Autoconsciência do Paradever

Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o autodesempenho quanto às incumbências existenciais evolutivas assumidas no recente Curso Intermissivo? E quanto à autodisponibilidade para realizar, retocar ou concluir as atividades comprometidas?

      AUTOCONSCIÊNCIA DO PARADEVER (AUTOPARADIREITOLOGIA)
I. Conformática Definologia. A autoconsciência do paradever é a noção prioritária autabsolutista da consciência minipeça autolúcida, intra ou extrafísica, de prontidão e autabnegação cosmoética quanto à consecução das tarefas evolutivas tarísticas, auto e maxiproexológicas, culminando na assunção do epicentrismo consciencial de responsabilidade magna ratificada pela assinatura pensênica presente ao paracompromisso intermissivo desafiador. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O primeiro elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O segundo elemento de composição para procede do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O termo dever provém do idioma Latim, devere, “dever; ser devedor; estar obrigado a; ter obrigação de”. Apareceu no Século XII. Sinonimologia: 1. Autoconsciência da pararresponsabilidade. 2. Autoconsciência da paraobrigação. 3. Autoconsiência da paraincumbência. 4. Autoconsciência do paracomprometimento. 5. Autoconsciência do paraencargo. Neologia. As 4 expressões compostas autoconsciência do paradever, autoconsciência precoce do paradever, autoconsciência oportuna do paradever e autoconsciência tardia do paradever são neologismos técnicos da Autoparadireitologia. Antonimologia: 1. Autoomissão do paradever. 2. Autoinconsciência da pararretribuição. 3. Autoignorância da paracontribuição. 4. Autodesconhecimento da paramissão. 5. Autonegligência da parapromessa. Estrangeirismologia: a busca incansável pela raison d’être existencial; o paradever enquanto reminder intermissivo; o avanço evolutivo piano, piano; a despriorização evolutiva gerando malaise intraconsciencial indefinível; o apaziguamento proexológico do oximoro festina lente; os comos e os porquês da sensação de vazio innerself; a melin resultante da conduta fainéante; a performance evolutiva autoconfiável; a libertação do ego encapsulado in one’s own skin pela projetabilidade autoconsciente; a predisposição ao tour de force evolutivo; a dinâmica benigna de superar etapas tout doucement; o Proexarium; o Pensenarium; o Serenarium; o Evolutionarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Retribuiciologia Evolutiva. Megapensenologia. Eis 11 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Encargos exigem assiduidade. Paradever: megaesforço autevolutivo. Promessa é dívida. Compromissos reclamam responsividade. Se prometido, cumprido. Tarefas pedem acabativas. Melin: paradever negligenciado. Compléxis: paradever priorizado. Absenteísmo gera ônus. Melex: autodescumprimento proexológico. A paradedicação recompensa. Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas em ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos: 1. “Estética. O grande polinômio Paradever-Cosmoética-Evoluciologia-Megapriorologia é composto por princípios da Estética do Cosmos”. 2. “Paradever. A unidade de medida do paradever é a Paradireitologia Cosmoética”. “ – „Você está tranquilo intimamente quanto aos compromissos assumidos durante o Curso Intermissivo (CI)?‟”. “Quem faz o que pode, a mais não é obrigado”.



