Antagonismo Extremo

O antagonismo extremo é a manifestação da dualidade da oposição de ideias ou de sistemas, expondo alguma incompatibilidade evidente, neste caso, radical, mais definitiva.

Em quais instâncias o antagonismo extremo atua para você, leitor ou leitora? Tais fatos ocorrem com embasamento cosmoético?

      ANTAGONISMO EXTREMO
                             (AUTODISCERNIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O antagonismo extremo é a manifestação da dualidade da oposição de ideias ou de sistemas, expondo alguma incompatibilidade evidente, neste caso, radical, mais definitiva.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo antagonismo deriva do idioma Francês, antagonisme, e este do idioma Grego, antagonisma, “antagonismo; oposição; contrariedade”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo extremo procede do idioma Latim, extremus, “que está no limite máximo, na ponta de, no fim, no ponto mais distante, nos confins”. Apareceu no Século XII.
          Sinonimologia: 01. Contraposição extrema. 02. Contraponto. 03. Antípoda; antipodia. 04. Antíctone. 05. Consciência dos contrários. 06. Contraação; contrário. 07. Incompatibilidade; oposição; oposto; opugnação. 08. Insolidariedade. 09. Repulsão. 10. Rivalidade.
          Neologia. As 3 expressões compostas antagonismo extremo, antagonismo extremo pessoal e antagonismo extremo coletivo são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia.
          Antonimologia: 01. Acordo. 02. Aliança. 03. Associação. 04. Coadjuvação. 05. Conciliação. 06. Concordância. 07. Compatibilidade. 08. Partidarismo. 09. Amizade. 10. Solidariedade.
          Estrangeirismologia: o upgrade intraconsciencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocognição evolutiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal dos contrapensenes; os ortopensenes; a ortopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; a contrapensenidade; os antipensenes; a antipensenidade.
          Fatologia: o antagonismo extremo; as dessemelhanças; os radicalismos; os excessos; as tréplicas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da contradição; o princípio dual da polaridade; o princípio da omissuper; o princípio da descrença.
          Teoriologia: a falseabilidade da teoria; a teoria do caos.
          Tecnologia: a técnica da Confrontologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica.
          Efeitologia: o efeito halo ou em ricochete.
          Ciclologia: o ciclo de neoideias; o ciclo vital sono-vigília.
          Enumerologia: o incongruísmo; o diferentismo; o confrontismo; o conflitismo; o hibridismo; o revivalismo; o sincretismo.
          Binomiologia: o binômio fato-boatos; o binômio fato-versões; o binômio patológico zona de conforto–comodismo piegas; o binômio coexistencial admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação autodesassédio-heterodesassédio.
          Crescendologia: o crescendo erro-correção.
          Trinomiologia: o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio antagônico trafor-trafar-trafal.
          Antagonismologia: a Antagonismologia na condição de Seção da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Paradoxologia: o paradoxo da domesticação mútua.
          Politicologia: a democracia direta.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; as leis não cumpridas.
          Filiologia: a raciocinofilia.
          Fobiologia: a criticofobia.
          Holotecologia: a comunicoteca; a absurdoteca.
          Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Autocriteriologia; a Autopriorologia; a Autocosmoeticologia; a Discordanciologia; a Refutaciologia; a Argumentologia; a Comunicologia; a Conformática.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens anticosmoethicus; o Homo sapiens antagonista; o Homo sapiens antiproexologus; o Homo sapiens antiprofessionalis; o Homo sapiens antissubumanus; o Homo sapiens antissomaticus; o Homo sapiens anticatalyticus; o Homo sapiens antiparapsychicus; o Homo sapiens antirretilineatus; o Homo sapiens antimonotonus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: antagonismo extremo pessoal = o suicídio; antagonismo extremo coletivo = a revolução armada.
          Culturologia: a Contraculturologia Cosmoética.
          Holomaturologia. A partir da Holomaturologia, a consciência dos contrários ou a identificação das incompatibilidades são recursos extremamente relevantes para a expansão do autodiscernimento e da autoconsciencialidade.
