Antropolatria

A antropolatria é o culto de algum ser humano (santo, guru, líder, ícone, superstar) a quem se empresta caráter de divindade.

Você ainda presta veneração excessiva a algum ser humano? Em qual área de atividade?

      ANTROPOLATRIA
                                      (SOMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A antropolatria é o culto de algum ser humano (santo, guru, líder, ícone, superstar) a quem se empresta caráter de divindade.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O elemento de composição antro deriva do idioma Grego, ánthrópos, “homem”. O elemento de composição latria vem igualmente do idioma Grego, latreía, “serviço; culto, adoração”. O termo antropolatria surgiu em 1858.
          Sinonimologia: 1. Culto do Homem; deificação de pessoa. 2. Gurulatria. 3. Autoindulgência.
          Neologia. Os 2 vocábulos miniantropolatria e maxiantropolatria são neologismos técnicos da Somatologia.
          Antonimologia: 1. Autodiscernimento. 2. Antroposofia; misantropia. 3. Autassédio; autocastração; autoflagelação. 4. Antropocídio; autocídio; genocídio; suicídio. 5. Iconoclastia.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto ao emprego do soma.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o assunto: – Toda divinização enceguece.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Holossomatologia; os patopensenes; a patopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade.
          Fatologia: a antropolatria; a antropolatria no Século XXI; a idolopatia; a mitificação; a teosebia; o totemismo; o acriticismo; o carneirismo; a tietagem; a basbaquice; a infantilidade; as pieguices; as ridicularias; as vassalagens; as bajulações; as sabujices; o megavício da gurulatria; o fã-clube; o personalismo exacerbado do líder; o umbigão do ditador; a divinização do ser humano; a adoração pessoal consentida e estimulada do ditador; o culto paroxístico das estátuas do líder autocrata em cada praça pública; as paradas e desfiles monumentais exaltando a figura do líder totalitário; a veneração amaurótica; as absurdidades religiosas; a imposição de crença; a adoração do homem pelo homem; a tragédia da Guiana; a dupla ídolo humano–idólatra.
          Parafatologia: a mediunolatria; a gurulatria.


                                         III. Detalhismo

          Principiologia: a ausência do princípio da descrença.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível da Somatologia.
          Binomiologia: a ausência do binômio admiração-discordância.
          Maniologia: a idolomania; a hagiomania; a religiomania.
          Holotecologia: a mitoteca; a antropoteca; a psicossomatoteca; a abstrusoteca; a biografoteca.
          Interdisciplinologia: a Somatologia; a Psicossomatologia; a Antropologia (Ciência); o Antropologismo; o Antropocentrismo (Filosofia); o Antropomorfismo (Filosofia); a Antroposofia; a Biologia Humana; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin encolhedora da consciencialidade.
          Masculinologia: o antropólatra; o idólatra; o fanático religioso; o fanático político; o pseudo-homem-deus; o antropolopata; o monarcólatra; o reverendo Jim Jones (James Warren, 1931–1978); o ditador Papa Doc (François Duvalier, 1907–1971); o hooligan; o encolhedor da consciencialidade.
          Femininologia: a antropólatra; a idólatra; a fanática religiosa; a fanática política; a antropolopata; a monarcólatra; a diretora do fã-clube; a encolhedora da consciencialidade.
          Hominologia: o Homo obtusus; o Homo sapiens fanaticus; o Homo sapiens consreu; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens credulus; o Homo sapiens incautus; o Homo sapiens dependens; o Homo sapiens alienatus; o Homo sapiens obsidiatus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: miniantropolatria = o culto à personalidade do guru (gurucracia); maxiantropolatria = o culto à personalidade do ditador ou tirano (idolocracia).
          Culturologia: a cultura da celebridade.
          Analogismo. Tendo em vista a Experimentologia, a antropolatria – humana – apresenta analogia óbvia com a bovinolatria – subumana.
          Guru. Segundo a Comunicologia, exemplo clássico de antropolatria, em pleno Século XXI, é o culto fanático dedicado ao guru Sathya Sai Baba (1926–), na Índia.
          Tares. Conforme os princípios da Assistenciologia, a antropolatria ainda remanescente neste planeta é a prova evidente da necessidade atual da tarefa do esclarecimento (tares), além da tarefa da consolação (tacon), em favor da Humanidade.
          SEA. Na Consciencioterapia, a antropolatria é distúrbio incluído no universo nosográfico da síndrome da ectopia afetiva ou dos amores errados.
          Trafarismo. Dentro do universo da Conscienciometrologia, quem diviniza alguém não ajuda a ninguém, nem mesmo à pessoa divinizada ou a si próprio. A divinização é o culto do trafarismo com a ausência da reeducação ou reciclagem existencial (recéxis).
          Demopensenes. Sob a ótica da Holomaturologia, a antropolatria está a caminho do esgotamento na Terra, apesar de milhões de conscins ainda adorando, por exemplo, a vaca (bovinolatria), nesta Era Consciencial, idiotismo cultural clássico de milhões de pessoas dominadas pelos demopensenes.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a antropolatria, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
          03. Aulicismo: Parassociologia; Nosográfico.
          04. Autômato humano: Parafisiologia; Nosográfico.
          05. Cabotinismo: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Consciênçula: Conscienciometrologia; Nosográfico.
          07. Credulidade: Psicossomatologia; Nosográfico.
          08. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático.
            09.   Endosso sentimental: Psicossomatologia; Neutro.
            10.   Frustração: Psicossomatologia; Nosográfico.
            11.   Inutilogia: Holomaturologia; Homeostático.
            12.   Mesméxis: Intrafisicologia; Nosográfico.
            13.   Mimeticologia: Intrafisicologia; Neutro.
            14.   Porão consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico.
            15.   Subjugabilidade: Parapatologia; Nosográfico. TODO TIPO DE ADORAÇÃO, OU LATRIA, EVIDENCIA IRRACIONALIDADE OU AUSÊNCIA DE LUCIDEZ DA CONSCIÊNCIA, EM QUALQUER DIMENSÃO, INCLUINDO, OBVIAMENTE, A ANTROPOLATRIA, MERA POSTURA ARCAICA.
            Questionologia. Você ainda presta veneração excessiva a algum ser humano? Em qual área de atividade?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 136.