Caleidoscópio Retrocognitivo

O caleidoscópio retrocognitivo é o conjunto de lembranças de retrovidas específicas desencadeado em determinado momento da vida intrafísica do pesquisador, homem ou mulher, indicando possível paraprocedência e / ou especialidade interassistencial basilares no cumprimento da programação existencial.

Você, leitor ou leitora, já procurou analisar as autorretrocognições de maneira combinada? Encontrou respostas de modo a otimizar o alinhamento interassistencial e o cumprimento da proéxis pessoal?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  1
                           CALEIDOSCÓPIO RETROCOGNITIVO
                                       (RETROCOGNICIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O caleidoscópio retrocognitivo é o conjunto de lembranças de retrovidas específicas desencadeado em determinado momento da vida intrafísica do pesquisador, homem ou mulher, indicando possível paraprocedência e / ou especialidade interassistencial basilares no cumprimento da programação existencial.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo caleidoscópio vem do idioma Inglês, kaleidoscope, através do idioma Francês, kaléidoscope, e constituído pelos termos do idioma Grego, kalós, “belo”, eidos, “forma”, e skopein, “olhar”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição retro deriva do idioma Latim, retro, “por detrás; atrás; movimento para trás; recuando; remontando ao passado; em retribuição”. Apareceu no Século XV. O termo cognitivo procede também do idioma Latim, cognitum, supino de cognoscere, “conhecer; adquirir conhecimento; aprender a conhecer; procurar saber; tomar conhecimento de; reconhecer”. Surgiu em 1873. A palavra retrocognição apareceu em 1901.
             Sinonimologia: 1. Agrupamento de retrocognições. 2. Sequência retrocognitiva. 3. Coleção retrocognitiva. 4. Combo retrocognitivo. 5. Série retrocognitiva. 6. Mescla retrocognitiva.
             Neologia. As 3 expressões compostas caleidoscópio retrocognitivo, caleidoscópio retrocognitivo próximo e caleidoscópio retrocognitivo remoto são neologismos técnicos da Retrocogniciologia.
             Antonimologia: 1. Retrocognição isolada. 2. Retrocognição única. 3. Retrocognição ímpar. 4. Retrocognição exclusiva.
             Estrangeirismologia: o insight hipotético da vida crítica; o mirror set refletindo o rastro das ações do passado; o numerum unico pede da intraconsciencialidade do pesquisador; a panorama-udsigt do percurso evolutivo; o Springen mentalsomático entrevidas; o passado stampato nas atitudes do presente; a paradiplomacia reconciliatória proporcionada pelo neomodus operandi parapsíquico.
             Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, especificamente do autodiscernimento quanto às rememorações retrocognitivas.
             Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Proéxis: retroplanejamento intermissivo. Especialidade traduz retromegatrafor. Retroacertos lapidam neopensenes. Retroexperiências geram neointerassistências.
             Citaciologia: – É inteiramente possível que, por trás da percepção de nossos sentidos, estejam escondidos mundos de que não tenhamos consciência (Albert Einstein 1879–1955).
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Acervo. O acervo de experiências pessoais, quando composto, tende a expandir a autoconsciencialidade através da cosmovisão”.
             2. “Aprendizado. As autorretrocognições fornecem, à conscin lúcida, a certeza confiável quanto a todo aprendizado que ela já incorporou, para sempre, em seu acervo cognitivo, holomemória ou microuniverso consciencial íntimo”.
             3. “Equipex. O intermissivista, que integrou equipex interassistencial quando estava na extrafisicalidade, não raro, recebe, agora, na condição de conscin, algum comando construtivo na atual programação existencial (proéxis)”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da Retrocogniciologia; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade ampliando a visão de conjunto quanto ao ressarcimento grupocármico; os etnopensenes do local de moradia; a etnopensenidade desencadeando a retrocognição; os gra2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a fopensenes da escrita tarística favorecendo o processo retrocognitivo relacionado à temática; a grafopensenidade científica; os grupopensenes; a grupopensenidade interassistencial dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CICs); os neopensenes pós-retrocognição; a neopensenidade paracientífica; os mnemopensenes específicos; a potencialização da mnemopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade interassistencial; a pesquisa conscienciológica favorecendo os retropensenes; a retropensenidade sadia; o materpensene interassistencial atual revelando trafor multiexistencial; os seripensenes; a seripensenidade; os vincopensenes; a vincopensenidade conscienciológica; o materpensene do Curso Intermissivo (CI).
