Paradoxo da Autonomia Interdependente

      P AR AD O X O D A AU T O N OM I A IN TE R DEP E ND E NTE (GRUPORREVEZAMENTOLOGIA)
I. Conformática Definologia. O paradoxo da autonomia interdependente é a aparente contradição de o protagonismo consciencial evolutivo autoproexológico efetivo (autocoexistência desvinculada)
ser indissociável do consenso intergrupal maxiproexológico (heteroconvivência vinculada). Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo paradoxo vem do idioma Latim, paradoxon, e este do idioma Grego, parádoksos, “estranho; bizarro; extraordinário”. Surgiu no Século XVI. O termo autonomia deriva igualmente do idioma Grego, autonomia, “direito de reger-se segundo leis próprias”, provavelmente através do idioma Francês, autonomie. Apareceu no Século XIX. O prefixo inter procede do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de; no meio de”. A palavra dependente provém igualmente do idioma Latim, dependens, particípio presente de dependere, “pender de”, conexo a pendere, “suspender; estar pendurado”. O vocábulo depender surgiu no Século XIV. O termo dependente apareceu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Paradoxismo da autoiniciativa interdependente. 2. Controvérsia da autonomia relativa interconectada. 3. Oximoro da autoproatividade intergrupal. 4. Paradoxalidade da autoindependência com interacatamento. 5. Contradição aparente da autemancipação intersubordinada. Neologia. As 3 expressões compostas paradoxo da autonomia interdependente, paradoxo da autonomia interdependente imperativa (determinismo) e paradoxo da autonomia interdependente cooperativa (livre arbítrio) são neologismos técnicos da Gruporrevezamentologia. Antonimologia: 1. Compatibilidade pela dependência genuflexa. 2. Conformidade pela autosservidão intersubmissa. 3. Concordância pela pasmaceira intergrupal. 4. Dileção pela heteronomia consentida. 5. Afinidade pela heterossubordinação omissa. Estrangeirismologia: o coworking autolúcido com amparadores funcionais; a centralização excessiva do indivíduo factotum; a polivalência consciencial multitask motivando o interrevezamento de funções; o mindset criativo da interdependência exitosa; o aporte ao dynamic balance intergrupal pela cooperação lúcida; o rassemblement consciencial extrafísico harmônico na comunex temporária Pandeiro (1968–1985); o Zeitgeist não sendo motivo para o fracasso interrelacional; a interconvivência pacífica no lifetime-timelife; o aproveitamento sadio do l’air du temps intrafísico; a interconexão homeostática loc interno–loc externo; o Proexarium; o Recexarium; o Elucidarium; o Pensenarium; o Evolutionarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à lógica evolutiva da inseparabilidade grupocármica. Megapensenologia. Eis 11 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – A independência isola. Paradoxos geram reflexões. Dependência, sempre temporária. Intercooperar agiliza autesforços. Autoiniciativa: interdependência ativa. Centralização: voo solo. Equipes cooperativas criam. Paradoxo: “pegadinha” criativa. Heteronomia: inércia autovolitiva. Minidissidência: fracasso interconvivencial. Evolução: êxito coletivo. Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas citadas em ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos: 1. “Autolucidez. Quanto mais autolucidez e autonomia, mais a conscin fica espontânea e paradoxalmente subordinada à equipex, sem dúvida uma megassutileza da inteligência humana”. 2. “Interdependência. O Cosmos, a Natureza e as Leis da Vida criaram as consciências, homens e mulheres, para a interdependência convivencial”. “O princípio da interdependência entre as consciências governa a evolução pessoal, começando pela vivência da luta contra a dependência, a independência, a subordinação, a submissão, a escravidão, a genuflexão e a lavagem subcerebral”. “Vivemos no mundo interdependente. Somos consciências interdependentes. Legiões de conscins não querem compreender tais fatos, e erram fragorosamente”.