II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal intermissivo responsável; o holopensene da alta produtividade evolutiva; a autopensenidade paradireitológica teática; a autopensenização interassistencial lúcida; o materpensene auto e grupolibertário; os autoortopensenes; a autoortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade colaborativa; os parapensenes; a parapensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os autopensenes; a autopensenidade proexológica cosmolínea; a autoconscientização pensênica; a autopensenização cosmoética prioritária; a pensenidade autoconsciente determinada a caminho da desperticidade. Fatologia: o restringimento holossomático gerando abstenção quanto aos paradeveres; a sensação difusa de incompletude existencial devido à missão existencial ignorada; os compromissos evolutivos prioritários deixados para trás; o determinismo empurrando a evolução consciencial “aos trancos e barrancos”; as melins e melexes, alertas conscienciais para intermissivistas “distraídos” quanto aos paradeveres; a descoberta prazerosa do sentido da vida por meio de retrocognições intermissivas; a autoconsciência pré-existencial ou intermissiva; os percalços naturais da existência humana considerados megadesafios; a descoberta da Cosmoética transformando o cenário evolutivo, atual e futuro; o olhar holomemoriológico descortinando o caminho evolutivo já percorrido; a megamaratona seriexológica a cumprir com excelência; as benesses da remada evolutiva contra a maré social poluidora; a sabedoria das escolhas cosmoéticas assegurando êxito proéxico; a autoimperturbabilidade permitindo a travessia dos reveses existenciais; o fato de o cumprimento do paradever depender de megautesforços; a atitude consciente quanto à relevância da coragem evolutiva perante as provas seriexológicas; a rotina útil de não postergar a prioridade do aqui-agora-já; os neopatamares evolutivos sucessivos, identificados, alcançados e consolidados; a confiança lúcida no próprio “taco” dando leveza às tarefas de cada nível evolutivo; o hábito de corresponder às obrigações autevolutivas assumidas; a auto e maxiproéxis enquanto programa customizado de metas autevolutivas desafiadoras; a ruptura com as automimeses devido à renovação dos paradeveres; o prazer autopacificador de estar em dia com os paradeveres intermissivos; a renúncia autolúcida às paraarmadilhas existenciais sociosas; o livre arbítrio dando as cartas evolutivas na trajetória existencial; a manutenção diária do ânimo no alcance do autocompléxis; a libertação da mesméxis pela autodisciplina evolutiva; o ponteiro da bússola consciencial apontando o norte proéxico do paradever; a autorrealização evolutiva na conclusão de megatarefas proexológicas. Parafatologia: a autoconsciência do paradever; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático enquanto lembrete do paracompromisso intermissivo; a autossinalética energoparapsíquica trazendo reminiscências do Curso Intermissivo recente; a saudade extrafísica de consciexes e distritos multidimensionais; a paraprocedência falando alto por meio das ideias inatas; a paradisciplina existencial trazendo calma diante das solicitações humanas incessantes; as pararreflexões diárias sobre a qualidade das inserções na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); os parapedágios já pagos, sem repercussões de monta; a multidimensionalidade presente nas parapercepções lúcidas mínimas; a escala de paraprioridades evolutivas enquanto eixo da vida humana; a postura de consciex face aos problemas existenciais; a mudança de equipex assinalando renovação qualiquantitativa das tarefas evolutivas; o parafato de a parada evolutiva (estagnação) já constituir regressão antievolutiva; as equipexes avaliando o nível autoconsciente de polivalência no desempenho auto e maxiproexista; a interassistencialidade colorindo a cotidianidade pela parapresença amiga de amparadores; a abertura da possibilidade de mudança paraprocedencial devido ao atendimento estrito aos paradeveres; a projetabilidade lúcida (PL), evasão somática temporária libertadora; o parafato de o bem-estar íntimo ter estreita relação com os megaparadeveres intermissivos respeitados; a condição de as paraobrigações priorizadas promoverem pararreparações retroativas; o check in dos paradeveres na tenepes outorgando visitas à paraprocedência; a autoconsciência quanto ao paracérebro; a pararresponsividade consciencial intermissiva cosmoética equalizando


trafores pinaculares e trafares abismais; os paraencargos enfrentados agilizando autoconfrontações críticas; o realismo ostensivo das pararreurbanizações extrafísicas no chamamento grupal de intermissivistas quanto aos paradeveres autorrevezamentadores; o paradever autoconsciente enquanto matéria prima do autocompléxis. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo paradireito-paradever; o sinergismo dever-haver; o sinergismo projetabilidade lúcida–paracidadania cósmica; o sinergismo postura antissacrificial–autevolução lúcida; o sinergismo tarefa evolutiva–parapacto intermissivo. Principiologia: o princípio da autorrigorosidade sadia; os princípios cosmoéticos no uso das energias conscienciais (ECs); o princípio de a realidade guiar as obrigações inadiáveis; o princípio da descrença (PD); o princípio da transitoriedade existencial; o princípio da assiduidade aos paradeveres; o princípio da autocoerência verbaciológica; o princípio das renúncias cosmoéticas. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) triunfando sobre hábitos antievolutivos; o código grupal de Cosmoética (CGC); a autodoação enquanto cláusula do CPC; a assistência sem espera de reconhecimento autoprescrita no CPC; o código de autobenignidade; as autorresponsabilidades incluídas no código de prioridades pessoais (CPP); a autoconscientização quanto ao paradever, cláusula magna do CPC. Teoriologia: a teoria da evolução consciencial; a teoria do compléxis; a teoria da FEP; a teoria da Escala do Estado da Autoconsciência Contínua; a teoria das megapriorizações; a teoria do Paradireito. Tecnologia: a técnica de arregaçar as mangas e suar a camisa; a técnica dos procedimentos pessoais detalhistas. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível da Autexperimentologia; o Colégio Invisível dos Proexólogos; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia. Efeitologia: o efeito sinérgico do temperamento proativo; o efeito sinérgico da autassunção do paradigma consciencial; o efeito do autoimperdoamento; o efeito dos heteroperdoamentos; o efeito gratulatório pela assistência recebida; o efeito da defesa dos paradireitos alheios; o efeito de saber abrir mão pelo paradireito; o efeito da resiliência aos paradesafios evolutivos; o efeito da maxidissidência autolúcida. Neossinapsologia: as neossinapses das paramatrizes intermissivas; as neossinapses da lealdade quanto aos paradeveres; as neossinapses da integridade quanto às obrigações assumidas; as neossinapses da aquiescência quanto às tarefas programadas; as neossinapses conclusivas dos trabalhos iniciados; as neossinapses dos cuidados holossomáticos; as neossinapses da neointencionalidade qualificada. Ciclologia: o ciclo de aportes recebidos e retribuídos; o ciclo de paratarefas atendidas; o ciclo da desincumbência de encargos evolutivos; o ciclo de acabativas proexológicas; o ciclo de atendimento aos deveres grupocármicos; o ciclo reparatório dos paradeveres; o ciclo de paracompromissos autoimpostos. Enumerologia: o paradever autoconsciente voltado à paraparentela de retrovidas; o paradever autoconsciente priorizado perante as amizades evolutivas; o paradever autoconsciente entretecido no detalhismo cotidiano; o paradever autoconsciente cumprido nas demandas assistenciais extrapauta; o paradever autoconsciente sobrepairando compromissos intrafísicos; o paradever autoconsciente implícito nas interrelações evolutivas; o paradever autoconsciente explícito nas cláusulas pétreas autoproexológicas.

