apetite; o desvio de proéxis; o ponto fraco da conscin; o fator atrasador da evolução; o autassédio; o assédio ao parceiro(a) tenepessista; o ciúme dos assistidos; a escolha errada do parceiro; o autengano; a traição; o orgulho ferido; a falta de definição do relacionamento; a dinâmica do casal; a terapia do casal; o schadenfreude; a queda da máscara social; a opressão; o sintoma; a obsessão; os comportamentos compulsivos na tentativa de controlar o(a) parceiro(a); os transtornos delirantes; as alucinações; a fantasia; o ciúme sendo utilizado como justificativa de atrocidades; o cinto de castidade desde a época medieval até a atualidade; o peso da tradição; a falta do senso de autocrítica; os pré-humanos manifestando comportamentos similares ao ciúme; a melhora da autestima; a libertação do apego ao parceiro(a); a extinção das condutas de comprovação e controle; o reforço das condutas adequadas; a autoconfiança; a interassistência como sendo o caminho à afetividade madura; a afetividade real com base no mentalsoma. Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o heterassédio interconsciencial; a semipossessão; a falta de parapercepção multidimensional do ambiente; os megassediadores utilizando as conscins imaturas enquanto instrumentos de vampirização; a vingança extrafísica; o desperdício das energias conscienciais; as sinaléticas de assédios; a sedução holochacral imatura; as paixões patrocinadas pela Baratrosfera; as retrocognições doentias patrocinadas pelos assediadores; a memória emocional patológica com raiz em vidas anteriores; as fantasias anticosmoéticas induzidas pelos assediadores extrafísicos; as intoxicações energéticas; os bloqueios encefálicos; os bloqueios do cardiochacra; as retrovidas negativas ou positivas com grupos diversos; a macro-PK destrutiva; as retrocognições sadias patrocinadas pelos amparadores extrafísicos; a paratentativa de esclarecer a conscin em crise; os amparadores promovendo reencontros com amizades do passado possibilitando auxílio à conscin intermissivista; a desassim; o autencapsulamento sadio ao transitar por holopensenes doentios; o domínio das bioenergias; o autodomínio do psicossoma. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo desejo de ser amado–medo de ser abandonado; o sinergismo patológico parceiro provocador–parceiro ciumento; o sinergismo nosológico parceiro ciumento–parceiro sedutor; o sinergismo patológico influência do holopensene doentio grupal–conscin emocionalmente fragilizada; o sinergismo pensene da conscin ciumenta semipossessa–pensene da consciex doente possessora; o sinergismo trafor desassediador–inteligência evolutiva (IE). Principiologia: o princípio “se não é bom, não adiantar fazer maquiagem”. Codigologia: o refinamento do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código duplista de Cosmoética (CDC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria do Curso Intermissivo (CI); a teoria do holossoma; a teoria da seriéxis; a teoria das inteprisões grupocármicas; a teoria da reciclagem consciencial; a teoria psicanalítica; a teoria da Psicologia Evolucionista considerando o surgimento do ciúme enquanto mecanismo de preservação da espécie. Tecnologia: a técnica do espelhamento consciencial; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do arco voltaico craniochacral; a técnica da Higiene Consciencial; a técnica de não sofrer antecipadamente; a técnica da dupla evolutiva (DE). Voluntariologia: os resultados evolutivos do voluntário pesquisador da Conscienciologia, utilizando os trafores para a correção das automimeses patológicas provocadoras de ciúme. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Paragenética. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia. Efeitologia: o efeito desassediador do investimento cosmoético na busca de solução; o efeito negativo da repressão das emoções; o efeito negativo da repressão sexual; o efeito poluidor dos morfopensenes anticosmoéticos; o efeito da emoção nublando as percepções auditivas e visuais; o efeito nocivo de possuir armas no domicílio; o efeito negativo da pensenização anticosmoética potencializada na conscin ectoplasta; o efeito nocivo da miopia da conscin ciumenta quanto à multidimensionalidade e à seriexialidade. Neossinapsologia: as neossinapses obtidas por meio da reestruturação pensênica. Ciclologia: o ciclo desejo-frustração-destruição-culpa-reparação; a interprisão do casal advinda do ciclo infidelidade–culpa–confissão–ciúme–inquisição doméstica–assédio ao(à) rival; o ciclo da retroalimentação dos pensenes doentios entre conscins e consciexes