II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da interdependência evolutiva harmônica; o holopensene pessoal inclusivo; a fôrma holopensênica paraprocedencial intergrupal; os autopensenes; a autopensenidade colegiada participativa; a autopensenização da intercapacitação sucessória maxiproexológica; o materpensene interassistencial libertário integrado; a autopensenização intercooperativa; os grupopensenes; a grupopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; a autopensenidade linear integrativa cosmoética; a autoortopensenização colaborativa grupal; a dileção pensênica pela autonomia interdependente desperta. Fatologia: a ambivalência complexa; a pertinência da omissuper evitando dependências; a ambiguidade cosmoética lúcida; a singularidade dos autoposicionamentos conscienciais; a comdição interprisional humana gerada pela gurulatria; o fanatismo ideológico político-religioso escravizando multidões; a dinâmica atitudinal contraditória no bifrontismo; a irracionalidade do autoritarismo selvagem em humanos; as carências afetivas gerando codependências patológicas; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) pontuada pelos resultados evolutivos grupais; a interconvivialidade profícua; o incentivo tarístico à autonomia descrenciológica; o hábito colaborativo da intersocialização; o aumento da qualificação do livre arbítrio (autonomia compartilhada) no estágio da libertação grupocármica; a interdependência preceptor-preceptorando; a formação, capacitação e manutenção interassistencial de equipes tarefeiras produtivas; a intercompreensão madura perante a precariedade e a brevidade da vida humana; a “linha de montagem” exemplarista de tarefas intelectuais em grupo interdependente afinado; as vantagens inegáveis da economia circular solidária anticonsumismo, exemplo de melhor para todos; a simbiose intercooperativa da Natureza dando lições à Humanidade surda; a defesa proativa do meio ambiente pelo reconhecimento da interdependência; a conduta autônoma pautada no respeito ao ritmo e à dinâmica evolutiva grupal; a refratariedade à nosografia das pressões intrafísicas; as renúncias e autossacrifícios racionais benignos em prol da harmonia intergrupal; o megatraço-força do interentendimento; a antifrustração pelos projetos evolutivos incompreendidos devido à falta de amadurecimento coletivo; a vivência da grupalidade trazendo neopatamares cosmovisiológicos; as lições de interdependência hauridas pela projeção consciente vexaminosa; a interdependência discernida entre conscins assistenciais e amparadores extrafísicos funcionais; o interacatamento cosmoético consciex amparadora–conscin amparanda; a imutabilidade do sobrepairamento interdependente ínsito à autoimperturbabilidade; as contradições polêmicas sadias no campo paracientífico criando soluções úteis; a Era da Descrenciologia; a autonomia decisória; o movimento caótico do Universo em aparente oposição gerando o fluxo harmônico do Cosmos. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático enquanto chave interdimensional integrativa; a dubiedade evitável na interpretação dos parafenômenos interassistenciais; a dependência patológica gerada por guia amaurótico se passando por consciex amparadora; os parafatos do currículo conscienciológico comprovando a autonomia evolutiva interdependente; a paraconvivência tenepessística compulsória com assistíveis oriundos de distritos extrafísicos baratrosféricos; a docilidade parapsíquica autolúcida sob a alta supervisão das equipexes; a obediência extrafísica descrenciológica aos ditames evolutivos paradireitológicos; o interacatamento lúcido à Cosmoética, regente da visão multidimensional em processos evolutivos; o fluxo do Cosmos pautando a evolutividade grupal pelo desenvolvimento parapsíquico interassistencial; a pararressocialização existencial interdependente de consréus e consbéis; o parafato de toda consciência evoluir pelo esforço pessoal, agilizado em grupo; a paradesenvoltura da autonomia despertológica multidimensional; a sinalética energoparapsíquica fortalecendo a interdependência conscin assistente–consciex assistida; a afinidade parapsíquica proexológica consciencial na coesão evolutiva harmônica aglutinadora; a melex na minidissidência da conscin intermissivista reativa à interdependência; a paratransmigração grupal compulsória; as parexcursões interplanetárias descortinando a interdependência consciencial fraterna cósmica; o parafato de a evolução