          Fatologia: a predisposição interassistencial em determinada especialidade conscienciológica; o interesse por países específicos indicando possíveis retrovidas; o estudo da História relembrando à consciência ligação com determinados peródos da Humanidade; a lembrança do trafor de retrovida reforçando a responsabilidade interassistencial no presente; a Associação Internacional de Pesquisas Seriexológicas e Holobiográficas (CONSECUTIVUS); a Escola de Personalidade Consecutiva (CONSECUTIVUS); as pesquisas de personalidades-chave; a ampliação do autoconhecimento seriexológico a partir da pesquisa técnico-científica de retrovidas; as ferramentas parapedagógicas qualificando as pesquisas retrocognitivas; o estudo da onomástica como possível indicador de autolocalizações na Para-História; a autoconscientização da fase do curso grupocármico indicando as reciclagens intraconscienciais mais urgentes; o engajamento evolutivo dos autesforços pessoais nos estudos seriexológicos; os achados pesquisísticos retrocognitivos auxiliando nas reciclagens intraconscienciais; o caleidoscópio retrocognitivo como marco pesquisístico e reciclogênico da conscin; a megafraternidade advinda da autoconscientização lúcida da multisserialidade existencial; o megatrafor interassistencial advindo das recomposições grupocármicas experienciadas ao longo da seriéxis; a sublimação seriexológica resultante da evolução consciencial; a Holobiografologia Pessoal.
          Parafatologia: o caleidoscópio retrocognitivo; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático essencial na preparação da pesquisa seriexológica; a rememoração retrocognitiva servindo de bússola na autorreciclagem do temperamento milenar; o link extrafísico com determinado período histórico; as retrocognições espontâneas de vivências em momentos específicos da História com indícios na participação de grupos evolutivos; a paralembrança crítica dessomática; o parabanho energético pós-projeção retrocognitiva; o aporte do orientador evolutivo e da equipex; os pararregistros holomnemônicos na parapsicoteca das comunexes avançadas dando aporte à consciência na autocompreensão evolutiva; as sincronicidades parafenomenológicas; as aulas extrafísicas sobre Seriexologia; os paraprendizados do Curso Intermissivo; a projetabilidade lúcida mostrando o presente, recordando o passado e a linha proexológica assistencial; a paralógica da triangulação da autopesquisa multiexistencial; a Central Extrafísica da Verdade (CEV); a comunex Pombal; a comunex Interlúdio.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo multidimensional entre o parelenco parapedagógico; o sinergismo proéxis–especialidade interassistencial.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da interassistencialidade; o princípio do restauro grupocármico.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria do autorrevezamento seriexológico.
          Tecnologia: a técnica da tenepes; a técnica da projeção lúcida patrocinada pelos amparadores de função; a técnica da escrita tarística; a técnica da pesquisa infográfica exaustiva; a técnica dos registros ideográficos; a técnica do registro das rememorações retrocognitivas; a técnica da visualização filmográfica. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                       3
             Voluntariologia: o voluntariado parapedagógico; o voluntariado conscienciológico; o voluntariado interassistencial multidimensional.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Biografologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Ressomatologia.
             Efeitologia: o efeito parapedagógico da tares extrafísica; o efeito balsâmico da autevolução consciencial; o efeito da autopacificação pós-rememoração retroprojetiva na heteropacificação grupocármica; o efeito da autoconscientização de vivências pretéritas na consecução da proéxis; o efeito da autevolução na mentalsomaticidade cosmoética; o efeito da análise retrocognitiva no esboço intermissivo e intrafísico futuros; o efeito do estudo retrocognitivo nos bolsões interassistenciais; a retrofôrma podendo proporcionar o efeito positivo da boa recepção em determinado local.