interrompidos pela força da vontade cosmoética da conscin; o ciclo vítima-algoz; o ciclo insegurança–ciúme–dor–atitudes desesperadas. Binomiologia: o binômio ciúme-temperamento; o binômio ciúme–falta de posicionamento; o binômio minitrafar-miniciúme; o binômio maxitrafar-maxiciúme; o binômio amor doador–liberdade; o binômio respeito-fidelidade; o binômio amor-confiança; o binômio discernimento-afetividade. Interaciologia: a ausência da interação sinceridade-confiança. Crescendologia: o crescendo problema pessoal–problema familiar–problema social–problema parassocial; a disponibilidade interassistencial advinda do crescendo superação do trafar–imunidade aos holopensenes doentios; o crescendo autassédio–heteroassédio–interprisão grupocármica. Trinomiologia: o trinômio ciúme-inveja-competição; o trinômio ciúme-angústia-ansiedade; o trinômio ciúme-dor-destruição; o trinômio mudança de bloco pensênico–EV–foco na interassistencialidade; o trinômio ciúme–impulsividade–reação exagerada. Polinomiologia: o polinômio acolhimento-afeto-compreensão-esclarecimento; o polinômio autoimagem-autestima-autoconfiança-heteroconfiança; o polinômio autestima–autoconfiança–autossuficiência energética–comunicação assertiva–posicionamento sadio. Antagonismologia: o antagonismo cuidar / sentir ciúme; o antagonismo amor / traição; o antagonismo quase certeza / certeza absoluta; o antagonismo demonstração de amor / demonstração de ciúme; o antagonismo fantasia / realidade; o antagonismo realidade intrafisica / realidade extrafisica; o antagonismo emoção / transafetividade; o antagonismo emoções desequilibradas / imperturbabilidade; o antagonismo egocentrismo infantil / liderança interassistencial; o antagonismo lei do ciúme / lei contra a violência de gênero. Paradoxologia: o paradoxo de ainda se considerar ciúme como prova de amor; o paradoxo de os adultos manifestarem com frequência ciúme infantil; o paradoxo de existir resistência em abandonar comportamentos causadores de dor ou desprazer; o paradoxo de a conscin ciumenta destruir o relacionamento na tentativa de conservá-lo. Politicologia: a egocracia. Legislogia: a lei do crime passional; a lei Maria da Penha; a lei da interprisão grupocármica; a lei do maior esforço aplicada às emoções pessoais. Fobiologia: a neofobia. Sindromologia: a síndrome da insegurança; a síndrome de Otelo; a síndrome de Rebeca; a síndrome da mulher maltratada; a síndrome da ectopia afetiva (SEA). Maniologia: a fracassomania; a mania de checar o perfil do Facebook do(a) parceiro(a) procurando provas de traição; a mania de querer seguir os passos do(a) suposto(a) rival; a mania de jogar a culpa na terceira pessoa; a mania de considerar os patopensenes de ciúme menos nocivos comparados à agressão física; a monomania. Mitologia: o mito da deusa Hera esposa de Zeus, na Mitologia Grega, a qual preferia punir as amantes do marido; a frase “o amor não sobrevive sem confiança” do mito de Eros e Psiquê; o mito grego de Medeia; o mito de as mulheres importarem-se com a traição afetiva e os homens com a traição sexual; o mito de ser o ciúme tempero do amor; o mito de sentir ciúme ser sinônimo de cuidar; o mito de alguém poder roubar o amor da outra pessoa. Holotecologia: a convivioteca; a historioteca; a filosofoteca; a legisloteca; a psicossomatoteca; a recexoteca; a socioteca. Interdisciplinologia: a Psicossomatologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Sociologia; a Recexologia; a Autopesquisologia; a Parapatologia; a Consciencioterapia; a Psicologia; a Psiquiatria; a Psicanálise; a Biologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a consréu ressomada; a conscin psicopatológica; a conscin-esponja; a criança negligenciada; a criança desrespeitada; a dupla evolutiva; a família nuclear; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o casal incompleto. Masculinologia: o ciumento; o abandonado; o alcoólatra; o toxicômano; o perdedor; o inseguro; o assediador intrafísico; o colega de trabalho; o duplista; o intermissivista; o voluntário. Femininologia: a ciumenta; a abandonada; a alcoólatra; a toxicômana; a perdedora; a insegura; a assediadora intrafísica; a colega de trabalho; a duplista; a intermissivista; a voluntária. Hominologia: o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens insecurus; o Homo sapiens barathrosphericus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens autassediator; o Homo sapiens involutivus; o Homo sapiens parapathologicus. V. Argumentologia Exemplologia: miniciúme = o estado da criança sensibilizada, ao compartilhar a atenção dos pais e brinquedos pessoais com o novo irmãozinho; maxiciúme = o estado do adulto descontrolado, ao agredir física, emocional ou psicologicamente o(a) parceiro(a) na tentativa de recuperar o espaço afetivo. Culturologia: a cultura da irreflexão. Predisposição. Eis, em ordem alfabética 16 situações, conjunturas e / ou distúrbios extemporâneos, passíveis de facilitar o aparecimento do ciúme no adulto: 01. Baixa autestima. 