ser interdependente para todos os princípios conscienciais; a melhoria de nível das consciexes propiciada por megadebates mentaissomáticos cosmoéticos; as conexões seriexológicas multidimensionais da intercompreensão nos vislumbres da autofiexialidade; as parassincronicidades confirmatórias do laço interdependente entre os seres, de qualquer planeta e dimensão; a paravinculação consciencial intermissiva; as pararrealidades interdependentes da Colegiadologia tecendo o destino evolutivo entre Humanidade e Para-Humanidade. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autodisponibilidade-interprestimosidade; o sinergismo equanimidade-isogênese; o sinergismo paradireito-paradever; o sinergismo do nomadismo consciencial tarístico itinerante; o sinergismo da convergência de esforços evolutivos; o sinergismo patrimônio intraconsciencial–legado interassistencial; o sinergismo automegacognição–subsunção cosmoética. Principiologia: os princípios intermissivos; o princípio da interbenignidade; o princípio da descrença (PD); o princípio da intercooperatividade; o princípio da reciprocidade; o princípio convivencial harmônico; o princípio da horizontalidade democrática. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código da interdependência autevolutiva; o código intermissivo da minipeça lúcida inserida no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial. Teoriologia: a teoria da interassistência; a teoria da tenepes; a teoria da autabnegação lúcida; a teoria das interconcessões inevitáveis; a teoria do autencapsulamento parassanitário; a teoria das interconexões parapsíquicas; a teoria do Estado Mundial. Tecnologia: a técnica do extrapolacionismo; a técnica da intrarticulação; a técnica da maxiproéxis grupal; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica dos acoplamentos interassistenciais tarísticos; a técnica da desinibição comedida; a técnica tarística da carta de menos. Laboratoriologia: o autolabcon disponível; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia. Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia. Efeitologia: o efeito paradoxal de, quanto mais se doa, mais se recebe; o efeito contrastante de vitórias temporais gerarem frustração; o efeito contraditório da espontaneidade nascendo da mais alta sofisticação. Neossinapsologia: as neossinapses da descensão cosmoética; as neossinapses ressignificando retrossinapses; as neossinapses do autoprotagonismo em sistema colegiado; as neossinapses das autossuperações intergrupais; as neossinapses das soluções multimodais; as paraneossinapses assimiladas em vivências extrafísicas coletivas; as neossinapses moldando neocomportamentos comunitários. Ciclologia: o ciclo seriexológico; o ciclo de dispersão de paragrupelhos; o ciclo de congraçamentos amparológicos; o ciclo causa-efeito; o ciclo egocármico; o ciclo grupocármico; o ciclo policármico; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade. Enumerologia: a autonomia excessiva; a pseudoautonomia; a autonomia compulsória; a autonomia crítica; a autonomia cosmoética; a autonomia relativa; a autonomia equilibrada. Binomiologia: o binômio coexistencial admiração-discordância; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio argumentação-consenso; o binômio macrossomaticidade-desperticidade; o binômio oximoro-paradoxo; o binômio inspirações-intercessões; o binômio Parafatologia-Paraetiologia. Interaciologia: a interação egos frágeis–omissões fáceis; a interação autoperemptoriedade-autabsolutismo; a interação ângulos-facetas; a interação assim-desassim; a interação polarização-dispersão; a interação paraprofilaxia-paraterapêutica; a interação fase intergrupal pré-ressomática–fase intergrupal pós-ressomática–fase intergrupal pós-dessomática.