         Confrontologia. Pelos conceitos da Evoluciologia, há oposições extremas e esclarecedoras entre os princípios libertários da evolução consciencial e determinadas condutas lógicas da consciência, dentro dos princípios da Conscienciologia, à semelhança destas 23 categorias de antagonismos e respectivos confrontos ou paralelos, dispostas na ordem alfabética:
         01. Armamentismo / Ofiex. A condição profissional da conscin responsável pela fabricação ou transações com armamentos (armas ou munições) de qualquer espécie, perante a condição da conscin aspirando manter ofiex ou oficina extrafísica.
         02. Celibatário / Parceiro. A conscin, seja o solteirão ou a solteirona, perante o parceiro ou parceira de dupla evolutiva, mantendo a prática do sexo diário e buscando a dimener alcançada com lucidez a 2.
         03. Doutrinador / Retrocognitor. A condição doutrinária, de qualquer natureza, da conscin ainda aliciadora, persuasiva, sugestionadora, hipnótica, repressiva, condicionadora, sectarista ou manipuladora de consciências, perante a conscin lúcida na condição de agente retrocognitora de consciências, buscando vivenciar as verdades relativas de ponta.
         04. Egocarmalidade / Policarmalidade. A condição da conscin, em geral até inconsciente, afundada na egocarmalidade, apresentando hipertrofia do umbigo (umbigão) ou do ego (egão), perante a condição da conscin já lúcida quanto à necessidade evolutiva de abrir e movimentar a própria conta-corrente policármica.
         05. Gessom / Gescon. A conscin ainda permanecendo na condição primária de ser simplesmente reprodutora humana (gestante ou pai; gestação somática), perante a conscin já interessada nas gestações conscienciais de alta qualidade (gescon; megagescon).
         06. Incompléxis / Maximoréxis. A condição do incompletismo consciencial (incompléxis) da conscin vulgar perante a condição da moratória existencial a maior (maximoréxis) da conscin libertária.
         07. Interprisão / Maximecanismo. A condição evolutivamente estagnadora e patológica da interprisão grupocármica, perante a condição evolutivamente dinâmica e sadia da minipeça lúcida dentro do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
         08. Intrafisicalidade / Multidimensionalidade. A condição da conscin vivendo exclusivamente para a vida intrafísica, sem cogitar das outras dimensões conscienciais, perante a condição da conscin já vivendo com a noção e as experimentações da multidimensionalidade da consciência.
         09. Mediocridade / Tridotalidade. A condição da conscin medíocre em face do emprego dos múltiplos módulos pessoais de inteligências, perante a condição da conscin já buscando aplicar pelo menos 3 das próprias inteligências ao mesmo tempo (intelectualidade, parapsiquismo, comunicabilidade).
         10. Melin / Maxiprimener (Cipriene). A conscin vítima da condição periódica (surto)
de depressão, ou melin (melancolia intrafísica), perante a conscin já sabendo usufruir da maxiprimener, a substancial condição da primavera energética pessoal.
         11. Mercantilismo / Conscienciocentrismo. A condição da conscin dedicada predominantemente ao mercantilismo (mercenarismo) na existência humana, perante a conscin já entendendo e buscando cumprir a consecução do conscienciocentrismo (Instituição Conscienciocêntrica, IC) nos próprios trabalhos profissionais.
         12. Motel / Projectarium. A conscin tendo como base intrafísica mais confortável para as próprias alegrias o quarto de motel, perante a conscin já buscando construir o Projectarium pessoal a fim de se dedicar à produção das projeções conscienciais lúcidas de alto nível.
         13. Multibilionário / Conscienciólogo. A condição econômica do multibilionário, de qualquer tipo ou natureza, perante a condição autoconsciente do conscienciólogo e o pé-de-meia pessoal modesto, mas sustentável, constituído para a realização da autoproéxis.