             Neossinapsologia: as neossinapses advindas da intelectualidade multiexistencial; as neossinapses resultantes da autopesquisa seriexológica; as neossinapses provenientes das recordações retropreferenciais na vida intrafísica atual; as neossinapses pós evento retrocognitivo.
             Ciclologia: o ciclo seriexológico pessoal evidenciado pelo estudo das autorretrocognições; o ciclo de aprendizado do CI auxiliando na recuperação de cons; o critério do ciclo multiexistencial pessoal (CMP) predominante revelando o currículo evolutivo.
             Enumerologia: o caleidoscópio retrocognitivo filosófico; o caleidoscópio retrocognitivo gesconográfico; o caleidoscópio retrocognitivo interassistencial; o caleidoscópio retrocognitivo intermissivo; o caleidoscópio retrocognitivo parapsíquico; o caleidoscópio retrocognitivo trafarístico; o caleidoscópio retrocognitivo traforístico.
             Binomiologia: o binômio amizade-retroespecialidade; o binômio especialidade-ressarcimento; o binômio retrocomunex-neocomunex.
             Interaciologia: a interação gostos pessoais–possíveis localizações históricas retrocognitivas; a interação seriexológica autobiografia-heterobiografia.
             Crescendologia: o crescendo holomnemônico lúcido.
             Trinomiologia: o trinômio força de vontade–assistencialidade–especialidade; o trinômio antes-agora-depois; o trinômio erro-acerto-especialização; o trinômio paragenética-genética-macrossoma.
             Polinomiologia: o polinômio cons-paracons-retrocons-neocons-megacons-extracons; o polinômio comunex de transição inferior–comunex de transição superior–comunex evoluída–comunex livre.
             Antagonismologia: o antagonismo passado / presente do pesquisador seriexólogo.
             Politicologia: a paradiplomacia extrafísica.
             Legislogia: a lei do retorno.
             Filiologia: a bibliofilia; a biografofilia; a cienciofilia; a cogniciofilia; a enciclopediofilia; a leiturofilia; a policonscienciofilia.
             Maniologia: a mania de subestimar o autoparapsiquismo e as informações das autorretrocognições.
             Holotecologia: a assistencioteca; a biografoteca; a ciencioteca; a cognoteca; a cosmoeticoteca; a culturoteca; a evolucioteca; a interassistencioteca; a intermissioteca; a parapsicoteca.
             Interdisciplinologia: a Retrocogniciologia; a Multiculturologia; a Civilizaciologia; a Enciclopediologia; a Erudiciologia; a Grupocarmologia; a Historiografologia; a Holomemoriologia; a Megapensenologia; a Mentalsomatologia; a Proexologia; a Paradireitologia; a Seriexologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a consciência maxirretrocognitora cosmovisiológica; a consciex Zéfiro.
             Masculinologia: o agente retrocognitor; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o intermissivista; o inversor existencial; o intelectual; o professor; o reeducador; o pesquisador; o proexista; o proexólogo; o projetor consciente; o reciclante existencial; o tertuliano; o evoluciólogo. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Femininologia: a agente retrocognitora; a consciencióloga; a conscienciômetra; a intermissivista; a inversora existencial; a intelectual; a professora; a reeducadora; a pesquisadora; a proexista; a proexóloga; a projetora consciente; a reciclante existencial; a tertuliana; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens cognitivus; o Homo sapiens culturalis; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens projector; o Homo sapiens holocarmicus; o Homo sapiens lucidus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: caleidoscópio retrocognitivo próximo = aquele das lembranças de retrovida recente com flashes do período intermissivo; caleidoscópio retrocognitivo remoto = aquele das lembranças de retrovidas longínquas.
          Culturologia: a cultura da multiexistencialidade.
          Especialismologia. Atinente à Interparafenomenologia, a qualificação interassistencial da especialidade pessoal é passível de proporcionar campo multidimensional otimizado desencadeando retrocognições espontâneas sincrônicas aos extrapolacionismos parapsíquicos mentaissomáticos, favoráveis à conscin na compreensão do autodesenvolvimento evolutivo seriexológico.