Crescendologia: o crescendo dependência-independência-interdependência; o crescendo mais denso–mais rarefeito; o crescendo inteligência social–inteligência emocional–inteligência parassocial–inteligência evolutiva (IE); o crescendo coincidência–concausa extrafísica; o crescendo bastidores-cena; o crescendo indivíduo-grupo-comunidade; o crescendo tenepes-autofiex. Trinomiologia: o trinômio gravitação-orbitação-labilidade; o trinômio mentalsomaticidade-paraperceptibilidade-cosmoeticidade; o trinômio multidisciplinaridade-interdisciplinaridade-transdisciplinaridade; o trinômio boa vontade–boa intenção–obnubilação; o trinômio bradipsiquismo-normopsiquismo-taquipsiquismo; o trinômio sugerir-compartilhar-aderir; o trinômio iniciativa-executiva-acabativa. Polinomiologia: o polinômio comedimento-moderação-parcimônia-sobriedade; o polinômio apatia-antipatia-simpatia-empatia; o polinômio ações-reações-opiniões-convicções; o polinômio atuação-pausa-introspecção-reflexão; o polinômio minivisão-monovisão-megavisão-cosmovisão; o polinômio fluxos-refluxos-influxos-contrafluxos; o polinômio diálogo-colóquio-prosa-papo. Antagonismologia: o antagonismo sectarismo / seletividade; o antagonismo participação / isolacionismo; o antagonismo aglutinação / desaglutinação; o antagonismo dinamismo / agitação; o antagonismo cooperação / competição; o antagonismo perfeccionismo / detalhismo; o antagonismo silêncio / eloquência. Paradoxologia: o paradoxo da autonomia interdependente; o paradoxo de a conscin autônoma poder ser boa formadora de equipe; o paradoxo da autoproatividade integrada; o paradoxo de a autoliberdade estar vinculada aos heterolimites; o paradoxo patológico de a independência excessiva poder gerar interprisão grupocármica; o paradoxo sutil de a interdependência evolutiva depender do uso individual do livre arbítrio; o paradoxo de nem toda ação lógica ser cosmoética; o paradoxo de a evolução grupal estar vinculada ao autodesempenho interassistencial. Politicologia: a auto e heteropolitização cosmoética facilitadoras de resultados consensuais evolutivos; as autocracias ditatoriais místicas; o Autonomismo; a reeducaciocracia; a parademocracia. Legislogia: a lei da sincronicidade; as leis universais de causação cosmoética. Filiologia: a conscienciofilia. Fobiologia: a parassociofobia; a autofobia. Sindromologia: a síndrome da solidão crônica; a síndrome de Clérambault; a síndrome da dominação; a síndrome da centralização; a síndrome de resignação; a síndrome do culto a celebridades; a síndrome do avestruzismo. Maniologia: a mania de confundir paradoxo com incoerência bifronte. Mitologia: o mito da democracia relativa. Holotecologia: a paradoxoteca; a polemoteca; a controversoteca; a proexoteca; a mentalsomatoteca; a gregarioteca; a conscienciometroteca; a dialeticoteca; a parapsicoteca. Interdisciplinologia: a Gruporrevezamentologia; a Grupocarmologia; a Intercooperaciologia; a Descrenciologia; a Reurbanologia; a Argumentologia; a Megaconjecturologia; a Megafocologia; a Maxiproexologia; a Interassistenciologia; a Paradiplomaciologia; a Autoconviviologia; a Paraperspectivologia; a Holomaturologia; a Pré-Intermissiologia; a Autorrevezamentologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin aglutinadora; a conscin minipeça lúcida; a consciênçula; a conscin solista; a conscin autista; o indivíduo centralizador; a consciex transmigrada; a pessoa crédula; a personalidade fanática; a conscin cosmoeticista; o perfil despertológico; a conscin autolúcida; a isca humana autoconsciente; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o autodecisor; o autônomo; o intermissivista dinâmico; o autor conscienciológico tarístico; o agente retrocognitor; o projecioterapeuta; o consciencioterapeuta; o conscienciômetra; o inversor existencial criativo; o reciclante existencial; o recinólogo; o rapaz egocêntrico; o tenepessista 24 horas; o ofiexista; o autoproexista; o maxiproexista; o verbetógrafo; o verbetólogo; o reeducador; o parapedagogo; o holomemoriólogo; o duplista; o intelectual; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o homem de ação; o professor de Conscienciologia; o conscienciólogo; o paraconscienciólogo; o interassistenciólogo; o epicon lúcido; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo. Femininologia: a acoplamentista; a autodecisora; a autônoma; a intermissivista dinâmica; a autora conscienciológica tarística; a agente retrocognitora; a projecioterapeuta; a consciencioterapeuta; a conscienciômetra; a inversora existencial criativa; a reciclante existencial; a recinóloga; a moça egocêntrica; a tenepessista 24 horas; a