02. Carência afetiva. 03. Carência energética. 04. Dependência econômica. 05. Desgaste do relacionamento afetivo. 06. Diferença de idade com o(a) parceiro(a). 07. Experiência de traição anterior. 08. Frigidez. 09. Gravidez. 10. Homossexualismo. 11. Impotência sexual. 12. Influência de opiniões alheias (loc externo). 13. Misoginia. 14. Problemas econômicos. 15. Projeção dos próprios desejos de infidelidade. 16. Toxicomania. Trafarologia. No contexto da Conscienciometria, eis, na ordem alfabética, 10 trafares motivadores de atos anticosmoéticos, não relacionados à valorização do afeto da pessoa envolvida, porém frequentemente associados ao ciúme: 01. Agressividade. 02. Competitividade. 03. Controle. 04. Impulsividade. 05. Interesse egoico. 06. Inveja. 07. Manipulação. 08. Orgulho. 09. Possessividade 10. Vingança. Contrapontologia. Eis análise contraponteada entre duas casuísticas para explicitar a diferença sutil entre inveja e ciúme: A. Inveja: Casuística 1. Estudante de 15 anos foi agredida pelos colegas, em sala de aula. As agressões tinham como alvo o rosto e o cabelo da vítima. O caso foi registrado na delegacia de Defesa da Mulher em Limeira, São Paulo (Data-base: 9.04.2014). Motivo. Segundo o pai da adolescente, o motivo da agressão foi a beleza da filha. Informou terem havido ameaças anteriores e comentou o fato de a mesma ser a mais bonita dentre 4 irmãs, motivo de ciúmes das demais. Divergência. Contudo, nesse caso, a motivação do bullying não foi o ciúme e sim a inveja das adolescentes, as quais não suportaram a beleza da colega e tentaram destruí-la. Não se tratou de tentativa de preservar o afeto de outra pessoa e sim de destruir as qualidades da colega, das quais não se consideravam detentoras. B. Ciúme: Casuística 2. Mulher jovem, de 23 anos, sofreu sérias queimaduras, durante discussão com o companheiro e veio dessomar dias após. Entretanto não há provas se foi suicídio ou assassinato. O fato deu-se em Buenos Aires, Argentina (Data-base: 30.01.2011). Motivo. Segundo a mãe da vítima, o fato deve-se ao ciúme do atual companheiro em relação ao ex-marido da dessomante. Divergência. Neste caso, o parceiro da vítima apresentou comportamento possessivo, controlador e ciumento. O possessivo vê o outro na condição de objeto de propriedade pessoal e, como tal, julga dispor até da vida do mesmo. Diferenciação. Diferentemente da inveja, o ciúme envolve sempre, no mínimo, 3 ou mais personagens: a conscin ciumenta, a conscin-alvo do ciúme e a conscin-motivo do ciúme. Taxologia. Sob a ótica da Parapatologia, eis, na ordem alfabética, 4 tipos bem definidos de ciúme em estado mais doentio: 1. Alcoólico. Ciúme caracterizado por delírios de infidelidade, em consequência do transtorno psicótico crônico provocado pelo álcool. 2. Criminoso. Ciúme vivenciado pelas conscins em situação emocional limite até o ponto de cometer atos criminosos (crime passional). 3. Delirante. Ciúme caracterizado por ideias delirantes relativas à convicção inabalável de traição por parte do(a) companheiro(a). Também conhecido como delírio de ciúme. 4. Obsessivo. Ciúme gerado por ideias obsessivas, normalmente associadas a rituais de verificação e caracterizado pelas dúvidas e ruminações sobre provas inconclusivas. Estatísticas. Estudos indicam ser o ciúme causador de 99% dos casos de assassinato contra mulheres. Em seminário sobre a lei Maria da Penha para operadores de Direito do Espírito Santo, Brasil (Data-base: 31.05.2011), a coordenadora das promotorias de justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher afirmou: – “As estatísticas apontam, de cada 100 mulheres mortas, 70 foram assassinadas por parceiros (namorados, maridos)”. Consréus. O alto índice de crimes atribuídos ao ciúme alerta os intermissivistas acerca da assistência necessária às consréus. Extinção. Até o miniciúme, considerado normal na Socin Patológica, é resultado da imaturidade, insegurança e do egocentrismo infantil. Serenismo. O Serenão, com lucidez desde a vida fetal, não manifesta ciúme nem mesmo na infância. Portanto, eliminar o quanto antes possível tal condição, é prioridade da conscin com algum nível de inteligência evolutiva. Transafetivologia. Enquanto o ciúme é