Autodesempenho Coeso

O autodesempenho coeso é a ação ou efeito de a consciência cumprir, elaborar, exercer, guardar, observar, respeitar e seguir as responsabilidades pessoais com coesão, coerência e de modo integrativo, segundo as prioridades cosmoéticas do momento evolutivo.

Como vive você, leitor ou leitora, no universo dos autodesempenhos?

      AUTODESEMPENHO COESO
                              (AUTODESEMPENHOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O autodesempenho coeso é a ação ou efeito de a consciência cumprir, elaborar, exercer, guardar, observar, respeitar e seguir as responsabilidades pessoais com coesão, coerência e de modo integrativo, segundo as prioridades cosmoéticas do momento evolutivo.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O prefixo des procede do idioma Latim, dis ou de ex, “negação; oposição; falta; separação; divisão; aumento; reforço; intensidade”. A palavra empenhar deriva do idioma Latim Tardio, impingnare, de pignus, “penhor; objeto penhorado”. Surgiu no Século XV. O termo desempenhar apareceu no Século XVIII. O vocábulo coeso provém do idioma Latim, cohaesus, “coeso”, particípio passado de cohaerere, “estar ligado a; aquilo cujas partes são aderentes entre si”. Surgiu no Século XX.
         Sinonimologia: 1. Autodesempenhamento coeso. 2. Autodesempenho coerente. 3. Autodesempenho convergente. 4. Autodesempenho integrativo. 5. Autodesempenho homogêneo.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 15 cognatos derivados do vocábulo desempenho: autodesempenho; Autodesempenhologia; desempenhabilidade; desempenhada; desempenhado; desempenhador; desempenhadora; desempenhamento; desempenhante; desempenhar; desempenhável; heterodesempenho; megautodesempenho; neodesempenho; paradesempenho.
         Neologia. As 3 expressões compostas autodesempenho coeso, autodesempenho coeso inversivo e autodesempenho coeso reciclante são neologismos técnicos da Autodesempenhologia.
         Antonimologia: 01. Autodesempenho incoeso. 02. Autodesempenho incoerente. 03. Autodesempenho dispersivo. 04. Autodesempenho divergente. 05. Autodesempenho desassociado. 06. Autodesempenho ultrapassado. 07. Autodesempenho ininteligente. 08. Autodesempenho medíocre. 09. Autodesempenho regressivo. 10. Autodesempenho estéril.
         Estrangeirismologia: o rhetorical power of cohesion; o balanço da performance mentalsomática; a coniunctio intelectiva; a apex mentis; o Mentalsomarium; a strength of purpose; o strong profile.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Autocoerenciologia.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da autoconsciencialidade evolutiva; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; a retilinearidade autopensênica; a coesão íntima da maxipensenização.
         Fatologia: o autodesempenho coeso; a sabedoria de aplicar com inteligência, de modo integrativo, os próprios potenciais; a potencialização ou autocatálise dos desempenhos; os autodesempenhos em progressão; a vivência da coesão interna de todos os interesses pessoais; a intracoesão do microuniverso consciencial; a coesão entre princípios e valores pessoais; a coesão verbo-ação; a coesão ideativa intrínseca; os autodesempenhos calculados cosmoeticamente; a qualificação dos autodesempenhos; a potencialização maior dos autodesempenhos; a otimização dos autodesempenhos; os autodesempenhos interassistenciais; o contágio dos autodesempenhos; a ortomotivação; o autodesempenho profissional; o balanço dos autodesempenhos; a convicção nos autodesempenhos; o clímax dos autodesempenhos; o domínio lúcido dos autodesempenhos; os desvios inescondíveis dos autodesempenhos; a genialidade heurística, mas dispersiva, ou o autodesempenho incoeso de Leonardo da Vinci (1452–1519); a genialidade política, mas dispersiva, ou o autodesempenho incoeso de Norberto Bobbio (1909–2004).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; os autodesempenhos paratécnicos; a coesão autoconsciente entre os fenômenos ou fatos e os parafenômenos ou parafatos.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo ação-realização; o sinergismo autoconvicção-autodeterminação; o sinergismo Etologia-Evoluciologia; o sinergismo autodiscernimento-autodesempenho-modéstia.
          Principiologia: o princípio da evolução consciencial; o princípio do dinamismo evolutivo; o princípio da autodedicação; o princípio da prioridade compulsória; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do megafoco mentalsomático; os princípios da Paradireitologia; o princípio autossuperador de acrescentar diariamente melhorias aos autodesempenhos.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); os códigos de conduta.
          Tecnologia: a técnica da priorização do mais relevante; a técnica da autodecisão; a técnica de mais 1 ano de vida; a técnica de viver evolutivamente; a técnica das 50 vezes mais; a técnica do autodidatismo; as técnicas de autopesquisas colocadas em prática; a técnica da estatística aplicada aos autodesempenhos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Despertologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Recexologia.
          Efeitologia: os efeitos da autopesquisa nas reciclagens intraconscienciais; os efeitos das assinaturas autopensênicas deliberativas; os efeitos da livre escolha; o efeito do autodesempenho na interassistencialidade parapsíquica e cosmoética.