Binomiologia: o binômio hoje-sempre; o binômio paramãos vazias–paracomatoses; o binômio justeza-retidão; o binômio lisura-incorrupção; o binômio integridade-impecabilidade; o binômio autoparaperceptibilidade-autoconsciencialidade; o binômio pesquisa da autoconsciência–autopesquisa da consciência. Interaciologia: a interação Direito-Paradireito; a interação escolhas refletidas–maturidade decisória; a interação livre arbítrio–paradever; a interação reparação-retratação; a interação autoconsciência-hiperacuidade; a interação intenção-verbação; a interação autoconscientização-teatização. Crescendologia: o crescendo autorreflexão-autocoerência; o crescendo megacons–megaconsequências evolutivas; o crescendo diligência-confiabilidade; o crescendo paraconhecimento intermissivo–megagescon verponística; o crescendo autocognição-produção; o crescendo demanda-entrega; o crescendo parapedágio-megarrecin-maximoréxis. Trinomiologia: o trinômio Intraconscienciologia-Extraconscienciologia-Paraconscienciologia; o trinômio gratidão-retribuição-contribuição; o trinômio voluntariado-docência-livro. Polinomiologia: o polinômio sossego-calma-tranquilidade-serenidade; o polinômio patológico ansiosismo-açodamento-impulsividade-precipitação; o polinômio método-estratégia-organização-ritmo; o polinômio agenda-planejamento-responsabilidade-disponibilidade; o polinômio obrigação-função-ação-consecução; o polinômio interprisão-vitimização-recomposição-libertação-policarmalidade; o polinômio autoconsciência bioenergética–autoconsciência holossomática–autoconsciência multidimensional–autoconsciência seriexológica. Antagonismologia: o antagonismo autoconsciência / autoinconsciência; o antagonismo clareza / obscuridade; o antagonismo precisão / imprecisão; o antagonismo sensatez / irreflexão; o antagonismo antecipar / postergar; o antagonismo presença / ausência; o antagonismo onerar / desonerar. Paradoxologia: o paradoxo de a síndrome do estrangeiro (SEST), ou síndrome de abstinência do Curso Intermissivo, enquanto parapatologia evolutiva, poder exercer função autocurativa despertadora do autoparadever intermissivo. Politicologia: a parapolítica quanto à inteligência evolutiva (IE). Legislogia: a observância às paraleis, justas, íntegras e retas da Cosmoeticologia; as paraleis da autoconscientização multidimensional (AM). Filiologia: a evoluciofilia. Holotecologia: a proexoteca; a convivioteca; a paradireitoteca; a interassistencioteca; a intermissioteca; a parapedagogoteca; a intencionoteca; a parapsicoteca. Interdisciplinologia: a Autoparadireitologia; a Autabsolutismologia; a Paradiplomaciologia; a Autocosmoeticologia; a Intermissiologia; a Grupocarmologia; a Invexologia; a Recexologia; a Recinologia; a Antimarasmologia; a Maxiproexologia; a Parapsicotecologia; a Autevoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin cumpridora; a conscin “ponta firme”; a conscin furona; o indivíduo confiável; a conscin-cobaia; a consciex transmigrada; a consciência multívola; a personalidade volátil; a personalidade consecutiva; a conscin autolúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o maxidissidente ideológico; o ex-colega do CI; o intermissivista; o autor conscienciológico tarístico; o agente retrocognitor; o inversor existencial; o reciclante existencial; o parapedagogo; o recinólogo; o rapaz maduro; o tenepessista; o ofiexista; o autoproexista; o maxiproexista; o holomemoriólogo; o paraconscienciólogo; o intelectual; o neoverbetógrafo; o verbetógrafo; o verbetólogo; o pré-serenão vulgar; o paraempreendedor evolutivo; o projetor consciente; o homem de ação; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo. Femininologia: a maxidissidente ideológica; a ex-colega do CI; a intermissivista; a autora conscienciológica tarística; a agente retrocognitora; a inversora existencial; a reciclante existencial;