manifestação do egocentrismo infantil das consciências imaturas ainda dominadas pelo psicossoma e os instintos, a transafetividade é o conjunto de sentimentos elevados provenientes do mentalsoma, inerentes às consciências evoluídas, após a superação dos instintos sexuais comuns aos gêneros humanos. Evoluciologia. A prática interassistencial e multidimensional diária ajuda a conscin empenhada em evoluir, a superar gradativamente o ciúme e as consequências do egocentrismo, através da vivência da homeostase do maxifraternismo e os lampejos da transafetividade. Terapeuticologia. Dentre as terapias recomendadas se encontram: a Autoconsciencioterapia, a Consciencioterapia, a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e o tratamento psiquiátrico. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o ciúme, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Afetividade: Psicossomatologia; Neutro. 02. Antibagulhismo emocional: Equilibriologia; Homeostático. 03. Atraso de vida: Etologia; Nosográfico. 04. Autodiscernimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático. 05. Autoinsegurança: Psicossomatologia; Nosográfico. 06. Convivência nociva: Conviviologia; Nosográfico. 07. Crescendo afetividade-transafetividade: Transverponologia; Homeostático. 08. Egocentrismo: Egologia; Neutro. 09. Evitação da evitação: Conviviologia; Homeostático. 10. Imperfectividade: Holomaturologia; Nosográfico. 11. Paraetiologia psicopatológica: Paraclínica; Neutro. 12. Possessividade: Parapatologia; Nosográfico. 13. Reação exagerada: Psicossomatologia; Nosográfico. 14. Saúde emocional: Autoconscienciometrologia; Homeostático. 15. Trafor desassediador: Traforologia; Homeostático. O CIÚME DEMONSTRA O DOMÍNIO DO COMOCIONALISMO DO PSICOSSOMA NAS MANIFESTAÇÕES DAS CONSCIÊNCIAS NA SOCIN PATOLÓGICA. É FISSURA A SER SUPERADA NA AUTEVOLUÇÃO RUMO À TRANSAFETIVIDADE. Questionologia. O ciúme, de algum modo, ainda afeta você, leitor ou leitora? Como lida com o ciúme alheio? Já mensurou a repercussão multidimensional de tal manifestação? Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Cristina Arakaki; pref. 1ª edição Marina Thomaz; pref. da 2ª edição Daniel Muniz; revisores Alexander Steiner et al.; 354 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 15 websites; glos. 86 termos; 25 infografias; 20 cenografias; 72 filmes; 324 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm.; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 23 e 160 a 164. 2. Pasini, Willy; Ciúme: A outra Face do Amor (Gelosia l´altra Faccia dell´Amore); trad. Y. A. Figueiredo; 224 p.; 13 caps.; 3 citações; 1 E-mail; 3 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; 5 websites; 140 notas; 21 x 14 cm; br.; Editora Rocco; Rio de Janeiro, RJ; 2006; páginas 15 a 204. 3. Ribeiro, Fernanda Teixeira; Cegos de Ciúme; Artigo; Mente e Cérebro; Revista; Mensário; Ano XIX; N. 241; 4 citações; 5 fotos; 1 gráf.; 1 ilus.; 1 teste; 5 refs.; São Paulo, SP; Fevereiro, 2013; páginas 27 a 33. 4. Santos, Eduardo Ferreira; Ciúme: O Medo da Perda; revisoras Beatriz Simões; & Juliana Messias; 256 p.; 6 caps.; 54 citações; 2 E-mails; 4 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 teste; 2 websites; 80 refs.; 1 anexo; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Editora Claridade; São Paulo, SP; 2011; páginas 17 a 236. 5. Seno, Ana; Técnica do Espelhamento Consciencial; Artigo; Journal of Conscientiology; Revista; Trimestral; Vol. 11; N. 44; 5 enus.; 1 microbiografia; 19 refs.; International Academy of Consciousness (IAC); London; April, 2009; páginas 369 a 384. 6. Vieira, Waldo; Manual da Dupla Evolutiva; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Graça Razera; 212 p.; 40 caps.; 17 E-mails; 88 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 teste; 2 websites; 16 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 107, 135 e 77. 7. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisor Alexander Steiner; 144 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 1 E-mail; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; 1 website; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 38. 8. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 135 e 136. Webgrafia Específica: 1. Farinha, Inés dos Santos; A Natureza do Ciúme; Dissertação; 66 p.; 4 caps.; 1 citação; 11 enus.; 11 tabs.; 56 refs.; 2 anexos; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia: Faculdade de Psicologia; Lisboa; Portugal; 2010; disponível em: <https://www.yumpu.com/pt/document/view/12590471/microsoft-word-ao-a-natureza-do-ciumepdf recil>; acesso em: 16.02.14. C. H.