ofiexista; a autoproexista; a maxiproexista; a verbetógrafa; a verbetóloga; a reeducadora; a parapedagoga; a holomemorióloga; a duplista; a intelectual; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a mulher de ação; a professora de Conscienciologia; a consciencióloga; a paraconsciencióloga; a interassistencióloga; a epicon lúcida; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga. Hominologia: o Homo sapiens interdependens; o Homo sapiens parassocialis; o Homo sapiens convivator; o Homo sapiens conviventialis; o Homo sapiens agglutinator; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens serenissimus. V. Argumentologia Exemplologia: paradoxo da autonomia interdependente imperativa (determinismo)
= a conscin intermissivista proexista jejuna, tarefeira aprendente, dessintônica ao trabalho em equipe; paradoxo da autonomia interdependente cooperativa (livre arbítrio) = a conscin intermissivista proexista veterana, tarefeira semperaprendente, sintônica ao trabalho em equipe. Culturologia: a cultura da autassiduidade maxiproéxica; a cultura da intercooperação; a cultura da tares interpares; a cultura intertarística; a cultura do compartilhamento de autexperiências; a cultura da interassistencialidade; a cultura interparadigmática; a cultura da integração grupal; a cultura da parapedagogia teática. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o paradoxo da autonomia interdependente, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro. 02. Autonomia: Autonomologia; Neutro. 03. Autovinculação cognopolitana: Sociologia; Homeostático. 04. Campo de coexistência: Geopoliticologia; Neutro. 05. Coedes: Conviviologia; Neutro. 06. Conciliação das interdependências: Cosmovisiologia; Neutro. 07. Consciência de equipe: Grupocarmologia; Neutro. 08. Dependência: Psicossomatologia; Nosográfico. 09. Dependência indireta: Conviviologia; Neutro. 10. Interdependência evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático. 11. Liberdade vinculada: Vinculologia; Neutro. 12. Paradoxo da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático. 13. Paradoxo sutil: Paradoxologia; Neutro.

14. Principium coincidentia oppositorum: Anticonflitologia; Homeostático. 15. Sinergismo integração-intercooperação: Conviviologia; Homeostático. AFINS AO PARADOXO DA AUTONOMIA INTERDEPENDENTE, DEVIDO À AUTOBAGAGEM INTERCOOPERATIVA SERIEXOLÓGICA, AS CONSCINS INTERMISSIVISTAS AUTOLÚCIDAS AGLUTINAM E SUSTENTAM EQUIPES HARMÔNICAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, cultiva a participação, composição, integração e / ou formação grupal de trabalho evolutivo? Compreende o paradoxo da autoliberdade proexológica relativa?
Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1ª edição Marina Thomaz; pref. 2a edição Daniel Muniz; pref. 3a edição Cristina Arakaki; pref. 4a edição Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 30, 94, 142 e 173 a 179. 2. Idem; Síndrome do Estrangeiro: Banzo Consciencial; pref. Waldo Vieira; revisores Ninarosa Manfroi; & Rosemary Salles; 414 p.; 2 partes; 14 caps.; 55 abrevs.; 22 E-mails; 1 entrevista; 28 enus.; 5 escalas; 1 fluxograma; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 3 ind.; 1 currículo; 1 questionário; 1 teste; 30 tabs.; posf.; 4 musicografias; 5 pinacografias; 123 filmes; 395 refs.; 16 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 x 3 cm; br.; 4a Ed. rev. e aum.; Epígrafe Editorial e Livraria; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); & Holomemória da Conscienciologia (HLM); Foz do Iguaçu, PR; 2020; páginas 100 a 104. 3. De la Boétie, Etienne; Le Discours de la Servitude Volontaire ou Le Contr’un; Collection Les Classiques des Sciences Sociales en Collaboration avec la Bibliothèque Paul-Émile-Boulet de l'Université du Québec; E-book; 82 p.; 1 E-mail; 2 websites; Claude Ovtcharenko; Chicoutimi, Ville de Saguenay; Québec, Canadá; 2009; páginas 5 a 82. 4. Si, Zi; A Filosofia do Meio (Zong Young); apres. Antonio Pitaguari; revisores Antonio Pitaguari; et al.; trad. James Legge (Chinês-Inglês); trad. Elena Kell (Inglês-Português); 80 p.; 33 caps.; 1 E-mail; 4 enus.; 6 websites; 8 notas; 44 refs.; 18 x 12 cm; br.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 7 a 70. 5. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 100, 241, 458, 749, 823 a 825, 842, 958, 1.387 e 1.457. 6. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 383, 528, 599, 768, 920, 990 e 1.017. 7. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 244, 1.084 e 1.085. 8. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 110, 178, 230, 269, 288, 417, 422, 443, 624, 668 e 731. M. L. B.