a parapedagoga; a recinóloga; a moça madura; a tenepessista; a ofiexista; a autoproexista; a maxiproexista; a holomemorióloga; a paraconsciencióloga; a intelectual; a neoverbetógrafa; a verbetógrafa; a verbetóloga; a pré-serenona vulgar; a paraempreendedora evolutiva; a projetora consciente; a mulher de ação; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga. Hominologia: o Homo sapiens obligatus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens decisor; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens discernimentum; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: autoconsciência precoce do paradever = a noção intraconsciencial teórica quanto ao compromisso intermissivo, ainda na fase preparatória da autoproéxis; autoconsciência oportuna do paradever = a autoconvicção teática intraconsciencial quanto ao compromisso intermissivo, na fase executiva da auto e maxiproéxis; autoconsciência tardia do paradever = a autopercepção intraconsciencial urgente quanto ao compromisso intermissivo, diante da possível melin na meia-idade. Culturologia: a cultura autorresponsiva; a cultura autonormativa; a cultura autodisciplinar; a cultura autoorganizacional; a cultura autometodológica; a cultura interassistencial; a cultura auto-holomemoriológica; a cultura da palavra de honra. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autoconsciência do paradever, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Antidireito: Parapatologia; Nosográfico. 02. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro. 03. Autolegislação libertária: Autoparadireitologia; Homeostático. 04. Autovinculação proexológica futura: Autorrevezamentologia; Homeostático. 05. Cláusula pétrea: Proexologia; Homeostático. 06. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 07. Curso Intermissivo: Intermissiologia; Homeostático. 08. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático. 09. Holofilosofia: Holomaturologia; Homeostático. 10. Interação Paradireito-Paradever: Paradireitologia; Homeostático. 11. Meganível da autoconsciência: Imagisticologia; Homeostático. 12. Megarresponsabilidade: Paradireitologia; Homeostático. 13. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático. 14. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático. 15. Síntese da autoconsciência: Autocogniciologia; Neutro. A AUTOCONSCIÊNCIA DO PARADEVER PRECISA RELUZIR NA INTRACONSCIENCIALIDADE DAS CONSCINS INTERMISSIVISTAS AUTOLÚCIDAS, APONTANDO, NO PARACONTRATO AUTEVOLUTIVO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS IMUTÁVEIS.

Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o autodesempenho quanto às incumbências existenciais evolutivas assumidas no recente Curso Intermissivo? E quanto à autodisponibilidade para realizar, retocar ou concluir as atividades comprometidas?
Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1a edição Marina Thomaz; pref. 2a edição Daniel Muniz; pref. 3a edição Cristina Arakaki; pref. 4a edição Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 15, 155 e 240. 2. Idem; Síndrome do Estrangeiro / Síndrome de Abstinência do Curso Intermissivo; Artigo; I Congresso de Verponologia; Foz do Iguaçu, PR; 13-15.07.2007; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; 2-S; 1 E-mail; 4 enus.; 1 tab.; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2007; páginas 30 a 39. 3. Si, Zi; A Filosofia do Meio (Zong Young); apres. Antonio Pitaguari; revisores Antonio Pitaguari; et al.; trad. James Legge (Chinês-Inglês); trad. Elena Kell (Inglês-Português); 80 p.; 33 caps.; 1 E-mail; 4 enus.; 6 websites; 8 notas; 44 refs.; 18 x 12 cm; br.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 9. 4. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 200, 241, 302, 308, 315, 330, 346, 436, 598, 663, 703, 751, 948, 975 e 991. 5. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 782 e 1.449. 6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 sub-seções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 91, 141, 210, 334, 347, 374, 392, 393, 412, 455, 485 e 513. M. L. B.