          Parangulometria. Sob o prisma da Autanaliticologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 4 possibilidades autoinvestigativas realizáveis pela conscin, homem ou mulher, favoráveis à autoinvestigação seriexológica:
          1. Autoconscienciometria retrocognitiva. O estudo dos próprios traços fardos, traços faltantes e traços fortes a partir da análise combinada das retrocognições.
          2. Paranálise comparada. O estudo de duas ou mais retrocognições de vidas pretéritas e / ou paravivências em ambientexes interassistenciais, iniciado a partir de parafato ou especialidade em comum.
          3. Paraprospecção intermissiva. O estudo quanto à perspectiva de participar de Curso Intermissivo Avançado mediante as autorreciclagens realizadas pós-análise das retrocognições.
          4. Paraprospecção ressomatológica. O estudo quanto à continuidade da recomposição seriexológica em futura ressoma mediante os resultados das análises anteriores, perspectivando retratações holocármicas, neopatamares evolutivos e a contiguidade da interassistência policármica.
          Calidoscopiologia. A autolucidez consciencial omnilateral favorece o exercício mentalsomático quanto à cosmovisão seriexológica dos autesforços da consciência na melhoria da condição evolutiva.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o caleidoscópio retrocognitivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autopesquisa proexológica: Autoproexologia; Homeostático.
          02. Autopesquisa retrocognitiva de campo: Autorretrocogniciologia; Neutro.
          03. Benefício da autorretrocognoscibilidade: Autosseriexologia; Homeostático.
          04. Ciclo multiexistencial pessoal: Seriexologia; Neutro.
          05. Comunidade extrafísica: Comunexologia; Neutro.
          06. Consciência calidoscópica: Autolucidologia; Neutro.
          07. Holomnemônica: Mnemossomatologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                        5
             08.   Jardim retrocognitivo: Retrocogniciologia; Neutro.
             09.   Pararreencontro memorável: Holomnemossomatologia; Homeostático.
             10.   Projeção consciente retrocognitiva: Projeciologia; Neutro.
             11.   Recognição da retrofôrma: Retrocogniciologia; Neutro.
             12.   Retrocognição interassistencial: Retrocogniciologia; Homeostático.
             13.   Sincronicidade retrocognitiva: Seriexologia; Neutro.
             14.   Taxologia das retrocognições: Retrocogniciologia; Neutro.
             15.   Trio ínsito: Autorretrocogniciologia; Homeostático.
 O ESTUDO TÉCNICO DAS EXPERIÊNCIAS RETROCOGNITIVAS INTERLIGADAS POR FATORES COMUNS, PODE SALIENTAR ASCENDÊNCIA INTERASSISTENCIAL DE ESPECIALIDADE, ELEMENTAR NO DESEMPENHO PROEXOLÓGICO.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já procurou analisar as autorretrocognições de maneira combinada? Encontrou respostas de modo a otimizar o alinhamento interassistencial e o cumprimento da proéxis pessoal?
             Bibliografia Específica:
             1. Fernandes, Pedro; Seriexologia: Evolução Multiexistencial Lúcida; ed. Oswaldo Vernet; revisores Dayane Rossa; et al.; 1.020 p.; 11 seções; 143 caps.; 163 definições; 2 escalas; 3 esquemas; 66 fichários; 1 fórmula; 610 enus.; 1 foto; 134 frases enfáticas; glos. 300 termos; 4 ilus.; 190 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 10 per guntas e 10 respostas; 1 pontoação; 225 questionamentos; 8 questionários; 3 tabelas; 17 notas; 6 filmografias; 160 refs.; 106 verbetes; 5 webgrafias; 7 índices; alf.; geo.; ono.; 29 x 22,5 x 6 cm.; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2021; páginas 233 a 235 e 749 a 751.
             2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisor Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 48, 109 e 603.
             3. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores: Erotides Louly; & Helena Araújo; 164 p.; 40 caps.; 18 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 16 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 5 a Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 42 a 48.
             4. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 93 a 98, 153, 156, 864, 907 e 912.
                                                                                                                    D. M. R.