          Neossinapsologia: os autodesempenhos novos exigindo sempre sinapses novas no cérebro renovado.
          Ciclologia: o ciclo iniciativa-acabativa; o ciclo prospectar-realizar-encerrar; o ciclo de realização vontade-intenção-decisão-determinação; o ciclo de reeducação das condutas pessoais.
          Enumerologia: os autodesempenhos físicos; os autodesempenhos teáticos; os autodesempenhos intelectuais; os autodesempenhos evolutivos; os autodesempenhos prioritários; os autodesempenhos sadios; os autodesempenhos parapsíquicos.
          Binomiologia: o binômio autorreflexão-acerto; o binômio saber-fazer; o binômio autodesempenho-recorrência.
          Interaciologia: a interação lucidez decisória–aceleração evolutiva; a interação vontade-ação; a interação autodiscernimento-autodeterminação; a interação autodesempenho proexológico–Curso Intermissivo pré-ressomático.
          Crescendologia: o crescendo idealizar-realizar; o crescendo autodesempenhos ordinários–autodesempenhos megagescônicos; o crescendo volição-intenção-autodesempenho-compléxis.
          Trinomiologia: o trinômio decidir-assumir-agir; o trinômio intencionalidade-prioridade-atividade; o trinômio princípio-meio-fim; o trinômio definição-determinação-deliberação; o trinômio autoconfiança-autocompetência-autodisciplina; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio vontade-posicionamento-esforço; o trinômio (homografia) coesão-coerência-continuísmo.
          Polinomiologia: o polinômio definição-deliberação-determinação-ação; o polinômio autocognição-autocriatividade-automotivação-autorresolutividade; o polinômio coesão-coerência-clareza-compreensibilidade.
          Antagonismologia: o antagonismo ação / inação; o antagonismo correr atrás / deixar para lá; o antagonismo pró-atividade / passividade; o antagonismo autocorreção imediata dos lúcidos / autocorreção postergada dos incautos; o antagonismo projeto aberto / obra acabada; o antagonismo determinação / determinismo; o antagonismo autodesempenhos evolutivamente rentáveis / autodesempenhos evolutivamente estéreis.
          Politicologia: a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a democracia; a lucidocracia; a proexocracia; a recexocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei da ação-reação; as leis do Cosmos; as leis dos direitos e deveres interconscienciais; a lei do maior esforço evolutivo inserida na personalidade.
          Filiologia: a decidofilia; a definofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a planofilia; a priorofilia; a voliciofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a criticofobia; a decidofobia; a disciplinofobia; a laborfobia; a neofobia; a xenofobia.
          Holotecologia: a proexoteca; a laboroteca; a sinergeticoteca; a sincronoteca; a energeticoteca; a criativoteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Autodesempenhologia; a Autoconscienciometrologia; a Autopesquisologia; a Intrafisicologia; a Autoproexologia; a Autopriorologia; a Autevoluciologia; a Autocogniciologia; a Mentalsomatologia; a Parapercucienciologia; a Holomaturologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens rastropensenicus; o Homo sapiens energeticus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens notarius; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens autopriorologus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens decisor; o Homo sapiens autopositor; o Homo sapiens definitor; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens progressivus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: autodesempenho coeso inversivo = a ação ou efeito pessoal com coesão, coerência, integração cosmoética e evolutiva do jovem inversor, rapaz ou moça; autodesempenho coeso reciclante = a ação ou efeito pessoal com coesão, coerência, integração cosmoética e evolutiva da pessoa madura reciclante existencial.
          Culturologia: a cultura da Autodesempenhologia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o autodesempenho coeso, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
          02. Assinatura pensênica: Pensenologia; Neutro.
          03. Atividade homogênea: Autexperimentologia; Neutro.
          04. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          05. Autesforço convergente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          06. Autoconvicção: Autocogniciologia; Neutro.
          07. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
          08. Autodeterminologia: Autovoliciologia; Neutro.
          09. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático.
          11. Coesão textual: Grafopensenologia; Homeostático.
          12. Exemplo pedagógico: Pedagogia; Neutro.
          13. Intrarticulação heurística: Holomaturologia; Homeostático.
          14. Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático.
          15. Megaconvergência intraconsciencial: Serenologia; Homeostático.
   O AUTODESEMPENHO COESO É MEGADEMONSTRAÇÃO
 FUNDAMENTAL DE INTERATIVIDADE RACIONAL E LÓGICA
 DA CONSCIÊNCIA LÚCIDA COM OS FLUXOS E REFLUXOS
  DAS OCORRÊNCIAS DO COSMOS, EM TODA DIMENSÃO.
          Questionologia. Como vive você, leitor ou leitora, no universo dos autodesempenhos?
Você está satisfeito com a autocoesão evolutiva?