         14. Orgasmo / Holorgasmo. A conscin somente experimentando os orgasmos comuns existentes desde o primeiro homem e a primeira mulher, perante a conscin procurando produzir holorgasmos conjuntos, simultâneos, com o parceiro (ou parceira) da dupla evolutiva.
         15. Recéxis / Invéxis. A condição imposta da recéxis, ou reciclagem existencial, perante a condição opcional da invéxis ou inversão existencial.
          16. Robéxis / Desperticidade. A robéxis ou a condição da robotização existencial, inconsciente, semiconsciente ou consciente (masoquismo), perante a condição do ser desperto ou da desperticidade.
          17. Robô / Epicon. A conscin-robô, componente da massa humana impensante, perante o epicon (epicentrismo consciencial do homem ou da mulher) autoconsciente, minipeça lúcida dentro do maximecanismo interassistencial, interconsciencial e interdimensional.
          18. Soma / Macrossoma. A conscin usando o soma comum, perante a conscin já dispondo de macrossoma a fim de cumprir a proéxis a maior (maxiproéxis).
          19. Tacon / Tares. A condição assistencial da tacon, ou tarefa assistencial da consolação, perante a tares, ou tarefa assistencial do esclarecimento.
          20. Teoricão / Teático. A condição da conscin, mulher ou homem teoricão intrafísico, perante a conscin já descobridora e procurando viver a teática, teoria e prática, e a verbação, a ação pessoal chancelando o verbo (autocoerência fundamental).
          21. Trancamento / Alternância. A conscin desfrutando da vida intrafísica (existência trancada) apenas, sem noção nem vivência das outras dimensões conscienciais, perante a conscin já vivendo com autoconsciência a condição da alternância existencial ou da projetabilidade lúcida entre as dimensões conscienciais.
          22. Varejismo / Atacadismo. A conscin vivendo apenas pelo varejismo ou monovisão nas ações pessoais de toda hora, perante a conscin já ciente de ser mais inteligente buscar o atacadismo ou a cosmovisão, o senso evolutivo de ampla abordagem em tudo, nas grandes manifestações autopensênicas de alto nível.
          23. Vínculo Empregatício / Vínculo Consciencial. A condição da conscin colaborando com senso de equipe, contudo, somente com vínculo empregatício, perante a condição da conscin já autoconsciente da inteligência de colaborar com senso de equipe e com vínculo consciencial, e, o mais relevante, podendo vivenciá-la.
          Desafios. Fácil concluir: os desafios da Conscienciologia, fundamentados sempre nos fatos, diretamente à conscin, são extraordinariamente lógicos e impactantes nas mais diversas áreas de atividade, dentro e fora do microuniverso consciencial. Isto significa inteligência evolutiva ou evolução consciencial. Qual Ciência aponta tais fatos de alto nível crítico para você, leitor ou leitora, além da Conscienciologia?


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o antagonismo extremo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aberração antifisiológica: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Antagonismo: Autodiscernimentologia; Neutro.
          03. Antagonismo conscienciológico: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          04. Antagonismo midiático: Autodiscernimentologia; Neutro.
          05. Anticura: Consciencioterapia; Nosográfico.
          06. Antidireito: Parapatologia; Nosográfico.
          07. Antidogmática: Comunicologia; Homeostático.
          08. Antiparapsiquismo: Parapercepciologia; Nosográfico.
          09. Antissubumanidade: Evoluciologia; Nosográfico.
          10. Antonimologia: Comunicologia; Neutro.
          11. Atitude antiproéxis: Proexologia; Nosográfico.
          12. Diferença semântica: Comunicologia; Neutro.
  NA VIDA INTRAFÍSICA EQUILIBRADA COM A INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA, O ANTAGONISMO EXTREMO FREQUENTEMENTE É INDISPENSÁVEL À CONSCIN LÚCIDA, HOMEM
       OU MULHER, NA SOCIN ENQUANTO PATOLÓGICA.
         Questionologia. Em quais instâncias o antagonismo extremo atua para você, leitor ou leitora? Tais fatos ocorrem com embasamento cosmoético?